Como fazer uma boa rodagem?

Post Reply
mecpro

Como fazer uma boa rodagem?

Post by mecpro »

Antes de abrir este tópico fiz uma pesquisa e não encontrei nenhum tópico aberto com este tema, por isso, acho que não estou a fazer asneiras :D

Muitos de nós ouve sobre este tema e tem uma ideia muito vaga do que isto é! Temos uma noção generalizada que um motor bem rodado tem melhor rendimento e até pode surpreender uma pessoa que tem "o mesmo motor" noutro carro igual mas que não revela o mesmo desempenho.

É com base nisto que procuro saber como se faz uma boa rodagem nestes motores de guerra. O que é uma boa rodagem e de que forma a podemos fazer? Certamente que há "truques & dicas" que podem ajudar muito boa gente a corrigir erros que devem ser evitados.

Um abraço.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Mas em motor stock ou preparados? (Embora haja pouco diferenças) Cuidados a ter ao primeiro arranque (muito importante como o relato ja o Miguel RK), ou nos 1000, 2000, 3000 primeiros quilometros?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

Levantas as rodas de tras! Apoias num tapete reolante, engrenas a 4ª, metes um tijolo no acelarador e voltas lá 6 horas depois! Tens a rodagem feita!!! 8)
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

mecpro

Post by mecpro »

Hong Kong Syndicate wrote:Mas em motor stock ou preparados? (Embora haja pouco diferenças) Cuidados a ter ao primeiro arranque (muito importante como o relato ja o Miguel RK), ou nos 1000, 2000, 3000 primeiros quilometros?

Penso que os cuidados num motor 1200, 1300, 1500 ou 1600 destes nossos VW´s devem ser idênticos após uma reparação ou após 20 anos parados...

A minha questão ia para um motor sem preparação mas com uma verificação que é o mais frequente no pessoal que compra estes carros. Dá um jeito ao motor...e depois? Dentro de que prazos devemos ter cuidados redobrados e que tipo de cuidados devemos ter?

Espero que desta vez tenha sido mais preciso.... :?

Um abraço

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Um motor deve ser tratado como uma mulher.

Tal como uma mulher, precisa de amor e carinho, mas também de firmeza e decisão.
Para os primeiros km's, depois de uma reconstrução, ou após paragem longa, precisa de um dia bem escolhido:
- Bom tempo, nada de humidades, neblinas e pavimento molhado.
- Tempo fresco, para arrefecer melhor.
- Hora e destino sem engarrafamentos e trânsito parado.
- Tipo de estrada antiga, com subidas e descidas que permitem aliviar o pedal direito. Evitar IP e AE de longas e compridas subidas.

Quanto ao tipo de condução:
- O manual de bordo de época, refere as margens de velocidades mais económicas para cada marcha. Respeitar os limites correctos para cada marcha.
- Evitar usar o regime todo do motor. Usar 2/3 da potência disponível.
- Não desengatar em descida. Apenas retirar os pés de todos os pedais, e manter engatado em quarta.
- 1ª para arrancar, 2ª até aos 35-40, 3ª até 65, 4ª restante, até 90. Manter andamento normal pelos 80.

No fim, não acelerar antes de desligar. No dia seguinte, ANTES de ligar o carro, verificar o nível de óleo pela manhã. Deverá estar a meio das marcações, desnecessário estar ao nível máximo.

Bons km's! :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

nelsonfelix

Post by nelsonfelix »

Acabei de fazer 3000km no meu, quer dizer ainda faltam 25, Fiz tal e qual como aqui foi descrito, falta-me apenas fazer o reaperto geral a todos os parafusos, situação essa que será feita no decorrer do inverso sem pressas, pois o carro tb vai deixar de andar, para minha tristeza :cry:
Abraço
Nelson Félix

1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40

mecpro

Post by mecpro »

Depois de pensar muito sobre o assunto :D , acho que vou abandonar a ideia do Surfista e vou seguir o conselho do Miguel...não sei porquê mas palpita-me que seja a opção mais adequada...

....palpita-me!! :wink:

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

rodagem

Post by Carlos Baptista »

Sim. Tambem acho. Porque a seguires o conselho do surfista, então bastava levantares uma roda do chão com o macaco, não eram precisos os rolos. Quanto ao tijolo, poderia não ser suficientemente pesado. No caso, salvo melhor opinião, eu colocaria uma bigorna. Saudações!

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

carlos EU estava a gozar! Mas esta historia é veridica! Passou-se com uma Honda nx250! Foi depois levar um motor novo no concessionario motorway em lisboa!

O bacano apoiou a mota numa caixas engrenou a sexta e deixou assim, acelerada! Voltou lá umas horas depois e tinha parado! Sobreaqueceu e quEimou aquilo tudo! :shock: :shock:

Há gente muito estupida!
Last edited by surfistaprateado on 07 Nov 2007 00:12, edited 1 time in total.
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

mecpro

Post by mecpro »

surfistaprateado wrote:
Há gente muito estupida!

:D :D :D

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Não ha nada melhor que uma viagem de cerca de 1000 km, com o motor a cerca de 3/4 velocidade maxima. Verificar sempre o nivel do oleo nas paragens. É natural gastar um bocado.

Reafinar valvulas apos os primeiros 1000km e fazer a mudança de oleo. Verificar se aparece alguma limalha. o normal é o oleo apresentar uns laivos de prateado, resultante do acamamento das peças.
Plastic cars sucks!

matos
✘✘

Post by matos »

Também serve para mim este tópico.
Esquecendo o meu problema do malvado poço, sigo rigorosamente as recomendações do Mbrito, que são aquelas que tive sempre em mente e prestei atenção ao Pinela.
E já falta pouco para chegar aos 1000 Kms.
Depois, é alcatrão prá frente :lol:
Cumpts
Matos
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O teu motor foi aberto!!!! E antes fazia poço?

João

veronique

Post by veronique »

Ola eu também reparei o motor do meu 1300 de 1966, tem neste momento cerca de 500 Km e aproveitando este topico gostaria de perguntar quando se deve fazer o reaperto das cabeças?

Post Reply