Boa tarde, gostava de comprar um aparelho de soldar e queria a vossa ajuda nalgumas questões:
- Vantagens e desvantagens de trifásico ou monofásico;
- Os semi automáticos sem gás, que são mais baratos, são bons? Qual a diferença para os que usam gas?
Obrigado
Aparelho de soldar a fio sem gas OPINIÕES
- Rúben Marcelo
- ✘✘
-
talagaia
- ✘
Re: Aparelho de soldar a fio sem gas OPINIÕES
gostaria de ter a mesma opiniao.. quais a diferenças
Volksporsche engine 911 2.2t
- Rúben Marcelo
- ✘✘
Alem das questões expostas, digam tudo o que souberem
-
HUGO bOSS
- Site Admin
A máquina de soldar que o meu sogro comprou para o restauro da Maria das Dores vinha preparada para trabalhar com fio fluxado.
Chegamos a usá-lo, mas sinceramente, mesmo tendo este o gás no interior, era algo que não resultava, pelo menos nesta aplicação. Notava-se que a solda parecia "cuspir" para os lados e abria buraco facilmente.
Depois tentou-se com fio normal e uma garrafa de gás utilizada para as máquinas de imperial e refrigerantes de pressão... A coisa melhorou um pouco, mas as "cuspidelas" continuavam, bem como os buracos.
Por fim, a garrafa de Argon, a ideal para a tarefa, veio revelar um gás suficientemente eficaz para arrefecer a soldadura... e é o que temos usado até hoje...
Mas como não somos profissionais... vamos esperar por mais opiniões...
Chegamos a usá-lo, mas sinceramente, mesmo tendo este o gás no interior, era algo que não resultava, pelo menos nesta aplicação. Notava-se que a solda parecia "cuspir" para os lados e abria buraco facilmente.
Depois tentou-se com fio normal e uma garrafa de gás utilizada para as máquinas de imperial e refrigerantes de pressão... A coisa melhorou um pouco, mas as "cuspidelas" continuavam, bem como os buracos.
Por fim, a garrafa de Argon, a ideal para a tarefa, veio revelar um gás suficientemente eficaz para arrefecer a soldadura... e é o que temos usado até hoje...
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
-
nuty
- ★
a mesma opinião...HUGO bOSS wrote:A máquina de soldar que o meu sogro comprou para o restauro da Maria das Dores vinha preparada para trabalhar com fio fluxado.
de realçar que uma maquina de gás pode usar fio fluxado

- superalex
- ✘✘✘✘
eu uso uma semiautomática e electrodo de 2mm, o mais fino que já vi à venda.
consigo soldar chapa regulando a intensidade para o mais baixo possível logo acima do electrodo colar mas a chapa tem de estar mesmo encostada senão é logo buraco e tenho de ir soldando ponto a ponto para deixar a soldadura arrefecer antes do ponto seguinte.
consigo soldar chapa regulando a intensidade para o mais baixo possível logo acima do electrodo colar mas a chapa tem de estar mesmo encostada senão é logo buraco e tenho de ir soldando ponto a ponto para deixar a soldadura arrefecer antes do ponto seguinte.
alexandre vicente
-
talagaia
- ✘
Pois o problema do eletrodo é esse, assim torna se complicado deixar uma solda uniforme e continua o que nos da muio mais trabalho depois para acabar... o teto do meu carocha foi soldado a massarico e vareta mas disseram me que era muito complicado
Volksporsche engine 911 2.2t
- superalex
- ✘✘✘✘
antes de se generalizar a utilização dos sistemas mig, era comum utilizar-se esse tipo de soldadura. aliás, é muito comum encontrá-las em reparações antigas
alexandre vicente
- superalex
- ✘✘✘✘
a tecnologia da soldadura é matéria muito extensa, como podemos descobrir facilmente se fizermos uma pesquisa rápida na internet.
no entanto, podemos restringir a pesquisa a métodos para soldar chapa, que é o que mais habitualmente fazemos.
penso que o mais indicado será um sistema mig com árgon. penso que um bom aparelho que permita uma saída de corrente estável e umas horas de treino para aprenderes a regular a corrente, velocidade do electrodo e caudal de gás permitirão que te desenrasques relativamente bem. claro que as técnicas de reparação de carroçarias não se limitam apenas à soldadura em si o trabalho com chapa é muito complexo e utiliza muitas e difíceis técnicas. os conselhos do pessoal experiente são fundamentais
no entanto, podemos restringir a pesquisa a métodos para soldar chapa, que é o que mais habitualmente fazemos.
penso que o mais indicado será um sistema mig com árgon. penso que um bom aparelho que permita uma saída de corrente estável e umas horas de treino para aprenderes a regular a corrente, velocidade do electrodo e caudal de gás permitirão que te desenrasques relativamente bem. claro que as técnicas de reparação de carroçarias não se limitam apenas à soldadura em si o trabalho com chapa é muito complexo e utiliza muitas e difíceis técnicas. os conselhos do pessoal experiente são fundamentais
alexandre vicente
-
HUGO bOSS
- Site Admin
Há vários problemas para além do simples soldar... os excessos de solda, que implicam depois uma trabalheira a rebarbar... as ondulações da chapa que implicam a técnica de "rebater" a chapa... os "empranhanços" da chapa... cada barriga... etc...
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?