Caixa de direcção com folga
-
veronique
Caixa de direcção com folga
Olá, tenho a caixa de direcção do meu carocha com folga. A minha pergunta é pode-se reparar a caixa de direcção ou tem que se substituir por uma nova? Obrigado dese já pelas respostas.
-
f_valentim
- ✘✘
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
a.s
- ✘
muito comum...principalmente os 1302 e 1303 que costumam sofrer desse mal ao passar dos anos
, quando isso acontecia, soldavam a porca que dá para afinar no ponto de afinação em que a folga era menor, isto porque as caixas de direcção eram bastante caras na altura e assim desenrascava, mas na minha opinião já não há necessidade para isso, o problema da folga irá persistir embora com menos intensidade e isto se ao longo do tempo se aguentar, e o preço destas já não têm nada haver com o que eram antes, até de segunda mão serve desde que esteja em bom estado como é óbvio.
Mas atenção antes de tudo....
Tenta afinar e verifica o oleo tal como os outros garagistas ja referiram, o material destes carros são uma verdadeira maravilha
é mesmo muito possivel conseguir-se reparar.
Mas atenção antes de tudo....
Tenta afinar e verifica o oleo tal como os outros garagistas ja referiram, o material destes carros são uma verdadeira maravilha
André Silvino
-
Enz0
- ✘
Boas!
queria deixar aqui umas imagens apenas para melhor compreensão do sistema...
este, com carreto sem fim que movimenta um veio que por meio de ligações do sistema de direcção, faz a viragem das rodas
na minha opiniao, é daquelas coisas que duram uma vida...fora rótulas e amortecedor :p

e o sistema já agora dos 1302, e 1303...o comummente usado hoje em dia, de pinhão e cremalheira. simples, eficaz, e sempre dá para um upgrade de direcção assistida facilmente...já que as caixas de direcçao dos golf 1 e 2 também penso, dão lá
também tanto carro que usa este tipo, que facilmente de muitos carros se adapta bem.

nesta ultima imagem, o que diz Rack Suport, é a que faz a tal afinação...nos carochas que usam o primeiro sistema, penso que seja o parafuso do meio, visto a caixa de cima...mas nao tenho bem a certeza. corrijam-me já agora
Abraço!
Jorge
queria deixar aqui umas imagens apenas para melhor compreensão do sistema...
este, com carreto sem fim que movimenta um veio que por meio de ligações do sistema de direcção, faz a viragem das rodas

e o sistema já agora dos 1302, e 1303...o comummente usado hoje em dia, de pinhão e cremalheira. simples, eficaz, e sempre dá para um upgrade de direcção assistida facilmente...já que as caixas de direcçao dos golf 1 e 2 também penso, dão lá

nesta ultima imagem, o que diz Rack Suport, é a que faz a tal afinação...nos carochas que usam o primeiro sistema, penso que seja o parafuso do meio, visto a caixa de cima...mas nao tenho bem a certeza. corrijam-me já agora
Abraço!
Jorge
Automotive Technical Support and Training
-
jcse
- ✘✘✘
Re: Caixa de direcção com folga
Qual é o modelo do teu carro? Quando colocarem uma questão habituem-se a dizer qual o modelo do vosso carocha e o ano de fabrico .veronique wrote:Olá, tenho a caixa de direcção do meu carocha com folga. A minha pergunta é pode-se reparar a caixa de direcção ou tem que se substituir por uma nova? Obrigado desde já pelas respostas.
Eu comprava uma nova. A reparação destas caixas é praticamente impossível. Se for um 1302 ou 1303 o problema pode estar na ligação da coluna de direcção à caixa já que estas caixas são muito mais resistentes e caras
Atenção quando tiram a folga da caixa através do parafuso. Tem que ser com as rodas no ar e a direcção não pode estar a direito. Se assim o fizerem, arriscam a destruir a caixa. O volante trabalha 98% do tempo praticamente a direito e é nessa zona que o desgaste é maior. Se tirarem a folga com o volante nessa posição, a direcção vai ficar demasiado justa nas outras posições, levando a um desgaste prematura de toda a caixa de direcção.
João
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
Veronique tem um 1300 de 1967. O mais commun para as avarias num VW ar é a falta de manutenção, retorno invulgar das sua lendaria robutez.
Por anedota, ja tive un 1200 cuja a caixa de direcção tinha sida attestada de oleo (quase parecia massa consistante) a mistura com serradura para compensar a folga :/ Grande artista
Por anedota, ja tive un 1200 cuja a caixa de direcção tinha sida attestada de oleo (quase parecia massa consistante) a mistura com serradura para compensar a folga :/ Grande artista
Now I have a machine gun HO-HO-HO