Caixa de direcção com folga

Post Reply
veronique

Caixa de direcção com folga

Post by veronique »

Olá, tenho a caixa de direcção do meu carocha com folga. A minha pergunta é pode-se reparar a caixa de direcção ou tem que se substituir por uma nova? Obrigado dese já pelas respostas.

f_valentim
✘✘

Post by f_valentim »

Existe um parafuso com porca que dá para afinar.

E essas ponteiras de direcção estão boas?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Verificar igualmente o nivel do oleo, As caixas tem por vez concerto, se o sem fim ainda estiver bom. Se ele estiver mesmo mal, o mais simples é trocar
Now I have a machine gun HO-HO-HO

a.s

Post by a.s »

muito comum...principalmente os 1302 e 1303 que costumam sofrer desse mal ao passar dos anos :? , quando isso acontecia, soldavam a porca que dá para afinar no ponto de afinação em que a folga era menor, isto porque as caixas de direcção eram bastante caras na altura e assim desenrascava, mas na minha opinião já não há necessidade para isso, o problema da folga irá persistir embora com menos intensidade e isto se ao longo do tempo se aguentar, e o preço destas já não têm nada haver com o que eram antes, até de segunda mão serve desde que esteja em bom estado como é óbvio.
Mas atenção antes de tudo....
Tenta afinar e verifica o oleo tal como os outros garagistas ja referiram, o material destes carros são uma verdadeira maravilha :wink: :D é mesmo muito possivel conseguir-se reparar.
André Silvino

veronique

Post by veronique »

Obrigado mais uma vez pelas respostas vou tentar fazer o que dizem, depois digo alguma coisa.

Enz0

Post by Enz0 »

Boas!

queria deixar aqui umas imagens apenas para melhor compreensão do sistema...

este, com carreto sem fim que movimenta um veio que por meio de ligações do sistema de direcção, faz a viragem das rodas :wink: na minha opiniao, é daquelas coisas que duram uma vida...fora rótulas e amortecedor :p

Image

Image

e o sistema já agora dos 1302, e 1303...o comummente usado hoje em dia, de pinhão e cremalheira. simples, eficaz, e sempre dá para um upgrade de direcção assistida facilmente...já que as caixas de direcçao dos golf 1 e 2 também penso, dão lá ;) também tanto carro que usa este tipo, que facilmente de muitos carros se adapta bem.

Image

Image

nesta ultima imagem, o que diz Rack Suport, é a que faz a tal afinação...nos carochas que usam o primeiro sistema, penso que seja o parafuso do meio, visto a caixa de cima...mas nao tenho bem a certeza. corrijam-me já agora :wink:

Abraço!

Jorge
Automotive Technical Support and Training

jcse
✘✘✘

Re: Caixa de direcção com folga

Post by jcse »

veronique wrote:Olá, tenho a caixa de direcção do meu carocha com folga. A minha pergunta é pode-se reparar a caixa de direcção ou tem que se substituir por uma nova? Obrigado desde já pelas respostas.
Qual é o modelo do teu carro? Quando colocarem uma questão habituem-se a dizer qual o modelo do vosso carocha e o ano de fabrico .

Eu comprava uma nova. A reparação destas caixas é praticamente impossível. Se for um 1302 ou 1303 o problema pode estar na ligação da coluna de direcção à caixa já que estas caixas são muito mais resistentes e caras :roll:
Atenção quando tiram a folga da caixa através do parafuso. Tem que ser com as rodas no ar e a direcção não pode estar a direito. Se assim o fizerem, arriscam a destruir a caixa. O volante trabalha 98% do tempo praticamente a direito e é nessa zona que o desgaste é maior. Se tirarem a folga com o volante nessa posição, a direcção vai ficar demasiado justa nas outras posições, levando a um desgaste prematura de toda a caixa de direcção.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Veronique tem um 1300 de 1967. O mais commun para as avarias num VW ar é a falta de manutenção, retorno invulgar das sua lendaria robutez.
Por anedota, ja tive un 1200 cuja a caixa de direcção tinha sida attestada de oleo (quase parecia massa consistante) a mistura com serradura para compensar a folga :/ Grande artista
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Post Reply