64' Buggy

Duque-

64' Buggy

Post by Duque- »

Boas

Venho aqui apresentar a máquina da casa

Motor 1600cc, levou segmentos antes de vir para a nossa casa
Tem jante 15 á frente e 16 atrás

Image
Image
Image
Image

Desde que o tenho já fiz algumas manutenções básicas, troquei as 4 velas, troquei os cabos, e mudei as juntas do carburador, o óleo será para breve.

No entanto tenho um problema desde o inicio ( o que me levou a fazer aquelas manutenções), acho que não puxa o que devia puxar, engasga-se literalmente quando me aproximo de meio acelerador, e perde muita velocidade mesmo em ligeiras subidas, apesar de em plano já ter chegado a 100km/h, mas mais uma vez sem ir com o "pé a fundo" e a reta ser muito grande.
Fiz um teste de compressão há uns tempos, se não me engano andava a volta de 7, 7.5...
As velas do primeiro e terceiro cilindro estão impecáveis, ou seja está tudo bem, mas as do segundo e quarto estão pretas, não totalmente secas, mas com uma muito ligeira humidade.

Os cabos do distribuidor tem a seguinte ordem como se vê na foto
á esquerda do II está o I e á direita o III

Image

O motor quando nesta posição, o rotor do distribuidor está a apontar para o primeiro cilindro, apesar de ser o cabo do 3º que está ligado naquele sitio Image

Alguém tem algumas sugestões do que possa fazer?
Muito obrigado

Duque
Last edited by Duque- on 27 Dec 2015 13:06, edited 1 time in total.

pedro barata

Re: 64' Buggy

Post by pedro barata »

boas,

para mim deverias primeiro afinar as válvulas, para ver se acabava as velas molhadas, e se o rotor está apontar para o 1º cilindro o respectivo cabo também deveria ir para 1º e fazer a sequência a partir daí, por último fazia uma revisão completa ao carburador para ver senão estará nada entupido no circuito de altas e confirmar a altura da gasolina na cuba, a junta é mesmo desse carburador? ainda agora fiz a revisão a um, a junta que tinha não era do modelo e estava a tapar passagens de gasolina e de ar que não devia.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Bem vindo ao Fórum,

Penso que a tua dúvida devia ser colocada na seção geral da oficina.

Tens que tirar a tampa do distribuidor e apontar o rotor para a marca de acordo com a foto em baixo.

Image

Quando estiver nessa posição o rotor aponta para o cabo que vai para o cilindro #1.
Depois tens que colocar os outros cabos #4, #3, #2 no sentido horário quando vês o distribuidor de cima.

Image

Depois tens que garantir que o platinado abre quando a poli esta na seguinte posição. No teu caso o motor está muito atrasado e por isso a falta de força.

Image

Podes ter problemas mesmo com as indicações que eu te dei, se o motor estiver mal montado. :roll:
Boa sorte.

João
VW 1302 Jubilee

Duque-

Post by Duque- »

Muito obrigado pelas dicas! vou ter que me sentar com calma e ver tudo, e ir testando.
Para ajustar o ponto posso me guiar pelo video do tonella? https://www.youtube.com/watch?v=qG2uyfDlyqg

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Sim podes usar o vídeo.
No teu motor não sei deves usar a marca do 7.5º ou dos 10º, porque o teu motor não está de origem e não sei o carburador que tens nem os giglers.
Se fosse o original 1200 devia ser 10º.

João
VW 1302 Jubilee

Duque-

Post by Duque- »

o meu carburador é o solex 30 pict 2
Neste caso a marca da esquerda é 7.5 e a da direita 10? E devo alinhar pelo ponto que se vê na foto, ou pelo "meio" do bloco?

Obrigado

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A base do V a meio do bloco.
Primeiro dá-se a faísca e depois o pistão atinge o máximo de compressão.
Por isso a marca da direita é 10º (avançado).

João
VW 1302 Jubilee

Duque-

Post by Duque- »

obrigado!
entretanto andava a ver umas coisas e reparei numa folga considerável no eixo do carburador (onde liga o acelerador) só de "simular" o acelerar sai gasolina por aquele sitio, e pelo que andei a pesquisar isso explica muita coisa certo?
Conhecem alguém na zona de leiria que repare?

Obrigado

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Penso que não há ninguém em Portugal que possa reparar um carburador.
São capazes de dar um jeito...
Um carburador tem que ser desmontado e limpo com ultrassons e químicos próprio para limpeza.
Tem que ser colocado num gabari e feito um furo a retificar o existente que está ovalizado e por onde passa o eixo.
Depois têm que ser colocados casquinhos e um novo eixo, tudo com uma tolerância muito pequena, tanto radial como de perpendicularidade.
Tens que mandar para Inglaterra mas já sabes que é caro. Por cá deves arranjar barato mas mais vale estares quieto. :roll:

João
VW 1302 Jubilee

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

jcse wrote:Penso que não há ninguém em Portugal que possa reparar um carburador.
São capazes de dar um jeito...
Um carburador tem que ser desmontado e limpo com ultrassons e químicos próprio para limpeza.
Tem que ser colocado num gabari e feito um furo a retificar o existente que está ovalizado e por onde passa o eixo.
Depois têm que ser colocados casquinhos e um novo eixo, tudo com uma tolerância muito pequena, tanto radial como de perpendicularidade.
Tens que mandar para Inglaterra mas já sabes que é caro. Por cá deves arranjar barato mas mais vale estares quieto. :roll:

João
Como assim! será que não há ninguem em portugal que repare um carburador devidamente!!!! isto será para rir?
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Se sobres de alguém/empresa competente diz-me.
Há anos que tento encontrra e não consigo.
Se procurar do Google em Inglaterra encontras muitos em Portugal nem um.
Podes experimentar. (repair carburettor shop uk)

João
VW 1302 Jubilee

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Na minha maneira de ver (na minha) acho que isto é uma ofensa para os mecanicos Portugueses(não quero dizer reparadores modernos) será que não há pessoas capazes de reparar um carburador?!
será que os ingleses são melhores que nós?!
para reparar um carburador é preciso ter um site na internet aberto!
quando me entregam um carburador para reparar, eu faço uma estimativa do preço e digo assim: um jogo de juntas custa X, fazer um casquilho para o veio custa X uma mola custa X, se o quiseres limpo com jato de esferas de vidro custa X. mão de obra custa X. ora, tudo isto soma e depois
o cliente diz: por este preço compro um novo!!
por amor de deus não me venham com histórias da carochinha que os portugueses não prestam e que os outros é que são bons!! se vissem a miséria das reparações que se fazem por esse mundo fora, acho que alguns portugueses mereciam um prémio em ouro.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Estou com o Rolando, tenho a certeza que há é são alguns de norte a sul, mas é com muita pena que vejo que nas gerações mais novas não consigo ver seguidores nestas áreas tão específicas
Tenho um amigo meu com uma oficina de referencia aqui em Almada que ainda a pouco tempo me telefonou para passar por lá e o que era?
Dois mecânicos devolta de um toyota starlet e o carro não trabalhava já tinha levado platinados velas bobine e aqueles dois que se tivessem nas mãos o último modelo da toyota já o tinham chimpado todo e tinham solução para tudo ali estavam bloqueados
Fico triste quando procuro um estofador e só vejo velhotes , cromagens , as casas de motorizadas e bicicletas tudo a fechar a rapaziada nova continuam a preferir os jogos as app e se fazem um curso no CEPRA de automóveis a preferência é logo as máquinas de testes os chips e os intercoolers dos ratata.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

rolando lima wrote: quando me entregam um carburador para reparar, eu faço uma estimativa do preço e digo assim: um jogo de juntas custa X, fazer um casquilho para o veio custa X uma mola custa X, se o quiseres limpo com jato de esferas de vidro custa X. mão de obra custa X. ora, tudo isto soma e depois
o cliente diz: por este preço compro um novo!!.
Já não há novos. Os novos são imitações de baixa qualidade.
rolando lima wrote: por amor de deus não me venham com histórias da carochinha que os portugueses não prestam e que os outros é que são bons!! se vissem a miséria das reparações que se fazem por esse mundo fora, acho que alguns portugueses mereciam um prémio em ouro.
Há também muitos portugueses que fazem reparações miseráveis. Quando aqui do fórum começam a desmontar os carros para restaurar, as aldrabices que encontram são muitas. Há muitos exemplos aqui no fórum. :wink:

João
Last edited by jcse on 16 Jan 2016 22:19, edited 1 time in total.
VW 1302 Jubilee

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

PAULOSIMOES wrote:Estou com o Rolando, tenho a certeza que há é são alguns de norte a sul, mas é com muita pena que vejo que nas gerações mais novas não consigo ver seguidores nestas áreas tão específicas
Tenho um amigo meu com uma oficina de referencia aqui em Almada que ainda a pouco tempo me telefonou para passar por lá e o que era?
Dois mecânicos devolta de um toyota starlet e o carro não trabalhava já tinha levado platinados velas bobine e aqueles dois que se tivessem nas mãos o último modelo da toyota já o tinham chimpado todo e tinham solução para tudo ali estavam bloqueados
Fico triste quando procuro um estofador e só vejo velhotes , cromagens , as casas de motorizadas e bicicletas tudo a fechar a rapaziada nova continuam a preferir os jogos as app e se fazem um curso no CEPRA de automóveis a preferência é logo as máquinas de testes os chips e os intercoolers dos ratata.
Penso que há espaço para todos. Eu também tenho pena que seja difícil encontra que faça um cromagem de qualidade.
O mundo muda mesmo que não concordemos com essa mudança. Os carros hoje têm tenologia que permite andarem mais por menos. É natural que os mais jovens dominem as novas tenologias porque são do seu tempo.
Possivelmente quando chegaram os carros os mais velhos também se insurgiram, porque já ninguém queria aprender a por uma ferradura num cavalo ou fazer uma roda de madeira para uma carroça. Só queriam saber de carburadores, afinar válvulas e ajustar platinados, e trocar pneus em jantes de ferro. :wink:

João
VW 1302 Jubilee

Post Reply