O meu Blog...Barão Vermelho...

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

sergio silva wrote:Marco,

depois de ter retocado o teu primeiro post esta tudo claro :wink:

Image

Abraços,

Sergio
Uff! :wink: :roll: :lol:

Abraço

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Apenas referi a expressão "doentio" no sentido de muito agarrados ao drama passado, muito passadistas, obsessivos em torno de um período difícil.

Quanto a livros, o autor que é imperdível para o teu interesse, é sem dúvida alguma Alan Clark, um deputado inglês, já falecido recentemente (em 1999), e que misturava o facto de ser um fanático de uma multiplicidade de carros antigos, e um gosto pela História da 1ª guerra mundial.

Image

http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Clark

O melhor livro de automóveis que já alguma vez li, é o "Backfire, A Passion for Cars and Motoring (2001)", e para o teu interesse sobre o Barão Vermelho, o "Aces High, The War in the Air Over the Western Front 1914-18 (1973) ", também uma obra impecável.

http://search.barnesandnoble.com/bookse ... 3737&itm=4
Alan Clark exprime a sua opinião sobre os carros de uma forma certeira e directa, tal como eu gosto, e concordo em absoluto com todas as suas convicções. A não perder.
O livro Backfire tem ainda o interesse acrescido de ter um prefácio por Robert Coucher, o actual director da revista "Octane", a minha revista favorita generalista de carros antigos, e que considero de qualidade acima da média.

O outro livro é este:
http://search.barnesandnoble.com/bookse ... 6762&itm=1
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Miguel Brito wrote:Apenas referi a expressão "doentio" no sentido de muito agarrados ao drama passado, muito passadistas, obsessivos em torno de um período difícil.

Quanto a livros, o autor que é imperdível para o teu interesse, é sem dúvida alguma Alan Clark, um deputado inglês, já falecido recentemente (em 1999), e que misturava o facto de ser um fanático de uma multiplicidade de carros antigos, e um gosto pela História da 1ª guerra mundial.
Obrigado Miguel pelas dicas muito interessantes.

Tenho que descobrir se alguem editou em Português.

Quanto ao Passado, "Passadismos" e afins...

Sempre fui bom aluno a História! Embora tenha estudado na área de Ciências, mais tarde...

Mas sempre gostei de História, pois triste do povo que não têm memória colectiva - sem nostalgismos doentios - mas com orgulho, e deste modo construíndo o futuro no presente, com a sapiência dos nossos antepassados...

Em filosofia no secundário todos nós aprendemos que " andamos às costas de gigantes" na analogia ao somatório de conhecimentos ao longo dos séculos, que vamos "utilizando" e que cabe a nós melhorar...

Em suma, e como exemplo, não doentio; não passadista e que serve de memória colectiva para que NÂo volte a acontecer:

Uma visita a um campo de concentração nazi, como Treblinka, ou Dachau ou outro qualquer...

Não com motivos "doentios e passadistas" mas para que as pessoas possam "vacinar-se", contra loucuras de certos déspotas que a nossa história Universal pariu.

Para que não se repitam. Quem não vê não sente...

Abraço

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Image

Como podes verificar a curiosidade sobre esta figura histórica Universal, não é só minha, como é óbvio! :lol: :lol: :lol:

Recomendo, aos colegas de fórum que tenham interesse em saber um pouco mais sobre esta figura ,por vezes enigmática...

...Que visitem este site magnífico em informação e imagens fantásticas.

www.pbs.org/wgbh/nova/redbaron

Na minha opinião um dos melhores que versam sobre o "Red Baron"...

Em especial sobre a eterna polémica em torno de quem o abateu...

As baterias anti-aéreas ou o piloto Canadiano que o perseguia?

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Sobre o Barão Vermelho - Manfred Von Richthofen

" O Barão Vermelho e sua condecoração , a Blaue Max Manfred, que logo revelou-se um caçador implacável, para assombrar ainda mais os inimigos - espantando-os ou atraindo-os para a liça - pintou o seu Albatroz de vermelho. Os ingleses, seus adversários mais tenazes, admirando-lhes as façanhas, batizaram-no de o Barão Vermelho. Entre outras razões, por sua ética em combate. Promovido a Rittmeister, a capitão da cavalaria, Richthofen jamais atirava num rival abatido que saltasse de pára-quedas. Incendiado o aparelho ou embicado para o solo, dilacerado, ele não perseguia o piloto. Ferido o cavalo, deixava que o destino cuidasse do cavaleiro. Fez fama de ser leal e generoso adversário."

Havia ética na "arte da guerra"...

( Curioso que hoje em dia, a " arte do emprego", não existe tanta ética professional, "matam-se uns aos outros por "poleiros"...E depois o Barão Vermelho e outros que tais são os "maus da fita"...:lol: :lol: :lol: )

Ainda não o podemos ver , dada a "curta" distância no tempo histórico que nos separa...Basta dizer que foi no início do séc XX, em termos históricos, "ontem à tarde" :wink:

Mas será por uns séculos mais adiante, visto à sua proporção, como enaltecemos ou admiramos os feitos militares de um Napoleão ou de um Lord Nelson...

o Tempo será senhor soberano no julgamento da história.

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

surfistaprateado wrote:Grande bolg dude! Meu aplauso para ti!
Adoro a magia da aviação na primeira grande guerra!! Muitas decorações que ja tive na minha mota são inspiradas no flying circus e nos demais esquadrões q proliferaram nessa epoca! Eles na altura queriam ser vistos e recordados! Não é como agora que se carrega num botão, abate-se o q n se vê, e morre-se sem se saber porquê!!!

Odeio os cinzas que se vêem por aí hj!!!
Obrigado " SurfistaPrateado"! :wink:

Em termos da ética, sem dúvida...

abraço

Post Reply