Um tópico apenas dedicado à Gilda estava em falta, mas espero vir a recheá-lo de mais histórias e aventuras acontecidas. Para já, apenas uma breve introdução ao resumo do ano que findou em 2007.

RESUMO ANUAL 2007
Kastenwagen 21 Splitscreen “Gilda”
Foram realizadas as seguintes intervenções na “Gilda”, ao longo deste ano que terminou, de 2007:
Correia nova e montagem polie (Vítor Alcobia)
Correia de reserva 900mm (Júlio Monteiro)
Polie nova dínamo (Júlio Monteiro)
Cabo acelerador (Júlio Monteiro)
Limpeza carburador e afinar (Jaime, Maravilhas da Junqueira)
Rotor novo (Júlio Monteiro)
Platinado e condensador (Oferta do meu pai)
Montagem platinado e condensador e rotor (Jaime, Maravilhas da Junqueira)
Seguro anual (Liberty Seguros, ACP-C)
O total das despesas acima discriminadas somou 137,94 euros, o que vem a dar a média de 11,50 euros/mês. Inclui, conforme se nota, absolutamente tudo, excepto a IPO ainda em falta, e Seguro obrigatório. Não está aí contabilizada a gasolina gasta.
A quilometragem anual somou 3190 km’s, feitos em estilo, azul e branco (monarquia...) de 1966, o que dá o valor médio de 266 km’s/mês.
Foi efectuada na Gilda as Férias de Verão, pela Costa Alentejana, entre praias e pinhais, somando o total de 958 km’s em estradas nacionais e de terra.
A gasolina gasta ao longo destes 3190 km’s foram exactamente 525 euros para aproximadamente 350 litros de super 98 octanas. O que vem a dar 43,75 euros/mês de gasolina.
A média geral de consumo é assim de 10,97 litros/100km’s, no geral. Os melhores momentos nunca são inferiores a 8,70 litros/100km’s.
O total de despesa de uso soma assim 11,50 euros/mês de manutenção a 43,75 euros/mês de gasolina, para um custo combinado de 55,25 euros/mês para realizar 266 km/mês.
Este valor inclui tudo, despesas diversas e gasolina.
Este é o custo total absoluto de uso efectuado no ano de 2007.
Vem a dar 20 cêntimos por km.
Não há depreciação económica do veículo a considerar, antes pelo contrário...
A cotação das carrinhas está neste momento extremamente alta, bem acima de 15 000 euros para uma split de 1966 no estado (médio...) da minha. Isto falando de preços ingleses.
Em Portugal, nem sequer posso calibrar o eventual preço da minha, pois impera o total arbítrio inventivo de preços, impedindo qualquer modo de cotação séria.
Alucinantemente, diria que qualquer coisa entre 4000 euros a 12000 euros.
Em termos de imagem e prestígio social, o uso da carrinha é absolutamente e fantasticamente a loucura total, para além do inacreditável:
Carros ultrapassam-me e param na berma, saindo o condutor a correr para tirar fotografias, as pessoas param ao lado para serem fotografadas junto da Gilda, uma escola de liceu esvaziou-se com todos na berma aos gritos e a tirarem fotografias de telemóvel, as namoradas param os beijos e ficam a acenar e a dizer adeus, etc, etc.
É a evidência que estou dentro do carro certo, e não dentro de uma qualquer Sharan pré-velha e azul escura envergonhada...
Assim sendo, segue-se um novo ano, sempre a somar km’s.
“Errar não é opção, VW é a solução!”
(Frase do Guru, origem a 17 Janeiro 2007)
Janeiro = despesas zero, 202 km’s
Fevereiro = 30,44 despesas, 396 km’s (pela chuva)
Março = despesas zero, 235 km’s
Abril = despesas zero, parada (andei de CRV, Pedrinho no Hospital)
Maio = 50,00 despesas, 372km’s (começa o calor, começa o uso)
Junho = 13,59 despesas, 312 km’s (calor, safaris abertos...)
Julho = despesas zero, 409 km’s (praia)
Agosto = despesas zero, 709 km’s (mais praia...)
Setembro = 43,91 despesas, parada (por saudades do carocha)
Outubro = despesas zero, 297 km’s
Novembro = despesas zero, 198 km’s
Dezembro = despesas zero, 60 km’s (acabou a inspecção...)
Média Mês = 11,50 despesas, 266 km’s
Mas como sei eu estas contas todas? É simples, e doentio: chama-se lápis e caderninho...
Cada vez que se mete gasolina, toma-se nota do km em questão no velocímetro, anota-se a data, o custo e a quantidade de combustível abastecido. O longo somatório destes registos referencia o essencial do uso.
Claro que ficamos com aquele ar psicótico e doentio de agente secreto a anotar segredos, mas... o carro é nosso, e o interesse no seu controle também.
Em complemento, o dossier próprio de cada carro, neste caso da Gilda, é onde se agrupam todas as despesas e facturas de intervenções realizadas, documentação que valoriza e identifica o funcionamento do nosso veículo.
Obviamente, isto será útil para quando daqui a digamos,... uns 50 a 60 anos, após a nossa morte, alguém possa continuar o trabalho de preservação do nosso capital motor e do veículo, nessa data ainda mais relevante historicamente.
Nessa futura data, ainda os nossos vw’s terão mais valor, porque testemunha de um modo antigo de fazer e viver os carros, de modo mais simples, fácil, barato, económico, e por isso também sustentável e ecológico.
Proteja a Natureza e os limitados recursos naturais: diga não à produção e consumo descartável de carros novos.

VW clássico, para um mundo melhor e mais feliz!
[/center]