Borrachas para as portas - Baywindow

Post Reply
jnar
✘✘✘✘✘

Borrachas para as portas - Baywindow

Post by jnar »

Comecei a saga do meu restauro, sem saber nada disto.
Nem sabia que existia todo um mercado de peças de substituição à volta destes carros (no meu caso, carrinha).
Felizmente que através da Internet, descobri um revendedor em Lisboa, o que tornou todo o processo mais simples.
Agora que já passaram quase 3 anos, sei mais algumas coisitas e tenho recebido vários e-mails com as mesmas perguntas, que gostaria de ter feito a outros, na altura (mas não tive possibilidade, por não saber a quem as fazer).
Após um ano de ter aplicado as novas borrachas das portas, reparei que estas tinham começado a abrir fissuras, a ficar extremamente ressequidas e a ganhar verdadeiros rasgões. Já tive a oportunidade de as mostrar a alguns utilizadores do fórum (aliás, elas já estão assim desde o 1º BBQ) e mostro partes aos restantes, por aqui.

as imagens que tenho (por agora) de pedaços que sobraram de uma, que entretanto, já arranquei:

Image

Image

Como podem ver por estes bocados, nota-se bem a degradação.
Quero, com este tópico e em primeiro lugar, lançar a pergunta sobre o porquê de isto ter acontecido a umas borrachas novas e depois de ter passado apenas 1 ano, sobre a sua aplicação. Para mim, neste momento, a única explicação plausível é a sua fraquíssima qualidade. Penso que o problema advém do material que as compõe, porque analisando-o a "olhómetro", parece mais esponja que propriamente borracha....aliás, borracha só se for a finíssima camada que as "protege".

Image

Image

Em segundo lugar, quero deixar aqui um alerta, sobre a qualidade geral de algumas peças de substituição que andam por aí. Devo acrescentar (antes que me interpretem mal) que não quero com esta conversa "dizer mal" ou deitar abaixo, o fornecedor que me vendeu as borrachas, até porque tenho a certeza que ele próprio desconhecia esta questão.
Para além disso existia na altura, à venda e no mesmo forncedor, outras borrachas para as portas, de origem alemã e que eu não comprei por querer poupar uns euros, numa conta já de si, muito longa (todas as borrachas, custaram-me na altura 500€).
Para referência dos potenciais interessados, estas custaram-me 15€ cada e as alemãs custavam 30€ cada uma...e são as que eu vou comprar agora.

Como diz o jean melim: "devem comprar sempre peças de qualidade e assim só choram uma vez".
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Algumas borrachas que são "New Old Stock" estão em mau estado, pois foram apodrecendo guardadas em prateleiras.

A maioria das borrachas que uso são da "WCM - West Coast Metrics" na California, onde até tenho número de cliente.
O problema é que a qualidade delas não é toda igual. A borracha debaixo do depósito de gasolina é excelente, mas por exemplo, as borrachas de apoio dos puxadores das portas queimam-se facilmente com o sol.

Outras borrachas procuro na Casa Berna, e por vezes descubro baixo preço e boa qualidade.

O trabalhoso nesta história é que é preciso andar "à pesca" das borrachas ideais através destes fornecedores.
Em síntese, uso:
- Montyparts,
- Hugopeças,
- WCM (EUA) via karmann konnection,
- Casa Berna (a de Lisboa e a do Cacém)

Dois conselhos práticos:
- Guardar borrachas dentro de um saco de plástico grande, sem estarem apertadas ou forçadas, e cheias de Pó Talco.
- Depois de colocadas, lubrificá-las exteriormente no Verão, ou em tempo quente, com creme Nivea.

Boa sorte!
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

estas foram compradas num desses fornecedores, eram novas (e não NOS), eram de origem brasileira, próprias para as carrinhas e não a metro, como as que se vendem na Borrachas Berna...
Ficaram assim, após um ano ter passado sobre a sua aplicação. Nesse período de tempo, a carrinha só andou (a sério) uma vez e foi quando a levei ao 1º BBQ na Figueira da Foz (fan). Nunca esteve ao Sol directo (excepto nesse dia) e mesmo que estivesse, as borrachas ficam por dentro, espalmadas entre a carrinha e a porta...
Não tenho explicação possível, a não ser mesmo a fraca qualidade do material....

ou então, mau olhado!!
Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Fraca qualidade, sem dúvida. O mesmo passou-se comigo no carocha, com umas borrachas NOVAS que levei para o bate chapas na altura afinar as portas. :?

As borrachas brasileiras, para além da fraca qualidade, têm por vezes formatos diferentes das alemães, em termos de acabamentos... :?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

valter valente

Post by valter valente »

boas

Depois mete aqui informação se não te importares onde vais adquirir as borrachas de boa qualidade.

Pois também vou precisar de comprar todas as borrachas :? .

abraço

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

qualquer fornecedor as vende....como escrevi atrás. Eu é que não as comprei para poupar uns euros e fiz mal...Fala com o Hugo Peças ou com a Montyparts...verás que ambos as têm...

:wink:

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

E atenção! Nem sempre é o preço a referencia de qualidade!

Ja me aconteceu, não com borrachas mas com um jogo de rotulas de suspensão que eram de fabrico belga (tão perto da alemanha) e que me duraram uns meros 10.000km duas e mais outros 5000 as restantes e o seu preço era o mesmo que paguei por umas alemãs mais tarde. Há pessoas que não tiram os carros da garagem, esse é o seu tipo de material.

De facto adequiri umas borrachas para as portas de um dos meus carochas, há uns anos, dessa qualidade mole e esponjosa...duraram um ano!
Plastic cars sucks!

Post Reply