bicha do contaquilometros

Post Reply
toiga
Site Admin

bicha do contaquilometros

Post by toiga »

Boas,

a bicha ontem pregou-me uma partida... deixou de marcar! Depois de conversar com o Lobodaponte e com o Pedro e o pai pelo messenger disseram-me que era problema pa bicha junto ao copo da roda. Ontem e hoje de manhã andei de volta daquilo a dar umas marteladas para meter mais quadrado mas não resolveu nada. Logo à noite me casa vou fazer uma anilha para forçar a peça quadrada para trás e trabalhar bem (espero eu).

Senão amanhã lá tou na Moita para resolver isto com a vossa ajuda!!! :D :D :D

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Isso tem solução!

Mas se vais sábado de manhã à Moita poupas-me as marteladas no teclado. Falamos ao vivo. Boa sorte! Até amanhã, pelas 11.00H.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

toiga
Site Admin

Post by toiga »

é preciso levar material? :lol:

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Pera, a ponta quadradra tem de passar no furo quadrado do copo! E não recuar!
Tens de verifica o estado da ponta da bicha e ou do copo, eles tem de encaixar tal e qual pai na mae :roll: e a ponta sair uns bons millimetros ...E NADA de andar as marteladas!
Verifica se por acaso não esta desapertado atraz do conta quilometros simplesmente
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Não faço ideia. Mas como lá deve estar o Álvaro da Fuscomania, presumo que ele também possa sugerir uma solução.

O ideal era a ponta da bicha ser furada com um berbequim fininho e depois meter-se aí um freio que impedisse a ponta do cabo de fugir para dentro da roda. Essa é a solução que tenho no meu. Se não houver freio, mete-se um clip normal, mas enferruja depressa e depois parte.

No caso do 1302 da minha irmã, puxei o cabo com um alicate e bati a campânula de novo no sítio. Ainda não saltou fora, por isso deve ter ficado bem.

Caso o cabo esteja bem encaixado cá em baixo na roda, então o problema é lá em cima, no encaixe do VDO.

Verificar se está bem encaixado na traseira do velocímetro, e bem enroscado.

Pode ser ferrugem dentro da bainha, que esteja a prender o cabo e dê leituras erradas ao ponteiro. Para isso, WD40 para dentro da bainha, a partir de cima, e a rodar a roda dianteira à mão, para que o cabo absorva o lubrificante.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

nelsonfelix

Post by nelsonfelix »

Normamalmente o problema acontece quando o "copo" da roda começa a ficar gasto graças à rotatividade da ponta do cabo do conta km's.

Eu resolvi o meu problema arranjando uma anilha quadrada com duas faces cortadas e vincadas para dentro, que fica a fazer de calço entre o "copo" e a ponta do cabo. Para não deixar que o cabo entrasse para dentro do "copo" coloquei um pequeno freio, massa consistente e é vê-lo a contar km :twisted:
Abraço
Nelson Félix

1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Não está desapertado na traseira do VDO que já verifiquei. Aliás foi a primeira coisa que verifiquei. O cabo roda bem dentrop do tubo que fiz o teste à mão.

O problema é a peça quadrada ter ficado moida. O copo está bom que hoje limpei a massa consistente e verifiquei. Descansem que voltei a besuntar com muita massa antes de pôr.

A anilha é só para ver se chego à moita :wink:

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

:lol: já andas a meter as mãos no óleo...estava a ver que não 8)

João

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

a anilha funcionou perfeitamente! Já fez 450kms, já abri o copo para verificar, tudo certo, mais massa para cima e pronto. Já tá a andar!!

Vou é seguir a dica do Miguel Brito e meter WD40 pelo tubo da bicha abaixo.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Oleo fino! O WD 40 não lubrifica la muito bem.

toiga
Site Admin

Post by toiga »

OK,

uso oleo de motoserra que é muito fino

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Oleo fino de refinado, mais tipo de maquina de costura

Post Reply