poço

matos
✘✘

poço

Post by matos »

Bom dia gente, há muitas "luas" que não tenho postado no forum, apesar de o visitar clandestinamente :oops: .
Sem mais demoras e porque pesquisei mas não consegui resultados, solicito, com a devida vénia, que me indiquem tópicos onde se fale do "poço" que é a não resposta imediata do motor quando se acelera ou se muda de velocidade ; será como eu digo?
O que eu pretendo é sem dúvida, ler o que aqui se escreveu sobre tal assunto, para eu ficar com uma ideia mais precisa (mecanicamente).
A moderação que me perdoe se não é aqui a local certo para colocar esta questão.
Cumpts
Matos
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O motor está todo de origem?
E sobretudo:
- O carburador é o de origem para a cilindrada?
- O distribuidor é o de origem? Ou é o 009 sem vácuo?
- Escape normal?
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

matos
✘✘

Post by matos »

Boas Mbrito.
Obrigado pelo interesse.
Vamos lá então:
- o MOTOR é reconstruido (0 Km), 1600 dupla admissão; tem cerca de 300 Km;
- o carburador é um Solex 34 PICT 3;
- o distribuidor é o 009;
- e aí está o escape (vais-me bater, mas está bem.....): vwmotorsport.
Não faço nenhuma apreciação técnica sobre o dito mas lá que é um estrondo, é mesmo; sonoridade sóbria e profunda; não me canso de ouvir o seu cantar; dá-me gozo; tem a vantagem de encaixar nas cavidades da carroceria; provavelmente terá mais desvantagens do que vantagens. Sim senhor, aquece um pouco; foi aberto na tampa e por baixo da matrícula, um espaço rectângular quase daquele tamanho. Eu gosto; o dia a dia confirmará da sua qualidade.
Cumpts
Matos
Nunca sejas muito normal

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

E porquê o 009?
Plastic cars sucks!

matos
✘✘

Post by matos »

Boas pessoal.
Corrijo a informação errada que dei acerca do distribuidor, que é original e não o 009.
Cumpts
Matos
Nunca sejas muito normal

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Bomba de retoma.(?)
Now I have a machine gun HO-HO-HO

macsoft

Post by macsoft »

se fosse o 009 o teu problema estaria aí. O original é de vacuo? testaste as ligaçoes de vacuo? Se tudo isso está bem e se o carburador está afinado (os carburadores nao desafinam mas como o motor foi reconstruido, pode acontecer) então o teu problema está na bomba do acelelarador.
Do lado direito/frente (frente é a frente do carro) do teu carburador tens a bomba do acelerador. uma haste com uma mola empurra a bomba do acelerador. E para que serve? quando pressionas o acelerador repentinamente e o motor precisa de desenvolver potencia rapidamente, a bomba do acelerador injecta um jacto adicional de combustivel. Quando isso nao acontece sentes o tal "poço".
O 34 pict 3 tem um afinador da bomba. Experimenta desapertar o parafuso onde a haste está acopulada e rodar a peça que se soltou para o lado do "+" (a peça tem um mais e um menos). Se usares o 009 esse afinador tem de estar no maximo.
VW 1300L, 1970

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

E agora com o inverno está pior? Eu já respondi a isto dezenas de vezes :roll:

O colector de admissão tem que estar aquecido. Com esse vwmotorsport tu entupiste o tubo por onde passam os gases de escape para o aquecer. Verifica se a parte central do colector de admissão fica a ferver. O sistema de aquecimento do colector só funciona com o escape de origem :lol:

João

macsoft

Post by macsoft »

nao sei o q é um vwmotorsport, mas o aquecimento do colector de admissão é essencial em países com temperaturas abaixo de 0. No nosso país num motor de origem inalterado nao deverá fazer grande diferença. Por isso mta gente desliga o tubo de reaproveitamento dos gases de escape.
VW 1300L, 1970

matos
✘✘

Post by matos »

Boas pessoal e desde já o meu obrigado pelas dicas fornecidas.
Vou anotá-las - sobretudo aquelas em que me dizem se fizeste isto, aquilo, ou aquel'outro - e questionar o meu mecânico, no sentido de ser devidamente informado por ele; isto porque eu não sei responder a algumas questões colocadas, percebem?
Devo confessar que não percebo nada de mecânica e não tenho jeito nenhum para pegar em qualquer peça de ferramenta; o não ter jeito, não significa que não queira saber o porquê, certo?
Do que eu gosto, isso sim, é de conduzir qualquer do VW's a ar que possuo; e faço-o todos os dias.
Éh pá , mas eu tenho a ideia de que se falou já aqui no forum no poço; já pesquisei, e nada...
Isto vai continuar, ai se vai :lol:
Cumpts
Matos
Nunca sejas muito normal

nezz
★★

Post by nezz »

olha o matos :D agora tens concorrência em termos de juventude!
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Tenta desligar o tubo do vacuo do carburador e, com a tampa do distribuidor aberta, chupa pelo tubo e verifica se o mecanismo do vacuo funciona bem, é um tira teimas.
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

macsoft wrote:nao sei o q é um vwmotorsport, mas o aquecimento do colector de admissão é essencial em países com temperaturas abaixo de 0. No nosso país num motor de origem inalterado nao deverá fazer grande diferença. Por isso mta gente desliga o tubo de reaproveitamento dos gases de escape.
Esse é que é o problema. Sabes qual é a diferença de temperatura entre o colector e a temperatura ambiente? A temperatura do colector atinge nas calmas o 100ºC. Queima e não é pouco. Que diferença faz a temperatura ambiente ser de 0ºC ou 40ºC se o motor está estudado para trabalhar com um colector a mais de 100ºC? Estamos a falar de uma diferença de temperatura superior a 60ºC!!!

Se reparares a água ferve a 100ºC, independentemente da temperatura ambiente. Pode é demorar mais ou menos tempo a atingir a temperatura ideal de funcionamento.

O carro do matos é tem um carburador mais recente e por isso as normas anti-poluição estavam muita mais severas. A resposta a estas exigências por parte da VW foi a introdução dos carburadores PiCT-3. Estes carburadores fazem com que a mistura seja o mais pobre possível. Assim, basta qualquer coisa não estar 100% para que apareça o sintoma descrito pelo matos.

Espero ter ajudado do esclarecimento deste problema.

João

matos
✘✘

Post by matos »

Continuo a prestar atenção aos vossos posts que são absolutamente interessantes.
Obrigado pela vossa prontidão e disponibilidade; aliás, eu não esperava outra coisa.
Isto é mesmo malta do baril :D
Cumpts
Matos
Nunca sejas muito normal

matos
✘✘

Post by matos »

nezz wrote:olha o matos :D agora tens concorrência em termos de juventude!
Ora então mi eispilica, vai :?:
Nunca sejas muito normal

Post Reply