travoes 1300/1968

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

NÃO USAR DOT5 NÃO É COMPATÍVEL COM OS SISTEMAS DE TRAVAGEM MAIS ANTIGOS

As bombas e os bombitos não compatíveis com DOT 5 e vão gripar.

João

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Que eu saiba, a partir do DOT 4, o óleo de travão é compatível com os anteriores... :roll:
O DOT 5 é o que eu uso no meu e nunca tive problemas de aquecimento nem nada... bem sei que foi tudo novo, desde os tubos de metal, os flexíveis, cilindros, bomba principal e pinças da frente. O material já lá está há quase 4 anos e até agora tudo bem... :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O DOT3 e o DOT4 são compativés o DOT 5 não é e depende do sistema de travagem. O DOT5 tem silicone que evita que a água se misture, fazendo com que esta se acumule em pontos críticos. Muitas das borrachas dos travões também não são compativeis, levando à sua deterioração mais rápida.

DOT 5 é para carros com discos às quatro rodas que vão dos o aos 100km/h em 5 segundos e travão param em 30m quando vão a 100km/h. É outra guerra não tem nada a ver connosco. :wink:

João

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A informação que tinha era que o DOT 3 é que não se deveria misturar com os outros, principalmente com o de origem da VW e da Mercedes, aquele azul da ATE.
Essa situação do DOT5 em relação a acumulação de águas é que desconhecia. Até hoje está nivelado como foi feito no 1º dia. Achas que com as borrachas e tubos todos novos irá haver crise?

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Não sei. O fabricante das borrachas dos bombitos é que tem que te dizer.
O acumular de água é mínimo. Enquanto nos DOT3 e 4 a água fica misturada e por isso aconselham a troca do óleo de vez em quando. Também existe um aparelho para medir a quantidade de àgua no óleo. Com o DOT 5 fica mais complicado sangra e tirar a água do circuito de travagem porque esta não se mistura.

João

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

OK. Se calhar nas borrachas deverá existir alguma referência nesse sentido. Já nem me lembro das marcas dos cilindros...
A bomba é coofap, brasileira; as pinças Ate, mas os tubos flexíveis também não me lembro... Moproud, talvez... :roll:
Vamos ver o que dá... Não sabia disso... Sabia que se fossem velhos e/ou com óleos diferentes, as borrachas e tubos dilatavam-se... Agora a água... AI! AI! :?

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Sobretudo não se pode usar Dot 5 sem lavar o circuito!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

bem, no meu caso foi tudo, mas mesmo tudo novo, incluindo todos os tubos metálicos... :? Para a próima, só usarei DOT4...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

primeira dificuldade.

nao consegui desapertar os tambores!!!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Não consegues desapertar a porca (tipo a roda anda a volta)ou sacar o tambor?

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

nao consigo desapertar a porca

fan
Site Admin

Post by fan »

Boas

O que eu faço, é com o carro no chão, uma boa chave (penso que seja 36 de caixa) e um tubo comprido. Quanto mais comprido melhor :)

Se for preciso dás umas pancaditas de amor, no sentido para desapertar, para aleviar um bocado a porca.

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

ah

vou tentar com esse "aumento"

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

HUGO bOSS wrote:OK. Se calhar nas borrachas deverá existir alguma referência nesse sentido. Já nem me lembro das marcas dos cilindros...
A bomba é coofap, brasileira; as pinças Ate, mas os tubos flexíveis também não me lembro... Moproud, talvez... :roll:
Vamos ver o que dá... Não sabia disso... Sabia que se fossem velhos e/ou com óleos diferentes, as borrachas e tubos dilatavam-se... Agora a água... AI! AI! :?
Não é a água que estraga as borrachas mas os produtos químicos de que é feito o DOT5.

O efeito da água no liquido e no circuito de travagem é uma coisa. Quando aquecem ficam esponjosos, porque a água transforma-se em vapor e é compressivel.

Os produtos usados na fabricação do óleo dos travões é corrosivo e por isso ataca as borrachas e não só.

A maior parte das pessoas que restaura os carro substitui os tubos dos travões que vão do depósito à bomba principal que é AZUL por tudo de gasolina preto. Eu não o faria. :wink:

As pessoas fazem-no por IGNORANCIA porque não têm formação e não estão habilitadas para fazer o que lhes pedem. Somos um país de desenrascados e gostamos de contar anedotas sobre os que cumprem as regras. No entanto os que as cumprem são mais produtivos, que os que andam a vida inteira a desenrascar.

Mas como vejo a maior parte das pessoas a borrifar nas mais básica normas de segurança, que já não fico admirado com nada, mas já foi pior.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

OK, tens então de travar o movimento do tambor
-Tirar a cavilha
-colocar no sitio duas das porcas das rodas (lada a lado/ uma seguir a outra, whatever) nas prmireiras roscas
. tens de arranjar um bocado de perfil em aco achatado, tipo o "J" que os pedreiros usam para fechar as "cofragens" nas obras , ou se tiveres a mão uma velhas barra de suspenção de tras e tens de a colocar assim:
Image
(Eu sei, jeito 0 em Photoshop :/)
O ideal seria de fazer um barra com dois furos para ser apertada contra o tambor para ela não escoregar e cair, ou então como esta
Image

Aperta a barra com as porcas para a trancar.
Carro bem seguro
Chave de caixa de 36, uma extensão solida, para te ajudar na manobra um macaco de bomba debaixo da chave de caixa para chava não escoregar quando vais fazer força...e força.
Last edited by Hong Kong Syndicate on 07 Apr 2008 12:12, edited 1 time in total.

Post Reply