VW Microbus

Forum rules
São permitidas todos os modelos de T25/T3 com motores a ar, WBX e/ou diesel. Mas qq questão sobre o motor a diesel (mecânica, alteração, transformação) deverá ser feita na secção off-topic. Lembrem-se que isto é um fórum sobre VW refrigerado a Ar.
Post Reply
Jacinto

VW Microbus

Post by Jacinto »

Conforme disse na apresentação, na família mora uma VW Transporter T3, ou, dada a sua origem Sul-Africana, Microbus, de 1984 (e não de 1982, como tinha referido). É 1.9 a gasolina, arrefecida a água, e tem aquele ronco lindíssimo que bem conhecemos :twisted: :twisted:

Bem, citando o que escrevi na apresentação:

Foi comprada nova em 1984, no stand da marca "Lindsay Saker", do qual o autocolante ainda mora no vidro traseiro. Já deu para ver nas fotos que é azulinha e branca, já referi a motorização, e resta dizer que o interior é também azul, e adoro isso na carrinha!

O meu tio trouxe-a para Portugal no final dos anos 80, e as primeiras recordações que tenho dela são dos meus 3 anos, quando, por vezes, ele me ia buscar à creche com a carrinha. Desde bem cedo que estou habituado à melodia daqueles 4 cilindros "atabalhoados"! :D

Para a legalizar em Portugal, e de acordo com algo que lhe foi dito na altura, teve que ser adicionada uma porta lateral para que os passageiros pudessem sair do lado direito da carrinha. Não é que tenha sido mal feito, mas tenho pena que a carrinha tenha sido adaptada dessa forma.

O dono sempre a usou sem qualquer limitação, como carrinha de uso diário.

Porém, numa viagem mais longa, um sobreaquecimento ditou a abertura do motor, com a junta da cabeça queimada. O mecânico de serviço (o meu pai) meteu as mãos à obra, e em pouco tempo estava de volta à estrada :D

Até à sua reforma e à da sua esposa, continuou a ser a carrinha de uso diário. A partir daí, começaram a utilizar o carro mais recente e pequenino que tinham para as deslocações normal, razão pela qual a Transporter tem ficado muito tempo na garagem... De longe, demasiado, mesmo. Mas, morando eu ao lado, de vez em quando sou presenteado com o som do motor Boxer, que é acordado para pequenas voltas de quando em quando :D

Na IPO do ano passado, foi detectado um fole roto, e tirando isso, não tem dado qualquer outro problema...

De resto, tem só uma ou outra questão a precisar de atenção:

-A porta do condutor tem um podre, e no tecto, nota-se que a tinta está a "estalar".
-A caixa já viu melhores dias, sendo que em 3ª e 4ª ouve-se uma zoada bastante audível (e aqui, um update para uma caixa de 5 era bem vindo! :D)
-Há umas raspadelas nas laterais em plástico do pára-choques.
-Tem um podre com aspecto já algo menos bom debaixo das borrachas de uma da janelas do lado direito.

----

Entretanto estive em casa pelo Natal, e claro, fui matar um bocado as saudades :P

O meu tio lá me disse que, dado que a carrinha só sai uma vez por semana , todas as 6ªs (porque... Bem, acaba por ficar complicado ter de sustentar tamanha "sede" por combustível, diariamente :D ), teria todo o gosto em que começasse a dar uma voltas com ela, de quando em quando, porque tem pena de a ver assim, encostada.

Como o pessoal gosta é de fotos, aqui ficam 3 fotos que tirei:

Nesta foto dá para ver ligeiramente o tal podre que referi, na janela lateral situada mais atrás. Dá para ver, também, a tal "porta" que obrigaram o meu tio a abrir, do lado direito (a porta deslizante é do lado esquerdo).
Image

Image

Image

Como estava escuro, não tirei do interior. Mas assim que pegue nela durante o dia, trato disso, e de umas fotos melhores do exterior :D

nezz
★★

Re: VW Microbus

Post by nezz »

bem bonita :D
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Bem catita... Essa da porta que tiveram de abrir no lado direito deve ter sido por causa dos passageiros saírem em suposta segurança para o lado do passeio.
Opção estranha, dado que aqui na Madeira nunca vi semelhante obrigatoriedade em carrinhas que tenham vindo da África do Sul pela mão de imigrantes...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Jacinto

Post by Jacinto »

Obrigado! :D
HUGO bOSS wrote:Bem catita... Essa da porta que tiveram de abrir no lado direito deve ter sido por causa dos passageiros saírem em suposta segurança para o lado do passeio.
Opção estranha, dado que aqui na Madeira nunca vi semelhante obrigatoriedade em carrinhas que tenham vindo da África do Sul pela mão de imigrantes...
Precisamente... E o pior é que a porta ficou a abrir como uma porta "normal", não de correr. É um pouco estranho ver uma porta daquelas dimensões a ser aberta e, diga-se, não é nada prático. :roll:

Mas, pelo menos, o serviço não foi mal feito :)

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

À pois não, nem tinha reparado nesse pormenor................mas que raio de invenção, mas pronto tens um protótipo................ :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Quando for preciso mexer-lhe, podes sempre por de correr... Ficava mais double door :wink:

Se calhar, até existe uma versão assim!

Com uns mimos ficas aí com um muito agradável veículo de turismo.

Jacinto

Post by Jacinto »

Fernando Palmela wrote:À pois não, nem tinha reparado nesse pormenor................mas que raio de invenção, mas pronto tens um protótipo................ :mrgreen: :mrgreen:
Eheh, a única coisa boa é que, com a porta aberta, pode-se montar uma tenda de dimensões generosas ao lado e ter um "tapa-vento" :lol: :lol:

O meu pai até tem uma lá por casa, que comprou precisamente por ficar à altura do tecto da sua ex-Kombi, também por terras sul-Africanas (ainda tenho fotos dessa menina por cá, e de uma ou outra que lhe passou pelas mãos! :D )

Jacinto

Post by Jacinto »

Luís Santos wrote:Quando for preciso mexer-lhe, podes sempre por de correr... Ficava mais double door :wink:

Se calhar, até existe uma versão assim!

Com uns mimos ficas aí com um muito agradável veículo de turismo.
Não seria mal pensado, não! E a verdade é que, mais cedo ou mais tarde ela terá que receber o devido restauro, que poderia ser uma boa oportunidade para se pensar nisso. :)

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Ó Jacinto, amanda ai essas fotos da época, nós como tu já sabes queremos é fotos para amandar bitates........... :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Post Reply