Rover 213SE

Jacinto

Rover 213SE

Post by Jacinto »

Conforme prometido, eis o meu projecto desde... Ainda antes de ter a carta. Tal como eu gosto, é algo diferente (pelo menos para um "puto" como eu pegar e gastar dinheiro :P ), não é particularmente adorado, e é algo underrated.

Peço desculpa por incoerências temporais e de texto, mas vou fazer quotes de posts noutros locais :)

Este 213 foi registado no dia 24 de Abril de 1987, e desde aí que andou nas mãos do meu avô. Era um regularíssimo 213SE, numa cor só disponível por encomenda (Silk Green), e o meu avô tinha pedido o tecto de abrir. Felizmente (devido ao problema de corrosão destes carros, e não só - já vos mostro o porquê), houve um engano na ordem e o carro chegou cá sem ele.

Image
Image
Image
Image
Image

E a verdadeira pérola:
Image

Foto datada de Maio de 1987, quando o carro era absolutamente novo! Deve de ser a sua primeira foto. E vinha com dedicatória, para o meu irmão mais velho:
Image

E, ao arrumar o porta-luvas, mais uma pérola:
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Em 2002, o meu avô começou a ter problemas com a direcção assistida (a braços, bem fortes) do carro.

Decidiu comprar algo mais pequeno (um Corsa C 1.2), mas não se quis desfazer do carro. Então, a minha mãe disse que ficava com ele, e foi o substituto do por mim tão adorado Austin Metro 1.0LS! :D

Os anos foram passando, e os maus tratos da minha mãe eram notórios. Tanto a nível estético, como de interiores, e principalmente mecânico, o desleixo era mais que muito.

De tal forma que o meu pai deixou de se preocupar com isso, e para ser sincero, na altura eu também. O carro não me dizia muito (para além das recordações de miúdo), pois dizia que era um carro de velho.

Mas depois, comprámos um outro Rover (para substituir o nosso saudoso Honda Concerto, que sofreu um acidente), e comecei a ver a marca com outros olhos... E o 213 também. Tanto que, aos 16 anos, quando comecei a procurar algo para quando tirasse a carta (sempre quis um Rover 45, mas na altura estavam caros demais para as minhas posses, então andava a ver mais os 414 de primeira geração).

Mas ao mesmo tempo, de cada vez que o via mais e mais degradado, comecei a ter pena, então disse que queria ficar com o carro. O meu pai até se riu na altura, pois ninguém ligava nada ao carro lá em casa... Mas depois viu que estava a falar a sério.

De tal forma que, pensava eu que desta vez era ele a brincar, um dia ele diz-me: então, quando é que se mete ali o motor do Concerto? (para quem não sabe, o motor destes 213 é o EV2, 1.3 de origem Honda, e é o antecessor do 1.4, D14A1, estando as maiores diferenças na cabeça dos mesmos)

Para "melhorar" as coisas, meses antes de tirar a carta, o 213 começou a dar inúmeros problemas de aquecimento (por volta dos 205 000km), sendo primeiro a culpa do vaso de expansão, depois da ventoínha do radiador, e no fim de um tubo metálico do circuito... O qual, segundo a Honda, "é demasiado velho para ser comercializado" (então, estranhamente, um concessionário da Rover, marca conhecida pela falta de peças, não devia ter conseguido arranjar um de um dia para o outro... Mas conseguiu. :D)

Image

Seja como for, estava então na hora da "reparação". :P

Image

E com ela, vieram as novas panelas de escape, de origem:

Image

Um novo tecido no forro do tecto:

Image

Image

Image

Veio ainda uma antena (já andava partida quase desde que veio cá para casa :P), um rádio e colunas novas (10cm à frente e 10cm atrás... Infelizmente).

Foi forrada a chapeleira:

Image

E feitos pequenos reparos ao nível de mecânica. Os 2 anos que o motor esteve sem rodar, não perdoaram...

Image

Depois, tirei a carta.

Image

Image

Troquei os frisos do pára-choques e meti as tampas das rodas da Austin Montego que anda cá por casa (porque troquei as jantes para as do Concerto, que são de 14" e tinham pneus novos, ao invés das de 13" do 213... Para além de melhorar o comportamento do carro).

Image

E tive um acidente.

Nada de grave, foi a 5 km/h numa rotunda, num dia de chuva torrencial, com o piso em más condições, e os pneus não ajudaram (eram uns EuroTyre SpeedEvolution, que também não valeram de muito no acidente bem mais grave do Concerto, nas mesmas condições) à minha pequena desatenção.

Image

Nada de grave, mas uns dias depois veio algo pior: Um dos parafusos de um apoio do motor soltou-se (deve ter ficado mal apertado) e o outro, estando em demasiada tensão, partiu.

Pronto, apesar disto, passados uns dias, estava com cara lavada :)

Image

E como o meu pai percebeu que aqueles pneus eram MESMO maus, veio uma prenda de Natal, em 2011... Já que era para mudar de pneus, porque não mudar de jantes? :P

Image

São as de 15" dos Rover 416GTi, 216 Tomcat, 216GTi, Cabrio e primeiras 400 Tourer.

Não contente com a subida de 13 para 14, e depois para 15", ainda experimentei as jantes de 16" de um MG ZS/ZR :P

Image

Mas a altura de jipe não dá com nada :D

Pronto, lá vieram uns Turanza ER300:

Image

Pouco depois, comecei a queixar-me dos travões. Quando tirei as pastilhas...

Image

E vieram também uns tapetes novos:

Image

Assim como o começo da insonorização:

Image

Image

Forrei ainda a forra da tampa da mala com alcatifa, para não ficar com o contraplacado à mostra:

Image
Last edited by Jacinto on 11 Dec 2015 01:38, edited 1 time in total.

Jacinto

Re: Rover 213SE

Post by Jacinto »

Fotos em andamento:

Image

Image

E de que forma é que o 213 me retribuiu? Assim:

Image

Image

Andou a pegar-me durante uma semana a 3 cilindros, mas como estava em Coimbra nada fiz. Porém, o liquído de refrigeração estava limpo!

Mas quando fiz a viagem de volta às Caldas, quando cheguei veio um cheiro estranho, e tinha o vaso de expansão cheio com a bela da maionese.

Junta queimada! E eu a pensar que ao "fugir" dos motores Rover me escapava. :P

Fiz a troca com o meu irmão, que andava com a outra Rover lá de casa, mas tinha acabado de comprar o Rover dele, um 220SDi. :P

Image

E assim foi para o estaleiro:

Image

E o cenário era muito pouco agradável.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Jacinto

Post by Jacinto »

Num fim-de-semana em que fiz Caldas-Viseu-Guimarães-Viseu-Caldas, o 213 decidiu acender a luz dos travões... Na ida para cima, antes de chegar a Coimbra.

Felizmente, tinha óleo de travões na mala, pelo que foi só acrescentar.

Mas mal cheguei, fui ver de onde era. Era mesmo da pinça do lado esquerdo.

Image

Assim sendo, dos velhinhos discos de 221mm sólidos com 220 000km...

Image

Image

...Passou a isto:

Image

Image

Estive a comparar com Civics e Rovers, e consegui arranjar um perfect match, para 240 mm ventilados.

Podia pôr 262mm, mas depois as jantes 13" não cabiam... E 14", nem todas! :D

Isto até nem seria um problema. Eu estou a tratar da legalização das jantes... Mas para os 890kg do 213, não preciso de mais. Se um dia vir que precisar, é certo que troco! :P

Pintei as "novas" pinças (que, a par dos discos, estavam em muito bom estado!)

Image

Image

E baixei um nadinha a frente, algo a roçar os 1,5cm. Isto porque os 213 têm barras de torção à frente (algo que carros como Renault 4L e Morris Marina também têm à frente, ou por exemplo os Saxos, 306, 206, etc, têm atrás! :P). Ou seja, há regulação da altura por intermédio de um parafuso :)

Image

Image

Atrás é que... Só mesmo com molas.

Antes, estava assim:

Image

Jacinto

Post by Jacinto »

Uma vez que estava sem grande coisa para fazer... Decidi dar um bocado de consistência à capa da consola central, e evitar ruídos parasitas (se há algo que neste carro envelheceu bem, foram os interiores. Os ruídos parasitas limitam-se às calhas dos encostos de cabeça partidas, e barulho que ainda não faço a mínima de onde vem, algures debaixo do quadrante, dentro do tabliêr... Mas como quero insonorizar a firewall da parte de dentro, vou tirar isso tudo fora!).

Image

Mais uma mod: encostos de cabeça traseiros!

Usando as abraçadeiras de aperto de (penso eu) cabos de travão (ou de embraiagem?) dos VAG, e com calhas dos Rover 200/25, consegui adaptar aos bancos do 213.

Para isso, cortei um bocado dos encaixes do encosto (usei dois iguais aos da frente).

Image

Image

Image

(aquele friso nunca está bem encaixado quando sou eu a montar... Mas qualquer outra pessoa consegue apanhar o jeito. É impressionante! :P)

Coloquei um bocadinho de tela na parte de baixo da chapeleira:

Image

E muito felcôt na zona entre a base do banco e o separador da mala:

Image

O resultado:

Image

Image

Image

Image

Coloquei ainda pequenas borrachas dos Lancia Dedra/Delta/Fiat Tempra e outros, nas manetes dos piscas/limpa pára-brisas, para tapar os buracos da coluna de direcção.

Image

Image

E mesmo antes das férias de Natal do ano passado, em frente à minha casa... Fizeram-me isto.

Image

Nunca descobri quem foi.

Jacinto

Post by Jacinto »

Quando disse ao meu pai deste sucedido, e dado que ele viu que fiquei algo transtornado, ele surpreendeu-me...

1 ou dois dias antes do Natal, chegou isto a casa:

Image

Era um 213 pré-restyle, de 1985. Ele falou-me por alto do carro, mas nunca pensei que o fosse comprar! Ainda para mais sabendo que nenhum de nós o viu. Veio directamente de Évora, e foi só quando tirei a foto que o vi pela 1ª vez! E a ideia era ser eu a andar com ele.

Estava em bom estado no geral, excepto no motor... Em que partiu a correia de distribuição (pelo que foi algo a roçar o barato... Digamos que custou pouco mais que dois dos meus pneus. :P). Mas como tínhamos um motor a mais em casa, não era problema!

Image

Na foto, até se vê o Fiesta Mk3 da minha prima. O tal que agora pouco anda, mas que de vez em quando vou pegando nele :P

Aqui, penso que se estava a preparar para mudar os segmentos. Andava a beber óleo até mais não... E agora, nem parece o mesmo, em todos os aspectos :)

E pronto:

Image

Image

Image
O problema foi que, afinal, quem começou a andar com ele foi o meu pai, que gostou do carro! :P

Mas pronto, voltando ao meu 213...

Depois de um exame que tinha corrido bastante mal (mas acabei por passar :P), decidi voltar de Coimbra dando umas voltas para relaxar.

Passei pela Nazaré, e...

Image

Image

Image

Depois disto, tive umas semanas em casa, pelo que se aproveitou para fazer a revisão à suspensão... E algo mais:

Isto era o que mais me afiligia no 213 a par dos casquilhos:

Image

Image

Novo material:

Image

Image

Image

Um problema que já não era novo, mas que estava à espera do casquilho da caixa de direcção para arranjar:

Image

O estado da casquilhada (os 123 000km que foram feitos em grande parte nas ruas de calçada de Viseu não ajudaram):

Image

Os novos:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Ou seja, assim tinha que baixar a frente. Ainda o fiz, mas só desceu mais meio centimetro, se tanto!

Tenho que abrir as barras de torção, e fazer uma pequena alteração... Dá trabalho porque vou ter de desmontar tudo, e se der em asneira podem ser duas barras para o lixo. Mas vai ter mesmo de baixar um bocadinho mais à frente!

Mais insonorização:

Image

Image

Image

Completei a capa:

Image

Jacinto

Post by Jacinto »

Mais umas fotos:

O meu 213 e o 200 do meu irmão:

Image

Image

E com um maninho "musculado", um 216 Vitesse EFi, que tive a oportunidade de experimentar >:D

Image

E mais uma intervenção que muito precisava .

Image

Image

Image

Image

A sujidade que se vê já estava no recipiente... Ou seja, o liquído estava limpinho! :D

Image

Image

Como o casquilho tinha chegado, e estava quase na hora de ir IPO, lá se tirou a caixa de direcção para ver do casquilho.

Image

Mas o meu espanto é que ele está NOVO! Ou seja, o bater que sinto (desde que mudei os casquilhos da suspensão que a folga é mínima, mas o bater está lá à mesma!) não é da caixa de direcção. E ainda não do que pode ser... Talvez da coluna!

Outra questão: uma fuga de óleo pelo retentor da árvore de cames.

Image

Foi trocado, e o motor limpo :)

E a "nova" travessa em progresso...

Image

Image

Image

O que restava da velha:

Image

Image

E tudo no lugar!

Image

Aproveitei e troquei o radiador por um do modelo com AC. É mais fino, mas mais largo, e já notei no seu efeito quando lhe estico as pernas em AE. :P

Jacinto

Post by Jacinto »

Mais um capítulo sobre a insonorização! Neste carro, provavelmente, dos mais importantes.

Para um carro dos anos 80, os 213 até nem se safam nada mal neste campo! Aliás, o 213 é baseado num Civic... Porém, consegue estar melhor insonorizado que o Concerto, que por sua vez é baseado no Civic de 2 gerações depois da equivalente ao 213! (mas, tendo desmontado o meu até ao osso, isto não quer dizer que o 213 seja bom: quer dizer que o Concerto é muito mau!)

Mas a verdade é que a imprensa destacava a insonorização do 213 como um ponto positivo, na altura. :)

A questão é que bater no tecto destes carros é como bater num bidão de óleo, vazio. E à chuva, isso notava-se!

Image

Image

Agora, não sei se a culpa poderia ser também da falta de massa de juntas de origem. Ou seja, quando saíram, isto não se notava, mas com o passar dos anos, esta quebra-se, sendo mais notório se não tivesse sido aplicada em quantidade.

Image

Tudo montado:

Image

E uma nova mod: encosto de braço dianteiro.

Como os comandos dos vidros traseiros dos 213 pós-restyle são na parte de trás da consola, não podia mexer nesta... Mas um Mercedes 190D deu-me a ideia: apoio fixo no banco!

Image

Neste caso, o dador foi um Lancia Dedra.

E assim:

Image

Uma volta pela estrada que liga Coimbra a Penacova:
Image

Image

Como o meu farol do lado esquerdo estava com um apoio partido, mas o cromado interior estava novo, assim como o vidro... Decidi juntá-lo com outro que estava na situação contrária.

A desmontagem do que tinha o cromado bom, não correu bem (demasiado calor)

Image

Mas a do outro correu, felizmente!

Image

Depois voltei a selar como de origem, com silicone branco.

Image

E uma comparação (um deles foi o que recuperei, outro foi totalmente lavado):

Image

Depois disto, montei o alarme / comando com fecho à distância, em que tive de fazer algumas mudanças (nomeadamente, nas pistolas da porta do condutor) para que tudo ficasse pefeito... Mas ainda não está. Tenho que arranjar uma pistola de um Rover 200/400 já com alarme :P

Depois, preparei uma tampa das válvulas para ficar lisa e pintar de preto, para se assemelhar à original.

Image

Image

E uma mod nas luzes traseiras, que passaram disto:

Image

Para isto:

Image

Image

E umas fotos nocturnas.

Image

Image

Com as luzes de nevoeiro:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

E fotos do interior:

Image

Aqui fiz um fail e tirei a foto com a luz central ligada.

Image

Supostamente é assim:

Image

Image

E os 233 000km:

Image

Depois disto, tem estado na garagem, supostamente para proceder ao restauro de chapa. Mas... Houve um problema (tenho um painel que comprei no UK, da traseira do lado esquerdo, em que me pedem balúrdios pelo transporte), e ainda não se avançou nada. Portanto, tem estado parado desde Julho... E as saudades são mais que muitas!

Jacinto

Post by Jacinto »

Bem, as novidades desde que o 213 tem estado na garagem...

Capas dos espelhos à cor da carroçaria:

Image

Image

E entretanto, mais uns mimos. Os cintos traseiros eram opcionais, e em Portugal raramente eram pedidos!

Image

E uma experiência (utilizando peças suplentes :P)

Image

Image

A minha ideia sempre foi ter os farolins dos piscas da cor das luzes de marcha-atrás... Mas isso não me parece nada possível.

Então, experimentei passar a vermelho, com verniz transparente. Não é o que queria, mas dado que o carro não tem os piscas frontais nem os laterais em laranja, acho que assim fica melhor. Já me disseram para pintar também os farolins da luz de marcha-atrás, mas penso que não seja legal ter luz vermelha (e não há forma de a tornar branca, ao contrário dos piscas, pois uma lâmpada verde com a coloração vermelha nos plásticos vai ficar como queria, pelo que tenho visto :) ).

Ainda estou algo indeciso sobre isto, mas provavelmente vou andar uns tempos com os farolins vemelhos. Se me fartar, volto a pôr os originais!

E finalmente, uma surpresa feita pelo meu irmão. Já em Agosto (de 2012) tinha comprado o lip frontal do 216 Vitesse... Mas nunca o tinha montado. Cheguei a repará-lo (vinha com umas partes rachadas), mas faltava pintar.

Ele fez-me esse favor, e num fim-de-semana cheguei a casa para ver o carro assim:

Image

Image

Image

Image

Image

Ainda não o referi, mas a ideia sempre foi fazer um compromisso entre o 213 normal, a fugir para o Vanden Plas (versão mais luxuosa, com umas belas poltronas em pele, lava-faróis, AC, entre outros pormenores... Nunca saiu em Portugal), com o Vitesse (em termos dos exteriores).

Jacinto

Post by Jacinto »

Bem, tentando aproveitar os dias de descanso, e enquanto a oficina não está livre, decidi deixar a questão das colunas frontais definitivamente resolvida.

Na altura, foi feita uma base para passar das de 10cm para 17, mas a chapa era demasiado fina e ouvia-se alguma vibração.

Mas agora tem umas bases decentes:

Image

Image

Não resisti em acordar o D14. Mas ainda estava mais teimoso do que da última vez, em que esteve cerca de 3 meses sem rodar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m-vNE2VakR0#t=17[/youtube]

Bombas de gasolina mecânicas... É no que dá. :P

Mas pronto, lá despertou, certinho como semp... Hmmm... Vá, tirando quando deu o problema no distribuidor e quando queimou a junta.

[youtube]M4H03299(1)[/youtube]

Enquanto as coisas não podem avançar no restauro de chapa, as saudades são mais que muitas e o tempo que tem estado sem andar não lhe faz nada bem. Antes do início do semestre, estou a pensar em fazer o seguro de clássico e voltar a andar esporadicamente com ele. Pagando cerca de 60€ por ano, e não tendo direito a quebra de vidros (caso contrário subia para os 100 e pouco, sendo ainda assim bem menos que os 200€ de anteriormente).

Posto isto, o que há para tratar já (se tudo correr bem, será já na próxima semana... Caso contrário, é na seguinte) é:

Troca da junta da tampa das válvulas / tampa das válvulas (Já fui à Honda buscar a dita)

Verificar a situação da temperatura. Tenho andado no 213 dourado e estado atento a isso: neste, e do que me lembro do meu quando tinha o EV2, a temperatura fica no meio, subindo para quase 3/4 em situações de trânsito, disparando a ventoinha e voltando para o meio.

No meu, a temperatura, normalmente, está apenas 1-2mm acima do mínimo, subindo para 1/4 se estiver parado (e, antes de meter o radiador maior, se fosse sempre acima dos 160 durante algum tempo... Agora, mal se mexe da posição normal), sendo que aqui dispara a ventoinha e volta a descer.

Assim, surgiu-me uma dúvida: Será que é o termostato como estava a pensar, ou o sensor da temperatura, no motor? É que este é de origem do Concerto, e o indicador é do 213. Como tal, tirei o sensor que estava no antigo motor do dourado para experimentar no meu.

Porém, isto não justifica a falta de calor na sofagem (e aqui já não me recordo, mas penso que mesmo quando a temperatura chegava a 1/4, não deitava ar propriamente quente... Enquanto o JD o deita bem quentinho). Assim sendo, e caso a questão da temperatura esteja mesmo relacionada com o sensor, procedo a uma limpeza do radiador da sofagem.

Também, com 27 anos e alguns deles com aguinha del cano (ainda por cima, aqui ela é rica em calcário :P), nos últimos anos antes de eu tirar a carta... Acho que já é mais que merecida, e já vem bem tarde.

Isto é o mais importante... Mas estando com a mão na massa, as barras de torção estão mesmo ali ao lado. :D

Jacinto

Post by Jacinto »

Hoje de manhã comecei por trocar a junta da tampa das válvulas e a tampa.

Image

Antes:

Image

Agora:

Image

O que saiu:

Image

E lá se experimentou a outra forma de rebaixamento...

Image

Image

Image

Image

Do pouco que experimentei (só umas voltinhas para deixar a frente baixa, depois do carro ir para o chão), parece-me que as minhas preocupações não se verificaram. Quando o experimentar melhor digo! :)

Jacinto

Post by Jacinto »

Bem, mais umas fotos de dia, para ver as coisas como deve de ser... Assim que o vi hoje de manhã, parecia-me ainda mais bonito. Se antes já olhava 2 ou 3 vezes ao afastar-me do carro, agora está pior. :D

Image

Image

Ainda se deixou uma boa margem para não haver dissabores...

Image

Image

Adoro o facto do carro agora parecer maior, assim como as jantes parecem maiores (parecem mesmo de 16") e os pneus mais largos. Está no ponto! >:D

Já fiz o test drive e aprovo! Está tal e qual antes, não me parece ter ficado mais duro, nem saltitão! Aliás, ele está saltitão, mas é devido ao conjunto molas/amortecedores traseiros. Não me parece que, apesar de serem novos, os amortecedores estejam a actuar como deviam, sendo então as irregularidades absorvidas pelas molas.

Isto é notório a baixas velocidades, e principalmente em lombas altas. Em viagens de AE/nacionais, não tenho nadinha a apontar!

Assim sendo, o (espero) último passo na suspensão será a adaptação dos amortecedores para o rebaixamento. :)

Mais uma mod (ainda não completa), iluminação no ex-porta-cassetes, agora porta-objectos:

Image

Image

Para acabar, vou ter de arranjar os mesmos suportes que agarram a lâmpada do cinzeiro, para que estas fiquem no topo dos porta-objectos, não ficando visíveis e espalhando bem a luz... Ou seja, tenho que ir a centros de abate e tirar isso de dois 213s :)

Jacinto

Post by Jacinto »

Depois de algum tempo enterrado em exames e trabalhos (e mesmo agora, estou só numa pausa com uma duração de... Um fim-de-semana ::) ), aqui vem um update!

Finalmente mandei fazer os parafusos com mais afinação (não fiz rosca até cima, porque... Nunca foi usada mais rosca que a que foi feita. Ou seja, a altura máxima agora será a de origem, mas também dificilmente será subido a esse nível):

Image

Foram instalados...

Image

E ficou baixo de mais. Mas nada que uma chave de 17mm não resolva, agora! :D

Image

Lá o levantei um pouco, e assim...

Image

De volta com jantes 15"

Image

Image

Depois destas semanas em que o tenho de volta, algumas considerações:

A frente está perfeita, o comportamento quase não se alterou. É capaz de estar um nadinha mais rijo, mas nada que se note de longe... Ou seja, aqui não é para se mexer. :)

A traseira, como é óbvio, está igual. O que não é necessariamente bom, e é agora a maior preocupação. Está demasiado saltitona, rija, e continuo a pensar que isso se deve ao (mau) funcionamento dos amortecedores.

No global... A condução está brutal!

Em termos de conforto, compromete a nível citadino (em lombas mais altas, ou desníveis repentinos), quando a traseira dá o "salto" que denuncia a predominância do efeito da mola face ao amortecedor.

Agora, onde acabo por andar mais, nacionais e AE, não me queixo, de todo! :D

Entretanto, mal peguei no carro, fui presenteado com uma "avaria"... Médio/máximo que pensava estar fundido, mas na verdade tinha sido o meu irmão a tirar a lâmpada quando a do dele fundiu, e o 213 estava parado. Entretanto esqueceu-se e quando me disse já eu tinha notado. :P

Mas a verdade é que, talvez pelas saudades, enquanto estou ao volante tenho andado com um sorriso de orelha a orelha. :D

Jacinto

Post by Jacinto »

Entretanto, e numa pausa "entre-exames", decidi dar uma voltinha para descontrair. :)

Image

Image

Image

Image

E, quase um ano depois dos 233 000...

Image

Sim, num ano fez pouco mais de 1000km. Porém, estes 1000km, foram feitos em menos de um mês... Logo, o 213 está de volta a papar kms! :)

Jacinto

Post by Jacinto »

Durante a visita de um amigo do fórum da marca falida, foram tiradas fotos pelo meu irmão e pela namorada dele... Mas só me chegaram as da namorada. Ainda espero as dele, que estavam bem porreiras :P

Image

Image

Image

Entretanto, surgiu mais uma marca:

Image

Depois, a minha prenda de anos favorita: (agradeço ao meu irmão, à namorada, e ao fabricante e amigo :P)

Image

Image

Está espectacular, adorei mesmo! :D

Quanto ao update em si, depois de mais uns dias atribulados, desta feita devido a uma ida a Coimbra e a Viseu, em que usei a Tourer por ter que levar alguns objectos de maiores dimensões, deparei-me com um triste cenário ao voltar a casa.

O carro esteve quase 1 ano parado em garagem, sem qualquer problema... Mas desta vez, depois de 2 dias, eis que me deparo com este serviço, feito (penso eu, ninguém viu nada) pela cadela do meu irmão (que é a única que dorme na garagem).

Na porta:

Image

Guarda-lamas:

Image

Image

Este risco é o único que, depois da única passagem de corte que dei, ainda se notava ligeiramente.
Capôt:

Image

Depois do banho:

Image

Image

Image

Os riscos mais fundos no canto do guarda-lamas já são bem mais antigos ;)

Image

Estes da porta são os que me metiam mais medo.

Image

E na "monocelha", como se não bastassem as marcas de pedras e afins...

Image

Não queria meter as mãos à polidora já... Apenas o faria quando fosse arranjada a ferrugem.

Porém, assim sendo, decidi tratar apenas das zonas afectadas, para ver até que ponto precisava de um tratamento mais hardcore.

Comecei, então, por aqui. Já que é um painel que provavelmente terá de ser pintado em breve... Não tinha nada a perder.

Image

Como gostei do resultado (em relação aos riscos, esqueci-me das fotos), decidi tratar logo do guarda-lamas.

Image

Image

As linhas que podem ser aqui vistas, são do reflexo:

Image

Image

Image

Jacinto

Post by Jacinto »

O 213, sempre bem acompanhado! :D

Image

No final, aquilo que mais me assustava ficou limpo. Nomeadamente a porta e o capôt.

Image

Image

Como bónus, a "monocelha" também ficou com excelente aspecto e sem alguns riscos menos recentes. Porém, as "pedradas" ainda lá estão, assim como umas consequências do meu toque no 1º ano de carta. Como tal, e apesar de agora ter alguma pena, esta peça vai ser pintada (era algo que já estava planeado). :P

Mas infelizmente (e apesar de ter sido avisado), por demasiada insistência, fiz o meu primeiro "burnout" numa pintura.

Os riscos no guarda-lamas ainda estavam muito visíveis, então insisti um pouco mais durante o corte. No fim, ainda não estava como queria, e bastava o mínimo de luminosidade para se notar um dos riscos. Porém, estava dentro do aceitável.

Mas, aquando da passagem de polimento, e com uma passagem mínima...

Image

Image

Estranhamente, o guarda-lamas apresentava um defeito curioso nessa zona. Parecia que tinha sido mal preparado para a pintura (ou seja, era como se tivesse marcas de lixa grossa, debaixo do verniz). Até podia ser normal se tivesse sido pintado posteriormente, mas não é o caso. Assim sendo, sai mais uma peça para futura pintura ;)

Mas pronto, já aprendi a lição, e tal já não volta a acontecer. Pelo menos, por minha insistência.

Já em relação às restantes partes tratadas... Adorei o resultado. E mal posso esperar pelo momento em que todo o carro sofra o mesmo tratamento! :D

Entretanto, o supra-sumo da fiabilidade inglesa fez das suas... Queimou uma junta... Das lâmpadas. :lol:

Image

Quando tirei o plástico que segura as lâmpadas e toquei ligeiramente na fundida, ela partiu-se de imediato.

Image

Lá fui à velhinha caixinha das lâmpadas da oficina, ver se encontrava alguma coisa:

Image

E havia ainda uma sobrevivente isolada, no meio de tanta coisa:

Image

Depois disso, levou um banho (em vão, apanhou com uma chuvada no dia seguinte...). Mas antes disso, umas fotos com o maninho, que estava mesmo a jeito :P

Image

Image

Image

Image

E logo depois do banho, veio uma encomenda:

Image

Image

Post Reply