Abate de veiculos

Pedverca

Abate de veiculos

Post by Pedverca »

Pois é muitos já devem ter visto, outros nem por isso veículos que foram dados para abate, ou que as matriculas deixaram de existir. Venho pois colocar a seguinte questão: será que é possivel recuperar um veiculo que já foi dado para abate, e que nada conste sobre o veiculo nos sitemas informáticos da ex-DGV? É que a minha VW de 1973, está em minha posse, com documentos (Livrete e Registo de Propriedade) de outra pessoa, ou seja, o seu antigo proprietário que me disse que deu a carrinha para abate á já alguns anos! Eu já fui a DGV e lá disseram-me que era possivel recuperar o carro, bastando para isso leva-lo a inspeção da categoria B, e de seguida dirigir-me de novo á DGV para tratar da legalização do mesmo! Como tal, não sei se é possivel recuperar a carrinha, e passá-la para meu nome? Será preciso autorização do antigo dono? Ou ele já nada tem a ver com este assunto? Estas minhas duvidas surgem devido a já me terem dito que na DGV é sempre a despachar, e dizem que sim a tudo, e que é melhor tentar informar-me melhor. Já enviei também um mail a DGV com as mesmas perguntas o qual ainda não me foi respondido, pelo que aguardo até hoje uma resposta.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Se referimos a antiga DGV no artigo 119 encontramos isto:
Pedido de cancelamento da matrícula

Cancelamento de matrícula por um dos motivos previstos no código da estrada (artigo 119.º):

a) O veículo haja desaparecido;
b) Se pretenda deixar de circular na via pública
Documentos necessários:
- Impresso 1402 requerendo o cancelamento da matrícula
- Documento de identificação do veículo (Livrete + Titulo de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
- Certidão da conservatória a confirmar a inexistência de ónus ou encargos
- Fotocópia do B.I. do requerente.
- Taxa: € 0

Ora, ainda tens os documentos originais da carrinha, seja tecnicamente a tua kombi não foi abatida visto este documentos serem necessarios! E um bom ponto ache eu :) Houve ou uma falha ou alguem mentiu-te
Agora quanto a inspecção, tens de se ter o selo verde? Porque se não obrigação, vais la nem que seja de atrelado=> chumba, mas tens a inspeção feita, e ir a DGV passar a carinha ao teu nome?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Pedverca

Post by Pedverca »

Obrigado pela resposta, já me está a parecer melhor! :o só não percebi a ultima parte do selo verde?! não tiver chumbam na inspecção? mesmo que vá até lá num reboque? é que antes de ir com ela a inspecção ainda tenho de meter-lhe o motor, tratar da parte electrica, ou pedir a alguem que me faça isso, arranjar novos bancos para ele, visto não ter bancos. Depois de a legalizar em meu nome, começava secalhar por fazer um restauro melhor na carrinha. Que axam?

RDF

Post by RDF »

Penso q 1º deves certificarte da parte burocratica, ter a certeza que podes passar os documentos para teu nome e so no fim de teres os documentos em teu nome avançavas com o restauro, é so uma precauçao

Pedverca

Post by Pedverca »

RDF wrote:Penso q 1º deves certificarte da parte burocratica, ter a certeza que podes passar os documentos para teu nome e so no fim de teres os documentos em teu nome avançavas com o restauro, é so uma precauçao
Pois eu concordo, mas para isso tenho de ir com o veiculo á inspecção (penso eu) e depois não posso ir com ele á inspecção sem motor, e parte electrica não é?? eu tenho o motor dela, so tenho de o meter no sitio pois está a trabalhar! e tratar da parte electrica!!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

A pergunta podera ser: sera que é possivel obter o documento na DGV mesmo se a carrinha chumba na inspecção do tipo B?

veronique

Post by veronique »

Olá penso que estás um pouco confuso. Que eu saiba para passares a carrinha para teu nome não precisas de ter a inspecção em dia, o que tens ´´e que a passar primeiro para teu nome para não correres o risco de restaurar um carro que depois não podes legalizar.

RDF

Post by RDF »

Em relaçao ao selo verde penso q o HKS estaria a referir-se ao selo do seguro.
O carro tem de ir sempre á inspeçao, convem é saber a qual, se á inspeçao periodica ou á inspeçao da dgv ( ja nao é dgv agora é instituto). Mas penso q podes tratar de passares para teu nome primeiro antes de começares a "envestires" na carrinha. Podes sempre começar a procurar material q vais precisar.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Sim Veronique so que neste caso o antigo dono não quere assinar novos documentos de venda.

RDF

Post by RDF »

Assim o caso muda de figura

FRAN

Legalizaçao

Post by FRAN »

Olá
Primeiro de tudo ,deves pedir um print dessa matricula para ver quem é o proprietário.Confirmar o abate se foi feito ou nao,..imagina que o dono deu o abate e agora o que te mostra ,pode ser uns docs (que encontrou depois de pedir uma segunda via por algum motivo).
J.Alves

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Ele relatou isto no forum da motor classico:
"só que quando fui com o meu pai falar com o antigo proprietário este não quis assinar o papel para mudar de proprietário dizendo que a deu para abate e que nada tem a ver com isso!!"
O mais simples seria de convencer o dono actual (esse com o nome nos documentos) em assinar uma declaração de venda, e visto o veiculo não ter sido destruido havia de ser possivel. Agora como o convencer? Image é uma ideia :mrgreen:
Ou o assustar com este decreto de lei que obriga a declarar os veiculos que te pertence as finanças, visto o carro não ter sido abatido (o sucateiro tera preferido o vender como estava na possa dos documentos calando o bico com o veiculo supostemente destruido), e não compensar pedir uma segunda via para poupar no selo, pode ser que seja o suficiente
Last edited by Hong Kong Syndicate on 19 Sep 2007 17:29, edited 1 time in total.

FRAN

Post by FRAN »

Convencer é fácil ....€€€€€€

Pedverca

Post by Pedverca »

pois é! é que já é a segunda vez que o meu pai lá vai, falar com o sr. ele já tem uma certa idade, e diz que já assinou uma vez o papel para abater o veiculo, e que agora já não é o responsável pelo veiculo. o meu pai até lhe disse que se responsabilizava se alguma coisa acontecesse. Mas o sr. disse que já tinha falado com o advogado ,aquando da 1ª vez que o meu pai lá foi flar com ele, e o advogado aconselhou-o a não assinar nada, porque ele tem lá os documentos como prova que deu a carrinha para abate! Que fazer? A DGV disse para ir com o carro a um centro de inspecção, e depois do carro passar ir lá legalizar!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Então tens de encontrar um documento que diz se sim ou não a carrinha foi abatida, mas como tens os documentos da para pensar que não. O mais certo, e o velhote ter pedido ao sucateiro para tratar da papelade, e este não o fez, ficando com uma carinha com documentos para vender. Sera que passando pelo sucateiro consegues alguma coisa?

Post Reply