TUTORIAL: Como retirar o motor. 1 pessoa.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Se acham um tijolo frágil, o que dirão de massa esparguete?
Acreditam que 350 gramas de massa suporta um peso de 58.8 kg? :P

É pena este post só ter este desenvolvimento agora senão teria convidado todos a virem à Covilhã assistir ao concurso de pontes de esparguete que decorreu à poucos dias :D

http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op ... 7ff327ca47

http://www.pontes-de-esparguete.ubi.pt/ ... /index.htm
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

@macsoft

é melhor ler o post desde o inicio para ver que foi a 1ª vez que comentei o mesmo, isso "maior estupidez q viu na vida" foi outra pessoa.

Obrigado

Joao

narg

Post by narg »

:shock: Sempre me disseram que os heróis estão todos no cemitério, dito por um comandante dos bombeiros.
Em relação ao ser engenheiro desculpe-me, mas engenharias há muitas, engenharia civil, mecânica, de sistemas, e não me passa pelo cabeça um engenheiro de sistemas informáticos andar a estudar os tijolos quantos programas para PC suportam. Além do mais um curso não quer dizer nada, tive muitas pessoas sras e tal, mesmo que estavam a acabar cursos de engenharia virem-me tirar duvidas de programação entre outras coisas, e tenho o mero 12º ano de informática.

Quanto à capacidade de suporte de peso de um tijolo não tenho a menor duvida que consiga suportar o carocha, no entanto a estabilidade tb conta para a segurança, porque uma ponte que abane em demasia não vai tardar a cair.
Em relação à norma ISO 9001 é uma norma da qualidade, um produto para ter qualidade não precisa de segurança, basta ter os requisitos que o cliente pediu.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Definitivamente tornou-se um tópico de discussão de competências e habilitações académicas, noto exageros de parte a parte por isso convém que todos ponham os pés no chão.
narg wrote:Além do mais um curso não quer dizer nada, tive muitas pessoas sras e tal, mesmo que estavam a acabar cursos de engenharia virem-me tirar duvidas de programação entre outras coisas, e tenho o mero 12º ano de informática.
Desculpa lá narg, mas fizeste-me rir! :lol:
É por os cursos não quererem dizer nada que a europa e o governo defendem cada vez mais uma valorização académica?
Aposto que com o 12º ninguém possui conhecimentos para me tirar dúvidas em C, java, sql, ocaml, prolog, unix e derivados, compiladores, inteligência artificial, redes/segurança (...) se sim, ando aqui a perder tempo!

As pontes, assim como os arranha-céus têm que "abanar" para não cair :roll:

narg

Post by narg »

Como disse: "abane em demasia"
Sim estou de acordo contigo com somente o 12º ano ninguém terá conhecimentos suficientes para tanto, no entanto a vontade das pessoas muitas vezes supera os estudos, quando uma pessoa com 12 anos começa a programar em basic V2 num commodore64, e aprende as coisas a ler e a pesquisar chega lá e acredita que o curso é só para português ver, ensinei segurança ao administrador do ninf da UBI, linux/unix aprendi sozinho, é claro que a universidade para quem têm vontade e gosta aprofunda conhecimentos, de resto sai de lá muito totó.
De resto programação venha ela C, prolog, java, qq uma é uma questão de 2 semanas até se adaptar à sintaxe o núcleo é todo o mesmo, não falando em assembly que é linguagem de nivel baixo.

Quanto ao governo apostar na valorização, acho bem, acho bem o governo fazer com que uma pessoa com 9º ano entre para a universidade pelo processo bolonha enquanto uma com 12º ano se não passar nos exames nacionais vê a que têm o 9º ano passar à frente.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

engenharias

Post by Carlos Baptista »

Como é óbvio, jamais me atreveria a discutir qualquer tema de engenharia com o Senhor Engenheiro! As minhas habilitações académicas são muito poucas, por isso limito-me, tal como aqui já foi feito, a falar de segurança. A melhor forma de não dar uma martelada num dedo é agarrar no cabo do martelo com as duas mãos, certo? O Seguro morreu de velho! O diabo deu um tiro com uma espingarda de pau! Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem! Creio que estas máximas da sabedoria popular, se encaixam aqui que nem uma luva. Tambem já usei tijolos mas, sempre na vertical, ou seja, com os buracos virados para cima e uma tábuazinha no topo. Para sacar motores uso preguiças e faço como os profissionais me ensinaram. Aquela oscilaçãosinha que nós damos, quando puchamos o motor para o desengatar do veio primário, com o seu método, pode ser a morte do artista. Um tijolo é um perigo. Deitado ainda é pior. Mal cozido, está tudo estragado. Todos nós que aqui viemos botar faladura, mais não fizemos, senão mostrar-lhe que queremos o seu bem e que, por via das asneiras que já fizemos, temos experiência suficiente para o poder-mos levar ao bom caminho. Isto, se o Senhor Engenheiro tiver a modéstia suficiente para aceitar concelhos. Tambem existe uma máxima da sabedoria popular que diz "O pau a pino e a mulher de costas, nunca arrearam". Por isso é que eu ponho os tijolos a pino! :D

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Offtopic:
narg a primeira coisa que um professor me disse é que na informática podemos saber um pouco de tudo, mas nunca seremos bons a tudo.

O ninf é um núcleo de informática, formado por alunos para alunos, não espelha tão pouco o nível de conhecimento que o curso transmite pois grande parte dos elementos que o constituem têm somente uma mão cheia de cadeiras feitas.
Pior que isso foi uma falha de segurança nos serviços académicos que descobri no ano em que entrei, falha essa que permitia o login como administrador (...)

Já sabia "teoricamente" o que era assembly antes da univ, mas jamais pensei a título pessoal utilizá-lo para fazer um processador/editor de imagens jpg, num controlo de um carro telecomandado, e num elevador.

Quanto ao C, além do nível printf's/scanf's, dos if'-for's-while's-case's, das estruturas de dados (até aqui trivial), jamais pensei a título pessoal utilizá-lo para manipulação multimédia, ou em conjunto com bash shell para gestão de um servidor *unix, ou ainda num servidor http completamente construído em C (sockets e afins).

É impraticável programar bem java sem ter noções teóricas dos conceitos de uma linguagem orientada a objectos.

Em relação às linguagens lógicas (prolog, ocaml) dúvido que com bases de programação imperativa se consiga arranhar alguma coisa em 2 semanas..é necessária muita abstracção e pensar sempre em recursividade terminal. Um bom desafio :P..

Não dúvido que uma pessoa sem curso que seja interessada e autodidacta consiga saber tanto ou mais que outra com curso num determinado campo, mas dizer que a formação é para inglês/português ver, acho altamente depreciativo e infundado.

É fácil ir à net e sacar meia dúzia de comandos e tutoriais, mas na maior parte das vezes utilizam-se sem saber muito bem porque..
Em analogia e para ficar menos offtopic: Podemos ser bons condutores sem perceber nada de mecânica, mas um bom condutor que perceba de mecânica será certamente uma mais valia.

As engenharias têm em comum grande parte das matemáticas (análises e probabilidades estatísticas), físicas, fundamentos da electrónica..
É comum nos testes aparecerem exercícios sobre "motores", "pontes", "circuitos eléctricos"..
narg wrote:Quanto ao governo apostar na valorização, acho bem, acho bem o governo fazer com que uma pessoa com 9º ano entre para a universidade pelo processo bolonha enquanto uma com 12º ano se não passar nos exames nacionais vê a que têm o 9º ano passar à frente.
Update: Esqueci-me desta parte.
Concordo contigo, também acho uma estupidez. Mas Darwin e a sua selecção natural acabará por fazer justiça.
É fácil entrarem, o pior é sairem...:?

[/OFFTOPIC]
Last edited by Nirvana on 26 Nov 2007 03:52, edited 1 time in total.

macsoft

Re: engenharias

Post by macsoft »

Carlos Baptista wrote:Como é óbvio, jamais me atreveria a discutir qualquer tema de engenharia com o Senhor Engenheiro! As minhas habilitações académicas são muito poucas, por isso limito-me, tal como aqui já foi feito, a falar de segurança. A melhor forma de não dar uma martelada num dedo é agarrar no cabo do martelo com as duas mãos, certo? O Seguro morreu de velho! O diabo deu um tiro com uma espingarda de pau! Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem! Creio que estas máximas da sabedoria popular, se encaixam aqui que nem uma luva. Tambem já usei tijolos mas, sempre na vertical, ou seja, com os buracos virados para cima e uma tábuazinha no topo. Para sacar motores uso preguiças e faço como os profissionais me ensinaram. Aquela oscilaçãosinha que nós damos, quando puchamos o motor para o desengatar do veio primário, com o seu método, pode ser a morte do artista. Um tijolo é um perigo. Deitado ainda é pior. Mal cozido, está tudo estragado. Todos nós que aqui viemos botar faladura, mais não fizemos, senão mostrar-lhe que queremos o seu bem e que, por via das asneiras que já fizemos, temos experiência suficiente para o poder-mos levar ao bom caminho. Isto, se o Senhor Engenheiro tiver a modéstia suficiente para aceitar concelhos. Tambem existe uma máxima da sabedoria popular que diz "O pau a pino e a mulher de costas, nunca arrearam". Por isso é que eu ponho os tijolos a pino! :D
Obrigado pelo comentário saudavel. É um belo exemplo de como se pode criticar construtivamente, e nao apenas ofender sem razao, nem intuito de ajudar.
Todas as cautelas nunca são suficientes, e eu tomei as que pude.
Quanto à posiçao do tijolo, tenho que discordar. se a posiçao mais forte do tijolo fosse na vertical, então fariamos casas com eles dispostos dessa forma. É um daqueles casos em q o q parece é o contrario do que é. a forma alveolar dos tijolos, faz com que, quando dispostos lonjitudinalmente distribuiam a carga com maior eficácia, suportando assim maior peso. Na vertical perde-se o efeito da estrutura alveolar e funcionam apenas como paredes finas verticais, tornado-os mais frageis.
De qualquer maneira cautela é sempre um bom concelho. Agradeço,
VW 1300L, 1970

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

engenhocas

Post by Carlos Baptista »

Força, é tudo o que é capaz de modificar o estado de repouso ou movimento de um corpo, equilibrá-lo ou deformá-lo. Eu antigamente, tambem era teimoso e vaidoso e presunçoso e convencido e depois, com o tempo, tudo isso se foi desvanecendo e parece que agora já não sou tanto assim. O tempo é a soluçao de muitos problemas. Desejo que o Senhor Engenheiro nunca se magoe. Boa sorte.

TomTom

Post by TomTom »

Aqui o "engenheiro" deve ter sido colega do socrates. A resistencia de um tijolo é cerca de 2 a 3 vezes superior a uma força aplicada sobre a sua face furada do que se aplicada sobre uma face paralela aos orificios. E isto não é uma opinião, é um facto provado por ensaios em laboratório. Ai deste país se um dia abanar, tão bem projectado que está....

macsoft

Post by macsoft »

TomTom wrote:Aqui o "engenheiro" deve ter sido colega do socrates. A resistencia de um tijolo é cerca de 2 a 3 vezes superior a uma força aplicada sobre a sua face furada do que se aplicada sobre uma face paralela aos orificios. E isto não é uma opinião, é um facto provado por ensaios em laboratório. Ai deste país se um dia abanar, tão bem projectado que está....
Ui.. pera lá.. tu queres ver que andamos todos a construir os predios com os tijolos ao contrario? apoiados pelo lado mais fraco? isto se calhar está aqui uma grande descoberta de engenharia! isso talvez dê direito a prémio Nobel! :)
Amigo, pense bem no que acabou de dizer e veja se tem logica. Das duas uma, ou foi um engano seu, ou anda toda a gente a fazer predios mal feitos.
Eu voto pela primeira, embora a segunda de vez em quando tambem acontece...mas nao deve ser dos tijolos mal postos:)
VW 1300L, 1970

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Bom, acho que toda a gente concorde... Não é o melhor metodo para tirar o motor de um VW. Dou o topico como fechado. :wink:
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Locked