Rover 213SE

Jacinto

Re: Rover 213SE

Post by Jacinto »

Bem, entretanto, lá chegou aos 238 000km...

Rover 213(+1)SE - 238000km

Como prenda, trouxe o comutador dos piscas/limpa pára-brisas/luzes/esguichos, que tinha avariado... E mais umas coisinhas.

Image

Como seria de esperar, o tecido das forras das portas veio de um 213 com bancos em pele. E claro que ainda os tinha... Porém, estão neste estado:

Image

Image

Image

Image

Image

Estavam a pedir pouco por eles, mas atendendo ao investimento que teria de ter para os recuperar... Deixei-os lá. E normalmente, os 213 com bancos em pele não trazem as forras das portas em pele, por isso, fiquei com o item mais raro :D

Já estão limpas e estou a restaurar o contraplaco de uma delas. :)

Ao montar o "novo" comutador lubrifiquei bem o mecanismo dos piscas, uma vez que o meu, sempre que era accionado, parecia que estava em pleno tiroteo.

Image

"novo" vs velho:

Image

E um teaser sobre uma das próximas mods exteriores.

Foi sempre uma das maiores falhas nestes carros, principalmente nos Vitesse, a falta de um kit estético decente. O que as versões mais desportivas (Vitesse, Sprint) tinham, baseava-se no avental aparafusado ao pára-choques dianteiro e no aileron traseiro. Porém, isto faz com que o caro fique às "escadinhas", ou seja, com a frente mais baixa que a lateral, e a lateral mais baixa que a traseira.

O único kit que conheço para estes carros, da TWR, é assim um bocadinho a fugir para o azeite, e impossível de arranjar.

Image

Image

Como tal, andei a investigar, e cheguei a uma solução, para algo que se encaixasse perfeitamente com o look quadradão dos 213, sem destoar ou parecer exagerado:

Image

Image

Foram ainda bastante trabalhadas depois de terem saído do dador, porém agora estou somente a finalizar as questões relacionadas com a fixação.

Podem parecer um pouco saídas em baixo, mas é precisamente por estarem apenas "encostadas" para o test-fit :)

Serão posteriormente pintadas na cor da carroçaria.

Mais uma fotos:

Image

Image

Image

Image

E mais uma marca:

Image

Jacinto

Post by Jacinto »

Como disse, desde a aquisição do 400 que o IQ tem estado na garagem. Porém, não é por isso que tem deixado de levar alguns mimos! :)

Image

Cá ficam alguns posts que fui fazendo com o tempo no fórum das marcas falidas (e peço desculpa pelas incoerências temporais que estas citações irão causar :P )

Entretanto, foram feitos alguns trabalhos:

Pilares do tecto estofados (só estão alguns na foto), não estando, de longe, acabados.

Image

Arranjei dois plásticos do pilar A "novos", porque os meus estavam com os apoios quase todos partidos (o do condutor tinha mesmo todos). Isso é resultado do sol que apanharam e... Das molas excessivamente fortes. Quando montei os novos, fiz questão de reduzir a pressão que estas aplicavam nos apoios. Irei explicar isso quando meter cá tudo ;)

Passado muito tempo, eis mais umas fotos do interior, depois de nova limpeza e condicionamento das forras em pele :005:

Image

Image

O TID está já na fase final de testes. Aliás, "só" falta arranjar um em que o mostrador esteja em condições, e dar o acabamento ao plástico envolvente :P

Image

Image

Image

Image

Fotos dos pilares forrados a tecido:

Image

Image

Image

Image

Image

E uma vista no global :)

Image

Quaresma
✘✘✘✘✘

Post by Quaresma »

Este modelo tem para mim um valor especial, foi o modelo da rover que mais vendeu em portugal e nessa altura era Director Comercial da Rover Portugal o meu pai, que foi um dos responsáveis pelo sucesso de vendas.

O carro de serviço dele na época era o 216 Vitesse, que na altura desenrascava-se muito bem na estrada!

Jacinto, tenho aqui um anuncio de peças de um 111 para vender, tudo o que precisares do meu carro, não sei se alguma coisa te serve, para ti é de borla.

Parabéns pela tua paixão :P
Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...

nezz
★★

Post by nezz »

um dos carros do meu pai nos anos 80 foi um 216 Vitesse vermelho com as jantes iguais às da foto a preto e branco. na altura era um maquinão. injecção, vidros eléctricos em todas as janelas e bastante cómodo
e andava comó catano :twisted:
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Jacinto, tens mostrado muito e bom trabalho e sabes o que estas a fazer
Relativamente ao modelo era um dos mais desejados do final da decada de 80 principios de 90 com longas lista de espera para entrega.
Na altura vendi um alarme para um 213 e no dia da montagem o dono veio com o carro e ficou a acompanhar a montagem quando começei a desmontar as portas do carro e começar a fazer os furos para passar os cabos, vejo o Sr. a transpirar e a mudar de cor, quando lhe procurei o que se passava pediu-me por favor para montar tudo e deixar estar o carro sem equipar nada , estava na disposiçao de pagar tudo mas nunca pensou que a montagem seria da maneira que estava a ver.
Ficou esta memoria, foi o unico carro que nao montei o alarme, desde essa altura nunca mais ficou nenhum dono a ver a montagem.

Jacinto

Post by Jacinto »

Quaresma wrote:Este modelo tem para mim um valor especial, foi o modelo da rover que mais vendeu em portugal e nessa altura era Director Comercial da Rover Portugal o meu pai, que foi um dos responsáveis pelo sucesso de vendas.

O carro de serviço dele na época era o 216 Vitesse, que na altura desenrascava-se muito bem na estrada!

Jacinto, tenho aqui um anuncio de peças de um 111 para vender, tudo o que precisares do meu carro, não sei se alguma coisa te serve, para ti é de borla.

Parabéns pela tua paixão :P

Muito obrigado!

O Vitesse... Não me importava nada de ter um. Já tive o prazer de experimentar um exemplar com 60 000km, e fiquei surpreendido com a genica dele! :twisted:

Acho que já te vi no fórum da "concorrência". :P

Para o 111 não preciso de nada, mas agradeço imenso a informação! :D

Jacinto

Post by Jacinto »

nezz wrote:um dos carros do meu pai nos anos 80 foi um 216 Vitesse vermelho com as jantes iguais às da foto a preto e branco. na altura era um maquinão. injecção, vidros eléctricos em todas as janelas e bastante cómodo
e andava comó catano :twisted:
É verdade... Em Portugal é muito raro encontrar um exemplar abaixo do nível de equipamento SE... Ou seja, sem os 4 vidros eléctricos, fecho centralizado, cromado à volta das janelas e nos frisos laterais/pára-choques, conta-rotações, espelhos eléctricos e aquecidos (nos pós-restyle), e assim :D

O 216 Vitesse, como disse, surpreendeu-me. Estava à espera que, face ao 1.4 que coloquei no meu, ele fosse mais molengão, menos pujante em altas. Mas enganei-me, as baixas são maravilhosas, e não se sente qualquer perda quando se progride na rotação. Fiquei mesmo fã do S-Series que equipava os Vitesse! :D

Jacinto

Post by Jacinto »

PAULOSIMOES wrote:Jacinto, tens mostrado muito e bom trabalho e sabes o que estas a fazer
Relativamente ao modelo era um dos mais desejados do final da decada de 80 principios de 90 com longas lista de espera para entrega.
Na altura vendi um alarme para um 213 e no dia da montagem o dono veio com o carro e ficou a acompanhar a montagem quando começei a desmontar as portas do carro e começar a fazer os furos para passar os cabos, vejo o Sr. a transpirar e a mudar de cor, quando lhe procurei o que se passava pediu-me por favor para montar tudo e deixar estar o carro sem equipar nada , estava na disposiçao de pagar tudo mas nunca pensou que a montagem seria da maneira que estava a ver.
Ficou esta memoria, foi o unico carro que nao montei o alarme, desde essa altura nunca mais ficou nenhum dono a ver a montagem.
Muito obrigado! :D

Por acaso, o meu tinha alarme desde bem novo... O meu avô era electricista, e decidiu instalar por ele mesmo. :P

Era um alarme básico, que era actuado por chave, estando o interruptor dentro do compartimento da tampa do depósito da gasolina. A única coisa que não me agradou nada na instalação foi o meu avô ter furado a chapa na mala, para meter o sensor... Eu aproveitei as ligações que estão na fechadura da mala, para dar a informação de mala aberta no quadrante e para acender a luz na bagageira... Ou seja, esse furo será tapado assim que arranje o painel de chapa.

Esta intervenção na chapa será feita até à sua próxima inspecção, dia 14 de Abril, e espero voltar a usá-lo regularmente a partir daí. :)

LipeFerreira

Post by LipeFerreira »

Nem parece o mesmo carro :) Parabéns pela dedicação e pela qualidade do trabalho :)
Conduzir, jogar futebol e fazer apostas online é a minha vida!

Quaresma
✘✘✘✘✘

Post by Quaresma »

Jacinto

queres uns catálogos do Rover 213 e 216?

manda-me o teu numero sff.

:wink:
Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...

Post Reply