Eu, pessoalmente optava pelo 1.9D, sem turbo, é menos uma preocupação, quanto à adaptação, apenas tens de trocar os apoios de motor e pouco mais.
Relativamente à carroçaria e inicio dos trabalhos, eu não tinha dito nada ainda, mas estava a ver-me à uns anos quando mandei reparar uma Peugeot que tinha e então aconteceu exctamente o mesmo, só enrolação, é para a semana é depois de amanhã e começar o trabalho nada, tive que tirar de lá a carrinha caso contrário acho que ainda hoje lá estaria, eu entendo que as pessoas se não teem interesse em fazer o trabalho, seja qual for o motivo/razão, deveriam ser sinceras/honestas e dizer que não estão interessados e/ou não teem tempo, agora andarem a enrolar, é ruim, a pessoa começa a desesperar.
Portando eu tirava de lá a 'biatura' e tentava encontrar um bate-chapas e um pintor que pudessem ir a tua casa pelo que já me apercebi até tens algumas condições em termos de espaço e reparava dessa forma, poderá demorar um pouco, mas se tivesses optado desde o inicio por isso a esta altura do campeonato, já terias o carro bastante avançado.
Boa sorte e não desanimes.