Problemas antigos com o motor - Ajuda!!!

pma

Problemas antigos com o motor - Ajuda!!!

Post by pma »

Bom enquanto aguardo desenvolvimentos dos guarda-lamas passei ao motor para ver se resolvo problemas antigos.

Já tinha postado no forum antigo uma falha no motor do meu 1302 que tinha ocorrido durante uma viagem, após fazer cerca de 400 km sem qualquer problema e depois de o levar aos 140 km/h o carro começou a engasgar-se a perder potencia até parar, depois de parar já não pegava chegando a um ponto de já não dar sinal

Depois a frio pegava mais ou menos normalmente e fim de cerca de uma hora a andar voltava o problema que já descrevi.

O carro tem estado parado sendo ligado com pouca regularidade, pois não tive cá, mas lembro-me que numa subida quando o fui levar para a garagem ele não subiu não tinha força.

Para as pequenas manobras de mudar de um sitio para o outro não havia problema. Bom hoje decidi que ia ver o que se passava, descobri que um dos cabos de velas estava rebentado e fui comprar outros, no entanto apesar de partido ainda fazia contacto.

Depois de por o carro a trabalhar ele não se aguentava ao relantim, mas trabalhava, passado um bocado oiço um estrondo e a vela que está mais atraz do lado do pendura tinha simplesmente saltado não sei como, e o motor ainda trabalhava, recolocada a vela, e mudados os cabos de velas fui tirando um a um e acontece então que o carro tem dois cilindros que não trabalham, ponho aqui um desenho de como tudo está ligado e os que não trabalham.

Image

ajudem-me pq este problema nem me deixa dormir.
de referir
Bobine nova, velas novas com 600 km, cabos velas novas, aquela peça que roda no distribuidor nova o avanço parece tar bem.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Bobina que sobreaquece pela 1er avaria?
Quanto aos cabos, tentas-te trocar o cabos um no lugar dos outros para ver se a avaria se mantem? Como é que chegaste a conclusão que os cilindros não dão(cabos frios na ponta)? Os cabos "mortos" dão faiscas quando encostados as chapas motor ligado? Quando sacas um dos ditos o motor mantem-se da mesma maneira?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

pma

Post by pma »

troquei os cabos de lugar, ao tirar os cabos no distribuidor eles caso ainda fiquem mt perto do buraco dão faisca, cheguei á concluzão que não estão a trabalhar pois o motor não tem qualquer reação quando desligo os cabos dos dois cilindros assinalados, já quando tiro um dos outros ele soluça e vai logo abaixo

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Ok, seja os cabos estão bom. Velas isoladas?

pma

Post by pma »

os cabos são novos pelo menos, pode ser das velas mas elas têm cerca de 600 km e cerca de 1 ano e tal, e tudo aconteceu naquela viagem depois de atingir os 140km/h
será que as velas são de má qualidade? e o facto de uma delas ter saltado fora?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Se as velas se isolar por exemplo devido a passagem de óleo nas camarás de combustão, velas novas ou não, não vai mudar muita coisa. Desmontagem. Verifica que modelo de velas tens, o estado delas (a folga também, se a ceramica rachou quando a vela saltou), limpa e afina ou troca se necessário. Volta a colocar e verifica o que se passa

pma

Post by pma »

vou ver isso agora de tarde, as velas foram compradas numa casa onde foram a um livro ver quais eram as indicadas, algo mt estranho é o facto da vela que saltou estava a funcionar, e o motor aguentava a trabalhar, teoricamente, só com um cilindro

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Únicas velas boas para carocha: Bosch W8AC.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

pma

Post by pma »

ok hoje acabei os travões a passei para o motor para ver o que se passa, falei com o Julio da monty parts,(uma pessoa extremamente simpatica) e fiz o que me aconselhou ele e o pessoal do forum, comecei por sacar as velas fora e ver se fazia faisca qd tocava na chapa, o que aconteceu em todas, no entanto quando tirei as velas as duas que não estavam a trabalhar estavam, ainda que não exageradamente, com gasolina em volta da rosca e alguma tb nos pólos, assim sendo limpei tudo e voltei a por tudo no sitio o carro pegou perfeito a primeira e estava a funcionar como um relogio, perfeito mesmo, passado algum tempo o carro voltou ao mesmo, ainda dei uma volta com ele mas ele voltou a isolar as velas deixando estes cilindros de trabalhar. reparei que na base do carburador estava ligeiramente babado de gasolina não se é normal
acham grave? o que poderá ser?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Os eléctrodos afogados de gasolina são o sinal de um defeito da ignição. Agora estas a dizer que ha passagem para todas a fazer o arco com a carcassa do carro. Consegues ver se a intensidade é igual para todos os cabos? As ponteiras estão bem infiadas nos cabos?
Eu verificava o estado dos contactos dentro da cabeça do distribuidor, limpava. Recomeçar a arrancar e se a avaria se mantém, permutar os cabos ver se a varia vai seguir os cabos

pma

Post by pma »

ora bem eu experimentei ver se havia corrente na vela, para isso tirei a vela da cabeça do motor liguei no cabo e tudo fez faisca, a intensidade pelo que me disseram, pq eu tava a dar a chave, era sensivelmente a mesma, as ponteiras estavam bem enfiadas tanto nas velas como no distribuidor, disso não me pareceu nada incorrecto.
não permutei os cabos para ver isso se permuta a avaria, mas sendo estes novos e dado o facto das velas que falhavam antes que eram as dos cilindros impares depois de limpas foram postas nos cilindros pares, as dos cilindros pares foram postas nos impares, tudo funcionou de inicio mas depois as velas voltam a ficar afogadas.

resumindo e baralhando, troquei as velas impares com as pares tudo funcionou bem mas depois voltou ao mesmo,voltaram a afogar os mesmos cilindros

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Então são as velas, visto que verificaste que a avaria vai seguindo as velas :wink:

pma

Post by pma »

Expliquei-me mal, o problema voltou e é o mesmo, mas já era de noite não verifiquei quais dos cilindros falhavam.
amanha não sei se tenho tempo mas talvez vá ao carro nem que seja para ver quais foram as que falharam

Já agora quero preparar-me para o pior caso não seja as velas o que pode ser? gasolina a mais? porque? o facto de o carburador estar babado na junta com aquela peça em baixo,(não tenho a certeza do nome talvez admisão não sei) poderá indiciar alguma coisa?

acrescento aqui uma foto dos sitios onde está babado de gasolina.
estão assinalados a vermelho
Image

o local da seta situa-se por traz onde o que vem do carburador se junta ao que vai aos cilindros

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Experimenta também ver se o rotor dentro da tampa do distribuidor está em bom estado, ou seja, sem a parte metalica corroida ou suja. Isso pode gerar irregularidades na transmissao da faisca.
Image
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Se fosse o rotor a avaria seria distribuida por todas as velas. Pode é ser os contactos dentre da cabeça do distribuidor marados

Post Reply