Torradeira Crussel

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Torradeira Crussel

Post by Miguel Brito »

Vou estrear os off-topic...
Uma torradeira clássica, para quem gosta de vw's clássicos......

A torradeira Crussel

Image
Finalmente tenho uma torradeira a sério! Das antigas, mas nova! A estrear com zero km's e zero ferrugem.
A anterior até metia nojo!... Moderna, plástica, branca, com botões reguláveis de lado, cheia de truqes manhosos de programação digital e a custar um exagero. O pão até tinha vergonha de lá entrar...
Parecia aquilo que era: um electrodoméstico moderno!...

Aquela treta nunca funcionava bem: ou saia o pão cru, ou queimava. A malta tentava espreitar na ranhura, mas não se conseguia perceber o que se estava a passar lá dentro. A sacana da torradeira estava a tentar destruir outra torrada.
Umas vezes encravava lá dentro e não queria sair, e tinha que lutar para a sacar com um garfo, para depois a comer toda partida aos bocados. Santo deus, que castigo...
Outras vezes, não se ligava, e ficava horas a olhar para um a torradeira desligada, até que a minha mulher me dizia: Já a ligaste na ficha? e eu, oopsss!...
É que não se consegue ver se está incandescente ou não. Aquilo é uma armadilha fechada, só com ranhuras em cima, onde não cabe pão alentejano à séria, só fatias maricas de pão integral para miúdas magras de mais, e comedoras de iogurtes sem calorias e sem sabor.
Tanto bati naquela coisa, esmurrei a dita, que consegui finalmente avariá-la. Fixe! Vais para o lixo, e não tens direito a restauro...

Fui à loja e que descubro? Raios partam isto: filas e filas de clones plásticos iguais à sacana que eu tinha lá em casa...
Umas caras, outras caríssimas, outras, enfim... dava para comprar pão para um ano inteiro!
Perguntei à funcionária, mesmo no meio daquilo tudo, se não tinham torradeiras à venda. Ela perplexa, olhouem volta, e disse:
- Temos estas todas... Que está aqui a ver...
- Pois, minha senhora, mas eu quero uma torradeira daquelas a sério, sabe quais são? Daquelas que não sejam caixas do correio!
- Ah! Dessas já não temos. Mas tem aqui muitos modelos...
- Pois, mas isso são brinquedos, e eu preciso de uma coisa séria. É que é para fazer torradas!
E fui-me embora.

Foi a minha querida Xana que descobriu a Crussel, numa loja de Algés, daquelas antigas, de atendimento personalizado, com homens sérios, do antigamente, e a vender coisas e produtos sérios para gente séria. Uma seriedade completa...
E, menos de metade do preço das caixas de correio eléctricas, plásticas e brancas, cheias de botões rotativos temporizadores.
Image
Uma torradeira clássica... O design dos angulos, a sedução dos cromados, a realidade das coisas reais, e não uma fantasia de modernidade.
Image
(Reparem também na mesa de madeira de pinho nacional pintada a azul cobalto, com pigmentos naturais, e os azulejos Aleluia de Aveiro, pintados à mão. Prefira produtos nacionais, defenda a nossa indústria...)
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Torradeira Crussel: a continuação…
Image

Finalmente podia ser feliz… Uma torradeira a sério para começar a manhã como deve ser.
A perícia de tostar convenientemente uma fatia de pão caseiro de Mafra. O olhar treinado para não deixar queimar, mas permitir tostar. A descoberta da cor ideal da torrada perfeita. A concretização de um acto quotidiano como estilo de vida.

Mas o mais importante, tal como após a compra de um carocha, é uma leitura atenta do manual de instruções. Há sempre umas pequenas descobertas, pérolas de emoção…

Image
Image
ANTES DE USAR
Leia atenta e completamente este manual de instruções.
De facto, para quê ler, se toda a gente sabe usar uma torradeira? Afinal, não se trata apenas de ligar o único botão presente em todo o aparelho? Aquele que diz ON?

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA
Cuidado, que pode explodir alguma coisa…

- Verifique se a tensão de distribuição é 230V -50 Hz
Ou seja, se está na Europa. Presumo que sim.

- A Torradeira não deve ser ligada a adaptadores ou fichas triplas.
Uma indirecta para evitar sobrecargas…

- Deve ser ligada a uma tomada monofásica com terra de protecção.
Pois é, era bom. E a verdade é que toda a torradeira pode sofrer com fugas parasitas. Basta comprovar com uma chave de fendas busca-pólos. Mas por 17 euros, que queriam mais?

- NÃO COBRIR. Se o aparelho for coberto existe risco de incêndio.
Boa: vamos acender uma fogueira dentro de casa, em cima da mesa de cozinha. Liga-se a torradeira bem embrulhada num pano de cozinha e … Bum! Chamas por todo o lado.

- A Torradeira deve ser mantida sob observação enquanto em funcionamento.
Claro. E isto é a essência da torradeira clássica: cuida dela, que ela cuidará de ti. È a mesma filosofia que preside à posse e uso de um vw clássico. Precisam de carinho, atenção, manutenção, e é isso que nos envolve com algo que assim deixa de ser um mero objecto e passa a ser um objecto de culto, uma parte das nossas vivências, definição de um estilo de vida e modo de interacção com o mundo desafiante que nos rodeia.

- Não deixe a Torradeira AO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Mesmo após ter desligado.
Eles não dizem aqui, só mais adiante, mas aquilo aquece mais que o meu carocha a subir o viaduto Duarte Pacheco. Deveria ser antes indicado não deixar a torradeira AO ALCANCE DAS CRIANÇAS E DAS MULHERES MODERNAS. São aquelas senhoras que acham que “isto agora é tudo automático”, e que a torradeira “adivinha” quando deve desligar-se, e que é capaz de fazer quente por dentro mas ser fria por fora. Isso não é uma torradeira, quente por dentro e fria por fora, só se for uma cabra de uma colega que eu conhecia…

- O pão pode queimar-se. A Torradeira não deve ser utilizada nas proximidades de cortinas ou outros materiais combustíveis e deve estar sob vigilância.
Daahh!!... É aqui que eles chamam estúpidas às gajas que não sabem como se controla uma torradeira para homens de barba rija. Não encostar a cortinas inflamáveis, feitas de poliéster ou nylon, por razões óbvias…
“O pão pode queimar-se” é a mais linda instrução deste elucidativo manual, e remete para a perícia do utilizador, atenção e jogo de mãos. Aquilo que transforma o fazer de torradas numa arte, um desafio de mestre, uma brilharete e domínio da máquina. Afinal, o mesmo desafio que todos procuramos na arte dos carochas.

- Quando em funcionamento, as superfícies acessíveis de ser tocadas podem atingir temperaturas elevadas.
Esta última instrução, devia ser a primeira: qual pode?! Vai estar a escaldar, vai derreter tudo o que lá tocar! E não é apenas uma parte, é toda a estrutura metálica! Aquilo ferve como o escape de um 1200 com um motor 1835 lá montado!...
Até me ri como sacana ao ouvir na cozinha a minha esposa a ligar a torradeira. Esperei, esperei, e ouvi o grito repentino: Ai, chiça, car… fod…!!! Foi em cheio… Um toquezinho da pele macia das mãos, e pronto, já ganhou uma tatuagem que lhe vai durar a semana… Eh! Eh! Eh! Eu bem disse que se devia ler o manual primeiro…

UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO
- No primeiro aquecimento é natural a libertação dê fumos ligeiros. Este acontecimento é perfeitamente normal e desaparecerá rapidamente.
A primeira vez é sempre a melhor… Para quem gosta de mecânica, a primeira torrada tem aquele sabor, aquele leve travo a WD40 do protector do metal, e aquela primeira trinca com gordura metálica, sob o cheiro quente dos circuitos acabados de ligar, é algo inesquecível. Foge toda a gente da cozinha, e ela é toda nossa.

- O tempo necessário para uma torrada é definida pela coloração do pão. Este deve ser castanho dourado.
Esta é profunda… Convém usar os olhos, utilizar o computador dentro da cabecinha, compreender o que significa a expressão “uma torrada”, saber a referência volkswagen adequada L 87 ainda é cru, L41 fica pronto para o caixote do lixo (e para chamar os bombeiros, ver alíneas anteriores).
O tempo necessário é definido pela cor, momento profundo de reflexão e introspecção. Ser ou não ser, uma torrada, uma crosta, um carvão, qual de mim saberá qual o tempo e a cor que define a exactidão da perfeição. Enquanto se reflecte, mais um copinho de licor Beirão, para ajudar a esperar.

- A Torradeira está equipada com Interruptor, no entanto aconselhamos que seja desligada da tomada de corrente sempre que termine a sua utilização.
Nada de especial, é como o carocha: o automóvel está equipado com interruptor de ignição, no entanto aconselhamos que seja desligada a bateria sempre que termine a sua utilização prolongada.

- Após usar. Desligue a Torradeira e aguarde que arrefeça antes de limpar.
Mais uma profunda: primeiro ligue para usar, depois desligue quando já não usar. É como tudo na vida, uns dias sim, uns dias não.
Aguarde que arrefeça antes de limpar, senão, sai outro grito decerto.

- Para retirar as migalhas utilize um pincel.com a torradeira desligada.
Olha, agora também tenho que ir comprar um pincel…

- Limpe com um pano húmido e depois use um pano seco as superfícies em contacto com os alimentos.
- Pode usar um limpa metais para limpar as partes de aço Inoxidável.
Para quem tem um carocha é simples de perceber: é o mesmo que limpar os tampões ou o pára-choques: retirar o excesso de sujidade suavemente, aplicar produto apropriado, e depois retirar excessos, passar camurça, e obter aquele brilho recompensador de quem sabe fazer as coisas certas para obter resultados de brilho e glória. Definimo-nos por tudo na vida “põe quanto és no mínimo que fazes” (F.Pessoa), e a torradeira Crussel ajuda a definir um estilo e qualidade de vida, dependente não do custo monetário, mas da arte de saber viver.

- Se o cabo de alimentação se danificar deve ser substituído pelo fabricante ou agentes autorizados.

Sim, nós somos os homens da Crussel
Os agentes MIC, Men In Crussel
Image
Crussel forever. I love Crussel…

Orbita Cross sucks, Crussel rules!

Marcos

Post by Marcos »

Bem Miguel ja me fizeste agua na boca a pensar numas belas torradas em pão de mafra :D :D

zef

Post by zef »

este homem é um senhor

e a minha mulher acha que sou o retrogado...

vou imprimir isto para ela ler e saber que nao sou o unico

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Torradeira clássica - Carro Clássico - Homem Clássico

Temos o Nosso Miguel Brito! Ao seu melhor! :lol: :lol: :lol:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

trukas
✘✘

Post by trukas »

podias ter dito..
por esse preço compravas uma junex, produzida no mesmo sítio e ainda compravas o pão, a manteiga, e o chá..
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Quase 18 euros :shock:

Eu comprei uma que deve ter custado uns 8 euros... ou mais

João

PutoMaluko

Post by PutoMaluko »

Nunca pensei ler um texto tão grande sobre uma torradeira... E mais não digo! :lol:
Image

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

tenho uma igualzinha :) lindo

Art_VW59

Post by Art_VW59 »

Em casa dos meus avos as torradeiras eram assim. Mas quando iamos passar o fim de semana em casa dos meus avos maternos, as torradas eram feitas ao pe do "lumi" (como a minha avo diz) :lol: , com um garfo espetado na na codea. São bem boas essas :wink: exprimentem...
have a nice trip with VW

trukas
✘✘

Post by trukas »

eu sou desse tempo.. a minha avó ainda me fazia um belo café de cafeteira :lol: com canela..

grandes tempos

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Eu ainda uso uma torradeira igual à crussel que foi comprada com o primeiro ordenado da minha mãe. Pensando que a minha mão tem 35anos de serviço, já fez muita torrada. E ainda funciona!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Essa da Junex é que eu já não me lembrava. Bem visto! Mas era preciso encontrar alguma, e agora é tudo Bosch, Moulinex, etc...

Torradas nas brasas!... Bons tempos! Lembro-me nos escoteiros, acompanhadas de chá de folhas de eucalipto, com sabor amargo a menta. E também no Baixo alentejo, com o pão metido na ponta de um ramo de loureiro, enquanto encostadas às brasas havia bolotas com um corte a canivete, para se comerem bem quentinhas...

trukas
✘✘

Post by trukas »

tinhas dito.. :lol:

esta ainda nem a rodagem tem feita..
veio da terra dos fenómenos.. :wink:

a bolota cortada também é do meu tempo.. quando era gaiato e ia à fonte com a minha tia avó era o meu entretem.. chegava a casa acendia-me o lume, pão torrado na brasa, café caseiro e no fim.. a dita bolota na brasa..

pareciam castanhas.. :P

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Da Junex, eu sou conhece a torradeiro para os pés! :roll:
Mas mais a serio, com isto descobrir uma paixão que o Julio é eu partilhamos: electrodomesticos "Vintage"...ficam nos muito bem! 8)
Frigorifico Bosch 57, ventohina 50', radios, orbita cross....
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Post Reply