Dúvida de electricidade

smile_van

Dúvida de electricidade

Post by smile_van »

Boas pessoal aficionado.
Aos poucos ando a transformar a minha carrinha em camper e uma coisa que eu já notei é que a luz interior é francamente insuficiente.
Estou a pensar em ligar uma segunda bateria à principal.
- Ligo um cabo + com + e depois faço a massa da segunda bateria directamente na carrinha. (acho que assim deve de dar, digam-me vocês )
As questões são:
1- posso ligar uma lâmpada directamente à bateria com fio “normal”
2- que resistência tenho que usar para ligar um led à bateria?? ou que contas tenho que fazer para saber o valor da resistência
haa a carrinha tem 12V

cumps
! ! ! NÃO TENHO PRESSA ! ! !

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Não deves ligar a segunda bateria à primeira.

1- Assim vais esgotar as duas baterias ao mesmo tempo. A bateria do motor deve ser sempre independente da que alimenta o equipamento de campismo. Luzes, frigorifico, aquecimento e torneiras electricas. O alternador tem que carregar as duas. Podes também ter um pequeno painel solar para carregar a bateria "Leisure". Esta baterias devem ser de Gel porque não devemos ter baterias de ácido dentro da carrinha ou carro. São baterias próprias para serviço. Eu tenho duas na minha carrinha mais 1 normal para o motor.

2-Um lâmpada nunca deves ser ligada directamente à bateria tens que ter sempre um fúsivel para garantir que não danificas a bateria em caso de curto-circuito.

3- Em relação aos leds depende do número de leds que queres ligar.

João

smile_van

Post by smile_van »

A questão das duas baterias se gastarem, já tinha previsto nisso e para solucionar isso pensei em colocar um interruptor entre as baterias, assim quando a carrinha tiver a andar carrega as duas baterias, quando quiser ter luz dentro da carrinha, desligo o interruptor e no máximo fico sem carga apenas na bateria secundária.
Quando voltar a andar na carrinha, ligo o interruptor e volto a carregar a segunda bateria.
(teoricamente acho que funciona)
Agora essa questão das resistências é que não sei mesmo como ultrapassar, não me sabem dizer que contas tenho de fazer ???

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Existem sistemes que permite a permutaçãp automatica para a carga de duas baterias, tente ver em lojas de equipementes para caravanas, ou de nautismo.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

jcse wrote:Não deves ligar a segunda bateria à primeira.

1- Assim vais esgotar as duas baterias ao mesmo tempo. A bateria do motor deve ser sempre independente da que alimenta o equipamento de campismo. Luzes, frigorifico, aquecimento e torneiras electricas. O alternador tem que carregar as duas. Podes também ter um pequeno painel solar para carregar a bateria "Leisure". Esta baterias devem ser de Gel porque não devemos ter baterias de ácido dentro da carrinha ou carro. São baterias próprias para serviço. Eu tenho duas na minha carrinha mais 1 normal para o motor.

2-Um lâmpada nunca deves ser ligada directamente à bateria tens que ter sempre um fúsivel para garantir que não danificas a bateria em caso de curto-circuito.

3- Em relação aos leds depende do número de leds que queres ligar.

João
Não podes ter as duas no compartimento do motor? Tens a segunda bandeja do lado esquerdo...Assim pode ser das normais, eu tive duas assim.
Plastic cars sucks!

smile_van

Post by smile_van »

Sim Eduardo Pinela a minha ideia é mesmo essa, depois com um interruptor entre as baterias e o problema da descarga fica resolvido, penso eu!!!
Eu já fui a duas lojas de electrónica e em nenhuma delas me souberam dizer que resistências deverei usar :shock: , acho uma falta de profissionalismo :evil: , mas ok, nada a fazer.
Por isso é que estou a ver se algum de vocês me consegue ajudar nessa questão. :roll:

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Não se trata de uma resistançia, tens de conceber um mecanismo que
1/ permite a carga das duas baterias
2/permite que só vais usar a segunda bateria para o uso domestico dentro da carrinha SEM descargar a bateria de arranque (senão terias de empurrar para arrancar)
E sei que isto existe para as caravanas e barcos (num barco é obrigatorio, visto que difficilmente consegues descer para empurar)

smile_van

Post by smile_van »

Essa parte das baterias se descarregarem já está ultrapassada.
A minha única duvida é que valor de resistência tenho d usar para ligar 1 led directamente à bateria

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Quais são as caracteristica da led? Com a lei de Ohm podes chegar la=> U=RxI e usando as suas "variaçoes" como I=U/R e R=U/I
Ja agora como resolveste isto da descarga das bateriias?

fan
Site Admin

Post by fan »

Boas

Tudo tem a ver com o led que vais usar, se e o normal, de alto brilho, a cor etc e tal….

O essencial que tens de saber e a corrente que eles consomem em funcionamento e a máxima que ele admite, visto que se passar mais corrente do que ele aguenta ele funde.

Tipicamente, os LEDs grandes (5 mm de diâmetro) trabalham com correntes da ordem de 12 a 30 mA e os pequenos (3 mm de diâmetro) operam com a metade desse valor.

Considerando que usas led’s com uma corrente de funcionamento de 12mA (0.012A), com a tua bateria vais ter 12V (aproximadamente)…

Pela Lei de Ohm sabe-mos que:

V = R x I (Tensão = Resistência X Corrente), logo:

12V = R x 0.012

Então R = 1Kohm (1000 ohms)

Atenção que os led´s têm polaridade

Se tiveres mais alguma dúvida, ou quiseres fazer agregados de led, diz qualquer coisa, que posso te dar umas dicas.

Abraço
Flávio Neto
Last edited by fan on 03 Aug 2007 12:44, edited 3 times in total.

smile_van

Post by smile_van »

com essa não xego la pk so sei a potencia e a voltagem
mas dest-me uma ideia
posso encontar I

P = U x I

I = P/U

depois uso

R = U/I

he he!!! eu bem sabia que alguma vez na vida iria usar estas formulas para uma coisa util :lol:

kuanto as baterias já tinha dito
ligo uma segunda bateria a primeira + com + e no meio ponho um interruptor proprio k já comprei

agora só nao sei se ligo a massa da bateria secundaria a principal ou se ligo a massa da secundaria directamente a carrinha.

O que achas que é melhor ???

smile_van

Post by smile_van »

fan obrigado
quando eu respondi ainda nao tinhas postado

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Eduardo Pinela wrote:Não podes ter as duas no compartimento do motor? Tens a segunda bandeja do lado esquerdo...Assim pode ser das normais, eu tive duas assim.
A baterias Leusure são próprias para fazer ciclos profundos de carga e descaga as outras não. As ´" normais podem durar 2 anos nessa vida as outras 10 no mínimo.

João

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Eu usava um relé em vez de um interruptor para fazer o processo automático.
O relé só liga depois do gerador (motor a trablhar) estar a rodar e a fornecer corrente.

Ligas o terminal 85 ao negativo
Ligas o terminal 86 ao fio azul à saida do regulador. O mesmo que alimenta as luzes do tablier.
Ligas o terminal 30 ao positivo da bateria principal.
Ligas o terminal 87 ao positivo da bateria Leusure.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Hé! Bem pensado JSCE, e da para fazer um corte corrente automatico na bateria auxiliar com mais um relé a passar de fechado a aberto abaixo de uma certa tensão e mais uma serie de coisas como passar de modo automatico a bateria principal quando a auxiliar esta a carregar.

Post Reply