Rali Rainha Santa 2009

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Rali Rainha Santa 2009

Post by Miguel Brito »

Decorreu mais uma edição do rali Rainha Santa, prova organizada pelo CAC – Clube Automóvel do Centro, na responsabilidade de Jorge Conde, mantendo o modelo de sucesso que caracteriza as recentes edições.

Rali Rainha Santa: Pedro Dinis em plena aceleração! No Souto:

(com fotos de Rui Lima)

Image

Image

Image

O ataque do animal!

Image

Image

Image

Image

Pedro Dinis e Rui Martins em VW Okrasa acabam o Rali Rainha Santa em 20º lugar de 32.

(Foi daqui retirada uma foto, por incomodidade do respectivo autor)

Espero em breve por comentários do Rui Lima, a quem adiantei o trabalho de mostrar o brilho do belo VW de corrida de Pedro Diniz.

:wink:
Last edited by Miguel Brito on 10 Jul 2009 01:13, edited 1 time in total.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

rmhl
Posts: 275
Joined: 05 Feb 2007 22:37
Location: OLIVEIRA DE AZEMEIS
Contact:

Post by rmhl »

Miguel, esta suprendeste-me

Alem de bom comunicador es um bom organizador, os meus parabens

agradeço o trabalho feito , e assim me resta fazer uma cronica ( modesta)

Antes de mais , indico que nao posto aqui na garagem as minhas fotoreportagens das provas de Rally, pois penso que o interesse seja minimo e.......

Mas vamos a factos

Eu alem de gosto por classicos em especial Populares da decada de 60 e das miniaturas , estou ultimamente virado a entrar na competição, de uma forma serena e tranquila
Alem do Vee , para umas brincadeiras , ando a acompanhar e participar nuns rallys de regularidade

Assim tenho o compromisso de nao participando , acompanhar o trofeu de RH e tirar umas fotos para partilhar com a malta (neste caso um forum em que eu e o Miguel participamos )

E este rainha santa nao foi excepção, e assim no sabado passado la me fui metendo a cata do Rally.
Apos alguns contactos , foram amavelmente facilitado info do local da passagem da manha e la fui eu para o inospito lugar de Laurizel na serra do caramulo , ai vi a primeira passagem e la reparei que yinha existido confusao (e da grande , varios toques e alguns despistes, nao muito habituais neste tipo de rallys )
Apos a 1 parte as fotos, avanço para o almoço, previamente acertado, e o contacto com s primeiro amigos , uma pequena troca de conversa para saber novidades, pois nisto o tempo e sempre curto.
Apos almoço, o primeiro contacto com o Road Book, um pouco a sucapa, e la verifiquei pelo meu conheimento que seria possivel tirar fotos em 2 passagens, e assim al fui , para Souto ( esta sim , bem no centro da serra do caramulo), local das 3 primeiras fotos aqui apresentadas.
Depois correr contra o tempo por um tracado previamente estudado como alternativa para chegar a caselho , local para tirar as restantes e ultimas fotos do dias

Tudo isto pela carulisse de estar neste meio, aprender um pouco como a coisa funciona e quem sabe um dia poder estar por dentro da maquina

Foi um sabado espetacular a nivel pessoal, 230km percuridos 11 horas fora de casa para andar "perdido" no "recto" de Judas

Este tipo de provas e em especial o Rainha santa , na particularidade da reglaridade e algo intusiasmante sendo o Rainha santa o rally mais duro do trofeu

Fica ja a promessa de setembro terem aqui fotos do Rally da Guarda

Espero que gostem e que quando vos for possivel venham ver

um grande abraço

um obrigado ao miguel

Saudaçoes

RUI LIMA

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Porreiro. 8)

Já andei a fazer uns telefonemas e sei que foi uma prova não isenta de muitas aventuras.

Diziam-me ao telefone: "Porrada! Houve porrada em plena prova!"
Umas murraças para descontrair, um individuo que estava possesso... Parece que até meteu pedras da calçada no ar... Uns murros nas trombas...
Isto está bonito, está... :lol:

Além do mais houve saídas para fora de estrada, um despiste dos grandes. Foi rebocado por um porsche para fora do campo, de novo em estrada.

Um radiador furado num Escort 2000...

Enfim, um fim de semana "para mais tarde recordar" :lol:

Vou querer saber tudo, tudo... O telefone aqui não pára...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

rmhl
Posts: 275
Joined: 05 Feb 2007 22:37
Location: OLIVEIRA DE AZEMEIS
Contact:

Post by rmhl »

Miguel , no BBQ falamos, pois aprecebi.me de algo anormal mas nao sei pormenores

mas sei que foi um rally "duro", um pouco mais atribulado que o costume

no entanto as coisas rolam e o futuro dira se eu por dentro vejo as coisas de poutra forma :roll:

mas mais uma vez um abraço

RUI LIMA

vwtt
✘✘
Posts: 1316
Joined: 24 Jan 2007 14:49
Location: Amoreira - Óbidos
Contact:

Post by vwtt »

nada normal para um raly de regularidade, mas nada que não se esperasse, tou curioso no bbq para saber o q se passou
Last edited by vwtt on 09 Jul 2009 00:57, edited 1 time in total.

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Depois falamos.

Entretanto descobri mais fotos. Quem quiser ver, procure:

em http://picasaweb.google.com/ferodoqueimado

(retiradas daqui exibição de fotos, por incómodo aos autores)
Last edited by Miguel Brito on 10 Jul 2009 01:15, edited 1 time in total.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

O Luís Godinho participou como nag«vegador de Josá Santos, de novo em Ford Escort 2000, acabando algures lá para o fundo da tabela.

Mas disse-me que tinha fotos do rallye para me mandar. Ora aqui está...

Image

E a legenda:
"Este clássico nunca tem furos...óptimo para regularidades com mau piso."
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

O motor Okrasa do carro do Pedro Diniz:

Image

Competir, com estilo:

Image

Notem o mostrador indicando apenas até 120, o que é muito mais prático para as velocidades rigorosas de médias baixas muito dificeis de cumprir em regularidades de 50, 35, 33, 20, 15 km/h...

Não é piada, é exigência de troços que surgem de PRA (prova de regularidade absoluta) em troços de Rallye de clássicos.

O mostrador com menos alcance total dá maiores intervalos visuais para as baixas velocidades, e facilita o controle da velocidade exacta.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
nezz
★★
Posts: 11456
Joined: 24 Jan 2007 17:11
Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...

Post by nezz »

qual a razão para a vareta do óleo estar fora do local, ou é uma secundária?
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

mr_fonzie
✘✘
Posts: 1044
Joined: 26 Mar 2008 01:32
Location: Tomar

Post by mr_fonzie »

Nezz parece é que a vareta não esta no sitio devido, parece que esta lá é um sensor de temperatura do óleo no local da vareta e possivelmente so é utilizada a vareta apenas para verificar o nivel de óleo no carter quando necessário.

Isto penso eu!!!

Boas fotos

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Espera ai... Os gajos organizam um rali sem avisar as populações e povoações que estão no traçado?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

HKS: Claro... Como sempre... Avisam as autoridades e mais ninguém... Os percursos são "secretos" e a população descobre assustada ao sábado e domingo de manhã que tem um conjunto de aceleras a rosnar à porta, logo antes das 9 da manhã, nas apertadas estradas interiores dos concelhos rurais.

Normalmente, quando percebem do que se trata já passou a maralha toda, cerca de 80 carros em 1 hora de aceleração à porta de cada um.

Normalmente o azar é quando aparece um tractor agrícola a caminho do campo, uma senhora a tirar o renault 5 de uma garagem para ir ao pão, uns miúdos a jogar à bola num quintal com portão aberto, uma mercearia cuja porta dá directo para a estarada principal...

Do que consegui apurar, disseram-me o seguinte:

Não era nada connosco! Nós apanhámos por tabela! O gajo em frente estava parado a discutir com um fulano de lá que estava todo enervado, e quando passei ao lado dele, ele meteu a mão ao vidro, apertou-me o pescoço ao puxar pelo cinto de segurança, e deu-me duas murraças! Fui apanhado de surpresa, não sei o que se passava, mas assim que aliviou, arranquei e avancei mais uns metros. O meu navegador não se ficou, saiu do carro e vai de amandar pedras ao homem. O pior é que saltaram á estrada mais uns e começavam a juntar-se mais, e não havia pedras para tantos... Arrancámos e eles ficaram lá a bater no capot do concorrente seguinte. E o homem foi atravessar o carro dele na estrada para não passarem mais...

Mas não acabou aqui... Noutra altura, dá-se uma confusão qualquer com um carro que bateu noutro. Havia um casamento e os convidados não gostaram da graça, barraram a estrada com contentores do lixo e estavam armados de barras de ferro das obras. A coisa estava a engrossar, chamaram a GNR que assim que apareceu se limitou a mandar toda a gente seguir para donde veio, que não se pode fechar estradas e para desandarem todos dali, os do contra e os concorrentes.


Não se sabe resultados de nada disto, não há posição oficial da organização, e o assunto é liminarmente omitido de todos os foruns e declarações. É como se nada tivesse acontecido...

Mas que o meu amigo levou com umas murraças nas trombas, aí isso ele bem sabe que levou... E voaram pedras...

Apenas algumas dispersas referências no site do "Classicclube":

(Jorge Silva) "...O que deverá ser melhorado tem haver com a informação das populações, e eventualmente policiamento ,por onde o rali passa, para evitar situações lamentáveis e de falta de civismo que infelizmente aconteceram."

(Mauro Fernandes) "...Chega de desculpas e vamos ao que interessa.
Como sabem metade do pelotão durante a tarde e noite foi bloqueado na estrada por populares e é isso que eu vos quero mostrar.
Sem intenção, 'esqueci-me' da camara de filmar ligada durante o momento. E deu o video que podem ver neste link: http://www.youtube.com/watch?v=npQnoJHAckU
Ps: desculpem a linguagem mas não tinha 'piiiiiiiii's' para tanto video!"


Basta abrirem o video para poderem ter sem dúvida alguma o comprovativo de que se gerou alguma confusão no decorrer desta prova.

Tenham bem atenção, que esta coisa das provas de regularidades que são old-tunning em road-race, correm o risco de acabar repentinamente. O tunnig da Vasco da Gama sabemos que é de noite, e na VDG: só lá vai quem quer, e quem não dorme de noite. Quanto a viver no Portugal rural, é uma surpresa pouco apropriada descobrir rallyes fantasia à porta de casa criando perigo e susto na população.

No fórum do "clássicosonline" nada se refere, apenas a usual cascata sucessiva de fotos carro a carro, pela estrada fora. No fórum "Motorclássico" nada, nem sequer consegui encontrar referência à existência do Rali Rainha Santa de 2009...

No "Portaldosclássicos" existe a única referência mais consistente, primeiro apenas a indicação do mesmo vídeo, por
(Filipe Madeira) "Bloqueio de estrada... video feito por um concorrente do rali..."

E mais adiante, pelo mesmo Filipe Madeira:

O que se passou foi que as populações parece que não gostaram que os carros invadissem as suas localidades e no final houve de tudo. No meio de acidentes e despistes ainda houve tempo para um concorrente levar um "pero" isto tudo durante a manhã, um corte de estrada conforme documenta o video na parte de tarde e há noite mais um toque dum concorrente num carro estacionado numa terriola, ao ver que se tinha enganado no precurso fez inversão de marcha e pumba! Consequencia: revolta da população, uma velha que tentou segurar o volante de um concorrente aos gritos "só sais daqui morto", paragem do rali com corte de estrada, muita confusão... indescritivel! Anulação da ultima pec devido ao incidente conhecido no pelotão pela "despedida de solteiro"... sim porque havia uma despedida de solteiro e gajos e gajas vieram para a estrada numa arruaça indescritivel.

Opiniões postadas por outros concorrentes em www.classicclube.pt que eu corroboro totalmente:

"O que deverá ser melhorado tem haver com a informação das populações, e eventualmente policiamento ,por onde o rali passa, para evitar situações lamentáveis e de falta de civismo que infelizmente aconteceram."

"Claro que esta nova função me deu a possibilidade de ver (na 1ª fila) como se trata de “uma bronca”, como a do “pôs-se em fuga” mais conhecida no pelotão como “despedida de solteiras/os”, ou nas sábias palavras de um concorrente: «Então estas duas raposas passam pelo galinheiro e não dão pelas galinhas?! Decididamente a malta está a ficar senil»."


Portanto, mais uma vez, é aqui no Garagemvw que podem apreciar as "coisas como elas são".

Garagemvw: o fórum de toda a actualidade! :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

mpTUNA
Posts: 895
Joined: 25 Apr 2009 20:25
Location: os passos em volta do mundo,do Cervin-Zermatt a´ serra do Marao ...

Post by mpTUNA »

Uma ma organização do invento, que culminou numa situação digna da sopa dos pobres... :D :D


O vídeo não deixa margem para duvidas... :shock: :shock: :shock:
Nenhum carro criou laços tão pessoais com seus donos e foi tão humanizado no imaginário mundial quanto o VW Carocha..."um automóvel para as MASSAS"

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

de facto, é impressionante....

User avatar
Nirvana
✘✘✘✘✘
Posts: 4144
Joined: 24 Jan 2007 13:47

Post by Nirvana »

Surreal... :shock:

Como não se trata de um passeio, a população deverá ser atempadamente avisada e o trânsito cortado nos pontos que representem maior risco.

Na minha opinião os populares têm motivos para contestar, apenas não se expressam do modo mais correcto... :lol:

Podem também fazer as "corridas tunning" como o Ali-G, sempre dentro dos limites de velocidade:
http://www.youtube.com/watch?v=pmutdQVbF5c
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Post Reply