HKS: Claro... Como sempre... Avisam as autoridades e mais ninguém... Os percursos são "secretos" e a população descobre assustada ao sábado e domingo de manhã que tem um conjunto de aceleras a rosnar à porta, logo antes das 9 da manhã, nas apertadas estradas interiores dos concelhos rurais.
Normalmente, quando percebem do que se trata já passou a maralha toda, cerca de 80 carros em 1 hora de aceleração à porta de cada um.
Normalmente o azar é quando aparece um tractor agrícola a caminho do campo, uma senhora a tirar o renault 5 de uma garagem para ir ao pão, uns miúdos a jogar à bola num quintal com portão aberto, uma mercearia cuja porta dá directo para a estarada principal...
Do que consegui apurar, disseram-me o seguinte:
Não era nada connosco! Nós apanhámos por tabela! O gajo em frente estava parado a discutir com um fulano de lá que estava todo enervado, e quando passei ao lado dele, ele meteu a mão ao vidro, apertou-me o pescoço ao puxar pelo cinto de segurança, e deu-me duas murraças! Fui apanhado de surpresa, não sei o que se passava, mas assim que aliviou, arranquei e avancei mais uns metros. O meu navegador não se ficou, saiu do carro e vai de amandar pedras ao homem. O pior é que saltaram á estrada mais uns e começavam a juntar-se mais, e não havia pedras para tantos... Arrancámos e eles ficaram lá a bater no capot do concorrente seguinte. E o homem foi atravessar o carro dele na estrada para não passarem mais...
Mas não acabou aqui... Noutra altura, dá-se uma confusão qualquer com um carro que bateu noutro. Havia um casamento e os convidados não gostaram da graça, barraram a estrada com contentores do lixo e estavam armados de barras de ferro das obras. A coisa estava a engrossar, chamaram a GNR que assim que apareceu se limitou a mandar toda a gente seguir para donde veio, que não se pode fechar estradas e para desandarem todos dali, os do contra e os concorrentes.
Não se sabe resultados de nada disto, não há posição oficial da organização, e o assunto é liminarmente omitido de todos os foruns e declarações. É como se nada tivesse acontecido...
Mas que o meu amigo levou com umas murraças nas trombas, aí isso ele bem sabe que levou... E voaram pedras...
Apenas algumas dispersas referências no site do "Classicclube":
(Jorge Silva)
"...O que deverá ser melhorado tem haver com a informação das populações, e eventualmente policiamento ,por onde o rali passa, para evitar situações lamentáveis e de falta de civismo que infelizmente aconteceram."
(Mauro Fernandes)
"...Chega de desculpas e vamos ao que interessa.
Como sabem metade do pelotão durante a tarde e noite foi bloqueado na estrada por populares e é isso que eu vos quero mostrar.
Sem intenção, 'esqueci-me' da camara de filmar ligada durante o momento. E deu o video que podem ver neste link: http://www.youtube.com/watch?v=npQnoJHAckU
Ps: desculpem a linguagem mas não tinha 'piiiiiiiii's' para tanto video!"
Basta abrirem o video para poderem ter sem dúvida alguma o comprovativo de que se gerou alguma confusão no decorrer desta prova.
Tenham bem atenção, que esta coisa das provas de regularidades que são old-tunning em road-race, correm o risco de acabar repentinamente. O tunnig da Vasco da Gama sabemos que é de noite, e na VDG: só lá vai quem quer, e quem não dorme de noite. Quanto a viver no Portugal rural, é uma surpresa pouco apropriada descobrir rallyes fantasia à porta de casa criando perigo e susto na população.
No fórum do "clássicosonline" nada se refere, apenas a usual cascata sucessiva de fotos carro a carro, pela estrada fora. No fórum "Motorclássico" nada, nem sequer consegui encontrar referência à existência do Rali Rainha Santa de 2009...
No "Portaldosclássicos" existe a única referência mais consistente, primeiro apenas a indicação do mesmo vídeo, por
(Filipe Madeira)
"Bloqueio de estrada... video feito por um concorrente do rali..."
E mais adiante, pelo mesmo Filipe Madeira:
O que se passou foi que as populações parece que não gostaram que os carros invadissem as suas localidades e no final houve de tudo. No meio de acidentes e despistes ainda houve tempo para um concorrente levar um "pero" isto tudo durante a manhã, um corte de estrada conforme documenta o video na parte de tarde e há noite mais um toque dum concorrente num carro estacionado numa terriola, ao ver que se tinha enganado no precurso fez inversão de marcha e pumba! Consequencia: revolta da população, uma velha que tentou segurar o volante de um concorrente aos gritos "só sais daqui morto", paragem do rali com corte de estrada, muita confusão... indescritivel! Anulação da ultima pec devido ao incidente conhecido no pelotão pela "despedida de solteiro"... sim porque havia uma despedida de solteiro e gajos e gajas vieram para a estrada numa arruaça indescritivel.
Opiniões postadas por outros concorrentes em www.classicclube.pt que eu corroboro totalmente:
"O que deverá ser melhorado tem haver com a informação das populações, e eventualmente policiamento ,por onde o rali passa, para evitar situações lamentáveis e de falta de civismo que infelizmente aconteceram."
"Claro que esta nova função me deu a possibilidade de ver (na 1ª fila) como se trata de “uma bronca”, como a do “pôs-se em fuga” mais conhecida no pelotão como “despedida de solteiras/os”, ou nas sábias palavras de um concorrente: «Então estas duas raposas passam pelo galinheiro e não dão pelas galinhas?! Decididamente a malta está a ficar senil»."
Portanto, mais uma vez, é aqui no Garagemvw que podem apreciar as "coisas como elas são".
Garagemvw: o fórum de toda a actualidade!
