Aidi_a minha pão de forma Oldgreenvan

Post Reply
Rúben Marcelo
✘✘

Aidi_a minha pão de forma Oldgreenvan

Post by Rúben Marcelo »

Um sonho tornado realidade… é como posso começar este topico!!!

Antes de mais começo por me apresentar, chamo-me Rúben de Sousa, tenho 22 anos, sou natural de Leiria e actualmente estou a tirar uma licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Politécnico de Leiria.
Não consigo precisar o momento em que esta paixão se apoderou de mim, posso apenas afirmar que à cerca de 2 anos que pesquisava diariamente na internet a fim de encontrar uma Volkswagen Splitscreen que se adequa-se aquilo que pretendia, ou seja, uma carrinha com poucos podres a um preço acessível a fim de restaurar. Obviamente que o objectivo não era nada fácil, primeiro devido ao facto de ainda estar a estudar e como tal ter um orçamento reduzido mas também por não existirem muitas…
Alguns meses entrei em contacto com um rapaz que tinha uma à venda mas as negociações não foram fáceis…até que 3 meses atrás fechamos negocio!!! :D :D :D

[center]Image[/center]
[center]Foto da chegada da Aidi :D[/center]
Last edited by Rúben Marcelo on 11 Aug 2014 14:32, edited 2 times in total.

joao
✘✘✘✘

Re: Aidi_a minha pão de forma

Post by joao »

Bem vindo

parabens pla aquisição :wink:

estudas no IPL?
lol, eu tambem estudo lá, em Eng. Mecânica 8)

força com isso man :mrgreen:
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

mais uma panel de 60 convertida em kombi de 8 lugares.
bom achado
alexandre vicente

msantos9

Post by msantos9 »

Excelente aquisição. Força nesse projecto :)
Fico :) de ver que a população destas "Senhoras" começa a crescer aqui para os lados do Lis!

Abraços
--
Marco Santos

seventropical

Post by seventropical »

Bem-vindo ao forum Rúben Marcelo .............. :wink: e parabéns pela acquisição.
agora já fazes parte da grande familia vw ar cooled......... :wink: e estas no forum certo....

boa sorte no restauro da pão de forma......... :wink: e bota muitas fotos......

seventropical...... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

VAmos lá ver a evolução de mais um projecto! :D
Como é que ela está agora?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

1959

Post by 1959 »

alex como é que tu vez logo que foi aberta cá ? hum.

parabens pla carrinha que a resconstruas brevemente e possas curtir nela.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

1959, é fácil... tem as 3 aberturas no cimo da carroçaria, atrás das janelas, característico das panel... :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

HUGO bOSS wrote:1959, é fácil... tem as 3 aberturas no cimo da carroçaria, atrás das janelas, característico das panel... :wink:
já me deste cabo do post da gabarolice
alexandre vicente

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Bem vindo Ruben, parabéns pela aquisição. Mais um projecto na forja.

Rúben Marcelo
✘✘

Aidi_a minha pão de forma

Post by Rúben Marcelo »

Olá pessoal,

No tópico anterior fiz uma breve apresentação sobre mim e também sobre a minha carrinha, hoje vou falar mais pormenorizadamente… :D

Ora bem, adquirir uma carrinha não foi tarefa fácil, dado que ainda me encontro a concluir a minha licenciatura e como tal não tenho grandes recursos financeiros, mas este factor em nada me impediu de concretizar este meu sonho de ter uma split… Quando existiu a possibilidade de chegar a acordo com o dono da Aidi a minha família que sempre me apoiou incondicionalmente em tudo, não foi muito de acordo pois gastar dinheiro numa carrinha com quase 50 anos “completamente podre” (palavras deles claro, porque para mim a minha Aidi está em grande forma, apenas a precisar de alguma atenção e carinho lol) era algo que eles não compreendiam… mas como não me viram hesitar nem por um momento lá acabaram por me apoiar =) obviamente que não tinha muitos recursos financeiros para a comprar e como tal não hesitei em contrair um empréstimo lol (pequena prestação durante 2 anos lol). Embora esteja a estudar tenho algumas fontes de dinheiro dado que jogo futebol e ganho uns trocos e também faço umas horas na micro empresa de pintura de móveis do meu cunhado =).
Após adquirir a minha carrinha, dos meus pais, a minha mãe foi a que teve maior dificuldade em entender esta minha compra, apenas estou a mencionar este factor porque é com imenso agrado que algumas semanas depois dei com a minha mãe a mostrar a carrinha a uma amiga muito entusiasmada =) lol só para verem o poder de sedução desta minha “menina” =)

[center]Image[/center]
[center]a minha menina[/center]

A Aidi nasceu, é como quem diz teve a sua primeira matrícula, em 1963 no dia 21 de Junho, data bastante curiosa dado que é quando se inicia o Verão =) sendo a sua matricula AI-53-50 e foi baptizada de AIDI =). Face a minha condição de estudante (estudo tanto!!!) e consequente falta de verbas obviamente que o restauro da minha menina vai ser faseado.
A 1ª fase consistiu na retirada de material acessórios assim como de vidros, faróis, depósito de gasolina entre outros. Uma tarefa nada fácil, especialmente com os vidros dianteiros a darem muito trabalho. Nesta fase a minha Aidi ficou um pouco despida como se pode ver…

[center]Image[/center]
[center]Image[/center]
[center]como não gosto de ver a minha menina despida tenho sempre colocado o simbolo :D[/center]

A 2ª fase consiste na recuperação do motor e do chassis. Em relação ao motor, já está a ser reparado pelo senhor Edgar e já se encontra todo desmontado, não estava colado e apenas estava com algum lixo. Até agora já encontramos um problema, no bloco encontram-se algumas roscas moídas e a solução passa por abrir uma rosca de diâmetro superior, neste caso dado que os pernes têm diâmetro igual a 10 mm têm que se abrir rosca de 12 mm e encaixar uns parafusos com rosca 12 mm que à medida que vão sendo introduzidos vão abrindo, ficando a rosca a ter novamente 10 mm.

[center]Image[/center]
[center]É possivel ver ali algumas das roscas moidas[/center]

Em relação ao chassis se inicialmente a minha ideia era repara-lo somente, neste momento e face a orçamentos que tive é possível que quando for para uma oficina seja para arranjar o chassis e também de chapa, já agora o indivíduo que me deu o melhor orçamento também está com uma split pickup em mãos e em breve quero aparecer por lá para ver se eles trabalham bem…Ora bem, o chassis não se encontra em muito bom estado como e possível ver na foto uma das pontas de travessas… com tal já comprei as travessas centrais, dianteira e traseira, assim como as 4 pontas de travessas.

[center]Image[/center]
[center]Image[/center]

Enquanto junto uma boa quantia para poder prosseguir com esta fase do restauro entretanho-me como e obvio de volta da minha menina :D

O deposito,

O depósito de gasolina não estava com bom aspecto encontrando-se com muita ferrugem precisando de algumas horas de paciência de volta do mesmo. Inicialmente enchi por completo o depósito para verificar se estava roto mas após algumas horas a quantidade de água ainda era a mesma, pude assim começar a tirar a ferrugem. Para a arrancar utilizei uma lixadeira e um berbequim com um disco de ferro ficando pronto para se pintar. Na pintura do depósito tive a colaboração do meu cunhado Zé Carlos e após umas boas pistoladas na “nossa” empresa ficou como novo. Quem quiser ficar com o seu deposito assim como este bom aspecto fale comigo lol

[center]Image[/center]
[center]Trabalho tanto eu :D[/center]

[center]Image[/center]
[center]Ai está ele como novo[/center]

Pessoal agora durante uns bons tempos vou aproveitar o meu tempinho para ganhar gito pa Aidi mas assim que tiver novidades venho cá. Boa sorte com os vossos projectos e que o mais breve possivel possa estar num desses encontros que se realizam por esse Portugal inteiro... abraço

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Bom trabalho... mas se encheste de água o tanque, talvez devas deitar algum produto dentro dele agora, para evitar que enferruje...

Quanto à data de nascimento correcta... enia-me os dados da M-Plate dela por Pm... Uma foto legível era porreiro... Depois digo-te o dia certo de nascimento e os seus extras... :wink: (113 deve ter... pois eram os safari)...

E podes ir participando por cá... escusas de desaparecer só porque não estás a trabalhar nela!

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Rúben Marcelo
✘✘

Aidi_a minha pão de forma

Post by Rúben Marcelo »

Para bem desta espécie quase em vias de extinção (NÃO PORQUE NÓS NAO DEIXAMOS :D ) é bom que os seus donos e admiradores tenham diferentes conceitos em relações as mesmas. Existem os que preferem vê-las completamente originais, alteradas, modificadas para campismo, rebaixadas, com jantes especiais ou tampas prateadas…
Existe na Net uma hiperligação muito engraçada, (http://www.busselecta.com/bus/) onde se pode personalizar as pães de forma de acordo com o modelo da mesma. Deixo-vos com um primeiro esboço muito próximo de como pode ficar a Aidi…

Quero saber as vossas opiniões…

[center]Image[/center]

Cumprimentos,

Rúben de Sousa

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Cuidado com as lagartas! :D
Fica castiça... não é na Volksworld deste mês que vem uma menina dessa cor? :roll:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Rúben Marcelo
✘✘

Post by Rúben Marcelo »

Boas...
Enquanto ando nesta fase chata de "ajuntamento" de verbas, todo o tempo que disponho aproveito para trabalhar mas hoje la me baldei ao trabalho mais cedo, fiz a namorada esperar e fui um pouco para a garagem.
Ando numa fase de muitas duvidas e conto com a vossa preciosa ajuda dado que alguns de vós sao verdadeiros mestres no restauro!!! :D
Antes de mais para aqueles que eventualmente pensem que os podres num carro são sempre algo de negativo a proxima foto mostra exactamente o contrario lol um simples buraco pode ser um bom apoio para a lanterna lol

[center]Image[/center]
[center]o belo do apoio para a lanterna[/center]

Ora bem, quem está responsavel pelo motor da Aidi o senhor Edgar, um verdadeiro apaixonado por classicos, especialmente subarus, tinha indicaçoes no sentido de apenas verificar o estado do motor e resolver um ou outro problemita, mas como o trabalho não e muito, nestes ultimos dias tem-se debruçado sobre ele. Como referi anteriormente haviam umas roscas moidas que ja foram exemplarmente substituidas como se ve na foto, por sinal mais visivel depois da banhoca que o senhor Edgar lhe deu lol. :D

[center]Image[/center]

Das enumeras duvidas que tenho vou apresentar apenas as do momento:
1º duvida, o motor tem este aspecto "baço", dá para pinta-lo? que tipo de tinta tenho de utilizar?
Do diverso material que o senhor Edgar me entregou para limpar existe algumas peças, na foto, que pretendo pintar... que tipo de tinta posso aplicar??? esta é a 2º duvida lol

[center]Image[/center]
[center]material diverso_motor[/center]

Até um dia destes, um abraço de Leiria,

Rúben de Sousa

Post Reply