Carocha - Projeto em vista

MonteiroTheMan

Carocha - Projeto em vista

Post by MonteiroTheMan »

Muito bom dia,

Como disse na aba "apresentações" este é o tópico em que irei expor as minhas ideias para fazer no meu futuro carro , sendo este um vw carocha .
Não quero nenhum modelo raro nem dispendioso onde as peças são o mais dificil de encontrar ...
Quero algo "comum" em que o lote de peças disponiveis sejam abrangentes e baratas ... quais modelos devo procurar segundo esta ideia ?

O meu plafond inicial é de 2000-2500 euros e pretendo um modelo em "boas" condições , que circule devidamente , mais propriamente um daily car , não precisa de estar impecável a nivel de chaparia nem interiores nem é isso que pretendo , apenas que a parte mais importante (motor) esteja em boas condições e apenas necessite de uma boa revisão .

1's modificações:
-Revisão completa ao motor
-Instalação de um rádio actual + 2 colunas á frente ( nada de furar chapeleiras ou forros )
-Alargamento das jantes e instalação de uma air ride ( nada muito complicado, apenas que suba e desça devidamente e de forma razoável , não quero nada de muito extravagante e complicado - fica-me a 1750 euros com a mao de obra já incluida, mas como é obvio , só irá ser feito quando houver euros, coisa que não abunda muito por aqui :) )

Exemplos de projetos "lá fora" de que adoro muito : (Não quero nada complicado , simples e bonito com a única componente assim mais outside ser a air ride/ suspensão a ar)

Video do youtube : 0:23 podem ver como se comporta a air ride que pretendo [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=OE8c3y6OlHQ[/youtube]
Na minha opinião o exemplar do video é o auge do meu projeto , retirando o fato de este ter demasiados detalhes que já me ultrapassam, nomeadamente as caveiras, coisa que não aprecio

Exemplos de imagens :

Image

Image

Image

nesta imagem podem ver o sistema de fitment que pretendo , e será este o conjunto jante mais pneu que pretendo:
Image

Podem responder-me ás questões ? resumindo : Qual o modelo com que iria ficar mais bem servido a nivel de material disponivel ? a nivel de fiabilidade qual o melhor ? onde posso encontrar conjuntos de jante + pneu e pneus com a lista branca ? em quanto me ficam esses pneus ?

Ps - não sei qual o modelo, mas penso que seja o 1303 s (?) que tem a bagageira maior, é o único modelo que aprecio menos ...

Cumprimentos e obrigado pela atenção
João Monteiro

Ricardo Dias
✘✘

Re: Carocha - Projeto em vista

Post by Ricardo Dias »

Para o projecto em questão acho que o 1303 não é o que se adequa mais. Basta veres pelas fotos e pelo video que escolheste.

Sinceramente, o do video acho que tem mariquices a mais mas é um projecto engraçado, embora não me seduza muito.

Eu digo sempre o mesmo, opta pelo modelo que mais gostares, vai dando uma vista de olhos pelos carros que existem aqui no forum, compara preços e vai tirando as tuas dúvidas. Não te mandes de cabeça para o 1º que aparecer.

MonteiroTheMan

Post by MonteiroTheMan »

Sim , eu sou da mesma opinião que tu e até referi esses aspectos também

Não sei se percebeu mal , mas eu referi que o 1303 era o que eu apreciava menos por ter a "mala" mais longa , logo esta fora de questão esse modelo

Já agora , nas fotos que eu apresentei parece ser sempre o mesmo modelo...alguém me pode dizer qual é ?

talagaia

Post by talagaia »

o das fotos é um 1200/1300 entre 1961/65...

para andares com ele 5cm mais alto nao precisas de suspençao a ar, podes perfeitamente circular com ele. :mrgreen:
Volksporsche engine 911 2.2t

MonteiroTheMan

Post by MonteiroTheMan »

A suspensão a ar neste caso era para andar com ele sempre o mais rasteirinho possível dentro dos limites do piso , e como à saída da minha rua aquilo quase parece uma encosta a suspensão a ar é quase uma obrigatoriedade eheh

Já agora , a suspensão a ar só levanta e baixa 5 cm ? Então nunca conseguirei obter o fitment da carroçaria com as rodas presente nas fotos correto ?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Hum... pela maioria das fotos tens aí um modelo pós 64... as janelas são mais altas do que as usadas até esse ano...

Sobre o sistema de ar para a suspensão... não faço a menor idade...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

pelas fotos que colocaste, penso que te inclinas para os 1200. embora alguns deles sejam 1300, estão mascarados de 1200 e todos eles estão bastante rebaixados

eu tenho um 1200 rebaixado com jantes de origem alargadas, as de trás mais que as da frente. uso pneu mais alto atrás e na frente para não raspar nos guarda-lamas uso os pneus do smart (não me recordo agora a medida). a ponte da suspensão da frente está com a largura de origem.
dá uma vista de olhos ao meu tópico:

viewtopic.php?f=23&t=4571&start=150

vivo no algarve onde as estradas têm poucos buracos e há poucas lombas e acho que o meu carro está no limite do que se pode rebaixar sem andar com o coração aos saltos. apenas é preciso ter cuidado com as lombas e uma ou outra entrada/saída de parque de estacionamento. subir lancis é para esquecer e cada buraco ou tampa de esgoto mais alta faz disparar a pulsação.

uma air ride é só mesmo para deixá-lo cair quando estiver estacionado porque para andar chega perfeitamente uma regulação atrás e um kit de rebaixamento na ponte ou umas mangas de eixo rebaixadas
alexandre vicente

MonteiroTheMan

Post by MonteiroTheMan »

Muito obrigado pelo teu contributo superalex.

O teu carocha está simplesmente brutal !! Gosto muito !! Podes-me dizer em quanto ficou o rebaixamento no total e em quanto te ficou alargar as jantes originais ? Pois é esse fitment que pretendo, já agora , conseguidas alargar mais a jante ou já está mesmo no limite ?

O meu problema é a saída da minha rua... Para terem noção, a carrinha da família ( Citroën c4 grand Picasso ) muitas vezes raspa com o para choques se o carro não for na posição dita correta , e é mais por essa razão o investimento na Aïr ride

Pirata
✘✘

Post by Pirata »

Bem vindo a esta loucura!

Penso que tens um problema de iniciante, problema esse que eu também tinha quando estava na tua fase de projeto na cabeça e recolha de ideias.

E esse problema é que não percebes nada dos modelos nem conheces absolutamente nada, o que me leva a concluir tal coisa é a pergunta que fizeste sobre o modelo!

Mas isto não é insultuoso heim, não me leves a mal pois eu passei pelo mesmo, o melhor conselho que te posso dar é investigares bastante, aqui no fórum aprendes bastante e depois tens o mundo na tua mão com o Google!!! Nunca te esqueças que o sistema a ar que pensas que queres pôr no carro para ele ter o look baixo quando está parado custa o mesmo que o valor que queres gastar pelo carro, ou seja o sistema air ride mais (atenção eu disse MAIS) todas as transformações que a estrutura do carro tem que ser sujeita, cortes de chapa em toda a frente do carro, corte da chaparia de apoio às luzes da frente (de modo a que as rodas depois de estar na posição máxima tenham onde se enfiar), corte dos suportes de amortecedor, cortes das pinças da traseira depois de rebaixadas ao máximo, horas de mão de obra para fazer tudo isto e desmontagem de toda a frente do carro e reforço da estrutura......de certeza fica em mais de 2500€ ou então fazes tu na tua garagem para poupar os euros.

É fácil, pode copiar o trabalho dos PANSCRAPERS seguindo as fotos dos trabalhos de oficina.

Mas, acima de tudo não desistas, o meu conselho é mesmo investiga ao máximo, compra um carro a andar e vais fazendo as coisas aos poucos, até porque vais deparar-te com situações que não vão fazer sentido fazer em Portugal para não teres problemas de futuro.

E nunca te esqueças que os carros mais bonitos e baixinhos que vês na net são carros de exposição ou de mecânicos que quando acontece algo ao carro desmontam, arranjam e voltam a montar.

Alguma coisa apita e aparece por exemplo no próximo domingo na concentração do seixal para ires apercebendo de algumas coisas.
VW 1302. A FAZER FAÍSCA DESDE 1972

Blog pessoal VOLKS-AR

MonteiroTheMan

Post by MonteiroTheMan »

Sim pirata , estou mais ou menos nessa situação...

Tenho algumas luzes , descartou a hipótese dos split e dos ovais ... O 1303 s que tem a bagageira mais longa também está descartado , os mais "modernos" com os manómetros da velocidade acima do tablie , como demonstra a seguinte imagem , também estão descartados ...

Image

Esses rebaixamentos extremos , não nem de perto é essa a minha intenção. A minha ideia é chegar ao nível do carro do superalex mas instalar uma Aïr ride porque é impossível para mim andar com uma suspensão "fixa" ( pois é regulável).

O video que eu postei logo na apresentação podem ver o nível de rebaixamento que pretendo e com a Aïr ride montada .... Penso que não tenha exigido o trabalho todo que mencionaste ou exigiu pirata ?

Como disse , a minha ideia não é andar com ele aos fins de semana , mas sim desfrutar dele enquanto meu carro do dia a dia , irei fazer poucos km e se fizer viagens de norte a azul decerto que não o devo levar...

Não quero que ele fique 1 ano numa garagem para poder ter o fitment certo ou o rebaixamento perfeito mas sim andar com ele baixinho , sem exageros e quando houvesse um piso mais irregular ai sim a Aïr ride actuaria

Cumprimentos ( peço desculpa pelos erros mas muitas vezes o corretor automático prega partidas xD)

talagaia

Post by talagaia »

uma suspençao a ar de amortecedor o mais usado nos vw´s no maximo faz 7 cm... o que é muita coisa ja embora nao pareça...
depois podes optar por algo mais complicado como bolsas ai ate podes dar uns saltinhos :) mas muito mais caro e muitooo trabalho.
Volksporsche engine 911 2.2t

MonteiroTheMan

Post by MonteiroTheMan »

Exato , é mesmo isso que pretendo ...

O orçamento que me deram ficava a 1450 euros o material e 300 euros a montagem ... Eu como não percebo grande coisa do sistema estava inclinado para deixar a montagem com eles perfazendo um total de 1750 euros

MonteiroTheMan

Post by MonteiroTheMan »

Não , saltinhos já me ultrapassa e nem gosto !

Suspensão a ar chega optimamente para o que pretendo.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

MonteiroTheMan wrote:Muito obrigado pelo teu contributo superalex.

O teu carocha está simplesmente brutal !! Gosto muito !! Podes-me dizer em quanto ficou o rebaixamento no total e em quanto te ficou alargar as jantes originais ? Pois é esse fitment que pretendo, já agora , conseguidas alargar mais a jante ou já está mesmo no limite ?

O meu problema é a saída da minha rua... Para terem noção, a carrinha da família ( Citroën c4 grand Picasso ) muitas vezes raspa com o para choques se o carro não for na posição dita correta , e é mais por essa razão o investimento na Aïr ride
as minhas jantes de trás comprei-as já alargadas. eram de um buggy e foram feitas através do corte da parte de fora da jante e colocação de uma virola com com cerca de 5 ou 6cm. as da frente cada uma foi feita com duas jantes: cortaram a aba de foras mesmo pelo limite da curva de fora e soldaram a aba de fora da outra jante mas cortada pela parte de mais a dentro possível. ficaram com mais 2 a 3 cm. repara que a parte alargada é lisa, tanto nas que eram de buggy como nas que alarguei. não gosto de ver o ressalto quando são alargadas depois do lábio de fora

quanto a preços, as de buggy só me lembro que foram baratas, estavam velhas. as alargadas custou-me 10 euros cada jante (usada) e o trabalho 20 cada jante também

quanto ás questões que colocas, é sempre possível alargar mais as jantes mas depois tens de as enfiar dentro dos guarda-lamas. tanto as minhas da frente como as de trás, estão no máximo sem ter de alargar guarda-lamas, faltam milimetros até rasparem. isto usando a ponte de suspensão e a transmissão de origem sem qualquer corte ou modificação. a suspensão trazeira foi regulada apenas e a da frente levou sway-a-way
quanto baixou não sei mas se quiseres posso te dar as medidas de pneus e altura a que está do chão.
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

quanto á aquisição da viatura, aposta no 1200, entre 1960 e 1966. são as carroçarias mais bonitas e já tens todas as comodidades de um carro moderno (piscas, caixa sincronizada, bons travões, etc)
alexandre vicente

Post Reply