Afinação do carburador

dleitao

Afinação do carburador

Post by dleitao »

Existe algum truque para afinar um carburador solex. Ontem fui por a minha bay ao electrecista mas tá toda desafinada, engásga-se toda. Até que parou...presumo que seja da falta de afinação, pode estar a entrar muita gasolina para o motor.

alguma sugestão?
Gimbras, uma sueca em Portugal...
Image

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Primeiro deves de te certificar que toda a parte electrica do motor esta em boa ordem. O carburador normalmente não se desafina, só se há alguma folga demasiada que normalmente é visivel.

Consulta outros postes desta rubrica acerca deste assunto e...caso não tenhas, compra um manual.
Plastic cars sucks!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Qual é o modelo do teu carburedor?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Como disse o Eduardo Pinela os carburadores não desafinam. Pode parecer um puco estranho mas é assim.

Os parafusos que o carburador tem servem para afinar a velocidade do relanti (o parafuso grande), que deve ser entre 850 rpm e as 900rpm e a mistura ao relanti. no caso dos carburadores pict3 que deve ter uma percentagem de cerca de 3% de CO.

Assim que tocas no acelerador este circuito que permite afinar o relanti passa para segundo plano. O responsável pela mistura são uns pequenos furos que existem dentro do venturi do carburador que vão ficando descobertos à medida que a borboleta do carburador vai abrindo aumentado a quantidade de gasolina à medida que a quantidade de ar vai aumentado. A quantidade de gasolina que entra por esses furos é regulada por um gigler que existe do lado direito (baixas) e que tem um número g55. Antes de chegar a este gigler a gasolina também é limitada pela quantidade por um gigler (principal) que existe no fundo da cuba que pode variar entre os 120 e os 140 dependendo de muitos factores como a cilindrada, distribuidor, se vivemos a mais de 2000m de altitude, etc.
Por último existem os tubos emulsionadores que permitem reduzir a quantidade de gasolina em altas rotações para que a mistura não fique demasiado rica e cujos valores podem variar entre z75 e z110.

Aqui tens uma tabela dos valores dos giglers de acordo com os carburadores a titulo informativo.

28PICT-1... 1961-1965....
Venturi = 22.5 mm
Gigler principal =122.5
Emulsionador =125z/130z
Gigler baixas =g55

30 PICT-1... 1966-1967
Venturi = 24.0 mm
Gigler principal =125
Emulsionador =125z/135z
Gigler baixas =g55

30 PICT-2...1968-1969.
Venturi = 24.0 mm
Gigler principal =116/125
Emulsionador =125z/135z
Gigler baixas =g55

30 PICT-3...1970...
Venturi = 24.0 mm
Gigler principal = 112/122.5
Emulsionador = 125z
Gigler baixas =65

34 PICT-3...1971-1974
Venturi = 26 mm
Gigler principal = 127.5/130
Emulsionador = 75z /80z
Gigler baixas =g50/55

34 PICT-4...1974 (Calif.)
Venturi = 26 mm.
gigler principal = 112.5 to 130
Emulsionador = 75z...
Gigler baixas =55 to 60

Como podem verificar o tamanho varia para o mesmo carburador.

No meu caso em particular e depois de alguns teste estou a usar no meu 34 PICT-3.
Venturi = 26 mm.
Gigler principal = 132.5
Emulsionador = 80z
Gigler baixas = 60

Os valores indicados são os necessários para colocar o motor a trabalhar.
A forma correcta de saber qual os gigleres mais adequados é colocado o carro num banco de potência para conseguirmos em carga saber a concentração do CO em todos os regimes a que o motor trabalha e procedermos à trocas dos giglers e emulsionadores até obtermos uma mistura correcta em todos os regimes. Claro que existe sempre um compromisso e que só resolvido com os sistema de injecção electrónica, que adaptam a quantidade de gasolina de acordo com a temperatura do motor, carga posição do acelerador, velocidade no motor, quantidade temperatura e pressão do ar e qualidade da gasolina que não é possível conseguir com a utilização de um carburador.

Isto tudo para dizer se o carro falha por falta de gasolina, pode dever-se ao facto de o carburador estar entupido, a membrana da bomba de aceleração do carburador estar rota, a bóia na cuba encravada, ou a bomba de gasolina estar avariada.

João

PS: espero que desta vez, a questão dos carburadores esteja esclarecida de vez :wink:

dleitao

Post by dleitao »

Obrigado João pela informação, ainda não tive a oportunidade de ver que carburador tenho na minha. mas de qualquer forma a informação que me deste é sempre importante. Hoje falei com o electrecista, ele disse-me que o mecanico já pos a trabalhar....enfim na segunda é que vou ver se está a andar bem. Depois vou perguntar-lhe o que mexeu no motor...convêm sempre saber essas coisas :D
Image

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Atenção! Já me aconteceu as capas, no meu caso da cambota, se soltarem e darem cabo do arranjo. Claro que num caso destes a responsabilidade é de quem o montou...mas tb pode ser do estado do carter. Espero que não seja o caso.
Plastic cars sucks!

dleitao

Post by dleitao »

Espero bem que não seja nada de grave. Na segunda lá vou ver trabalha bem ou não...espero que não haja problema.
Image

dleitao

Já anda...

Post by dleitao »

Boas...só para informar que o Gimbras já anda...a palheta do ar não estava no sitio.
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O que é a palheta do ar? :?

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Palheta? :?
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

SE calhar este motor tem uma "palheta" tipo Saxofone! Talvez cante como os Citroens de agora!
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

É por esta e por outras que a língua portuguesa é tão rica.

João

macsoft

Post by macsoft »

Causas possiveis com esses sintomas sao uma fuga de ar algures no carburador em si (no braço do acelerador q é mais duro q o carburador e "come"o aluminio); ou um o rele do carburador pifado (onde se liga o fio ao carburador sem ser a choke).
fuga de ar no colector.

Para detectar fugas: com o motor a funcionar, borrifar WD40 (ou qq spray comburente) nas zonas suspeitas. Se o motor acelelerar entao temos uma entrada de ar nessa zona.
VW 1300L, 1970

dleitao

Post by dleitao »

Desculpem lá o termo "palheta"...o que queria dizer seria borboleta...lolo não sei bem, estava relacionado com a peça metálica que desliga o ar automático.
Image

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Se a borboleta funciona mal, tens um problema, provavelmente não é so a borboleta, o carburador ja deve de ter visto dias melhores...
Plastic cars sucks!

Post Reply