Boas,
Para criar um tópico nesta secção devem ter em conta estas regras durante a criação do mesmo. Este tanto servirá para compras como para vendas
Assunto: Insiram o vosso Nick. É o suficiente para identificar rapidamente que este é o vosso tópico.
Na parte de criação de votação meter estes dados:
Pergunta da Votação: "Como considera que correu o seu negócio com este utilizador? "
Opções de votação
Muito mau
Mau
Neutro
Bom
Muito Bom
ou ainda podem meter estes pontos de escolha( como já alguns membros têm)
Positivo
Neutro
Negativo
(podem copiar directamente esta lista e colar no quadro)
E por fim, activarem a opção "Permitir mudança de voto"
Todos os campos que não mencionei são para deixar como estão.
Convém deixar sempre um post quando se vota depois de um negócio feito. O voto pode ser alterado a qualquer momento.
Edit:
A idéia é de ANTES de entregar qualquer coisa ( bens ou dinheiro) poder-se perguntar se alguém já fez negócio com o vendedor/comprador que se está prestes a negociar.
se não conhece um comprador ou vendedor ( mesmo por reputação) então peçam "referências" na secção de feedback.
Um vendedor ou comprador sério não ficará ofendido por estas questões
No entanto, peço que relatem somente experiências pessoais. Nada de "um amigo meu comprou isto a esta pessoa". Posts deste género serão APAGADOS imediatamente.
Lembrem-se também que se recomendam alguém e o negócio vai com as couves, o vendedor/comprador poderá perguntar a quem recomendou PORQUÊ recomendaram essa pessoa. Por favor pensem bem antes de colocar alguma resposta
A administração e a moderação não tem tempo nem pachorra para resolver "birras" e "briguinhas".
Por favor restrinjam-se a experiências pessoais e factos concretos.
Nós sugerimos que não avancem com nenhum negócio se não estiverem plenamente confiantes da seriedade da outra parte. Através de MP e ou emails confirmem se está tudo em ordem.
Qualquer pergunta pode ser colocada aqui.
Regras
- toiga
- Site Admin
Regras
Fiquem bem .::. Tiago Baginha .::. White Rhino - '71 vw 1200 .::.
>> Como inserir imagens << >> Regras de utilização <<
- toiga
- Site Admin
Re: Regras
Fernando Palmela wrote:Já existia no forum este tipo de apreciação sobre um elemento do forum ngomes e sempre concordei com este tipo de comentários.
Mas penso, que a Moderação, como sendo responsável por este FORUM, devia de ter numa base de dados os elementos de identificação de todo os elementos que vão aparecendo por cá, é só uma opinião.
Esses dados, ficavam só mas só com a Moderação, para na eventualidade de existir algum negócio que corre-se menos mal o lesado/s, puderem ter alguma ajuda.
Tenho lido criticas, de elementos que não fornecem esses dados, ex.nome, morada, telefone, mas depois vão para outros foruns menos crediveis, e colocam tudo menos o grupo de sangue, como no facebook por ex., e nem sabem por onde esses dados andam a circular, mas como é o facebook, e é fino, já estão todos de acordo.
Eu continuo a dizer que a Moderação devia de ter a identificação completa.
Quem não deve não teme, na ajuda aos peregrinos, alguns elementos tem lá o número de telefone, e localidade, não entendo.
Ps: oftopico:toiga arranjas-me um adesivo da garagemvw
- toiga
- Site Admin
Voltamos a bater na mesma tecla, Fernando? Você consegue ser um pica miolos do camandro
viewtopic.php?f=1&t=7691 - Já tem a minha opinião sobre esse assunto.
Fizeram-se poucos autocolantes
eu já só tenho um para o rhino
viewtopic.php?f=1&t=7691 - Já tem a minha opinião sobre esse assunto.
Fizeram-se poucos autocolantes
-
nugomes
- ✘
Boas
Aproveito para dizer que estou muito satisfeito com este novo cantinho aqui no fórum
Entretanto surgiro talvez mais uma pequena melhoria, se eu bem entendi o topico serve para avaliar o utilizador como vendedor e comprador certo?
Se assim é penso que seria importante dividir esta situação, pois um bom comprador pode não ser um bom vendedor e vice versa
isto facilitaria a procura de informares sobre o utilizador, se ele está a vender olha-se para a avaliação como vendedor se quer comprar olha-se para a avaliação como comprador.
na abertura do tópico criar 2 opções de votação
Votação enquanto vendedor:
Muito mau
Mau
Neutro
Bom
Muito Bom
Votação enquanto comprador:
Muito mau
Mau
Neutro
Bom
Muito Bom
Fica a ideia
Aproveito para dizer que estou muito satisfeito com este novo cantinho aqui no fórum
Entretanto surgiro talvez mais uma pequena melhoria, se eu bem entendi o topico serve para avaliar o utilizador como vendedor e comprador certo?
Se assim é penso que seria importante dividir esta situação, pois um bom comprador pode não ser um bom vendedor e vice versa
isto facilitaria a procura de informares sobre o utilizador, se ele está a vender olha-se para a avaliação como vendedor se quer comprar olha-se para a avaliação como comprador.
na abertura do tópico criar 2 opções de votação
Votação enquanto vendedor:
Muito mau
Mau
Neutro
Bom
Muito Bom
Votação enquanto comprador:
Muito mau
Mau
Neutro
Bom
Muito Bom
Fica a ideia
- Nirvana
- ✘✘✘✘✘
Como já tive oportunidade de referir ao Toiga, acho que isto das votações gera confusão.
Até porque é altamente subjectivo atribuir um linear que separe um "Bom" de um "Muito Bom", e um "Mau" de um "Muito Mau".
Para simplificar, defendo um feedback que seja tal como no TheSamba, onde cada utilizador tem um tópico próprio que contém todo o seu historial enquanto comprador/vendedor atribuído pelos outros utilizadores, apenas com posts (narrativa).
Do ponto de vista informático, o sistema de votação pode levantar outro tipo de problemas/irregularidades, que não vou estar aqui a discutir.
De qualquer modo parece que está tudo com medo de avançar (até ao momento apenas o nugomes, toiga e eu)...
Podem começar a abrir os tópicos de feedback, e atribuírem também classificações de negócios feitos no passado.
Até porque é altamente subjectivo atribuir um linear que separe um "Bom" de um "Muito Bom", e um "Mau" de um "Muito Mau".
Para simplificar, defendo um feedback que seja tal como no TheSamba, onde cada utilizador tem um tópico próprio que contém todo o seu historial enquanto comprador/vendedor atribuído pelos outros utilizadores, apenas com posts (narrativa).
Do ponto de vista informático, o sistema de votação pode levantar outro tipo de problemas/irregularidades, que não vou estar aqui a discutir.
De qualquer modo parece que está tudo com medo de avançar (até ao momento apenas o nugomes, toiga e eu)...
Podem começar a abrir os tópicos de feedback, e atribuírem também classificações de negócios feitos no passado.
Ditado VW: Devagar que tenho pressa
-
nugomes
- ✘
Eu considero a votação importante pois assim rapidamente se obtém uma ideia, não estou a ver alguém interessado em comprar-me alguma peça a ler as 4 ou 5 paginas de comentários que tenho no meu feedback
No entanto acho desnecessário tantos elementos bom, muito bom etc... no ebay tal como em muitos outros sites apenas existe Positivo, neutro, negativo, penso que é simples e eficaz, depois nos comentários é fácil ver quem ficou apenas satisfeito ou muito satisfeito, mas isso é para quem se dá ao trabalho de ler tudo
No ebay também é possível ver se os votos são como vendedor ou comprador.
Claro que é sempre possível manobrar tudo isto, ou seja o próprio vendedor/comprador atribuir pontos positivos ou alguém que ficou menos contente atribuir mais que um voto negativo etc.. ai temos de contar com o bom senso de justiça das pessoas. Eu até agora não tive problemas penso ter mais comentários que votos, o que me leva a pensar que alguns utilizadores preferem deixar comentários, mas assim têm opção de escolha.
No entanto acho desnecessário tantos elementos bom, muito bom etc... no ebay tal como em muitos outros sites apenas existe Positivo, neutro, negativo, penso que é simples e eficaz, depois nos comentários é fácil ver quem ficou apenas satisfeito ou muito satisfeito, mas isso é para quem se dá ao trabalho de ler tudo
No ebay também é possível ver se os votos são como vendedor ou comprador.
Claro que é sempre possível manobrar tudo isto, ou seja o próprio vendedor/comprador atribuir pontos positivos ou alguém que ficou menos contente atribuir mais que um voto negativo etc.. ai temos de contar com o bom senso de justiça das pessoas. Eu até agora não tive problemas penso ter mais comentários que votos, o que me leva a pensar que alguns utilizadores preferem deixar comentários, mas assim têm opção de escolha.
- toiga
- Site Admin
Boas,
Não acho necessário haver distinção entre compras e vendas. Temos de avaliar a pessoa pelos posts deixados no seu feedback e, de preferência, pelo fórum para discernir a seriedade desta.
Tal como disseste, no ebay o feedback é indiferente a se compraste ou vendeste algo. no entanto não nos podemos esquecer que o ebay é um site de vendas e tem toda a estrutura feita para isso mesmo. Nó somos um pequeno fórum
. No teu caso , se tivesses os 5 pontos de escolha, de certeza que era tudo no "Muito bom".
Cada pessoa só pode votar uma única vez. Pode é mudar esse voto conforme deseje.
@Nirvana: A escolha claro que é subjectiva. Mas cada um de nós passou por essa fase (escolar) em que eram classificados de "muito mau" a "muito bom" ou de de 1 a 5 se quiserem. Como tal, temos uma bagagem que permite destinguir entre um belo negócio, que correu altamente, o vendedor preocupado em saber se tudo estava em ordem e tal e um negócio assim assim.
Não acho necessário haver distinção entre compras e vendas. Temos de avaliar a pessoa pelos posts deixados no seu feedback e, de preferência, pelo fórum para discernir a seriedade desta.
Tal como disseste, no ebay o feedback é indiferente a se compraste ou vendeste algo. no entanto não nos podemos esquecer que o ebay é um site de vendas e tem toda a estrutura feita para isso mesmo. Nó somos um pequeno fórum
Cada pessoa só pode votar uma única vez. Pode é mudar esse voto conforme deseje.
@Nirvana: A escolha claro que é subjectiva. Mas cada um de nós passou por essa fase (escolar) em que eram classificados de "muito mau" a "muito bom" ou de de 1 a 5 se quiserem. Como tal, temos uma bagagem que permite destinguir entre um belo negócio, que correu altamente, o vendedor preocupado em saber se tudo estava em ordem e tal e um negócio assim assim.
- Nirvana
- ✘✘✘✘✘
nunogomes eu sou dos que prefere ler as páginas de feedback, para atribuir a minha própria avaliação às avaliações.
Já vi casos em que pontuações neutras e negativas foram atribuídas por algo que considero pouco significativo, e outros em que as pessoas apontaram factos negativos no comentário mas ainda assim deram uma pontuação positiva.
O problema do sistema de votação do fórum quando utilizado para este fim, é que os votos (positivos/negativos) podem ser atribuídos por qualquer um e mesmo sem ter existido negócio, de forma mais trivial que um comentário, pois são tipo uma "caixa negra".
toiga nessa altura tinha pouca bagagem porque tirava tudo 5.
Já na escala 0 a 20 a bagagem aumentou significativamente, foi a idade (e outras coisas) que me "estragaram"...
Já vi casos em que pontuações neutras e negativas foram atribuídas por algo que considero pouco significativo, e outros em que as pessoas apontaram factos negativos no comentário mas ainda assim deram uma pontuação positiva.
O problema do sistema de votação do fórum quando utilizado para este fim, é que os votos (positivos/negativos) podem ser atribuídos por qualquer um e mesmo sem ter existido negócio, de forma mais trivial que um comentário, pois são tipo uma "caixa negra".
toiga nessa altura tinha pouca bagagem porque tirava tudo 5.
Já na escala 0 a 20 a bagagem aumentou significativamente, foi a idade (e outras coisas) que me "estragaram"...
Ditado VW: Devagar que tenho pressa