Carburador Solex 28pict 1 com giglers maiores??

dom

Carburador Solex 28pict 1 com giglers maiores??

Post by dom »

Boas noites.
Já à bastante tempo que não postava no fórum... mas tenho vindo actualizar-me assim à socapa. eheh :)

Cá venho eu novamente, e com mais umas questões para colocar.

a primeira:
Image

como podem reparar, eu tenho instalado no meu 1302s este carburador, que pelo que já me disseram nao é o original :( mas pronto, e o problema é que o carro nao me responde como deveria responder; eu carrego no acelerador e ele é muuuuuito lento, e às vezes até se engasga; parece que fica a borbulhar. :?
O meu pai foi a um mecânico amigo que está "dentro destes motores" e ele esteve a fazer umas afinações ao carburador pa remediar, ficou melhor, mas não ficou 100%. O sr ficou de procurar um carburador original, mas não encontrou... :x azar o meu. E foi então que disse que lhe trocava os giglers, porque o carburador estava esganado, e que ficaria a funcionar em condições, a responder bem, e a andar melhor [e a consumir melhor ainda] lol - mas o que me interessa nao é o consumo do carro, eu queria era o carro a andar em condiçoes, a responder como deve ser e tudo dentro dos parametros minimos de segurança para o motor, ou melhor, será que nao há problema em fazer essa alteração? Realmente o carro ficará melhor?

ahhh, o carro vai amanha para o mecânico.

A outra questão...

eu estou a pensar em trocar de jantes; sei que para muitos é um absurdo, mas eu estou convicto do que quero :D , e o problema é o seguinte, eu tenho umas 15" 4x130, e estou a pensar meter umas 7.5x17" para levar pneu 205 ou 215/45, mas a furação de certeza que não vai dar... como é que poderei resolver isto? meto-lhe os apliques para alterar a furação?

Agradeço o vosso apoio.

Continuação de boa noite.

Abraço
Domingos Carvalho

1302S

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

"...o carro vai amanha para o mecânico."

É a expressão usual prévia de um mau resultado... O carro vai para o mecânico, e o dono vai à sua vida, para outro lado qualquer.
E o carro entra na oficina a fazer te-te-te-te-te do motor, o mecânico olha para aquela ensalsada toda, não sabe por onde começar a "mexer", olha e olha, coça a cabeça, a breguilha, tosse um bocado, vai até à porta fumar um cigarro para acalmar, volta ao carro, olha desesperado e stressado para o motor, diz "bem, lá terá que ser...", roda uns parafusos no carburador e o carro fica a fazer to-to-to-to. "Pronto, está feito!", diz ele, e espera que o dono surja ao fim do dia, de preferência com um cheque no bolso.
O cliente ouve o carro, já não faz te-te-te-te, agora faz to-to-to-to, e até parece que ficou melhor, pelo menos psicologicamente deve estar melhor, até porque foi caro, e ele "é que é o profissional" e tudo recomeça na mesma pouco depois, repetindo-se o processo enquanto a paciência e carteira do dono aguentar...

Não quer dizer que seja este o caso, mas já vi isto acontecer muitas vezes...

Para evitar este ciclo vicioso, entre outras coisas, o melhor é fazer pedidos muito concretos e especificos ao mecânico. No caso dessa imagem, antes de se meterem a "inventar" e abrir caminhos para justificar contas altas de oficina, apenas o básico: desarmar, limpar, e rearmar como deve ser esse carburador, meter juntas novas (com kit de reparação levado para o mecânico) e se possível gastando um par de horas a acompanhar o serviço, aproveitando para meter conversa com o mecânico, aumentando a confiança, o entusiasmo do artista pelo carro, e minorando despesas avultadas e inventadas.

Boa sorte.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Art_VW59

Post by Art_VW59 »

Boas, o Miguel tem razão.
Em relação aos alargadores, não acho boa ideia, ja ouvi dizer que estraga muito mais facilmente (penso que as rotulas), mas de certeza que alguém diz o que pode estragar...
have a nice trip with VW

dom

Post by dom »

Miguel Brito wrote:"...o carro vai amanha para o mecânico."

É a expressão usual prévia de um mau resultado... O carro vai para o mecânico, e o dono vai à sua vida, para outro lado qualquer.
E o carro entra na oficina a fazer te-te-te-te-te do motor, o mecânico olha para aquela ensalsada toda, não sabe por onde começar a "mexer", olha e olha, coça a cabeça, a breguilha, tosse um bocado, vai até à porta fumar um cigarro para acalmar, volta ao carro, olha desesperado e stressado para o motor, diz "bem, lá terá que ser...", roda uns parafusos no carburador e o carro fica a fazer to-to-to-to. "Pronto, está feito!", diz ele, e espera que o dono surja ao fim do dia, de preferência com um cheque no bolso.
O cliente ouve o carro, já não faz te-te-te-te, agora faz to-to-to-to, e até parece que ficou melhor, pelo menos psicologicamente deve estar melhor, até porque foi caro, e ele "é que é o profissional" e tudo recomeça na mesma pouco depois, repetindo-se o processo enquanto a paciência e carteira do dono aguentar...

Não quer dizer que seja este o caso, mas já vi isto acontecer muitas vezes...

Para evitar este ciclo vicioso, entre outras coisas, o melhor é fazer pedidos muito concretos e especificos ao mecânico. No caso dessa imagem, antes de se meterem a "inventar" e abrir caminhos para justificar contas altas de oficina, apenas o básico: desarmar, limpar, e rearmar como deve ser esse carburador, meter juntas novas (com kit de reparação levado para o mecânico) e se possível gastando um par de horas a acompanhar o serviço, aproveitando para meter conversa com o mecânico, aumentando a confiança, o entusiasmo do artista pelo carro, e minorando despesas avultadas e inventadas.

Boa sorte.
Bom dia, tudo bem?

Eu concordo plenamente consigo, eu deveria acompanhar o carro lá no mecânico, mas tal não me é possível :( visto estar deslocado em lisboa e o mecânico ser de braga.
Eu não queria deixar o carro em mãos alheias, mas o que me deixa mais descansado um bocado, é que é um amigo de longa data do meu pai, e disse-me que poderia estar à vontade porque é de confiança; epah, é meu pai, mau era se me quisesse tapar os olhos. Em princípio ele vai acompanhar o arranjo visto não fazer nada de momento, tem tempo livre.

O que ele me disse, foi o que já referi anteriormente, que ia desmontar o carburador, substituir os giglers por uns de maior diâmetro, e substituir tudo o que fosse necessário, procedendo-se à reinstalação e afinação do mesmo.
Mas isto é provisório, porque ele não conseguiu arranjar o pict-34, que segundo o Jean Melim me disse, é o original; E segundo conversa com o mesmo, na montyparts têm carburadores pó meu 1302s (ou lá o arranjam) e posteriormente irei comprar, porque eu não gosto de andar de remedeios.
Art_VW59 wrote: Boas, o Miguel tem razão.
Em relação aos alargadores, não acho boa ideia, ja ouvi dizer que estraga muito mais facilmente (penso que as rotulas), mas de certeza que alguém diz o que pode estragar...
Não era os alargadores que iria colocar, mas sim uns adaptadores para alterar a furação das jantes; sim também serviria de alargadores, visto dar mais enchimento entre a polie e a jante.

aparte: já sei o que é uma polie :oops: thkzz Jean. lool

mas já estive em conversa com o Jean, e não vou resolver a situação por aí, vou sim substituir as polies por outras de furação adequada para a jante. :D

Obrigado.
Domingos Carvalho

1302S

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

:wink: Ok! Mas vai melhorando primeiro o mais simples de resolver.
Abraços do MB.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Mete mas é o crburador como deve de ser! O dinheiro que gastas a tentar resolver um problema dificil de resolver pode ser simplesmente jogado á rua.

Procura um 31 PICT-3 que é o indicado ou um 34 que tambem dá ou tenta com uma solução aftermarket, caso não tenhas problemas com originalidade.
Plastic cars sucks!

dom

Post by dom »

Miguel Brito wrote: :wink: Ok! Mas vai melhorando primeiro o mais simples de resolver.
Abraços do MB.
Eu sexta feira ou sábado já aqui posto novamente para vos trazer as novidades. :)
Obrigado, abraço.

Eduardo Pinela wrote:Mete mas é o crburador como deve de ser! O dinheiro que gastas a tentar resolver um problema dificil de resolver pode ser simplesmente jogado á rua.

Procura um 31 PICT-3 que é o indicado ou um 34 que tambem dá ou tenta com uma solução aftermarket, caso não tenhas problemas com originalidade.
Eduardo, boa tarde. :)
Eu concordo contigo, andar a remedeios. . .não é remédio nenhum, mas para já ele vai tentar fazer assim.

Eu falei com o Jean Melim, e ele aconselhou-me o 34Pict; posteriormente vai ser o que vou colocar, mas para já não me dá [€€€] :( ; ou melhor, na volta até dava, tudo vai depender da quantia que o mecânico me vai levar, porque se calhar mais valia comprar logo o carburador novo, mas deixa ver, o meu pai aconselhou-me assim...

Essa solução aftermarket até que me interessava, isto é, não não tenho problemas com a originalidade, mas desde que ficasse uma coisa bem feita e não trouxesse problemas. . . :roll: mas há um impasse - é que eu de mecânica sou um zero à esquerda, e nem sei que dizer ao mecânico... :"olhe faça-me aí no carburador uma coisa aftermarket" lool

Um abraço
Domingos Carvalho

1302S

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Isto não é fácil.... :roll:

A única razão para esse carburador está ai é facto do anterior dono ter colocado um alternador em vez do gerador original. Como não havia espaço para o alternador trocou o carburador por um mais pequeno :shock:

Acredito que o colector de admissão seja o original. em relação ao gigles pode trocar por uns maiores mas o motor nunca vai responder como deve ser porque esse carburador é muito pequeno. Tiras os soluços mas não ganhas aceleração.
Quanto mais dinheiro gastares nesse, menos tens para comprar um carburador como deve ser. Eu prefiro um carburador original mesmo com algum desgaste do que uma copia

João

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Outra coisa...se o carro já anda pouco com pneus 205 ainda vai andar menos.,

João

dom

Post by dom »

jcse wrote:Isto não é fácil.... :roll:

A única razão para esse carburador está ai é facto do anterior dono ter colocado um alternador em vez do gerador original. Como não havia espaço para o alternador trocou o carburador por um mais pequeno :shock:

Acredito que o colector de admissão seja o original. em relação ao gigles pode trocar por uns maiores mas o motor nunca vai responder como deve ser porque esse carburador é muito pequeno. Tiras os soluços mas não ganhas aceleração.
Quanto mais dinheiro gastares nesse, menos tens para comprar um carburador como deve ser. Eu prefiro um carburador original mesmo com algum desgaste do que uma copia

João
Boa tarde João, tudo bem?
Vou-te pedir desculpa mas não percebi. :oops:

Eu sei o que é um alternador, neste caso é aquela coisa amarela ao qual esta ligada a correia né? E o gerador? era o que tinha anteriormente?

Ou seja, para meter o alternador (que tem agora) teve que trocar de carburador porque senão não cabia? :shock: - o gajo preferiu ter uma cena amarela a girar em vez de ter potência no carro? :?

Então quer dizer que não me é possível trocar novamente de carburador sem trocar o alternador, ou há solução?

E isso de colector de admissão? não tou a ver o que é...

desculpa lá tantas perguntas, mas quem não sabe. . .

ahhh, e quanto a isso de andar menos com pneu maior, sim eu sei, mas assim de momento vou fazendo o que posso [€€€] que é estética, posteriormente irá ser para colocar o carro a andar mais, mas como eu quero uma coisa bem feita, o que engloba muitos €uros, deixo ficar para o fim (para não fazer as coisas a correr e depois ter que refazer e andar para trás e para a frente no mecânico) - não sei se me fiz entender. :) mas se estiver errado, digam! :)
Domingos Carvalho

1302S

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O carburador tem uma ligação exterior do lado direito para a bomba de aceleração. Quando a VW começou a colocar alternadores modificou os carburadores e essa ligação passou a ser por baixo.

Só tens que arranjar um carburador para Alternador em vez de Gerador.

O colector de admissão é o tubo onde o carburador está apertado e que leva a mistura ar/gasolina até às cabeças:wink:

Image

João

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Aftermarket podes procurar em sites como o SSP.com onde tens todas as hipoteses para um motor como o teu.

Facilmente podes fazer um upgrade para 1600 o que te da muitas mais possibilidades...o que é preciso é mesmo €€€€€.

Abraços e boa sorte
Plastic cars sucks!

dom

Post by dom »

jcse wrote:O carburador tem uma ligação exterior do lado direito para a bomba de aceleração. Quando a VW começou a colocar alternadores modificou os carburadores e essa ligação passou a ser por baixo.

Só tens que arranjar um carburador para Alternador em vez de Gerador.

O colector de admissão é o tubo onde o carburador está apertado e que leva a mistura ar/gasolina até às cabeças:wink:

Image

João
Bom dia :)
Essa tal ligação à bomba de aceleração é aquela coisita que tá aqui do lado direito com um fio ligado, com aquele azul e vermelho à volta? ou é aquele mais recuado por baixo desse mesmo?
Vou ter que ver então se se arranja esse tipo de carburador.

Em relação ao colector de admissão, já sei o que é, mas nesta foto do meu motor,

Image

aqueles 2 tubos interligados (à direita da foto e à esquerda) não são os que vão lá ligar? [pergunto isto porque só tou a ver em foto, não tenho o carro perto para ir ver]
Mas esses tubos não são os colectores de escape? :oops: E aqueles tubos fininhos que também vão para lá parar, são para quê?

Continuação

Eduardo Pinela wrote: Aftermarket podes procurar em sites como o SSP.com onde tens todas as hipoteses para um motor como o teu.

Facilmente podes fazer um upgrade para 1600 o que te da muitas mais possibilidades...o que é preciso é mesmo €€€€€.

Abraços e boa sorte
Já lá tive no site, vou aprofundar a minha visita lá :) mas só uma coisa, não tenho necessidade de fazer upgrade para 1600cc porque o meu já é 1600cc, poderia fazer upgrade para algo superior tipo 2000cc ou 2300cc mas isso para já é impensável. (ou então percebi mal o que querias dizer)
Domingos Carvalho

1302S

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Bom, se ja tens um 1600, o original é um carburador 3-PICT 34 e provavelmente é so isso que precisas.

Na minha opinião, este carburador naõ é a melhor opção, embora seja a de fabrica. O solex 34 PICT-3 gasta muito combustivel comparado com uma opção dos PDSIT das brasilias ou dos tipo 3, so que ja não ha no mercado.

Boa opção e a que eu tenho, uns Weber ict que são equivalentes aos PDIST , trazem poupança de combustivel e melhor performance: o ideal para um motor de origem.

Os dois tubos de que falas são um pre-aquecimento do colector para facilitar a combustão. Vem sempre em conjunto com o colector em si.
Plastic cars sucks!

Loyo

Post by Loyo »

Boas
Concordo
"O solex 34 PICT-3 gasta muito combustivel comparado com uma opção dos PDSIT das brasilias ou dos tipo 3, so que ja não ha no mercado."

No entanto ainda é relativamente fácil arranjar uns de Brasilia em bom estado e não á duvida que fica a andar melhor a afinação é fácil, e então o consumo é uma grande melhoria.
Cumps

Post Reply