Dúvida de electricidade

smile_van

Post by smile_van »

jcse wrote:Eu usava um relé em vez de um interruptor para fazer o processo automático.
O relé só liga depois do gerador (motor a trablhar) estar a rodar e a fornecer corrente.

Ligas o terminal 85 ao negativo
Ligas o terminal 86 ao fio azul à saida do regulador. O mesmo que alimenta as luzes do tablier.
Ligas o terminal 30 ao positivo da bateria principal.
Ligas o terminal 87 ao positivo da bateria Leusure.

João
brigado pela ideia
é mm o que vou xprimentar
so uma questão
dá pa especificar melhor que fio ligo ao terminal 86 ?
é que pela cor não consigo la ir, os fios foram todos alterados e as cores nao foram de todo respeitadas :?
! ! ! NÃO TENHO PRESSA ! ! !

dleitao

Estou espantado

Post by dleitao »

Bem, fiquei doido a ler as vossas conversas, vc's são electrecistas? se não são bem parecem, ou pelo menos sabem bastante do assunto. Continuem, brevemente cá estarei a perguntar-vos umas coisinhas...eheheh

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

smile_van wrote:
jcse wrote:Eu usava um relé em vez de um interruptor para fazer o processo automático.
O relé só liga depois do gerador (motor a trablhar) estar a rodar e a fornecer corrente.

Ligas o terminal 85 ao negativo
Ligas o terminal 86 ao fio azul à saida do regulador. O mesmo que alimenta as luzes do tablier.
Ligas o terminal 30 ao positivo da bateria principal.
Ligas o terminal 87 ao positivo da bateria Leusure.

João
brigado pela ideia
é mm o que vou xprimentar
so uma questão
dá pa especificar melhor que fio ligo ao terminal 86 ?
é que pela cor não consigo la ir, os fios foram todos alterados e as cores nao foram de todo respeitadas :?
Se tens gerador o terminal 86 liga ao terminal 61 do regulador. O outro fio que sai do regulador é mais grosso e originalmente é vermelho com uma risca branca e está ligado directamente à bateria.

Se tens alternador o regulador é interno e nesse caso deves ligar ao fio mais fino que sai da parte de trás do alternador, porque o outro liga directamente à bateria e está sempre com 12v.

Para testares faz o seguinte. Com o motor parado e com a bateria de reserva desligada do terminal 87, deves ter 0V. Com o motor a trabalhar deves ter 13.8V mais coisa menos coisa.

João

smile_van

Post by smile_van »

Deviam de pensar em fazer um livro do tipo, Reparação e Manutenção de VW para TOTÓS!!!
He he
Segui as indicações à risca e não é que, pelo menos no teste do multimetro, funciona como deve d ser :lol: 8)
Inda só não testei mesmo com bateria porque, ouvi falar que se devia ter Fusivel, nas baterias, e depois das imagens de VAN's queimadas que andei a ver, já nem quero saber se é verdade ou não, quero mesmo é instalar um belo e reluzente fusivel, para o que der e vier :roll:
Agora só gostava de saber, que fusivel deverei usar, ou se fusiveis para baterias é tudo a mesma coisa, é que não sei mesmo :oops:

Mais uma vez espero que possam ajudar este fanático :P

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Eu não falei do fusível mas deves colocar um fusível ou dois. :wink:
Um fusível normal daqueles usados para os autorádios de 10 ou 15 amperes é o mais prático porque tens o suporte para colocar o fusível.
Os fusíveis devem ser ligados ao terminal 30 e 87 do relé

João

smile_van

Post by smile_van »

Seriu ?!!?
Isso entao vai-me facilitar a vida, pensava que tinha de ser outra coisa, mais .. robusta.
Nem sei de onde tirei essa ideia ....
Só por curiosidade, se eu quisesse por um fusível mesmo no cabo da bateria, não era um fusível desses pois não ???
É que estou mesmo com a ideia que já vi fusíveis mesmo para baterias!!! Será que ando a sonhar??
Aliás eu já fui a uma loja de peças de automóveis e disseram-me que tinha de comprar o fusível conforme a bateria....

De qualquer maneira mais uma vez obrigadinho, ver se trato disso já hoje. :D

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A corrente que passa nesse fio serve apenas serve para carregar a bateria. Não podes ligar nada aos fios que vão do terminal 30 e 87 do relé. O equipamento deve ser ligado a um fio mais grosso e desse fio derivam os diferentes fios para os diferentes equipamentos. Cada equipamento deve ter o seu fusível para em caso de problemas podes isolar esse equipamento.
Quando colocas uma bateria a carregar qual os amperes que marca o carregador? 4, 5 ou 6 amperes.

JoãoA corrente que passa nesse fio serve apenas serve para carregar a bateria. Não podes ligar nada aos fios que ligam dao terminal 30 e 87 do relé. O equipamento deve ser ligado a um fio mais grosso e desse fio derivam os diferentes fios para os diferentes equipamentos. Cada equipamento deve ter o seu fusível para em caso de problemas podes isolar esse equipamento.
Quando colocas uma bateria a carregar qual os amperes que marca o carregador? 4, 5, 6 ?!?!?

João

smile_van

Post by smile_van »

Ok ok, a instalação já está feita, mas dei a mão a palmatória e entreguei o trabalho a quem sabe :roll: :oops:
Fiquei com as duas baterias ao pé do motor, depois ponho aqui fotos.
Agora só me falta tratar da iluminação interior da carrinha, estava a pensar instalar uma lâmpada florescente a meio da parte de trás da carrinha, ou qualquer coisa assim, alguém faz ideia de preços ou sites nacionais onde me possa informar?
Agradecidinho
:lol:

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Com 14,90 euros resolves o problema da iluminação interior da carrinha. Foi o que fiz na Gilda, e sem sobrecarregar nada na bateria. Totalmente independente, vai a qualquer lado.

http://www.decathlon.pt/PT/Product_arbo ... index.html

E comprei em azul, para condizer com a cor da carroçaria.
É com led's, não aquece, não deita cheiro, não tem gases, totalmente fiável, e resiste a chuviscos.
Dura 136 horas, ou seja, quase 5 horas por dia acesa, durante um mês. Chega e sobra... :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

smile_van

Post by smile_van »

Pois Miguel, realmente é uma óptima ideia, aliás era precisamente isso que eu tinha antigamente na minha van, mas como agora fiz a instalação de uma segunda bateria para extras, estava a pensar em algo mais definitivo e potente 8)

smile_van

Post by smile_van »

Pessoal já tenho o interior da carrinha iluminado, utilizei material da Hella.
Mas fiquei com dois problemas
1- Fiquei sem pisca direito de trás (desconfio que seja só mau contacto).
2 – Os médios deixaram de funcionar, os mínimos funcionam bem, mas quando passo para os médios, não acontece nada, simplesmente os mínimos continuam ligados, os máximos também funcionam bem.

Alguém conseguem dar uma ou duas dicas para fazer um teste rápido para descobrir o que se passa ?

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Já viste os fusíveis? Pode haver um mau contacto na caixa dos fusíveis.

João

smile_van

Post by smile_van »

Já andei a ver, o pisca era mm mao contacto.
De resto já vi fusiveis e está tudo ok, mas estive a fazer um teste com o busca-polos nos "casquilhos" e não ha contacto no fio de energia dos medios.
Que fazer ??

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Ja vistes o relé? Consegues o ouvir atracar?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

smile_van

Post by smile_van »

O que é suposto eu conseguir ouvir quando o relé está a atracar ??

Post Reply