1302s 72 (duvidas + duvidas...)
-
rolando lima
- ✘✘✘✘
- rmoreira
- ✘✘✘
Obrigado Dionísio!!dionisio alves wrote:@rmoreira
Dionísio, como é que podemos obter este certificado? E qual é o museu, quais os custos?
Peço desculpa pela ignorância, mas pareceu-me muito interessante saber todas as informações sobre o meu carro.
O meu amigo, entra no Google e escreve, "Stiftung AutoMuseum Volkswagen", se não souber Alemão o melhor é por o Google a traduzir, porque senão vai andar ás aranhas. Preenche um formulário que ~lá aparece e preenche. Eles depois respondem para o mail e dão as maneiras de pagar, eu fiz por transferencia bancaria em casa através de homebanking. O custo são 35,00.
Não pesco nada de alemão, mas vamos la a ver se o google traduz
-
dionisio alves
`antoniocarlos wrote:Que grande trapalhada...
Quer dizer que o nº de motor no livrete original e no carro são iguais...
Mas no livrete diz 1600cm3 e o carro tem um AB de 1300cm3...
Esta não é fácil de perceber!
O facto de na tampa de motor estar a designação 1302LS quer dizer de ""luxo e motor 1600!
Ou não?
Caro António é isso mesmo, o livrete menciona 1302S e 1.584 cm3, no entanto eu já sabia que era um 1300cm3 devido ao prefixo AB. O nº de motor encontra-se correcto na análise entre o Certificado VW e o livrete, o que com a resposta que recebi agora do Museu VW, o carro é efectivamente um 1302 e não um 1302S, ou seja o livrete está errado.
Esta dúvida encontra-se definitivamente esclarecida
É efectivamente um 1302, mas sem S
Cumprimentos do Algarve
Cumprimentos do Algarve
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
-
dionisio alves
No que concerne a outras dúvidas, tenho de me armar em Sherlock Holmes, e vou tentar saber algumas coisas mais através do IMTT..
Uma das dúvidas agora, é em relação á cor original, que o Museu VW voltou a afirmar ser Brilliant Orange e não White Pastel. Agora que o carro é Branco é, e não há vestigíos de ter sido de outra cor que não branco e o livrete menciona branco. Vou tentar junto do IMTT saber qual a cor no 1º Livrete. Será que na altura eram daltónicos
Os opcionais M425 e M307, é que os senhores do Museu VW, não conseguiram identificar, porque dizem que são opcionais especiais para os carros C-K-D-vehicles.
C-K-D quer dizer "completely knocked down" - ou sejam os opcionais e outras peças em particular, foram feitas na Alemanha e enviadas desmontadas em caixas de cartão para as diversas fábricas no mundo, pelo que não conseguem dizer qual a fábrica onde foi feito.
Só pode ser a Bélgica, em virtude do símbolo Be em todos os vidros e restos de um autocolante, no porta-luvas.

Uma das dúvidas agora, é em relação á cor original, que o Museu VW voltou a afirmar ser Brilliant Orange e não White Pastel. Agora que o carro é Branco é, e não há vestigíos de ter sido de outra cor que não branco e o livrete menciona branco. Vou tentar junto do IMTT saber qual a cor no 1º Livrete. Será que na altura eram daltónicos
Os opcionais M425 e M307, é que os senhores do Museu VW, não conseguiram identificar, porque dizem que são opcionais especiais para os carros C-K-D-vehicles.
C-K-D quer dizer "completely knocked down" - ou sejam os opcionais e outras peças em particular, foram feitas na Alemanha e enviadas desmontadas em caixas de cartão para as diversas fábricas no mundo, pelo que não conseguem dizer qual a fábrica onde foi feito.
Só pode ser a Bélgica, em virtude do símbolo Be em todos os vidros e restos de um autocolante, no porta-luvas.
Cumprimentos do Algarve
Cumprimentos do Algarve
-
dionisio alves
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
dionisio alves
Pois é isso que eu tou a ver que vou fazer mesmo. Mais logo vou mas é copiar a tampa do motor do Paprika, já que nada bate certo que se lixe!!!Hong Kong Syndicate wrote:Dioniso, ja que há trapalhada que sabemos nos documentos, faz o acerto da plataforma para tudo concordar e pinta o carro com a core mais ao teu gosto dentro das disponíveis na época. E esquece os integrismo Vintage.
Cumprimentos do Algarve
Cumprimentos do Algarve
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
A tua base pode ser adaptada a imensas tendências, por isto, o melhor a fazer de momento é restaurar a chapa na regras da arte, e ver o que se faz e esta ao teu gosto consultando sites, forum, ir a encontros de clássicos. German, Sleeper, ou mesmo uma preparação de época. A imaginação e a carteira são os únicos limites.
Now I have a machine gun HO-HO-HO
-
HUGO bOSS
- Site Admin
E que tal este mail que me enviaram de Wolfsburg sobre o meu 1302, só para aumentar a confusão?
Dear Mr. Pereira,
Thank you for your e-mail to our collegue Mrs. Hendel.
You are right. In our sales handbook is the model 113 121 a type VW 1302 with 44 bhp and 1.3 Liter. Indeed these handbooks were containing only the German equipment. The engine number B 026 734 is the original engine number of the vehicle with the chassis number 111 2 133 XXX and the engine code number "B" is an 47 bhp, 1.6 liter engine. German Volkswagen Beetles in model year 1971 were fitted with 34 bhp and 1.2 l or 44 bhp an 1.3 l. Export vehicles have as a rule a higher power equipment. . . so your vehicle must have an 47 bhp-1.6-engine.
In the model year 1971 exist following Volkswagen Beetle models:
model 111 011
VW 1200 with 34 bhp, 1.2 liter
model 111 021
VW 1200 with 44 bhp, 1.3 liter
model 113 011
VW 1300 with 34 bhp, 1.2 liter
model 113 021
VW 1300 with 44 bhp, 1.3 liter
model 113 111
VW 1302 with 34 bhp, 1.2 liter
model 113 121
VW 1302 with 44 bhp, 1.3 liter
model 113 131
VW 1302 S with 50 bhp, 1.6 liter
model 151 131
VW 1302 LS Convertible with 50 bhp, 1.6 liter
The German vehicles with an 50 bhp engine have the engine code number AD or AS. The engine code number B is for export vehicles.
We hope, we could clearing up these discrepancies.
Yours sincerely
Christine Neefe
Stiftung AutoMuseum Volkswagen
Dear Mr. Pereira,
Thank you for your e-mail to our collegue Mrs. Hendel.
You are right. In our sales handbook is the model 113 121 a type VW 1302 with 44 bhp and 1.3 Liter. Indeed these handbooks were containing only the German equipment. The engine number B 026 734 is the original engine number of the vehicle with the chassis number 111 2 133 XXX and the engine code number "B" is an 47 bhp, 1.6 liter engine. German Volkswagen Beetles in model year 1971 were fitted with 34 bhp and 1.2 l or 44 bhp an 1.3 l. Export vehicles have as a rule a higher power equipment. . . so your vehicle must have an 47 bhp-1.6-engine.
In the model year 1971 exist following Volkswagen Beetle models:
model 111 011
VW 1200 with 34 bhp, 1.2 liter
model 111 021
VW 1200 with 44 bhp, 1.3 liter
model 113 011
VW 1300 with 34 bhp, 1.2 liter
model 113 021
VW 1300 with 44 bhp, 1.3 liter
model 113 111
VW 1302 with 34 bhp, 1.2 liter
model 113 121
VW 1302 with 44 bhp, 1.3 liter
model 113 131
VW 1302 S with 50 bhp, 1.6 liter
model 151 131
VW 1302 LS Convertible with 50 bhp, 1.6 liter
The German vehicles with an 50 bhp engine have the engine code number AD or AS. The engine code number B is for export vehicles.
We hope, we could clearing up these discrepancies.
Yours sincerely
Christine Neefe
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Um "1300" tem motor 1300, e um "1300S" um motor 1600. Mas para sermos então lógicos, um carro com motor 1300 deveria ser um "1200S"...
E pelo que me ensinou o JorgeR o "S" significa "sonder" = "special" em inglês = "especial" em português, e não "super", como tanta gente julga.
O uso da letra "L" no modelo, como por exemplo em "1300LS" significa acréscimo de "equipamento de Luxo", coisas hoje banais, como desembaciador do vidro traseiro, quatro piscas simultâneos, mostrador de gasolina, pálas de sol almofadadas e com espelho, etc, dependendo da época e modelo...
Ou seja, se for "LS" é Luxo Especial. Não confundir com a sigla ao contrário, dos mercedes "SL" que é "sport leicht", "desportivo leve (ligeiro)", ou até com "RS" = renn sport = desportivo de corrida.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
dionisio alves
HKS, vou dormir sobre o assunto, mas só depois de saber tudo tudinho, agora já não paro
Miguel Brito, o zef tem razão, ou seja a designação 1302 S confunde os compradores e os donos de VW, pois muitos pensam que 1302 S quer dizer 1302 Sport ou mesmo 1302 Super Beetle, nada mais errado. O S deriva de "Sixteen Hundred" ou seja 1600. Agora na questão do LS tens razão, mas ao que tenho lido e investigado, a desiganação LS era para os VW descapotáveis, logo a minha chapinha com essa designação foi colocada á posteriori, se calhar aquela que o anterior dono, encontrou á venda mais rapidamente
No que toca á questão que colocas, em relação á mente alemã no que concerne aos VWs, porque é que não existem 1200S, tudo deriva do facto dos 1302 ou os 1302 S, serem a transição dos modelos antigos para os modernos, só foram fabricados durante dois anos, em que as principais alterações foram ao nível, do vidro pára-brisas direito "flat" e a suspenção dianteira MacPherson, o que para além de traduzir uma condução melhor e permitir uma melhor manobrabilidade do carro, permitiu ter mais espaço na ~bagageira, pois o pneu suplente passou a estar deitado, ao contrário dos 1200 e 1300.
Miguel Brito, o zef tem razão, ou seja a designação 1302 S confunde os compradores e os donos de VW, pois muitos pensam que 1302 S quer dizer 1302 Sport ou mesmo 1302 Super Beetle, nada mais errado. O S deriva de "Sixteen Hundred" ou seja 1600. Agora na questão do LS tens razão, mas ao que tenho lido e investigado, a desiganação LS era para os VW descapotáveis, logo a minha chapinha com essa designação foi colocada á posteriori, se calhar aquela que o anterior dono, encontrou á venda mais rapidamente
Cumprimentos do Algarve
Cumprimentos do Algarve
-
dionisio alves
Hugo Boss, aqui vai a minha exposição depois de ter recebido o certificado:
Dear xxxxxx
I thank you for your quick response as I have already received the birth certificate (attachement), however I still have some doubts with regard to the following items:
1. The colour designated in the certificate is "L20B - Brilliant orange"; seems inaccurate as after survey, I have not found any vestige indicating that colour. The car is white, as indicated in the Portuguese booklet which leads me to think that it is a L90D white;
2. The certificate indicates 1302S, although it is a 1.3 litre engine, which to my knowledge, through what I have learnt in reading magazines, books and in the Portuguese forum of aircooled VW, the 1302S are equipped with front disk breaks (which I don't have); the S stands for 1600 (and my engine is AB prefix 1.3);
3. Due to luxury items in the car as: padded dash, rubber bumper inserts, reversing lights, 2nd ash tray in the rear, a glove compartment lock, anti-dazzle rear view mirror, a 2-speed fresh air blowe, could it be possible that these caracteristics are unique that brings you to say that the model is a 1302S?
4. Would it be possible to inform me in which factory my car was made?
In response to my email, will you please confirm item 1 & 2 and inform if it could have been a research mistake or if the information is correct?
Please could you reply at your earliest convenience,
Hoping to hear from you soon
Best regards
AGORA A RESPOSTA:
Dear
Thank you for your e-mail to our colleague xxxxxx.
We checked once more the data of your vehicle with the chassis number 112 2 632 xxx at the data base of Volkswagen.
1. The original colour is L 20 B Brilliant Orange, not L 90 D Pastel White.
2. The engine code number must be "AD" with 50 DIN-PS and 1.6 Liter capacity. You are right, here is a mistake in the certificate. A matter of course, we draw up a new correct certificate.
3. Unfortunately, we are not more able to identified the two options of your vehicle M 425 and M 307. These options were special options for C-K-D-vehicles.
4. C-K-D means "completely knocked down" - the particular devices were produced by Volkswagen in Germany. These devices were ship in cartons to Volkswagen factory in foreign countries. It was not mentioned, in which factory your car was made.
We ask for your understanding.
Yours sincerely
Dear xxxxxx
I thank you for your quick response as I have already received the birth certificate (attachement), however I still have some doubts with regard to the following items:
1. The colour designated in the certificate is "L20B - Brilliant orange"; seems inaccurate as after survey, I have not found any vestige indicating that colour. The car is white, as indicated in the Portuguese booklet which leads me to think that it is a L90D white;
2. The certificate indicates 1302S, although it is a 1.3 litre engine, which to my knowledge, through what I have learnt in reading magazines, books and in the Portuguese forum of aircooled VW, the 1302S are equipped with front disk breaks (which I don't have); the S stands for 1600 (and my engine is AB prefix 1.3);
3. Due to luxury items in the car as: padded dash, rubber bumper inserts, reversing lights, 2nd ash tray in the rear, a glove compartment lock, anti-dazzle rear view mirror, a 2-speed fresh air blowe, could it be possible that these caracteristics are unique that brings you to say that the model is a 1302S?
4. Would it be possible to inform me in which factory my car was made?
In response to my email, will you please confirm item 1 & 2 and inform if it could have been a research mistake or if the information is correct?
Please could you reply at your earliest convenience,
Hoping to hear from you soon
Best regards
AGORA A RESPOSTA:
Dear
Thank you for your e-mail to our colleague xxxxxx.
We checked once more the data of your vehicle with the chassis number 112 2 632 xxx at the data base of Volkswagen.
1. The original colour is L 20 B Brilliant Orange, not L 90 D Pastel White.
2. The engine code number must be "AD" with 50 DIN-PS and 1.6 Liter capacity. You are right, here is a mistake in the certificate. A matter of course, we draw up a new correct certificate.
3. Unfortunately, we are not more able to identified the two options of your vehicle M 425 and M 307. These options were special options for C-K-D-vehicles.
4. C-K-D means "completely knocked down" - the particular devices were produced by Volkswagen in Germany. These devices were ship in cartons to Volkswagen factory in foreign countries. It was not mentioned, in which factory your car was made.
We ask for your understanding.
Yours sincerely
Cumprimentos do Algarve
Cumprimentos do Algarve
-
estevo
- ✘✘✘
Designações oficiaisdionisio alves wrote:"... a designação 1302 S confunde os compradores e os donos de VW, pois muitos pensam que 1302 S quer dizer 1302 Sport ou mesmo 1302 Super Beetle, nada mais errado. O S deriva de "Sixteen Hundred" ou seja 1600. Agora na questão do LS tens razão, mas ao que tenho lido e investigado, a desiganação LS era para os VW descapotáveis, ..."
L = Luxus
S = Super
Nota:
- O "L" tem a ver com um equipamento de luxo, independentemente de ser Sedan ou Conversível, sendo que todos os Conversíveis vinham obviamente equipados com o pacote de Luxo.
- O “S” apareceu apenas para distinguir a versão 1300 da 1600.
(o\ | /o)