Rolamento de embraiagem
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Rolamento de embraiagem
Muito simples: Pode-se utilizar um rolamento de embraiagem de molas numa de laminas? Ja tentei mas parece que os rolamentos se obliteram facilmente.
Plastic cars sucks!
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
rolamento de encosto
Eu montei uma embraiagem de lâminas, numa caixa de um 1500, que não tem guia. Agora é que eu estou a perceber por que é que uma das molas que prendem o rolamento, desapareceu e a outra estava a começar a ser comida. Uma das lições que eu aprendi ao longo da vida é que não se deve trocar peças entre motores de características diferentes. Estamos sempre a aprender.
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
rolamento de embraiagem
Pinela! Não sei bem explicar técnicamente o que se passou, porque não passo de um curioso que tem o atrevimento de se pôr a fazer experiências, mas, naquilo que é meu. Não me atrevo a mexer numa máquina de outro e depois a coisa dar para o torto.Só sei que montei um motor 1500 com uma embraiagem de um 1600 que tirei de uma bay pós 73 (?) que era de matrícula alemã. Portanto só para peças (naquele tempo). Posteriormente, quando voltei a sacar o motor (mas sem notar qualquer anomalia no seu funcionamento em termos de embraiagem) verifiquei que uma das molas (tipo grampo)que seguram o rolamento de encosto, tinha desaparecido e a outra já estava quase toda comida. No entanto, nunca verifiquei qualquer anomalia na embraiagem, em parte, talvez porque o rolamento está encaixado em ambos os lados da forquilha e não saltou fora. O raciocínio do Júlio está correcto, só que, se calhar, as lâminas batiam nos grampos. Talvez não seja bom montar uma embraiagem de lâminas, num rolamento sem guia. Os técnicos que façam o favor de se pronunciar. Estamos cá para aprender.
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Pois, ja descubri a careca toda ao problema: Ora, temos dois sitemas de rolamento de embraiagem : O anterior a 70:
Que usa esta embraiagem:
E o posterior a 70:
Que usa esta embraiagem:
E estes são os elementos que são incompativeis ente ambos, o da esquerda, um disco que se coloca na ponta das lâminas, mais antigo ( esq)e a guia par os rolamentos mais modernos(dir).

Resumindo e concluindo: as embraiagens de lâminas so podem ser utilçizadas com rolamentos antigos usando este disco:
Espero que tambem tenha servido para ajudar quem tinha duvidas como eu...e pelos vistos o nosso amigo Julio tambem.

Que usa esta embraiagem:

E o posterior a 70:

Que usa esta embraiagem:

E estes são os elementos que são incompativeis ente ambos, o da esquerda, um disco que se coloca na ponta das lâminas, mais antigo ( esq)e a guia par os rolamentos mais modernos(dir).

Resumindo e concluindo: as embraiagens de lâminas so podem ser utilçizadas com rolamentos antigos usando este disco:

Espero que tambem tenha servido para ajudar quem tinha duvidas como eu...e pelos vistos o nosso amigo Julio tambem.
Plastic cars sucks!
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘