Nem sabia que existia todo um mercado de peças de substituição à volta destes carros (no meu caso, carrinha).
Felizmente que através da Internet, descobri um revendedor em Lisboa, o que tornou todo o processo mais simples.
Agora que já passaram quase 3 anos, sei mais algumas coisitas e tenho recebido vários e-mails com as mesmas perguntas, que gostaria de ter feito a outros, na altura (mas não tive possibilidade, por não saber a quem as fazer).
Após um ano de ter aplicado as novas borrachas das portas, reparei que estas tinham começado a abrir fissuras, a ficar extremamente ressequidas e a ganhar verdadeiros rasgões. Já tive a oportunidade de as mostrar a alguns utilizadores do fórum (aliás, elas já estão assim desde o 1º BBQ) e mostro partes aos restantes, por aqui.
as imagens que tenho (por agora) de pedaços que sobraram de uma, que entretanto, já arranquei:
Como podem ver por estes bocados, nota-se bem a degradação.
Quero, com este tópico e em primeiro lugar, lançar a pergunta sobre o porquê de isto ter acontecido a umas borrachas novas e depois de ter passado apenas 1 ano, sobre a sua aplicação. Para mim, neste momento, a única explicação plausível é a sua fraquíssima qualidade. Penso que o problema advém do material que as compõe, porque analisando-o a "olhómetro", parece mais esponja que propriamente borracha....aliás, borracha só se for a finíssima camada que as "protege".
Em segundo lugar, quero deixar aqui um alerta, sobre a qualidade geral de algumas peças de substituição que andam por aí. Devo acrescentar (antes que me interpretem mal) que não quero com esta conversa "dizer mal" ou deitar abaixo, o fornecedor que me vendeu as borrachas, até porque tenho a certeza que ele próprio desconhecia esta questão.
Para além disso existia na altura, à venda e no mesmo forncedor, outras borrachas para as portas, de origem alemã e que eu não comprei por querer poupar uns euros, numa conta já de si, muito longa (todas as borrachas, custaram-me na altura 500€).
Para referência dos potenciais interessados, estas custaram-me 15€ cada e as alemãs custavam 30€ cada uma...e são as que eu vou comprar agora.
Como diz o jean melim: "devem comprar sempre peças de qualidade e assim só choram uma vez".