vw 1200 6 volts ; custa a pegar.Resolvido!!!!

carocha57

vw 1200 6 volts ; custa a pegar.Resolvido!!!!

Post by carocha57 »

Boas,

o meu Vw tem toda e mais alguma manutenção.

A bateria tem uns 3 anos e é carregada volta e meia , para não ficar inactiva.
O motor de arranque já foi revisto.
O dínamo já foi revisto.
Carburador foi revisto
O regulador de tensão foi trocado.
A correia está esticada
A bomba de gasolina levou membrana nova.
carrega a bateria e compensa com as luzes ligadas
O distribuidor foi afinado no ponto e depois levou um jeitinho para não grilar o motor.

Aparentemente, está 100% afinado

Mas...

se eu andar tipo 15 kms e desligar o carro, quando vou a pôr a trabalhar, o motor de arranque custa a iniciar a girar o motor (como se bateria estivesse fraca) e depois ganha rotação, mas mesmo assim custa a pegar. Este sábado, custou a pegar e mesmo com rotação no motor de arranque, só pegou quando fechei o ar.

Alguém já terá passado por isto? Já pesquisei em muitos livros e nada...

Aconselharam-me a pôr um relé no motor de arranque. Será que vai melhorar?

Já me lembrei que tenha alguma deficiência no motor de arranque, mas este a frio tem bastante rotação.

Terá a ver com o ponto do motor?Já li sobre vapores de gasolina.

Alguém que possa dar uma opinião técnica , obrigado.Pode ser uma coisa simples...
Last edited by carocha57 on 29 Jun 2008 19:32, edited 1 time in total.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Antes de tudo verificar os apertos dos cabos a bateria e ao motor de arranque. Um cabo mal apertado, um mau contacto (oxidação/ verdete) podem difficultaram o bom funcionemento do motor de arranque.
Podes igualmente ter a guia em bronze de apoio do veio do motor de arranque desgastado, o que provoca este tipo de avaria.
O motor anda livremente a mão?
Pergunta simples: ao empurar o carro, o motor arranca rapidemente?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

carocha57

Post by carocha57 »

Boas e obrigado!

Os cabos foram revistos; o motor de arranque tem pouco desgaste.

Nunca experimentei pô-lo a trabalhar de empurrão, porque ele acaba por pegar.

Penso que a empurrão, forçosamente iria pegar.

veronique

Post by veronique »

Olá amigo eu tenho um 1300 de 1966 também de 6 volts, reparei-le o motor a pouco tempo porque fazia-me precisamente a mesma coisa depois de quente custava a pegar e por vezes nem pegava, as velas ficavam isoladas com oléo devido ao desgaste do motor passava oléo para as velas. Verifica se as velas ficam com muito oléo, pode o motor que já não estar muito bom. Eu reparei o meu e ficou impecavel pega bem e com o mesmo motor de arranque. Penso que por norma o motor de arranque de 6 volts não tem muita potencia se o motor não estiver bom terá dificuldade em coloca-lo a trabalhar.

Um Abraço

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Das duas uma: Ou o motor de arranque não foi convenientemente reparado (rolamentos gripados ou carter batido) ou tens um curto-circuito algures, provavelmente nos cabos que veem do motor de arranque. Remove-os e verifica se estão OK.

Muitas vezes as blindagens do motor cortam o fio quando o passa fios está em más condições ou não foi colocado.

Podes tambem verificar se a ligação á massa da caixa não estará isolada, o meu tinha esse problema.
Plastic cars sucks!

carocha57

Post by carocha57 »

Boas,

As velas estão secas e nunca as tirei encharcadas.para tal acontecer , ele já devia deitar fumo azul. Coisa que não acontece.

Quanto ao motor de arranque, este não tem rolamentos; assenta num casquilho do dado das escovas e assenta em outro casquilho, do lado do motor. Ambos não apresentam desgaste .

Quanto a curto circuito nos cabos, pode ser... A massa já verifiquei e está tudo bem ligado.

È mistério... Já ando nisto há muito tempo.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Ja verificaste o casquilho onde apoia o bendix do motor de arranque? O que esta posicionado na caixa.
Plastic cars sucks!

type82e

Casquilho de bronze com folga

Post by type82e »

para mim troca o casquilho de bronze e tá resolvido

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Se calhar vais ter de tirar o motor para verificar mas tenta confirmar tirando o motor de arranque e enfiando o dedo no bronze, podes sentir se esta defeituoso ou se solto.
Plastic cars sucks!

carocha57

Post by carocha57 »

O bronze está bom, já o vi e lubrifiquei..

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Se o motor não tiver ponto(s) duro(s) ao tentar o dar a mão, e motor de arranque estar com dificuldades para o lançar, algo esta mal no seu circuito de alimentação. Verifica os contactos, cabos e os cabos, porque pelas vistas tem uma quebra de tensão. A bateria esta mesma boa?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

carocha57

Post by carocha57 »

Esta bateria tem 3 anos e embora não descarregue, é posta à carga 1 vez por mês.

Os cabos tenho que ver melhor; mas a parte visivel esta original...

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Poderá ser isto?

Regulador de voltagem danificado. A peça móvel de contacto ou não afasta, ou cola. Abrindo a tampa (1 parafuso ao topo) tem lá algures a lâmina de metal que talvez dê para corrigir com um alicate de pontas.
Já vi ser feito este arranjo num electricista. Resultou por bastante tempo. Solução definitiva: troca do regulador. (De origem é caro: para cima de 140 euros, usados nunca, estão também em mau estado...).

Atenção, que é apenas uma possibilidade...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Normalmente, qd isso acontece, acende a luz vermelha "G" do painel de instrumentos.
Plastic cars sucks!

carocha57

Post by carocha57 »

@Miguel Brito

O regulador foi comprado novo da Bosch há 2 anos porque na altura o dínamo estava pifado.
Edit: sff, usa @ nomeando a pessoa em vez de quote

Post Reply