No cabeçote do chassis, tem uma tampa oval com 2 parafusos, tiras essa tampa.
desligas o cardã junto à caixa de vel., mas no parafuso 8 de lado, e seguras com um alicate a chapa lateral.
puchas o tirante todo para a frente, e "pesca-lo" na frente do chassis.
tiras o casquilho
metes o casquilho novo fazes a mesma operação, mas em sentido inverso
diverte-te.
um abraço.
Casquilho da caixa
-
rolando lima
- ✘✘✘✘
-
jcse
- ✘✘✘
Na parte da frente do carro no fim do tunel tens uma chapa segura com dois parafusos. É por aí que saí
Quando o tirares pela frente prende um arame na parte de trás do tirante depois de o desligares do "cardan" para depois conseguires passar o tirante pelo mesmo sítio. (entre o tubo da gasolina, aquecimento, embraiagem, acelerador e travão de mão)
João
Quando o tirares pela frente prende um arame na parte de trás do tirante depois de o desligares do "cardan" para depois conseguires passar o tirante pelo mesmo sítio. (entre o tubo da gasolina, aquecimento, embraiagem, acelerador e travão de mão)
João
Last edited by jcse on 16 Jul 2009 23:34, edited 1 time in total.
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Acho que isso sai mesmo pela dianteira do carro... pelo nariz do chassis.
Essa peça plástica "desaparece", pois desfaz-se com o uso e some-se.
Toda a gente diz que faz imensa diferença na qualidade de uso do carro, e no entanto, quase ninguém resolve fazer essa substituição. É um assunto que tenho que ver no expresso.
Essa peça plástica "desaparece", pois desfaz-se com o uso e some-se.
Toda a gente diz que faz imensa diferença na qualidade de uso do carro, e no entanto, quase ninguém resolve fazer essa substituição. É um assunto que tenho que ver no expresso.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
Alcino Santos
-
Alcino Santos
Re: Casquilho da caixa
Exmos srs,
Muito obrigado pelas ajudas prestadas.
Em tempos idos, esta operação para mim era impensável.
Hoje, com alguma calma, foi fazendo a substituição do casquilho em questão e concluí tudo até ao fim.
Só não tive tempo de testar
As imagens colocadas acima, são extremamente esclarecedoras e foram a ajuda de que necessitei para fazer o trabalho.
Obrigados Miguel Brito, jcse, Rolando Lima e trukas.
Algumas fotos para me poderem criticar à vontade:
Antes:

A ajuda do alicate:

Peças da ligação à caixa de velocidades todas perfiladinhas:

Orifício sob a alavanca das velocidades:

A alavanca pronta para ir à limpeza:

Lado esquerdo: CASQUILHO VELHO; Lado direito: CASQUILHO NOVO!:

A ajuda preciosa dum fio para o tirante voltar ao seu local mais facilmente (o problema é que o fio partiu-se):

A extremidade dianteira do tirante:

Muita massa consistente:

E aí está tudo no sítio:

Quem diria, um curioso como eu a fazer uma intervenção deste gabarito !
Obrigados,
Muito obrigado pelas ajudas prestadas.
Em tempos idos, esta operação para mim era impensável.
Hoje, com alguma calma, foi fazendo a substituição do casquilho em questão e concluí tudo até ao fim.
Só não tive tempo de testar
As imagens colocadas acima, são extremamente esclarecedoras e foram a ajuda de que necessitei para fazer o trabalho.
Obrigados Miguel Brito, jcse, Rolando Lima e trukas.
Algumas fotos para me poderem criticar à vontade:
Antes:

A ajuda do alicate:

Peças da ligação à caixa de velocidades todas perfiladinhas:

Orifício sob a alavanca das velocidades:

A alavanca pronta para ir à limpeza:

Lado esquerdo: CASQUILHO VELHO; Lado direito: CASQUILHO NOVO!:

A ajuda preciosa dum fio para o tirante voltar ao seu local mais facilmente (o problema é que o fio partiu-se):

A extremidade dianteira do tirante:

Muita massa consistente:

E aí está tudo no sítio:

Quem diria, um curioso como eu a fazer uma intervenção deste gabarito !
Obrigados,
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Estás de parabéns!
Quando experimentares, começa (parado) por ver se todas as marchas entram facilmente, incluindo a marcha atrás.
Depois, anda um bocadinho só para ver se todas entram e saem, especialmente a marcha atrás.
Algum desacerto pode ser resultado da nova posição da alavanca de velocidades. Tem afinação e faz diferença.
Boa sorte, o mais difícil já está feito!
Quando experimentares, começa (parado) por ver se todas as marchas entram facilmente, incluindo a marcha atrás.
Depois, anda um bocadinho só para ver se todas entram e saem, especialmente a marcha atrás.
Algum desacerto pode ser resultado da nova posição da alavanca de velocidades. Tem afinação e faz diferença.
Boa sorte, o mais difícil já está feito!
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
Alcino Santos
Com o motor parado, já testei.
Tive alguma dúvida quanto ao pequeno entalhe da peça na base da alavanca das mudanças.
TEntei nas 2 posições e acabei por concluir que fica para a direita (salvo melhor opinião).
Aquilo parado entra tudo (1ª 2ª 3ª 4ª e marcha atrás); com um bocado mais de afinação até entrava uma 5ª mas não faz cá falta nenhuma.
Agora dei conta que dá para afinar melhor, mas isso deve ser só para experts.
Vou testar em andamento e logo vejo.
A próxima tentativa vai ser uma boa revisão ao sistema de travagem.
SEmpre achei o pedal muito duro. Não sendo assistido, penso que poderá melhorar nesse aspecto e no mais importante: a segurança da travagem.
Mas para isso, tenho de me mentalizar.
Cumprimentos,
Tive alguma dúvida quanto ao pequeno entalhe da peça na base da alavanca das mudanças.
TEntei nas 2 posições e acabei por concluir que fica para a direita (salvo melhor opinião).
Aquilo parado entra tudo (1ª 2ª 3ª 4ª e marcha atrás); com um bocado mais de afinação até entrava uma 5ª mas não faz cá falta nenhuma.
Agora dei conta que dá para afinar melhor, mas isso deve ser só para experts.
Vou testar em andamento e logo vejo.
A próxima tentativa vai ser uma boa revisão ao sistema de travagem.
SEmpre achei o pedal muito duro. Não sendo assistido, penso que poderá melhorar nesse aspecto e no mais importante: a segurança da travagem.
Mas para isso, tenho de me mentalizar.
Cumprimentos,
-
jcse
- ✘✘✘
Como estás a ver não é assim tão difícil
Nós temos sempre receio daquilo que não conhecemos. Nos carochas a mecanica é tão simples e há sempre pessoas dispostas a ajudar que tudo se torna mais simples.
João
João
VW 1302 Jubilee
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Ás vezes as conversas teem um efeito "reminder", já tenho esse casquilho há alguns meses e ainda não tive lembrança de o fazer, ou seria a prespectiva do trabalho que poderia dar?
He He, o facto é que o preto anda mais é de inverno, esse é que tem o problema, o meu ex-tipo 3 tem andado muito arejado este verão! E nos tambem!
He He, o facto é que o preto anda mais é de inverno, esse é que tem o problema, o meu ex-tipo 3 tem andado muito arejado este verão! E nos tambem!
Plastic cars sucks!
-
Alcino Santos
Meus senhores,
Aceitem lá um conselho vindo de alguém que não percebe patavina do assunto.
Um dos truques que mais ajudou a colocação do tirante da alavanca das mudanças na fase final já após o casquilho no seu devido lugar, foi o facto de ter colocado uma lâmpada dentro do túnel centra a iluminar aquilo tudo lá dentro... dá para perceber onde andam os diversos tubos e calhas... aquilo parece de dia!
Depois a massa consistente de boa qualidade fez deslizar o tirante às mil maravilhas... parecia a manteiga do último tango em Paris.
Cumprimentos,
Aceitem lá um conselho vindo de alguém que não percebe patavina do assunto.
Um dos truques que mais ajudou a colocação do tirante da alavanca das mudanças na fase final já após o casquilho no seu devido lugar, foi o facto de ter colocado uma lâmpada dentro do túnel centra a iluminar aquilo tudo lá dentro... dá para perceber onde andam os diversos tubos e calhas... aquilo parece de dia!
Depois a massa consistente de boa qualidade fez deslizar o tirante às mil maravilhas... parecia a manteiga do último tango em Paris.
Cumprimentos,
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
Com que então: "Ultimo tango em Paris"!
Na época, o pessoal começou todo a usar manteiga Primor (ainda não havia Becel) para meter o tirante da alavanca de velocidades.
E não é que aquilo encaixava bem no casquilho
!
Na época, o pessoal começou todo a usar manteiga Primor (ainda não havia Becel) para meter o tirante da alavanca de velocidades.
E não é que aquilo encaixava bem no casquilho