cheiro a gasolina e mostrador marado

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Se não tens compressor, uma lata de spray de ar comprimido para computadores (vende-se em loja de electronica) serve bem.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

dom

Post by dom »

jcse wrote:filtro de ar em cone??? Se é o que estou a pensar, mais vale ficares quieto. Se ainda tens o filtro de origem fica com ele, porque é muito superior a todos os outros em termos de qualidade. Filtra melhor que os de papel e é menos restritivo.

João
HUGO bOSS wrote:Existem filtros de papel nos últimos 1300cc e nos motores tipo 4...
Mas esses de cone... deverão ser aqueles de competição, que sinceramente, não adiantam em nada a performance... só darão barraca nas afinações e mistura do ar com a gasolina... deixa ficar o original... :wink:
Boa tarde :)

Sim, eu estava a pensar em meter um filtro tipo isto:
Image

como sabem, eu nao percebo nada de mecânica, apenas o que ouço falar (no geral) por isso eu vos falei.
Eu queria meter este filtro porque pelo que me apercebi em certos carros, o barulho fica um bocado mais bonito com este tipo de filtro, agora o que vai derivar da colocação deste, sinceramente nao sei.
jcse wrote:Em relação ao carburador convêm comprar um kit de juntas antes de o desmontar. O carburador não tem muitas peças. Se sabes trocar as velas também sabes desmontar o carburador.

O problema é ter acesso a ar comprimido para soprar todos os furos do carburador. Desmonta com calma e aponta o lugar onde as peças estavam e a sua posição.( só é necessário a 1º vez) Usa óculos de protecção quando tiveres a trabalhar com ar comprimido.

Os único parafusos que precisam de afinação são:
1- O do encosto do cabo do acelerador que deve encostar levemente no último resalto e depois mais meia volta
2- O grande do lado esquerdo que só serve para regular as rotações ao relanti (850 a 900 rpm)
3- O mais pequeno que depois de apertar todo até ao fim e com MUITO CUIDADO, desapertas 3 voltas.
4- A porca que segura a bomba de aceleração do lado direito que tem um + e -

Quando fores à inspecção e o carro apresentar um CO superior a 4% apertas um pouco o parafuso mais pequeno, primeiro pede com delicadeza se o podes fazer. Geralmente não dizem que não.

João

PS: Também podes comprar uma sonda Lambda de 3 fios e afinas tu o CO em casa.
Este é o meu carburador:

Image

Image

Image

Image

E este é o meu motor:

Image

Quanto a desmonta-lo, limpa-lo, etc, nao me quero atrever a fazer-lo sozinho, tenho medo :oops: !! prefiro que alguem o faça e que eu veja a fazer, e depois já é mais facil...
Mas tenho que tratar disso sim, porque o carro tá com o relantim mto elevado (1100rpm +/-) e é instável, como já referi umas vezes acelera, outras quase que vai abaixo.

ps: estão a ver aquela pecinha cinzenta (na caixa do filtro de ar) que está ao lado daquele tubo de malha de aço (do óleo?) ela costuma-me encravar em cima [ou seja, algo fica aberto] e o antigo dono disse-me que o carro fica a consumir mais...é verdade? e como posso fazer com que nao encrave?
Hong Kong Syndicate wrote:Se não tens compressor, uma lata de spray de ar comprimido para computadores (vende-se em loja de electronica) serve bem.
Disso há-de tratar o mecânico!! eheh, mas obrigado nao tinha pensado nisso. :)

Continuação de boa tarde,
Cumprimentos
Domingos Carvalho

1302S

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

dom wrote:
ps: estão a ver aquela pecinha cinzenta (na caixa do filtro de ar) que está ao lado daquele tubo de malha de aço (do óleo?) ela costuma-me encravar em cima [ou seja, algo fica aberto] e o antigo dono disse-me que o carro fica a consumir mais...é verdade? e como posso fazer com que não encrave?
Aquele tubo serve para ventilar os cárter (bloco). Há sempre gases da combustão que passam pelos segmentos para o cárter. O cárter tem que ser ventilado. Esse tubo puxa os gases de dentro do cárter. Quando o carro está ao relanti consume pouco ar e se juntarmos gases queimados do cárter a esse pouco ar o motor ficava a trabalhar muito mal, falhava e ia a baixo. Para evitar isso foi colocado uma borboleta com um peso (peça cinzenta) a tapar esse tubo. Só quando aceleramos e entra uma certa quantidade de ar predefinida pelos Eng. da VW é que essa borboleta abre.

Conclusão : O cárter só ventilado quando o motor não está ao relanti. Esse processo ainda hoje existe nos carros modernos, mas agora é utilizada uma válvula com um peso no interior, encaixada no cárter e com um tubo ligado ao filtro de ar.

João

PS: Eu deixo o meu carburador de molho de um dia para o outro em diluente celuloso.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Atenção que o teu motor não pode andar sem aqueles tubos que saiem da turbina. Se é para andar sem os tubos tens que tapar os buracos na turbina e em baixo.

Outra coisa esse carburador não é desse carro.

João

Diogo

Post by Diogo »

Boa tarde, decidi pedir-vos ajuda, tou com um problema no meu manometro e nao sei por onde devo começar. O mostrador da gasolina nao se mexe, nao mexe rigorosamente nada, mas penso que o carro ainda tem gasolina, ja esperimentei outro manometro e a gasolina continua sem dar, ja nao sei do que possa ser, se do estabilizador, ou se mais alguma coisa pode ter acontecido, alguem me pode ajudar ou dar alguma sugestao por onde devo comecar? 1 abraco e cumprimentos

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Pelos fusiveis!!!.
Com um multímetro podes verificar se o circuito está interrompido em algum sitio.

João

Diogo

Post by Diogo »

lol, ja fiz isso, bate td certinho :P ja tenho trabaho po fim de semana hehehe lol

dom

Post by dom »

jcse wrote:
dom wrote:
ps: estão a ver aquela pecinha cinzenta (na caixa do filtro de ar) que está ao lado daquele tubo de malha de aço (do óleo?) ela costuma-me encravar em cima [ou seja, algo fica aberto] e o antigo dono disse-me que o carro fica a consumir mais...é verdade? e como posso fazer com que não encrave?
Aquele tubo serve para ventilar os cárter (bloco). Há sempre gases da combustão que passam pelos segmentos para o cárter. O cárter tem que ser ventilado. Esse tubo puxa os gases de dentro do cárter. Quando o carro está ao relanti consume pouco ar e se juntarmos gases queimados do cárter a esse pouco ar o motor ficava a trabalhar muito mal, falhava e ia a baixo. Para evitar isso foi colocado uma borboleta com um peso (peça cinzenta) a tapar esse tubo. Só quando aceleramos e entra uma certa quantidade de ar predefinida pelos Eng. da VW é que essa borboleta abre.

Conclusão : O cárter só ventilado quando o motor não está ao relanti. Esse processo ainda hoje existe nos carros modernos, mas agora é utilizada uma válvula com um peso no interior, encaixada no cárter e com um tubo ligado ao filtro de ar.

João

PS: Eu deixo o meu carburador de molho de um dia para o outro em diluente celuloso.
Ya, percebi... mas tipo tem vezes que essa borboleta fica sempre aberta, porque esse peso encrava em cima, logo ta sempre a entrar ar, correcto?

Não percebi essa do carburador de molho, lool. . . :oops:

jcse wrote:Atenção que o teu motor não pode andar sem aqueles tubos que saiem da turbina. Se é para andar sem os tubos tens que tapar os buracos na turbina e em baixo.

Outra coisa esse carburador não é desse carro.

João

Isto que está assinalado a vermelho??

Image

o carro já vinha assim, qual é a finalidade? o que acontece se se mantiver assim?

por acaso estranhei quando vi, mas fiquei naquela. . . e para voltar a meter os tubos, é só segura-los com uma abraçadeira na saida da turbina e aponta-los em baixo? ou tem onde fixar em baixo?

Um Abraço
Domingos Carvalho

1302S

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Cum caraças, tanta coisa para rever...

Essencial, prioritário, urgente: tubos de cartão para controlar o fluxo de ar. Se tens os buracos abertos, o ar quente do escape entra no compartimento e o motor aquece, e rebenta mais cedo.

Image

1- Esparguete... Cuidado para não haver fios demasiado grandes e soltos que possam ser sugados pela turbina. Se necessário usar uma braçadeira plástica para segurar os ditos.

2- A ponta parece estar desfiada. Como está comprido, cortar cuidadosamente a ponta com lâmina de metal e voltar a prender.

3- O peso (3) pode ser facilmente fixo em aberto ou fechado, pondo uma braçadeira plástica a prender em (9) ou (E).

4- Entrada de ar.

5- A tampinha de borracha (5) não está bem encaixada no orifício das velas. Corrigir e verificar se estão as quarto tampinhas de borracha todas bem pressionadas no sítio, para evitar que o ar entre.

6- Mais uma vez, o tubo cinzento está montado invertido: a "bossa" deve ficar para cima e pode ser presa por um cordel ou braçadeira plástica à mola da tampa do filtro. A "bossa" visa impedir que algum escorrimento de gasolina consiga chegar à "bolacha" lá em baixo, do distribuidor.

7- O tubo de gasolina está grande demais e faz umas curvas esquisitas. Poderá ficar pela frente do tubo (6) para evitar encostar à bobine (a "coisa" cilindrica azul). Verificar se não está danificado e se verte.

8- O tubo de entrada de gasolina para a bomba é diferente do de saída, e de muito melhor qualidade.

9- Mola da tampa do filtro.

10- Parece faltar um parafuso na dobradiça da tampa.

Os tubos de cartão:

(A) liga com (B), e é igual a (C) que liga com (D).
(E) liga com (F) e é mais comprido, e fica um bocado retorcido.

Na pior das hipóteses, não metendo tubos, mete tampões de borracha e veda (A), (C) e (E) com um pedaço de oleado preso por braçadeiras metálicas de parafuso.

Assim que vedares (E) vais notar diferença no funcionamento, pois o ar que entra ao carburador passa a ser apenas por (4), e é mais fácil regular o ralenti..
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Image

Como (D) é um tubo forrado de entrançado por fora, é dificil avaliar o estado interior e pode estar a verter sem se saber. Por isso disse que o outro tubo sem forro é melhor. Foi o Ricardo serpa que me ensinou isto. O minímo que podes fazer é cortar uns 2 cm nesta ponta e voltar a encaixar, depois de lubrificar a ponta com Nivea, para não fissurar ao entrar. Por razões de seguranças, a braçadeira deveria ser fixa com arame ao corpo do carburador.

No parafuso (A) faltam as porcas... Pode desenroscar-se em andamento, e fica a deitar ratés e incerto (já me aconteceu...).

(B) Essencial!! Falta aqui uma peça! Falta um pequeno tubo cilindrico que mete esta mola dentro dele! Isto é essencial para uma boa acelaração. Sem isto, ao acelerares, a força do pedal perde-se, o carburador não abre convenientemente, e perdes cavalos, power, e speed! Estás a perder potência pela mola frouxa!...

(C) Existem umas "carapuças" de borracha especificas para proteger estes terminais.

Quanto ao carburador não ser deste modelo, só tem uma boa vantagem: gasta menos gasolina! :twisted:
Isso vê-se na base dele, pois está lá metida uma placa de adaptação entre o corpo do carburador e a tubagem inferior de admissão.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Nada de rolhas e tampas a tapar as saídas da turbina se tens ainda as caixas de aquecimento. Se as tiveres, tens de colocar os tubos.
O fluxo de ar que sai da turbina mesmo que quente permite arrefecer as caixas de aquecimento, e aliviar as cabeças do calor acumulado nas caixas. Esta fluxo consegue evacuar-se por os alçapões na parte superior das mesmas
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Vai pelo HKS, que tem razão. A minha solução de tampas e rolhas era apenas de emergência...

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

È um facto, as saidas da turbina so podem ser abolidas se as panelas de chaufage forem substituidas por tubos J, de outra maneira aquecem como os diabos, ou então retirar as blindagens em redor das alhetas que envolvem os tubos j, v-se muito em buggys.
Plastic cars sucks!

dom

Post by dom »

Um muito obrigado pela vossa dedicação! Estou muito agradecido. :)
Vou resolver isso o mais rápido possivel!!!

Como este, vários problemas deve ter mais, eu nem vos mostro o sistema electrico; se dizes que aquilo era esparguete. . . quando vires aquilo dizes que tas mergulhado numa panela dele...
:(

já reparei que o gajo era um 'intruja'. . . :( a dizer que nao havia problemas nenhuns, que tava tudo em ordem (inclusivé gabava-se que percebia de carochas) e no final é o que se vê. :?

sebem que nao sejam trabalhos que englobem graaaaaaaaaaaaaaande dificuldade em fazer (€€€) mas podia sempre ser sincero...

Enfim...

Um abraço, e mais uma vez obrigado
Domingos Carvalho

1302S

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

E esse motor já foi aberto.

O mais incrível é ninguém consegue montar o distribuidor na posição correcta. :shock:
Como não sabem montar o eixo do distribuidor depois do bloco estar fechado, porque só entra quando os cilindros estão numa determinada posição, colocam-no antes de fechar o bloco. Só por milagre é que fica na posição correcta.

É nestes pequenos detalhes que se vê a qualidade do mecânicos.

João

Post Reply