Não pega a quente! Que devo fazer??

Post Reply
Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Uma coisa é o motor de arranque rodar e o motor não pegar, outra é o motor de arranque estar morto. Daí duas, ou precisa de reparação ou a bateria esta fraca. Pode tambem ser um problema de contacto electrico.

Verifica as ligações, nomeadamente os contactos junto ao motor de arranque. Pode precisar de um pqueno regulador de tensão para ajudar a disparar, fala com o electricista, ou então pode a bateria estar seca ou nas lonas e não carregar.

Senaõ considera o que foi falado para traz.

É importante descrever bem a anomalia, daí o habito de referir termos correctos para nos entendermos. A falar bem a gente se entende!
Plastic cars sucks!

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Ok então eu vou descrever o problema.
A questão é a seguinte a frio o carro pega bem, sempre à primeira sem precisar de insistir sempre sem problema nenhum, mesmo quando está uma semana inteira sem trabalhar...
Depois se andar uns quilómetros (10km por exemplo) se parar o carro e o desligar o que acontece é que o motor de arranque roda normalmente, mas o carro não começa a trabalhar. Mas o motor de arranque roda à mesma velocidade que roda quando o carro está frio simplesmente não começa a trabalhar é esta a questão. Mesmo insistindo várias vezes nunca consegui po-lo a trabalhar a quente, apenas de empurrão, ou então esperando um bocado para arrefecer.

Os contactos já tive a verificar tanto junto à bateria como junto ao motor de arranque estão todos bem apertados e sem oxidação. A bateria é nova tem 2 meses se tanto...não sei mais que tentar fazer. espero que tenham percebido melhor o problema e que assim me possam dar mais sugestões para ir tentando. Bem sei que assim é complicado e por isso mesmo agradeço a todos a atenção que me têm dado :)

trukas
✘✘

Post by trukas »

boas

não li o tópico todo e o que vou descrever pode não ter nada a ver..

Há uns anos esse problema de não pegar a quente aconteceu-me..fazia uns kms desligava o carro e para o meter a trabalhar era um 31 do caraças.. às vezes desligava-se sozinho.. substitui-se a bomba de gasolina e ficou bom..

É só um relato não uma solução..
type one addicted ...

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

O mais certo é a afinação do carburador estar demasiado rica, ou a bomba injectora despeja demasiada gasolina.

Verifica a côr das velas, é esse o melhor indicador do que se passa com a mistura.

Tambem pode ser o que o Trukas diz, bomba defeituosa. Ou o diafragma esta a deixar poassar gasolina ou a tampa esta ovalizada. O melhor é tambem verificares isso, tenta simplesmente trocar por outra em bom estado.
Plastic cars sucks!

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Eu mudei as velas e nessa altura a cor das velas pareceu-me normal tavam um puco pretas mas apenas por fora no reservatório estavam tipo cinzentas o que me paereceu bem. Já estou a espera de uma bomba de gasolina que comprei aqui no forum e nova e NOS quando chegar experiento.
Mas caso a bomba de gasolina tivesse algum defeito não se deveria notar numa outra situação qualquer? Ou a manifestação desse defeito pode ser mesmo esse?
Vou experimentar ppor aqui pode ser que se resolva se não der depois peço-vos para me explicarem detalhadamente como posso acertar a mistura...

Quero ainda destacar que o carro quando está quente pega bem de empurrão, mas apenas e só assim :?

robalo

Post by robalo »

E quando pega de empurrão faz fumo ar pegar?

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Não quando pega de empurrão pega normalmente e num curto espaço de terreno e nao faz fumo. Por isso é que acho tudo tão estranho :shock:

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

A quente tenta ligar o carro sem acelerar. Deveria pegar lindamente.

Realmente a bomba defeituosa notava-se em andamento.
Plastic cars sucks!

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Já tentei por o carro a pegar a quente sem acelerar também não dá nada...Começo a desesperar. É que aparentemente tudo funciona na perfeição...Pega bem a frio puxa bem tem um relantim certo...e estranho!!!

veronique

Post by veronique »

Olá eu tenho um 1300 de 1966 que me acontecia a mesma coisa a frio pegava bem depois andava um pouco com ele e já não pegava, mas no meu caso nem que o deixa-se arrefecer também não pegava mais sem limpar as velas ou muda-las, resolvi o problema reparando o motor. Se o teu motor está bom e afinação também se as velas não ficam pretas há também outras duas hipoteses que deves verificar 1ª verifica se a bobine está boa se estiver avariada aquece depois de andar um pouco e depois não te dá a faisca suficiente para o carro pegar 2ª Se não for isso e se o teu carro tiver starter automatico verifica se está bom se estiver avariado fica sempre fechado e depois encharca-te o motor. Espero ter ajudado alguma coisa.

Paulo Pinto
Paulo Pinto

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Pois eu tenho starter automático (não tenho ar) como eu posso verificar se ele está a funcionar correctamente? Eu nem sei bem onde fica o starter :oops:

veronique

Post by veronique »

O starter é uma chapinha que se tirares o filtro do carburador está a tapar o carburador em frio impedindo de entrar ar, depois que o carro vai aquecendo essa plaquinha vai ficando mais na vertical deves por o carro a trabalhar e deixa-lo aquecer depois de quente retiras o fitro de ar e verificas se a chapinha está na vertical se não estiver se estiver a tapar o ar que entra no carburador ou é o starter avariado ou então não lhe chega corrente.
Paulo Pinto

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

passos a seguir:

1º- mudas platinados e condensador. (já mudaste as velas) já agora são as indicadas?

2º -tiras o carburador fora, e limpas devidamente, soprando com uma pistola de ar, todos os orificios do corpo do carburador, incluindo todos os giglers.
compras um jogo de juntas do carburador. substituindo tambem o diafragma da bomba injetora. regular a bomba injetora. no carburador do lado direito, tem um parafuso 8 e tentas por ao meio, ( tem uma afinação que marca + e - poes ligeiramente para +. regular bem a borboleta do ar

3º-afinas o ponto do motor manualmente. metes o 1º traço da polie do motor (sentido de rotação) ligeiramente (2-3 mm) antes do meio que une os blocos do motor. ligar a chave (só ligar) tiras o fio que vem da bobine, e vai à placa do distribuidor. desapertas o distribuidor. apróximas o fio a um ponto metálico,2-3mm (suporte inferior da mola do carburador, é o melhor ponto) rodas com o distribuidor muito devagarinho até dar faísca no fio. paras não meches mais. apertas o distribuidor.
4º- pões a trabalhar, tem que trabalhar.
5º- deixas aquecer bem o motor até até supostamente não pegar mais. se não pegar, durante este impasse, com alguem dentro do carro, tiras novamente o fio da bobine que vai à placa do distribuidor, encostas novamente à massa, 2-3 mm de distancia, e pedes para darem à chave. se saltar corrente, ok! não é problema eléctrico, tens que mudar de rumo.
tirar o tubo de gasolina que entra no carburador, viras o tubo para fora do motor (perigo de incendio) e mandas dar à chave, se sai gasolina, é tudo questão de afinações, mas tem que trabalhar.
(eu punha fotos mas não sei muito bem trabalhar com isto)

espero que tenha sido um pouco util
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Penso que sim Rolando Lima com calma irei fazer esses procedimentos. Para o próximo fim de semana não posso mas para o outro farei isso se surgir alguma dúvida cá estarei para xatear...Obrigado a todos por tudo...

pt2007

Vw

Post by pt2007 »

Olá a todos!! este fim de semana foi dia de verificações! Comecei por aquecer o motor e verificar o starter automático na verdade quando o motor aquece a "chapinha" fica na vertical, por isso, pelo que foi dito está ok.
De seguida fui dar uma volta de modo a aquecer bem e ficar num ponto em que já não pegasse.
Cheguei à garagem desliguei...tentei colocá-lo a trabalhar e tal como de costume nada!! Então decidi arrefecer o condensador...Fui dar à chave e Chanannnn pegou logo sem problema!!! :D
Aqueci mais um pouco o motor desliguei e tentei ligar de novo....nada!
Fui arrefecer o condensador de novo e pegou logo outravez sem problema :D

Por isso suponho que o problema esteja resolvido deve ser o condensador de marca/qualidade duvidosa que quando aquece não dá faísca suficiente. Agora é só trocar por um condensador decente e em principio está resolvido!
Nunca duvidei dele porque tinha sido colocado novo quando fez a revisão e sempre pensei que estivesse ok, mas pelos vistos.... :?

Muito obrigado a todos pelas dicas preciososas foi , sem dúvida graças a voces que consegui resolver o problema. Agradeço a todos a dedicação e paciencia de me aturar.

Assim que troque o condensador dou novidades, espero sinceramente que o problema esteja resolvido :D

Obrigado a todos!!

Post Reply