Offtopic:
narg a primeira coisa que um professor me disse é que na informática podemos saber um pouco de tudo, mas nunca seremos bons a tudo.
O ninf é um núcleo de informática, formado por alunos para alunos, não espelha tão pouco o nível de conhecimento que o curso transmite pois grande parte dos elementos que o constituem têm somente uma mão cheia de cadeiras feitas.
Pior que isso foi uma falha de segurança nos serviços académicos que descobri no ano em que entrei, falha essa que permitia o login como administrador (...)
Já sabia "teoricamente" o que era assembly antes da univ, mas jamais pensei a título pessoal utilizá-lo para fazer um processador/editor de imagens jpg, num controlo de um carro telecomandado, e num elevador.
Quanto ao C, além do nível printf's/scanf's, dos if'-for's-while's-case's, das estruturas de dados (até aqui trivial), jamais pensei a título pessoal utilizá-lo para manipulação multimédia, ou em conjunto com bash shell para gestão de um servidor *unix, ou ainda num servidor http completamente construído em C (sockets e afins).
É impraticável programar bem java sem ter noções teóricas dos conceitos de uma linguagem orientada a objectos.
Em relação às linguagens lógicas (prolog, ocaml) dúvido que com bases de programação imperativa se consiga arranhar alguma coisa em 2 semanas..é necessária muita abstracção e pensar sempre em recursividade terminal. Um bom desafio

..
Não dúvido que uma pessoa sem curso que seja interessada e autodidacta consiga saber tanto ou mais que outra com curso num determinado campo, mas dizer que a formação é para inglês/português ver, acho altamente depreciativo e infundado.
É fácil ir à net e sacar meia dúzia de comandos e tutoriais, mas na maior parte das vezes utilizam-se sem saber muito bem porque..
Em analogia e para ficar menos offtopic: Podemos ser bons condutores sem perceber nada de mecânica, mas um bom condutor que perceba de mecânica será certamente uma mais valia.
As engenharias têm em comum grande parte das matemáticas (análises e probabilidades estatísticas), físicas, fundamentos da electrónica..
É comum nos testes aparecerem exercícios sobre "motores", "pontes", "circuitos eléctricos"..
narg wrote:Quanto ao governo apostar na valorização, acho bem, acho bem o governo fazer com que uma pessoa com 9º ano entre para a universidade pelo processo bolonha enquanto uma com 12º ano se não passar nos exames nacionais vê a que têm o 9º ano passar à frente.
Update: Esqueci-me desta parte.
Concordo contigo, também acho uma estupidez. Mas Darwin e a sua selecção natural acabará por fazer justiça.
É fácil entrarem, o pior é sairem...
[/OFFTOPIC]