Ajuda no estudo de acessórios

DFigueira

Ajuda no estudo de acessórios

Post by DFigueira »

Boas,

Para os que leram a minha apresentação sabem que no futuro gostaria de investir num carocha, tendo já um cá em casa que pertence aos meus pais mas que no momento está parado. É um carro do qual tenho muitas memórias, um carro giro mas que infelizmente não vai ser para mim, sendo que sou o irmão mais novo (embora espere no futuro negociar para ficar com ele).

Embora a motorização do meu "futuro" carro ainda não esteja escolhida, queria que fosse um modelo pre 71 normal.
O carro iria ter vários acessórios/extras, daí eu ter aberto este tópico. O carocha que tenho cá é um 1200 de 71 STD (o mais básico possível). Tem um manómetro de velocidade e voilá.
É muito bonito mas gostaria der ter um com mais extras/acessórios.
Para "começar" gostava de ter o medidor de combustível, rack no tecto, rede por baixo do tablier e se algum dia ganhar o euromilhões - as protecções das rodas de trás que os americanos produziram.
Agora eu tenho inexperiência nesta parte e gostaria de saber se quaisquer destes acessórios acima são possíveis de instalar a qualquer momento. Sei que a rack é possível e que o medidor de combustível pode vir ou no manómetro ou à parte mas o resto não sei.

Também gostava de saber todos os acessórios/extras que existiram neste carro. Existe alguma lista? Ainda se arranja muitos destes acessórios?
E se por exemplo ficasse com o 1200 que tenho e decidi-se meter estes acessórios? Conseguiria?

Sei que podia ter procurado a fundo na Internet mas gostava de ter uma ajuda tuga.. :mrgreen:

Obrigado a todos! ;)

toiga
Site Admin

Re: Ajuda no estudo de acessórios

Post by toiga »

Boas,

1200 de '71 é a melhor série do carocha de sempre!
Esta é a minha opinião em nada facciosa nem tendenciosa!

Dito isto, podes sempre colocar um novo velocimetro dum 1300 com marcador de gasolina que foi o que fiz com o meu. Em relação ao resto é procurares o que gostas. Normalmente esses acessórios não eram especificos dum modelo mas de uma "geração" e mesmo assim eram intermutáveis!

DFigueira

Post by DFigueira »

toiga wrote:Boas,

1200 de '71 é a melhor série do carocha de sempre!
Esta é a minha opinião em nada facciosa nem tendenciosa!

Dito isto, podes sempre colocar um novo velocimetro dum 1300 com marcador de gasolina que foi o que fiz com o meu. Em relação ao resto é procurares o que gostas. Normalmente esses acessórios não eram especificos dum modelo mas de uma "geração" e mesmo assim eram intermutáveis!

Consideras o melhor por alguma razão em especifico? Ou por teres um :P (o que temos é sempre melhor, mesmo parado ahah)

Já estive a ver os acessórios no vw samba... jasus.. tem lá para todos os gostos.. mas muitos deles não deviam estar disponíveis por cá ou estavam?

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Pura constatação de factos! Mais nada! Estás a insinuar o quê?

Em relação aos acessórios, havia alguma coisa, bastantes até mas encontrar originais americanos é complicado mas cenas europeias é um pouco mais facil. Mas queres ir para que estilo? Mostra ai um carro que te sirva de inspiração.

DFigueira

Post by DFigueira »

Não é um estilo certo mas deixo abaixo alguns exemplos.. outra coisa, nas janelas atrás vi que eram "extras" para abrir mas alguma vez se tornou standard?

Basicamente para mim já chegava o seguinte:
- a rack/grade no teto (arranja-se);
- jantes originais com as protecções originais (arranja-se);
- manómetro com indicador de combustível (arranja-se pelo 1300 como referiste ou à parte embora não sei se consegue-se montar directamente);
- relógio (já vi relógios originais como já vi outra ideia que gostei mais que era inserir um iman a uma placa redonda, que presumo que seja o cinzeiro e meter um relógio de bolso - Matt Jacobson no Jay Leno);
- Porta luvas (vi que era um extra mas depois tornou-se base?);
- Radio original (caro mas alguns exemplares ainda trazem pelo que encontro. Não é prioridade como é óbvio);
- Rede por baixo do tablier (fica giro e é pratico) ou as "bolsas" de lado nas portas (presumo que seja um extra já que vi exemplos sem);
- Palas de sol dos dois lados (sei que a versão mais baixa trazia 1);
- Janelas de abrir na parte de trás;

Não tenho preferência no modelo a não ser de 71 para trás. Quais seriam as vantagens de um 1200 e devia escolher de que ano?

Embora não tenha referido, a escolha de vários acessórios tem 3 razões.. Não ligo muito ao rigorosamente igual ao ano X. Gosto de ter um carro ao meu gosto. Vai ser um carro que vai ser partilhado em termos de condução em 50% ou mais que o meu carro principal.

Exemplo das jantes com as protecções e a rack
Image

Depende da versão que eu escolher mas o relógio podia ser algo como isto ou a ideia do Matt Jacobson
Image

A rede por baixo do tablier - exemplo
Image

Isso seria o meu carocha de escolha. Posso agarrar um carocha que não tenha nenhumas destas coisas e eu goste ainda mais no futuro. Isto é mais para referência própria - por outras palavras, mariquices.

(O que o 1200 tem de bom?)

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Se estás carregado de €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€s tudo se arranja/compra. :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

DFigueira

Post by DFigueira »

Como é óbvio vou "met€ndo" mas gostava de perceber o carro é mesmo assim tão versátil que está preparado para se meter toda a mais cangalhada possível sem andar com invenções/modernizações.

E como já disse, posso arranjar um modelo todo básico e gostar dele assim e pronto... são ideias :P

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

pelo que li ainda estás um pouco confuso, mas parece que os teus gostos caem (e muito bem) no 1200

para mim é o carro ideal: além de ter a carroçaria mais fluída já tem as modernices essenciais para andar em segurança na estrada (piscas, manómetro de combustível, etc)

um 1200 embora um pouco mais caro que um 1300 (pós 67) ainda se encontra a bons preços se procurares bem

e quanto a acessórios, estes são para ir adicionando ao longo dos tempos. primeiro compras o carro, dás-lhe um jeito ao teu gosto e depois vai adornando enquanto disfrutas dele
alexandre vicente

DFigueira

Post by DFigueira »

superalex wrote:pelo que li ainda estás um pouco confuso, mas parece que os teus gostos caem (e muito bem) no 1200

para mim é o carro ideal: além de ter a carroçaria mais fluída já tem as modernices essenciais para andar em segurança na estrada (piscas, manómetro de combustível, etc)

um 1200 embora um pouco mais caro que um 1300 (pós 67) ainda se encontra a bons preços se procurares bem

e quanto a acessórios, estes são para ir adicionando ao longo dos tempos. primeiro compras o carro, dás-lhe um jeito ao teu gosto e depois vai adornando enquanto disfrutas dele
Já que foi mencionado, porque é que o 1200 é mais caro do que o 1300? Devido aos consumos?

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

olá

porque é mais antigo e mais procurado
alexandre vicente

DFigueira

Post by DFigueira »

superalex wrote:olá

porque é mais antigo e mais procurado
Olá,

E em questões de consumo com o 1300? Sei que pode parecer estúpido perguntar isto, mas sempre quis um carro antigo como daily driver. Era para ter ficado com um Volvo 142 para isso mas apareceu problemas de € e acabei por ficar com um ZX que consome +/- 8.5/9 - daí a pergunta.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

o motor acaba por ter pouca importância. podes meter um motor 1300 ou maior num 1200

escolhe primeiro o que gostas mais e depois logo te preocupas com pormenores
alexandre vicente

DFigueira

Post by DFigueira »

superalex wrote:o motor acaba por ter pouca importância. podes meter um motor 1300 ou maior num 1200

escolhe primeiro o que gostas mais e depois logo te preocupas com pormenores
Vai ficar por um dos dois... ou 1200 ou 1300. É o que aparecer. Provavelmente o 1300, já que 1200 é mais caro. Ainda estive a olhar também para os super de 71 (ainda com o volante clássico) mas continuo a gostar mais dos standard.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

se o teu objectivo é ter um carro para disfrutar dele, independentemente do seu valor comercial ou item de colecção, não tens vantagens num standard porque na verdade qualquer deluxe se pode transformar em standard

se fosse eu, e de certeza que o com o tempo me vais dar razão, pois pelo que me parece os teus gostos assim o apontam, ia para um 1200... a não ser que te apareça um 1300 cujo valor ou estado seja de aproveitar sem hesitações
alexandre vicente

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Standart FTW!

Post Reply