Sistema de Refrigeração Buggy

bisnagas2002

Post by bisnagas2002 »

Hong Kong Syndicate wrote:Flaps!
Boa noite HKS,

Qual é o nº dos flaps ?

19, 20?!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O teu bloco não é um AB? Se é um AB devias ter um caixa para a turbina com Dog House. Não sei como é que conseguiram meter uma turbina normal :? Para colocarem uma turbina normal tinha que tirar o radiador de óleo do sítio e puxar um pouco para o lado com uns adaptadores. Consegues verificar isso?

Todas as peças do sistema de refrigeração são importantes. Se assim não fosse a VW não as tinha colocado. Para que raio iam gastar dinheiro em peças que não eram precisas???

O calor é gerado nas cabeças e não nos cilindros. É na cabeça que se dá a explosão. Por isso os flaps são importantes.

1- Ao canalizarem o ar para onde ele á mais preciso (nas cabeças)

2- E ao estrangularem os ar. Confusos??? Quando querem limpar folhas do chão com uma mangueira de água o que é que fazem? Apertam a ponta da mangueira, certo? Quando queres a pagar uma vela abres a boca toda e assopras? Claro que não. É a pressão do ar que retira o calor das cabeças porque aumenta a velocidade.

O motor VW foi desenvolvido durante décadas por uma equipa dos melhores Eng. que havia na Alemanha. Eles não iam colocar peças a mais. Existem muitas pessoas, que acham que o motor tem peças a mais, que se intitulam mecânicos, a opinar sobre soluções mecânicas e sem terem o equipamento para as validar. :wink:

João

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Claro que no teu caso não faz sentido colocar as chapas de trás, porque não tens um compartimento do motor para isolar.
No caso de existir um compartimento do motor temos que garantir que o calor não entra por baixo assim como os gases de escape que seriam directamente empurados para o interior do carro pelo sistema de aquecimento.

Se não usares o termostato bloqueia os flaps na posição aberta.

João

bisnagas2002

Post by bisnagas2002 »

jcse wrote:Claro que no teu caso não faz sentido colocar as chapas de trás, porque não tens um compartimento do motor para isolar.
No caso de existir um compartimento do motor temos que garantir que o calor não entra por baixo assim como os gases de escape que seriam directamente empurados para o interior do carro pelo sistema de aquecimento.

Se não usares o termostato bloqueia os flaps na posição aberta.

João
Já andei à procura por todo o lado e termostato nem vê-lo...

Logo à noite vou tentar tirar uma foto do radiador, parece-me normal, mas... vou ver novamente

Uma vez que se trata de um Buggy, pensava que não era necessário o sistema completo de refrigeração, uma vez que o motor tambem trabalha à vista...

Mas segundo as opniões, que agradeço, é melhor "jogar" pelo seguro.

Isto é investir no aquecimento e no arrefecimento, faz todo o sentido e pertençe ao motor, concordo.

Obrigado,
Bisnagas 8)

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Escusas de procurar, porque não o vais encontrar.

O termostato é colocado do lado direito entre os cilindros #1 e #2. Se reparares deves ter um perno roscado no bloco desse lado para prender o suporte do termostato. Depois leva uma haste vertical que passa entre os cilindros e liga a um dos flaps. Existe também uma haste horizontal a ligar os dois flaps, para que estes abram ao mesmo tempo. Há uma mola entre essa haste e a caixa da turbina para manter os flaps abertos caso o termostato avarie.

Estamos num clima quente e então não precisamos do termostato. Esta é a a ideia generalizada que infelizmente existe entre nós. Se comparar-mos a temperatura ambiente com a temperatura do motor a diferença entre estarem 5º ou 30 é irrelevante, porque os flaps só vão abrir aos 82ª. Como não existe temperatura ambiente de 82ºC em Portugal vamos sempre de precisar dos flaps para manter o motor a trabalhar à temperatura, para a qual ele foi projectado. Os desgaste das válvulas e de outro componentes é enorme se tiverem trabalhar a uma temperatura inferior ou superior para a qual foram projectados.
Motores com o sistema de refrigeração incompletos, apresentam uma maior tendência para estalarem as cabeças.

Neste momento este motores são usados apenas em curtas viagens e aos fim de semana, por isso as mazelas demoram muito mais tempo a aparecerem.

Image

Em cima o teu sistema em baixo o dos motores T4

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Sem duvida uma explicação bem mais completa do que a minha e com pormenores :)
A manutenção dos sistema dos flaps é igualmente importante, para eles poder se abrirem sem fazer força, importante igualmente é verificar se a mola termostato de comando esta a funcionar.
Para reforçar a ideia da importância dos flaps no motor VW ar, mesmo nos VW com destino pais quentes como a África, ou regiões como o médio oriente , o sistema foi mantido pela VW.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

madbeetle

Post by madbeetle »

Eu no teu lugar não ponha os flaps, mas cada um sabe de si.
Tb a vw nunca vez motores com mais de 1600 e com IDF's e bosch 009, e há por aí muitos "velhos do Restelo" que a primeira coisa que fazem é alterar os motores para "dár mais".

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

E uma asneira da grossa de não deixar os flaps no sitio e a funcionnar, pela simples e boa razão que demasiado arefecido o motor não chegue a sua tº ideal de funcionemente. Tu metes pé dentro/ pé na tabua com o motor frio? Não! Mas é isto que se produz quando o motor esta sem os flaps... esta sempre "frio" Ter um1600 ou mais, oo9 (bela bosta) ou não, 40 ou mais não dispensa. A maioria dos runners serios mantem este sisteme. Até os Berg :roll:
Ha algo com o qual eu não concorda com o JCSE, os flaps não levem o ar para as cabeças, são os deflectores soldados dentro da caixa de ventilação.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Os defletores estão soldados nos flaps :? ou será que eu estou a ver mal?

Image
João

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

madbeetle wrote:Eu no teu lugar não ponha os flaps, mas cada um sabe de si.
Tb a vw nunca vez motores com mais de 1600 e com IDF's e bosch 009, e há por aí muitos "velhos do Restelo" que a primeira coisa que fazem é alterar os motores para "dár mais".
Existem várias razões para que a VW não tomasse essa decisão. Acredito que tenha sido por uma questão económica e de fiabilidade.

O 009 é um distribuidor barato de substituição. Prejudica a economia, porque não tem em consideração a posição do acelerador. É um distribuidor apenas centrifugo.

Os IDF são demasiado caros para competir com os Solex. A manutenção também seria demasiado cara para a filosofia do carro. Os VW nasceram para serem baratos com uma manutenção barata.

Podes alterar tudo o que quiseres neste motores como tu sabes, mas a tua carteira vai sofrem com isso.

Se eu fosse mecânico e/ou vendesse peças para motores VW, também diria que era melhor andares sem flaps.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Eu vi mal :oops: Fiz confusão.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Os flaps mais o termostato estão á venda na VW heritage, penso que em stock reduzido, embora eu seja da opinião do jcse que de facto não são indespensaveis no nosso pais onde as temperaturas s~çao amenas, mesmo no inverno.

ATENÇãO! Deves de verificar a folga de cambota! Se montas um jogo novo de pistôns/cilindros, aida por mais cabeças novas com uma folga de cambota acima da tolerância, rapidamente vais ter o motor a gastar oleo e a perder potência: dinheiro jogado á rua!
Plastic cars sucks!

Post Reply