Há um cartaz publicitárioo de 1975 com o lançamento do 1303 em que se mostrava as peças comuns entre o carro de 1949 e o de 1975 e ainda havia algumas... para alem dos parafusos e porcas.
No Golf só o conceito é que é comum há 1 e 5 gerações.
No entanto não foi a marca que o inventou, há uma série de marcas que já o tinham anteriormente. O exemplo mais famoso é o mini de 1958. (chassi monobloco com motor transversal e tracção dianteiras)
A única coisa original no Golf foi o conceito GTI que foi popularizada pela marca na 1ª geração com muito sucesso e o TDI que se popularizou com a IV.
De resto ao contrario do carocha nem as cotas das diferentes gerações são idênticas o Golf foi crescendo com a idade para ir acompanhando envelhecimento do consumidor talves.
Já há muitos anos a Toyota tentou essa manobra de markting com um produto chamado Corola.
Por sorte já fui proprietário de ambas as versões.
O Golf GTI de 1981
DT-06-88 vermelho que comprei em 2000 e vendi em 2003
Que corre actualmente em Ralys de clássicos pelas mãos de nomes famosos.
Comprei-o com a mecânica toda recuperada por apenas 80cts e ficou-me depois de pronto em 1 200cts.
Porque ainda não estava a 100% acabei por o vender por 650cts a um amigo que gastou mais 500cts para acabar de o por em ordem.
Fez com ele as voltas GALP a Portugal para clássicos em 2003, 2004, 2005 chegou sempre ao fim sem grandes problemas e bem classificado.
Mas também já o vendeu.
O Golf IV TDI é actaulmente do Hugo Boss
Foi comprado novo em Novembro de 2000 e lhe foi vendido em Fevereiro de 2007
Por isso sei que são dois carros que não tem nada a ver um com o outro a não ser os 110cv de potencia de resto é tudo muito diferente.
Um abraço
Ricardo Serpa