Dúvida no aperto de rótulas

Post Reply
jrlima

Dúvida no aperto de rótulas

Post by jrlima »

Desculpem estar a abrir um tópico para colocar uma questão tão básica, mas já estou farto de pesquisar e não encontro resposta.
Tirei o braço da direção do lado do condutor porque tinha uma rótula toda "janada" e troquei as duas rótulas. Para as tirar, utilizei um extrator de rótulas, até aqui tudo bem.
O meu problema é para as voltar a meter. Com a falta de espaço que há para ali não consigo usar o extrator (em vez de o apertar por baixo apertaria por cima). A dúvida é:
-Para meter as rótulas devo usar o extrator ou basta apertar as porcas com força que as rótulas acabam por entrar à pressão?

Obrigado!

rolando lima
✘✘✘✘

Re: Dúvida no aperto de rótulas

Post by rolando lima »

As rotulas tem de ser montadas numa prensa (hidraulica de preferencia) montar isso com o aperto é a mesma coisa que dar folga ás rotulas, e não sei se será possivel entrarem!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

jrlima

Post by jrlima »

rolando lima wrote:As rotulas tem de ser montadas numa prensa (hidraulica de preferencia) montar isso com o aperto é a mesma coisa que dar folga ás rotulas, e não sei se será possivel entrarem!
Quer isso dizer que não me safo sem ir a uma oficina e pedir para me fazer isso?
E é preciso desmontar alguma coisa, ou basta tirar o pneu?

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

tens de tirar o braço e levar juntamente com a rotula!
Um abraço.

jrlima

Post by jrlima »

rolando lima wrote:tens de tirar o braço e levar juntamente com a rotula!
Não me devo ter feito entender.
Percebo pouc disto às tantas estou a dar o nome errado às coisas. Já ponho uma foto. :)

jrlima

Post by jrlima »

rolando lima wrote:tens de tirar o braço e levar juntamente com a rotula!
O que quero é colocar o braço no carro. Se levar alguma coisa à oficina, tenho que levar tudo! :mrgreen:
Portanto tenho que fixar as rótulas na caixa da direção e na roda.

Quero colocar isto:
Image

Aqui:
Image

A dúvida é nos apertos das porcas. Aquilo entra à pressão e para tirar precisei de um extrator de rótulas. A questão: e para colocar? Basta apertar as porcas com força?

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Ou eu compreendi mal ou não sei, mas compreendi que eram as rotulas de suspensão. sendo as da direção a coisa torna-se muito mais fácil. é só apertar, mas ter em atenção que isso é conico e só entra num sentido.
Um abraço.

Post Reply