TUTORIAL: Como retirar o motor. 1 pessoa.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Macsoft, de certeza que eu leve menos tempo a tirar o meu motor do carro por meios convencionais, do que tu a levantar o teu vw :)
Eu faço assim, apos desligar a bateria e os varios cabos, é bem mais simples levantar simplesmente a traseira do carro (apos tirar umas das rodas de tras), e de o apoiar em duas perguisas nos tubos de suspenção. Bloqueio as rodas de frenteSe estiver bem estavel, (em geral eu tente sacudir o carro para ver se esta tudo certo) passo por baixo e desperto as duas pocas inferiores de 17. Desligue e tapa o tubo da gasolina, os cabos das caixas de aquicimento.
Macaco de rodas por baixo do motor (placa do oleo) com uma tabua estre os dois, e o meter em pressão. Desaperta as dois porcas de cima. Puxar no macaco a abanar um pouco o motor. Desengate num instante. Baixar macaco. Motor ao chão. Motor a roçar no chão a sair pela cava da roda Motor fora. Com o Carlos a gente ja fazia isto em menos de 10mn
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Enz0

Post by Enz0 »

também não é preciso enxovalhar o homem :D a cena é que há maneiras mais fáceis e digamos que mais fiéis no que se trata de segurança, para tirar o motor. nunca tirei um com o carro todo montado lol mas se um dia tiver que tirar e meter, será muito provavelmente como o Jean diz:

duas rampas, siga de ir de marcha atras. ok, bloquear à frente. e concerteza que não terão que ser rampas muito acentuadas. porque contando já com a distancia do solo ah parte de tras onde tem os furos dos escapes, assim a olhómetro, uma rampa com 50cm, altura que também o jcse fala, deve chegar e sobrar.

só não percebi foi a situação das engrenagens alinhadas e desalinhadas...provavelmente refere-se ao veio primário da caixa de velocidades que liga à embraiagem. mas isso basta cá fora rodar 1mm o motor, que vai desalinhar na mesma :? além disso, ao meter, com uma chave metida no parafuso da poli da frente, rodar para trás ou para a frente ligeiramente que entra que é mel!

se quer ter o carro levantado todo à mesma altura, para não ter problema de inclinação depois ao meter, que acho que deve ser esse o seu "medo" (embora ache que o motor chegando ao nível da caixa, dando um empurrão "la para dentro" chegue bem) pode levantá-lo sim com macaco e preguiças e sempre não é preciso estar a essa altura descomunal a meu ver.

acho que também é importante referir que ninguém está a criticar um mau trabalho, apenas a segurança, que a meu ver, é a prioridade de qualquer trabalho :wink: e a facilidade de melhor fazer as coisas claro!

Abraço! e continuação do bom trabalho!!

Jorge
Automotive Technical Support and Training

macsoft

Post by macsoft »

carocha57 wrote:Só espero que nunca se aleije e que ninguém siga esse exemplo.
:shock:

Decerto Engenheiro nenhum aprovaria este projecto.

Só de ver aquela geringonça de 2 macacos, arrepia.

Não duvido da resistência dos tijolos e outros utensilios de construção civil, mas você tem que se convencer que isso não é bom exemplo para ninguém.

Eu nunca farei isso.
Amigo, eu sou engenheiro e eu "aprovo" o projecto. Se for mal feito, ou se os tijolos nao forem bem assentes, houver uma tremor de terra, ou se... ou se... como disse anteriormente, quando se mete um macaco num carro é smp uma situação perigosa.
Os dois macacos esatão soldados com soldador de arco voltaico, a força de 10 carochas nao quebrariam aquela soldadura. não é uma engenhoca testada e aprovada com a norma ISO 9001, e cada um tem de perceber se tem as qualificações necessárias para faze-lo.eu nao deixaria alguem que nunca meteu um macaco num carro, subir o meu carocha. Assim como nunca usaria o duplo macaco soldado por alguem que nunca fez uma soldaura antes.
è facil ir a foruns internacionais e ver historias de carros que rolaram para a frente e cairam do macaco quando elevados apenas por trás para tirar o motor de lado. Mais perigoso ainda se já nao tiver a roda!
VW 1300L, 1970

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

macsoft wrote:
jcse wrote:Foi umas das coisas mais estúpidas que eu vi na vida. Esses tijolos não foram feitos para aguentar peso.
João
Amigo a estrutura de um tijolo é das mais resistentes que existe. um tijolo apenas, bem apoiado aguentaria sozinho com o peso de um carocha inteiro. 4 tijolos é bem mais que suficiente. Atenção: desde q apoiados entre madeira. O tijolo reaje mal é a forças mal distribuidas.
Os anos todos a aturar cadeiras de engenharia sempre serviram para saber umas coisinhas :)
Eu não vou falar de habilitações académicas, porque este assunto nada têm a ver com isso. Os tijolos não foram feitos para apoiar carros. Os tijolos são para ser utilizados na construção civil.

É com grande tristeza que vejo pessoas que se intitulam de Eng. a defenderem soluções que põem em risco a sua vida e a de outros que as possam utilizar. Não sei se estás inscrito na Ordem dos Eng. para mim isto era o suficiente para seres excluído.

Se um Médico for direito a ti com uma faca de cozinha para te operar, achas isso bem?
Se um Eng. Civil dizer que os pilares não são precisos que basta tijolos para aguentar o telhado, também achas bem?
Se Eng. Electrotécnico dizer que podes substituir os disjuntores por cabos de cobre, porque eles só são precisos se houver um curto-circuito e isso é muito raro acontecer, também achas bem?

João

macsoft

Post by macsoft »

@JCSE

Bom para que nao ia falar de habilitações académicas acabou por fazer um topico quase exclusivamente sobre o assunto...E claro q as habilitaçoes têm a ver com isto. Aproveitando a sua analogia, você nao se deixaria operar por alguem que nao tivesse habilitações de cirurgiao, certo?
Tambem nao sei quais são as suas, mas se tem capacidade para avaliar um projeto de um engenheiro, certamente nao o iria fazer sem as ter. é um bocado com oos treinadores de bancada, o olhómetro é a ferramenta mais usada em Portugal...

Acho curiosas as analogias, mas o q é q elas têm a ver com o caso em questao? A questão posta pelos vistos é se o tijolo aguenta o peso ou nao. Se o peso são alfaces, outros tijolos, ou um carro, tudo depende é da distribuição da carga, nao do seu tipo. O tijolo e a sua estrutura em paralelepipedos alveolares internos, são desenhados para distribuir a força aplicada por toda a estrutura, sendo assim mto mais resistentes que um bloco massiço por exemplo.
Repito, nao conheço as sua qualificações, mas o q se aprende nos primeiros anos de engenharia é a calcular forças, e pressões de cargas em suspenção e compressão, e quando lhe digo q um tijolo sozinho bem apoiado aguenta com um carro inteiro, nao é analogia, é caso provado.
Não use o olhómetro amigo, e a olhómetro tambem acho q a pala do parque das nações nao se aguentaria, mas depois de estudarmos os cáculos vemos que aguentaria quase com o dobro do peso.

Inovações da era industrial: o tijolo alveolar, e a treliça. Parecem frágeis, mas podem suportar o mundo! (agora sim estou a falar sem poder provar...).

Quanto ao ser expulso da ordem, só lhe tenho a dizer q ainda bem que não são pessoas como você que tomam esse tipo de decisoes.

Critiquem construtivamente, como muitos de vós fizeram. Agora coisas do tipo "Foi umas das coisas mais estúpidas que eu vi na vida" e afirmações a olhómetro, acho q nao ajudam ninguem. Nem a mim, nem aos restantes que acompanham o forum.
Cumprimentos.
VW 1300L, 1970

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Grande polémica... Eu percebo a intenção, mas trocava os tijolos vazados por outra coisa qualquer, nem que fosse apenas mais ladrilhos igauis ao de cima. Porque não uns blocos de cimento enchidos no interior?

Reparei também num detalhe curioso: as gambiarras no interior da tampa. São a 12 volts?
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

macsoft, eu felizmente também já fiz todas as físicas que tinha a fazer, e todos sabemos que muitos dos valores obtidos são em situações ideais, onde se desprezam muitas "variáveis" que na prática têm um grande impacto.

O sítio onde tem o carro (apesar de tender para isso) não tem um ângulo de inclinação nulo, a disposição da massa num carro não é 100% homogénea na zona dos macacos, e muito menos às 4 rodas.
É garantido também que grande parte dos tijolos já nos chegam às mãos com a sua estrutura interna fragilizada.

Até as grandes obras da engenharia podem falhar, porque há uma infinidade mais uma de variáveis que somos incapazes de prever e controlar.

Uma solução pode levar ao mesmo resultado que outra, mas de quantas menos variáveis depender para atingir o objectivo, melhor e mais segura será.
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

macsoft

Post by macsoft »

Nirvana wrote:macsoft, eu felizmente também já fiz todas as físicas que tinha a fazer, e todos sabemos que muitos dos valores obtidos são em situações ideais, onde se desprezam muitas "variáveis" que na prática têm um grande impacto.

O sítio onde tem o carro (apesar de tender para isso) não tem um ângulo de inclinação nulo, a disposição da massa num carro não é 100% homogénea na zona dos macacos, e muito menos às 4 rodas.
É garantido também que grande parte dos tijolos já nos chegam às mãos com a sua estrutura interna fragilizada.

Até as grandes obras da engenharia podem falhar, porque há uma infinidade mais uma de variáveis que somos incapazes de prever e controlar.

Uma solução pode levar ao mesmo resultado que outra, mas de quantas menos variáveis depender para atingir o objectivo, melhor e mais segura será.
Concordo plenamente, nenhuma situação é a ideal e faz-se o melhor que se sabe, com as ferramentas/materiais que se tem à disposição. Agradeço a critica construtiva.
Last edited by macsoft on 25 Nov 2007 21:14, edited 1 time in total.
VW 1300L, 1970

macsoft

Post by macsoft »

Miguel Brito wrote:Reparei também num detalhe curioso: as gambiarras no interior da tampa. São a 12 volts?
sim, na tampa do motor e na mala iluminam qnd estao abertas. Loja do chinês 5 euros :)
Estao ligadas a um interruptor de pressão para acenderem apenas qnd se abre a tampa do motor ou a mala.
VW 1300L, 1970

carocha57

Post by carocha57 »

Estimado Macsoft,

Longe de mim estar para aqui a ensinar a um engenheiro como se tira um motor de um carocha.

As minhas humildes desculpas por ter criticado o seu engenho.

Abstenho-me de mais comentários...

Cada um faz as coisas à sua maneira e com o seu nível de conhecimentos e meios.

Somente critiquei a falta de segurança que isso aparenta. Eu não sou engenheiro, mas nunca poria o meu carocha nessas condições.

Um abraço :wink:

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Macsoft.

Se é Eng. como diz ser não devia andar a defender uma situação dessas. existem regras que devem ser compridas. Não acredito que tenha aprendido na faculdade que os tijolos servem como suporte para apoiar carros. O facto de ser Eng. como diz ser só lhe traz responsabilidades acrescidas e parece-me inconcebível que esteja a defender os tijolos como uma solução técnica válida para suportar um carro.

Neste país morrem muitas pessoas por acidente. Mas esses acidentes são devido ao facto das regras de segurança não serem cumpridas e aqueles que tem responsabilidade em as fazer cumprir fecham os olhos.

Ainda não vi neste tópico ninguém vir em sua defesa. Se eu estou a ser duro nas minhas afirmações é porque quero que elas tenham efeito.

E continuo a achar que “Foi umas das coisas mais estúpidas que eu vi na vida" pelo facto de ter sido feita por um suposto Eng.

João

macsoft

Post by macsoft »

jcse wrote:Macsoft.
E continuo a achar que “Foi umas das coisas mais estúpidas que eu vi na vida" pelo facto de ter sido feita por um suposto Eng.
João
Curiosamente quando o amigo fez esse comentario q continua a defender, nao sabia ainda q eu era engenheiro... Já dizia a minha avó :" mas depressa se apanha um mentiroso..."

Continuo a nao lhe reconhecer autoridade para avaliar o trabalho de um engenheiro. Continua a funcionar a olhometro e nao contribuir com nada de positivo para o forum. Mais um mecênica de bancada... ou melhor engenheiro de bancada. Por causa de engenheiros de bancada morrem mtos em acidentes sim.
VW 1300L, 1970

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

Sr. Eng macsoft,

por experiencia propria, aconcelho-o a não repetir o processo de elevação que usou no seu carocha.

Quando eu tinha por volta dos meus 20 anos, fiz o erro de suportar o meu '71 exactamente como você fez e quando estava de baixo do carro um amigo meu chegou e saí para o cumprimentar, acredite ou não assim que me levantei os "fortes" tijolos de 15cm partiram-se todos e deve imaginar o nosso espanto que se o meu amigo não tivesse chegado eu já não estaria a escrever este texto.

Pelo que já deve ter percebido as pessoas que estão a comentar este tópico apenas querem-lhe fazer ver que é bastante perigoso e que não se deve sujeitar a tal perigo, não vale a pena, mesmo com a sua aprovação como Eng. não é a sua capacidade que está em causa, mas sim que quando menos esperamos as coisas acontecem.

Boa sorte com o restauro do seu carocha e para a proxima pense duas vezes

abraços

Joao

macsoft

Post by macsoft »

curioso como era a maior estupidez q viu na vida e afinal já lhe tinha acontecido a si? Coincidências talvez...
De qq forma agradeço a sua preocupação e folgo em saber que tambem sabe dizer, sem "atacar".
Cumprimentos.
VW 1300L, 1970

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

macsoft wrote:
jcse wrote:Macsoft.

Curiosamente quando o amigo fez esse comentario q continua a defender, nao sabia ainda q eu era engenheiro... .
Pelas afirmações que faz eu não acredito que seja engenheiro.

João

Locked