A Odisseia de um jeep através do Atlântico

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

A Odisseia de um jeep através do Atlântico

Post by HUGO bOSS »

Quando tinha uns 6 anos, o meu avô paterno falou-me de uma história de um jeep que havia chegado à Madeira pelo mar, vindo da América.
30 anos depois, lembrei-me dessa história ao encontrar um título semelhante de um livro, na lista de uma colecção de uma editora (Livros do Brasil).
Pesquisei e encontrei um em segunda mão na net... e estou a lê-lo agora... É o relato da sua travessia do Atlântico, em lua de mel, com a sua esposa... :shock:

Resumindo... um ex-militar da segunda guerra mundial, Ben Carlin, foi o primeiro (e que eu saiba único) a dar a volta ao Mundo num veículo anfíbio... :shock: Um Jeep Ford GPA que era um excedente de guerra...

Image

O carro foi chamado de "Half-Safe" e ainda existe hoje em dia, estando na sua antiga escola na Austrália.

Image

Image

Image

Image

Aqui a imagem de um original...

Image

Carlin morreu em 1981, mas deixou o seu testemunho, na primeira pessoa, desta fantástica aventura.
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Re: A Odisseia de um jeep através do Atlântico

Post by PAULOSIMOES »

So podia vir mesmo de um Ex militar. Tens alguma ideia de onde teria sido tirada essa foto em que se ve o jeep ainda dentro de agua junto ao cais?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Não. Mas pela pintura, julgo que já terá sido após o carro ter sido reparado e novamente modificado durante dois anos e meio na Inglaterra, após ele ter passado nos Açores, Madeira, Marrocos, Portugal continental e outros países europeus... Aqui ele já tem um mapa pintado ao lado.
No livro, das diversas fotos, existe uma da baía do Funchal, onde está presente um hidroavião (não tínhamos aeroporto na altura).

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Esta dá para perceber onde foi tirada...

Image

A maneira que ele encontrou para ter um tanque suplementar de combustível... por baixo...

Image

Aqui nos anos , quando esteve um pouco "abandonado", pois o seu dono deixou-o com um amigo, quando voltou para a Austrália...

Image

Aqui um documentário da viagem...

https://www.youtube.com/watch?v=z-Gqi-RlbO0" onclick="window.open(this.href);return false;

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

rimas

Post by rimas »

Boas, de facto impressionante...para todos aqueles que sabem a verdadeira força do Mar dá que pensar, pois

aquele jeep a atravessar o Atlântico é como uma casca de noz dentro de uma banheira na casa de banho.....

é que nem é um barco, e a configuração estrutural do mesmo é super super limitada para o chamado MAR ALTO.

é preciso coragem, e muita sabedoria !!! obrigado pela partilha gostei de ver.....

um abraço e feliz natal.
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Bem incrível ainda me chamam maluco....... :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper