Manutenção

Post Reply
marcog

Manutenção

Post by marcog »

Olá

queria saber quais são as principais operações de manutenção e quilometragem/tempo que deverão ser feitas, já andei aqui um pouco `sd voltas e a informação está dispersa :cry:

Mudança de óleo fazem de quanto em quantos quilometros? o filtro de ar, julgo que também será para limpar, fazem na mudança de óleo? Outras operações de lubrificação? Li algures que tb é necessário afinar válvulas? Nunca afinei nada disso na isso na vida :D

Desde já obrigado pelas ajudas e agradeço pela compreensão pela inexperiencia com estes carros.

ps - até agora foi só a desenrascar coisas para poder usufruir do carro (que aliás anda todos os dias, pouco...mas anda)

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Bom! para um bom funcionamento, deve ser feita uma mudança de oleo todos os 5 mil km.
todos os dez mil, mudar velas, platinados, condensador, afinar valvulas, uma ligeira limpeza no carburador, mudar filtro de gasolina, quando existe, ou se tiver bomba de gasolina original das antigas, limpar o filtro incorporado. controlar travões, e afinar,controlar folgas na direção, pressão dos pneus,etc,etc...
estes carochas tambem precisam de manutenção, não é só andar até parar, por avaria.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Quanto à afinação das válvulas, não te metas nisso!

És de que zona?

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Para o teu caso, 1200 de 1970, tens tudo aqui:

http://www.thesamba.com/vw/archives/man ... beetle.php
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

marcog

Post by marcog »

Desde já obrigado pelas respostas praticamente em tempo real. O link com o manual já estive a ver praticamente todo.

Operações de manutenção referidas aqui e no manual
- mudança de óleo 5.000Kms
- óleo filtro ar :lol: 5.000Kms
- velas, platinados, condensador 10.000Kms (faço lá ideia o q sejam platinados / condensador)
- filtro gasolina - parece-me que 10.000kms é muito pouco vou aumentar isto para 20.000 ou 30.000
- substituição liquido travões - 2 anos
- óleo da caixa de velocidades ?
- lubrificação do chassis ?
- afinação de válvulas (em duvida se necessário - sim é necessário e deverá ser feito na mudança de óleo de 5.000 em 5.000Kms)

Vou começar pelo básico, este fds vou trocar o óleo. E pelo que li o filtro de ar também leva óleo, portanto vou também trocar o óleo do filtro do ar :D (isto dito assim à primeira até parece que estou a meter os pés pelas mãos).

Algumas questões:
- qual é o óleo que utilizam? Um 20W40 mineral? um monograde 30 (pelo manual acho que é este)? O mais barato que houver visto que é para trocar de 5000kms em 5000kms?
- troca-se o bujon e/ou anilhas?
Quanto à afinação das válvulas, não te metas nisso!

És de que zona?
Pq não afinar as válvulas, não é preciso? Lisboa/Porto Salvo (noite/dia)
Last edited by marcog on 29 Mar 2009 13:21, edited 1 time in total.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Porto Salvo! Boa zona.

Ok! Então eu explico-te como deves afinar as válvulas:

Metes a disparar para o 1º cilindro e afinas o 3º

Metes a disparar para o 3º e afinas o 1º

Metes a disparar para o 2º e afinas o 4º

Metes a disparar para o 4º e afinas o 2º

Mete tudo a 15, justo

Eu só estava a julgar que tu não sabias o que eram as válvulas, uma vez que não sabes o que são os platinados nem o condensador.

Mas pronto! Pensei mal.

Segue essa ordem e tudo vai correr bem.

Boa sorte

marcog

Post by marcog »

Este fim de semana, mudei o óleo do motor e filtro. Próxima fase será a vez das velas, platinados e condensador.

Alguém me consegue descrever o procedimento (é que eu sou do tempo de carros com injecção electrónica), ou pelo menos traduzir os termos em inglês para procurar no Haynes ? Já agora quais são as velas que preferem usar nos vossos vw?

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Velas Bosch W8AC. As únicas que duram para sempre (mais ou menos...)
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

marcog

Post by marcog »

Velas Bosch W8AC. As únicas que duram para sempre (mais ou menos...)
Como duram para sempre? Não é melhor trocar de 10.000 em 10.000Kms?

Ora, cá estão elas (as caixas que as novas já cantam lá dentro), curioso que as velas do 1 e 3 sairam laranjas, do 2 cheia de óleo e preta e do 4 apenas preta... deve tar bom lá dentro deve....

Image

Estou bastante satisfeito, entre a mudança de óleo, limpeza da rede, óleo filtro de ar e velas, o trabalhar está completamente alterado para melhor!!! Muito mais silencioso e com menos vibrações. Pela primeira vez consigo ouvir barulhos aerodinamicos do ar, e depois do passeio semanal, o plástico já não me pareceu ultra silencioso 8)

f_valentim
✘✘

Post by f_valentim »

É possivel que tenhas uma fuga no colector. Só vendo. wd40 e vê se o relantim altera.