Motos

Post Reply
nezz
★★

Post by nezz »

deixo aqui umas imagens das minhas companheiras de duas rodas
a moto onde aprendi a andar com 12 anos - Casal Boss 50cc
Image
a minha primeira moto: Yamaha DT50LC-D de Agosto 96 (uma excelente escola de condução) que vendi a um amigo, mas quero-a comprar de volta
Image
a actual: Yamaha DTR125 de 02-99 alterada para supermotard e com alguns componentes para melhorar as performances e segurança
Image
Pampilhosa da Serra Julho 2004
Image
Torre-Serra da Estrela Junho 2005 (com uma mochila de cerejas da minha avó às costas :P )

o meu pai tem uma Honda Z50 (mini-trail) de 70s, restaurada
Image
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Ricardo Serpa

MOTORIZADAS NA JUVENTUDE = Perigo de Morte

Post by Ricardo Serpa »

Vou relembrar uma historia de um amigo que hoje é um freforoso amante de vw ar e que é um bom testemunho para as novas gerações.

Quando este meu amigofez 16 anos pediu ao pai para tirar a licença e para lhe comprar uma motorizada.

O pai disse-lhe que sim, mas que primeiro ele teria que o acompanhar numa visita especial e surpreendente sem lhe revelar onde.

O filho combinou e no Sabado seguinte foi com ele visitar o hospital de Alcoitão onde se recuperam a maioria dos acidentados de moto que ficam em mau estado.

No fim da visita e após terem falado com alguns internados ainda a porta do hospital perguntou ao filho se este ainda queria a motorizada.

Perante a exitação deste e antes que ele muda-se de ideias o pai propos-lhe o seguinte:

Esta a venda o Volkswagen carocha com tecto de abrir em lona que eu estou disposto a comprar e a patrocinar-te e a ajudar-te em todo o seu restauro desde que tu continues a não ter motorizadas e a ter boas notas.

Quando chegares aos 18 anos tiras a carta e já tens carro para ir para a faculdade o que achas da ideia?

O meu amigo não exitou muito e nesse mesmo fim de seman o carocha foi parar a garagem familiar.

Seguiram-se 2 anos de trabalho de restauro completo chapa pintura mecanica electricidade estofador etc etc.

O que o pai deste meu amigo consegui com isto foram muitas coisas.

O filho deixou de parte as perigosas motorizadas.

Deu-lhe um objectivo.

Fez dele um condutor responsavel que sabe dar valor ao trabalho de recompor um carro.

Manteve o filho por perto a aprender muitas coisas que não se aprendem na rua e longe de tentações nefastas.

Trouxe muitos amigos do filho para dentro de casa que sempre recebeu bem e fartou-se de brincar com eles parecia da idade deles.

Meus amigos este é um exemplo do que podemos fazer pelos nossos filhos.

Não é apenass negar-lhes os seus desejos e confrota-los com os perigos mas acima de tudo propor-lhes alternativas seguras em que eles se sintam beneficiados.

Há, e a proposito, este meu amigo ainda hoje mantem o seu carocha em perfeito estado de funcionamento e já lá vão mais de 20 anos...

Saudações a todos

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Gostei! Não basta dizermos que não. Este exemplo mostra-nos como o amigo do Ricardo chegou a uma conclusão da melhor maneira: o porquê.
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Bonita história Ricardo. Gostei de ler. E tem uma moral muito profunda e muito forte de convicções por detrás.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

pedrosplit wrote:o poste do nezz nem estou ao nivel para comentar...perfeito, foi tudo dito.

JNAR, as fotos que colocas sao de motas traficadas... :) tem o simbolo bmw :) uma mota dessas bmw deve rondar mais de 6000 euros.
uma dnepr NOVA em portugal custa 4000 euros (é verdade, ainda se fabrica).
sim, eu sei que estas são "traficadas" para imitarem as da 2ª guerra, mas não te esqueças que no ebay, nem tudo é o que parece. Para se poder fazer uma compra com menores riscos, convém termos a segurança de comprar a um vendedor com um bom feedback... o que não acontece nos links que deixaste.
Eu já ando com estas motas ddebaixo de olho há alguns anos. Nunca concretizei a compra, porque acima de tudo, não tenho garagem.....e uma mota destas, não se deixa à chuva sem ser por acaso, ou momentaneamente....claro, que os €'s sempre foram para outras coisas....isso também é um facto :lol:
E adoro-as desde puto...desde tive um condutor gelado e ensopado a beber chá à porta da carrinha enquanto a mulher estava bem confortável a ler um livro dentro do side-car coberto...isto sim, é estilo!

Se queres comprar online, compra a este:

http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?Vie ... 0075666468

que já vendeu várias e que ao que parece faz restauros...pelo menos inspira mais confiança.
Os preços, obviamente são mais elevados, mas ao menos andam...ou assim parece!
:wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

Ricardo... bela historia! :-) ADOREI! Foi linda mesmo ATÉ me comovi!! XUINF XUINF, Sabes qts pessoas eu conheço q têm um amigo q o filho queria uma mota e q fizeram o mesmo!? Isso não será um MITO URBANO!? Se não é, acho q vou abrir uma roullote de cachorros quentes e bifanas á porta do ALCOITÃO!! É que é super popular!! Ficava rico!!
Lembra-me tambem a historia de 1 amigo MEU(!) que andava de mota (KAWASAKI ZXR-750R) moto de pre competição! PERIGOSISSIMA!! Uma OBRA DO DEMO!! e que foi morrer numa daquelas SUPER SEGURAS viaturas chamadas AUTOMOVEL... Consta que o caixão foi fechado porque não conseguiram tirar a expressão de horror nos olhos dele qd foi esmagado numa frente a frente com um tambem SEGURISSIMO camião!!
Poupa-me com o seguro ou inseguro! A segurança somos nós que a fazemos. Tenho cerca de 500.000kms de mota em cima!! Sou um INCONSCIENTE! Já agora.. pq é q faço surf?? É perigosissimo andar a brincar com TONELADAS de agua!! Se ficasse em casa a engordar feito porco em frente a uma PS2 estaria muito mais seguro!!
Ando de mota, não sei se sou MOTARD, fujo á policia, tenho uma matricula minuscula, piso traços continuos, ando em excesso de velocidade qd me dá na gana, NAO pago portagens de mota, ando em maximos sempre, o meu escape berra que se farta, e ando com um SLICKmontado na frente!! Serei um DELINQUENTE???
Image

os caes ladram e a caravana passa... assim o confirma a VALKIRIA!!
Image

E uma exclusiva da minha velha preta!
Image

Desculpem, mas não resisti!!!
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

Kastenwa

MOTOS

Post by Kastenwa »

Bem, esperemos que nenhum membro da GaragemVW seja agente da Brigada de Transito da GNR...

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

eu sempre tive medo de andar de mota e nunca andei com as motas na estrada. so tirei carta este verao, mas andei com elas no mato...foi a minha sorte pois nunca tive gana de acelarar na estrada.
tenho 25 anos e ja morreram durante a minha curta vida 5 amigos.
- dois contra camioes a fazer ultrapassagem estupidas.
- e tres por culpa de tipos de carro que nao foram consientes a utilizar as regras de cedencia de passagem.
todos eles putos que aos 16 anos andavam de DT50. mota da moda ca em coimbra.

a verdade é que qq dos dois tipos de acidentes são estupidos.
temos de ter "cabeça"...isso sim é importante e o maior seguro que podemos ter para andar de mota é a atençao aos condutores de carros delinquentes, esses sim sao o maior perigo.

em relaccao ao link do jnar: penso que com 2500 euros no maximo ja se tem qq coisa muito boa. uma amigo comprou uma por 1800 euros, foi uma compra brutal. penso que o melhor mesmo é irmos lá com uma carrinha e trazer tres :) uma para cada um de nós, naqueles velhos das aldeias:)

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Ando de mota há 10 anos e nunca tive nenhum acidente, apenas quedas e alguns arranhões.
Evito pisar essa superfície feia chamada alcatrão a todo o custo! Nela circulam milhares de condutores irresponsáveis, que pensam estar imunes no meio de carapaças metálicas.
Gosto do TT por várias razões:
- Contacto com a natureza, paisagens inigualáveis.
- Desafio constante a ultrapassar obstáculos (rios, picadas, buracos).
- Velocidades inferiores, o imprevisto espreita a cada curva e até mesmo nas rectas, quando o terreno permite “enrolar o punho” atingem-se velocidades que rondam os 100Km/h, mas com sensação/adrenalina equivalente a 250Km/h em auto-estrada devido às paisagens densas e irregularidades do terreno.
- Com o equipamento completo, até nas quedas aparatosas os danos físicos são na maior parte das vezes reduzidos a zero (eu posso comprovar, voei 5 metros e fui embater contra um pinheiro.. ainda tive tempo de ver a moto4 de 150Kg a dar 2 cambalhotas no ar e aterrar uns metros ao lado.. não tive um arranhão)
- Os pinheiros não se desviam :D!

Mas vamos ao que interessa.. Vou contar uma história semelhante à do Ricardo Serpa, mas na óptica de filho e com desfecho diferente!

Há cerca de 4 anos atrás, comecei a “chatear” os meus pais para me deixarem trocar a mota de 2rodas por uma moto4. Algo que me negavam constantemente, por dizerem ser muito perigoso.. deram vários exemplos de acidentes, e fizeram tudo para me demover, inclusive tentar “comprar-me” com os carros! Este ultimo ponto, foi o seu pior erro.. pude contra-argumentar com este quadro:

Image

Apesar da utilização de veículos ligeiros ser muito superior, o índice de mortalidade é proporcional. Para estatística só entram os que morreram no local do acidente, daqueles 6239/5414 feridos graves muitos vieram a falecer.

Consegui comprar a moto4, que me proporcionou muitos momentos de diversão e convívio.. actualmente alterei as minhas prioridades e estou a pensar aproveitar o dinheiro dela para comprar uma splitscreen! Facto que não impossibilita daqui a uns anos eu voltar ao mundo das motas :wink:

Image

Seja qual for o veículo, segurança e prudência nunca é demais.. a vida é um jogo de sorte/azar, e nem sempre somos nós a lançar as cartas!
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

surfistaprateado
✘✘✘

Pedro.. tenho medo de andar no mato! Travagens em terra fazem-me confusão!!! Alem disso voltando ao topico anterior, quero ver um segurissimo carro a reduzir de 260km/h para 120km/h em 3 segundos....

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Surfistaprateado: bem radical...
Gostei de ler.

O Nirvana também defende pontos de vista interessantes.

Isto das guerras entre carros e motas é uma velha questão, mas que para mim já não faz muito sentido. de facto, o perigo existe em todo o lado, é preciso é gerir o risco inerente a cada situação.

E cada pessoa reage de forma diferente. As escolhas de cada um são isso mesmo: escolhas. Não há certo nem errado, o mundo é mais complexo do que isso.

Mas não se duvide que é mais saudável fazer surf do que atrofiar frente a uma televisão...
:wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Surfista prateado

Levei uns dias a digerir a resposta e mesmo assim acho que vou ser bruto.

"Ando de mota, não sei se sou MOTARD, fujo á policia, tenho uma matricula minuscula, piso traços continuos, ando em excesso de velocidade qd me dá na gana, NAO pago portagens de mota, ando em maximos sempre, o meu escape berra que se farta, e ando com um SLICKmontado na frente!! Serei um DELINQUENTE??? "

Acho esta parte da resposta de uma irresponsabililidade termenda, a pergunta que fazes no fim, é uma autoresposta.

Se vivessemos num país decente e alguem assumisse publicamente uma posição destas no dia seguinte tinha uma escolta policial a vigia-lo.

Infelizmente não é assim temos que contar com uma bala assassina na estrada...

Pessoalmente não tenho nada contra as motos motorizadas e outros veiculos barcos aviões sejam eles o que forem desde que no mínimo sejam utilizados com respeito pela segurança dos outros.

Se alguem se quer exibir que o faça longe da via publica e que se precavanha de forma a não perjudicar nenhum inocente que não tenha nada a ver com a historia.

A irreverência é uma coisa muito bonita, mas tem limites, que são os do civismo, da liberdade e do respeito pelos outros.

Lamento que te tenhas sentido picado por uma historia pedagogica que tem um único fundo que eu tento respeitar em relação a educação dos meus três filhos.

Nunca lhes negar nada sem lhes propor uma alternativa, tenho com isto conseguido fazer deles pessoas menos revoltadas e mais satisfeitas com a vida.

Saudações

Ricardo Serpa

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Como qualquer jovem eu proprio também quis ter a minha motorizada e levei a vida a sonhar com uma vespa cor de rosa que nunca tive.

Mais tarde com a introdução dos parquimetros na AVª Infante Santo em 1997 onde trabalhava comprei uma scotter uma Honda Bally 50cc para ir do Restelo até ao meu local de trabalho.

Andei com ela + - 2 meses, depois de 2 escorregadelas e quedas nos carris dos electricos em Belém, um pneu rebentado num buraco, uma queda a subir um passeio polido, uns quantos sustos provocados por automobilistas incoscientes.

Houve um susto muito grande que foi fundamental para a minha decisão de vender aquela coisa 1 automobilista que me ia esmagando contra a linha do comboio na 24 de Julho.

Passei a pagar parquimetro e acabou-se a conversa antes inteiro e sem uns trocos que sem trocos e todo partido ou morto.

Em Portugal não há cultura nem respeito pelos veiculos de duas rodas como há por exemplo na Holanda onde toda a gente anda de bicicleta.

Sou um frevoroso adepto dos veiculos de 2 rodas mas não praticante pois tenho muito medo dos automobilistas morreram varios colegas e conhecidos de juventude e sinceramente sinto-me mais protegido dentro de uma lata de preferência grande tipo um Mercedes 200d.

Andei e as vezes ainda ando de bicicleta mas sempre em caminhos rurais com pouco movimento na zona da Arrabida mas até esses caminhos hoje em dia já são escassos.

Um abraço a todos

Ricardo Serpa

surfistaprateado
✘✘✘

Beeemmm 2 dias para digerir... e 2 mensagens!! Sinto-me lisongeado!! :-D
OBRIGADO!
Bem, vou ter q responder mesmo?
Ok, o que é que eu tenho a mais, do que aqueles q andam a 100 na faixa da esquerda na auto estrada? Ou a 40 numa nacional com um segurissimo papa-reformas? Ahhh eu ando mt rapido! Mas tb ando e entro rapido em vias rapidas ou estradas principais, não como esses q entram a 20 e se mantêm qd la entram obrigando as pessoas q vem na sua pacata condução a travar a fundo, atenção, referi-me a pessoas com uma pacata condução, NAO EU! Este exemplo entre muitos outros lembra-nos o q anda aí na estrada em 70% dos casos ao fim de semana... (acho q uma bala assassina é bastante mais pacifica...)
Uma escolta policial SÓ para mim!?!?! Mais uma vez, OBRIGADO!!! É o meu sonho!!!! Aquelas fardas e aqueles bastões... ui ui
Falaste em exibição... hummmm para quem me andarei a exibir qd varias vezes faço a marginar ás 4 da manha nos limites!? Prós peixes-preservativo q estão em amena tertulia num ou noutro parque de estacionamento com vidros embaciados!? Ou para os morcegos q abundam na serra do monsanto qd faço as suas estradas serpenteantes a abrir no meio de qq noite de um dia de semana???? "i suppose so..."
Tenho de meter o meu numero de telefone escrito a branco nas costas do blusão... pode ser q saque o contacto de um morcego, afinal, a mota é preta ;-)
Gosto dessa prespectiva de um ferveroso adepto das 2 rodas, aposto q até sabes quem foi eleito o rei da derrapagem no motogp, ou até com q mota o rossi começou a correr!! Curioso, os acidentes q tive de mota até hj, 80% deles tb andavam de mota, so que naquela altura ÍAM DE CARRO... esquisito no minimo!!
Mas olha, as bicicletas são bacanas!! Isso é que é pessoal CONSCIENTE!! Especialmente aqueles que vão ao cabo da roca ao domingo de manhã, pela nacional lado a lado á conversa numa estrada rapida e cheia de curvas sem visibilidade! Ou até aqueles q fazem a mrginal á noite só com um piscazito vermelho debaixo do rabisoque!! Ou na segunda circular? Como aquele q andaram a apanhar os bocados dele até ás 11 da manha antes do estadio de alvalade (o acidente foi ás 7!)
Um conselho de amigo: As aceleras são a pior porcaria que existe p se começar a andar de mota! A minha mulher ía morrendo por 2 vezes numa! N vais querer saber a historia, é acerca de um consciente e segurissimo condutor de automovel EMBRIAGADO... As aceleras levam com o deprezo TOTAL do parque automovel... é q são para todos os "adeptos fervorosos das 2 rodas q andam de carro" tão despreziveis como qq mota, só que NAO ANDAM! Nós as BALAS ASSASSINAS conseguimos fugir mais fácilmente...
Acho piada á tentativa de substituição de um prazer como o andar de mota por outra coisa qq. Ja falaste com alguem q ande de mota? Já lhe perguntaste o q sente? Liberdade... Sem capacete então, devagarinho num fim de tarde de verão, ao pé do mar, ou numa montanha.... Há quem o compare a sexo, ha quem o compare a voar... pessoalmente, acho uma mistura das 2...
Gostava de saber o que é q arranjaste p substituir isso... uma playstation? Uma stripper italiana? DUAS??
8)

Pá, bacano... sem guerras, estamos apenas a debater pontos de vista! :twisted:
Image

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Fico satisfeito com o teu bom humor.

Infelizmente sou marido de uma Cirurgiã Plástica e Reconstrutiva e descarrego as maquinas fotograficas com as fotos dos desgraçados que lhes chegam as mãos aos bocados, e ainda, lhe aturo as crises emocionais resultantes desses traumas, alguns deles resultantes de acidentes de mota.

Quanto ao gozo da mota que falas é real e chama-se a isso prazer.
É provocado por uma mistura explosiva de adrenalina e de endomorfinas naturais que o nosso organismo produz quando sentimos prazer misturado com exercicio físico.

São extraordinariamente saudáveis, relaxantes e dão-nos uma sensação de bem estar com a vida inigualavel.

Agora rebato um ponto; para que tu sintas isso não podes por em perigo os outros utilizadores da via pública nem chatear ninguem.

Deves procurar espaços aprópriados para o fazeres como o autodromo, um parque de estacionamento deserto, uma competição organizada o que quiseres, mas sem pores em perigo ninguem.

Agora andar de maximos a encandear os outros, com o escape a gritar, a pisar traços continuos e se calha as vezes a provocar acidentes, pois os outros tem que se desviar para não te bater e a fazer outras asneiras na via publica e que não esta certo.

Estas a por a tua vida em risco mas também a dos outros que são inocentes as tuas explosões de prazer.

Chama-se a isso falta de civismo, pois via publica significa que esta aberta a todos.

Por isso é que existem regras para que todos se consigam entender, ninguem é santo todos fazemos asneiras conciente (o que é muito grave) ou muitas vezes inconcientemente e é ai que surge a opurtunidade para o acidente.

Todos devemos praticar uma condução defensiva que passa por conduzir com muita suavidade, guardar distância do veiculo que segue a nossa frente, manter uma velocidade adquada as condições de circulação, respeitar a sinalização tanto horizontal como vertical ou luminosa enfim pensar primeiro nos outros e depois em nos proprios.

A conta destes procedimentos ainda não tive até hoje nenhum acidente digno de registo (apenas toques a estacionar), mas apesar de tudo já apanhei grandes sustos na estrada que poderiam ter tido consequências sérias se não tivesse margem de manobra.

O lugar da adrenalina e da endomorfina não é definitivamente na via pública.

Saudações a todos, tenham juizo e que Deus vos porteja

Ricardo Serpa
Last edited by Ricardo Serpa on 21 Feb 2007 14:37, edited 1 time in total.

Post Reply