RedBullet Buggy

Post Reply
Quinhentos

Post by Quinhentos »

O amigo Jean tá de férias no Brasil ( ele disse que ia descansar, mas cá para mim vai chegar pior do que foi :wink: ).
Talvez traga motivação para acabar o buggy depressa.

Carlos F.

dom

Post by dom »

Só agora lí este post. :?
Parabéns Jean, tens um projecto 5estrelas!
Estou a gostar.

Força com ele.
Domingos Carvalho

1302S

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

É verdade sim...

Fui ao Brasil... e voltei ainda mais cansado,...

viagem marcada por 3 acontecimentos estranhos...
3 dias de chuva (não chovia a 2 meses lá), de seguida no dia que fez sol, faleceu uma das passageiras que tinha ido com a malta no avião... tinha 26 anos e morreu de ataque cardíaco... deixando uma filha de 5 anos e um marido...
e depois um atraso de 14 horas para voltar para Portugal... enfim...

Mas estou já a organizar tudo para continuar o projecto ;)

Tem de ser... Temos de fazer como as formigas, utilizar o inverno para no verão termos o usofruto ;)
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

Duke

Post by Duke »

Ora ai está um homem com bom gosto...e principalmente que sabe o que está a fazer....Parabéns Jean,tá a ficar um mimo :wink:
Abraço amigo

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Boas...

Já tenho uma ou outra novidade...

Como a traseira do Buggy tem a fibra até muito em baixo para o meu gosto e para ficar ao estilo dos Manx, resolvi modifica-la um bocadinho

De origem é assim...

Image

A tampa teve de levar um recorte para a polie do Alternador e o resto foi apenas um esboço do que eu queria...

Image

Então Cortei... quase tudo, ficou a faltar uma pontinha...

Image

Depois de cortado reparei que tanto o parachoques está baixo como os tubos em curva estavam demasiado perto do dolector do escape... ia bater de certeza com o carro a trabalhar..

Logo a solução será cortar o que está mal... e aqui fica a explicação do que penso em fazer

Image
Jean Melim

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Detalhe de como o parachoques era antes de ser cortado:

Image

E depois de cortado... (falta acertar obviamente os excessos de tubo...)

Image

E já montado no lugar... com o macaco a colocar o parachoques no lugar que eu pretendo...

Image
Jean Melim

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Depois de olhar bem para o parachoques, vi que os apoios que vêm nele são frágeis e que têm tendência para dobrar neste sentido da seta na foto...

Image

Então tinha de reforçar isso e para tal... usando o macaco de motos (uma maravilha não é JNAR?) tirei o motor

Image

E de seguida removi o suporte dos apoios da caixa e soldei uma cantoneira de 4mm nesse suporte. Desta forma criei uma superfície boa para os apoios do parachoques...

Image

Voltei a encaixar tudo no lugar

Image
Jean Melim

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

e já com o parachoques no lugar

Image

e o detalhe do reforço:

Image

Agora é colocar o motor de novo no lugar e acertar o parachoques na sua posição, para depois poder cortar os excessos nas pontas da cantoneira.

Quando estiver tudo pronto é mandar para a decapagem e termolacagem!!!

Cumps
Jean Melim

dom

Post by dom »

Boas, tou a gostar de ver o processo de execução deste buggy. Já reparei que não te escapa nenhum pormenor :p - como sempre.

Só há uma coisa me intriga. . . como será que fica o carro visto da lateral assim com a carroçaria cortada? Da-me a sensação de que fica muito alto o guarda lamas, não?

ps: oh Jean, com que então aquilo é que eram os apoios do parachoques?? :roll: eheh. Deves ter achado essa solução e na altura nem sequer pensaste no esforço a que aquela chapinha de 4/5mm iria estar submetida, não?
Mas arranjaste uma boa maneira, boa ideia essa da cantoneira. Agora tudo pintado à cor nem se nota :)

Um abraço
Domingos Carvalho

1302S

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Para já a carroçaria visto de lado está esquisita... afinal os pneus são de apenas 195/50R15 ou seja 56cm de altura...

Quando levar os 255/60R15 e ficar com 70cm de altura já vai ficar "preenchida"...

:D

Ao meu ver quem devia ter pensado em apoios reforçados era o fabricante desses parachoques.

De qualquer modo este parachoques de verdade é para Baja Bug e se calhar lá já fica bem enquadrado... aqui têm de ser feitas modificações para se encontrar a melhor solução

Obrigado pelos comentários
Jean Melim

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

E também depois falta afinar o camber claro... para que as rodas fiquem mais alinhadas...

Esqueci desse detalhe
Jean Melim

dom

Post by dom »

Jean Melim wrote: Ao meu ver quem devia ter pensado em apoios reforçados era o fabricante desses parachoques.
Bom dia. 8)

Eu pensava que esses apoios tinhas sido tu que inventaste para aí, mas se não foste, realmente o fabricante falhou, a não ser que, como os parachoques são para o Baja Bug, lá os apoios tenham já algo por trás para não dobrarem...

Fui reler o tópico, e gostei de um pormenor, uma pessoa intitulada de Veronique disse e na altura muito bem, que esses farolins não ficavam lá muito bem nessa traseira, e tinha razão; logo de seguida dizes tu que depois de recortares a traseira que ia ficar melhor. . .
. . . e não é que ficou mesmo?? :lol: Encaixam lindamente. eheh

Continuação de boa sorte no projecto.

Um abraço
Domingos Carvalho

1302S

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Já com o parachoques traseiro na altura correcta...

Falta rebarbar as soldaduras

Image

Cumps
Jean Melim

josé alves da silva

Post by josé alves da silva »

Olá Jean

Como é que vais afinar o camber das rodas traseiras? rebaixando a suspensão e/ou montar uma barra "camber compensator"?

Abraço

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Para afinar o camber traseiro podes fazer assim:

Depois de soltar as laminas da suspensão traseira, (seguindo todos os critérios de segurança claro!!!) soltamos o veio de cada um dos lados e como ele tem estrias dos dois lados, temos de rodar um dente para cada sentido, ou seja, no sentido exterior um dente e no sentido interior outro dente. Com isso consegues fazer um "decamber".

Nesse quadro explica bastante bem o que se deve fazer...

Image
Jean Melim

Post Reply