a bicha ontem pregou-me uma partida... deixou de marcar! Depois de conversar com o Lobodaponte e com o Pedro e o pai pelo messenger disseram-me que era problema pa bicha junto ao copo da roda. Ontem e hoje de manhã andei de volta daquilo a dar umas marteladas para meter mais quadrado mas não resolveu nada. Logo à noite me casa vou fazer uma anilha para forçar a peça quadrada para trás e trabalhar bem (espero eu).
Senão amanhã lá tou na Moita para resolver isto com a vossa ajuda!!!
Pera, a ponta quadradra tem de passar no furo quadrado do copo! E não recuar!
Tens de verifica o estado da ponta da bicha e ou do copo, eles tem de encaixar tal e qual pai na mae e a ponta sair uns bons millimetros ...E NADA de andar as marteladas!
Verifica se por acaso não esta desapertado atraz do conta quilometros simplesmente
Não faço ideia. Mas como lá deve estar o Álvaro da Fuscomania, presumo que ele também possa sugerir uma solução.
O ideal era a ponta da bicha ser furada com um berbequim fininho e depois meter-se aí um freio que impedisse a ponta do cabo de fugir para dentro da roda. Essa é a solução que tenho no meu. Se não houver freio, mete-se um clip normal, mas enferruja depressa e depois parte.
No caso do 1302 da minha irmã, puxei o cabo com um alicate e bati a campânula de novo no sítio. Ainda não saltou fora, por isso deve ter ficado bem.
Caso o cabo esteja bem encaixado cá em baixo na roda, então o problema é lá em cima, no encaixe do VDO.
Verificar se está bem encaixado na traseira do velocímetro, e bem enroscado.
Pode ser ferrugem dentro da bainha, que esteja a prender o cabo e dê leituras erradas ao ponteiro. Para isso, WD40 para dentro da bainha, a partir de cima, e a rodar a roda dianteira à mão, para que o cabo absorva o lubrificante.
Normamalmente o problema acontece quando o "copo" da roda começa a ficar gasto graças à rotatividade da ponta do cabo do conta km's.
Eu resolvi o meu problema arranjando uma anilha quadrada com duas faces cortadas e vincadas para dentro, que fica a fazer de calço entre o "copo" e a ponta do cabo. Para não deixar que o cabo entrasse para dentro do "copo" coloquei um pequeno freio, massa consistente e é vê-lo a contar km
Abraço
Nelson Félix
1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40
Não está desapertado na traseira do VDO que já verifiquei. Aliás foi a primeira coisa que verifiquei. O cabo roda bem dentrop do tubo que fiz o teste à mão.
O problema é a peça quadrada ter ficado moida. O copo está bom que hoje limpei a massa consistente e verifiquei. Descansem que voltei a besuntar com muita massa antes de pôr.