Restauro de 15 Janelas de 1963
-
rjlouro
Restauro de 15 Janelas de 1963
Eta carrinha foi comprada nos anos 90 pelo meu pai, foi encontrada no meio das silvas e depois de encontrar o dono lá chegamos a um preço e fizemos negócio. Entretanto o senhor faleceu sem nos ter assinado a declaração de venda. Os filhos não quiseram saber da situação e lá tivemos que esperar pela legalização por usucapião. Pelo meio a vida deu muitas voltas e a carrinha lá ficou no quintal adormecida, até agora.
Preparei uma zona para trabalhar na carrinha e meti mãos à obra no dia 14 de Outubro, mas um mal entendido fez com que as chaves da garagem da ferramenta não tivessem ficado no vizinho e foram 8 horas apenas com um martelo e uma chave de estrela que trazia no carro. Deu para limpar o interior, abrir portas e raspar os bocados de ferrugem mais visíveis para ver a extensão dos danos.
Preparei uma zona para trabalhar na carrinha e meti mãos à obra no dia 14 de Outubro, mas um mal entendido fez com que as chaves da garagem da ferramenta não tivessem ficado no vizinho e foram 8 horas apenas com um martelo e uma chave de estrela que trazia no carro. Deu para limpar o interior, abrir portas e raspar os bocados de ferrugem mais visíveis para ver a extensão dos danos.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
-
rjlouro
Re: Restauro de 15 Janelas de 1963
Depois de muito esforço lá consegui abrir as janelas safari, para descobrir o primeiro grande problema.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
-
rjlouro
No segundo dia já tive ajuda e ferramentas, e já se conseguiu avançar bastante:
[*] Todos os vidros retirados
[*] Interior removido
[*] Inicio da remoção do chão de carga
[*] Inicio e desistência da remoção das portas
[*] Desmontagem dos aros dos vidros das portas da frente
[*] Constatação de que esta carrinha não era de facto uma 15-window quando saiu de fábrica mas sim uma panel van pelo modelo (211), entregue em Portugal no Porto e de apenas uma cor (turquesa)
Aqui não houve fotos, tentei fazer um timelapse com um clone de uma gopro que ficou tudo desfocado.
[*] Todos os vidros retirados
[*] Interior removido
[*] Inicio da remoção do chão de carga
[*] Inicio e desistência da remoção das portas
[*] Desmontagem dos aros dos vidros das portas da frente
[*] Constatação de que esta carrinha não era de facto uma 15-window quando saiu de fábrica mas sim uma panel van pelo modelo (211), entregue em Portugal no Porto e de apenas uma cor (turquesa)
Aqui não houve fotos, tentei fazer um timelapse com um clone de uma gopro que ficou tudo desfocado.
-
rjlouro
Terceiro dia não correu tão bem, perdi muito tempo com parafusos que não queriam sair. Em particular 2 parafusos das rodas em que parti 3 chaves a tentar retira-los. Pelo meio parti mais um parafuso que segurava o para-choques traseiro, e tive que serrar outro que estava teimoso.
O chão de carga já só falta 1/4, mas já dá para perceber que tenho que trocar muita coisa. Lista de compras feitas vai seguir agora uma encomenda das partes do chassis que estão podres na kieft & klok que é quem apresenta uns preços mais atractivos.
O chão de carga já só falta 1/4, mas já dá para perceber que tenho que trocar muita coisa. Lista de compras feitas vai seguir agora uma encomenda das partes do chassis que estão podres na kieft & klok que é quem apresenta uns preços mais atractivos.
-
rjlouro
Particularidades desta carrinha:
- Nasceu como Panel Van no entanto tem um extra desconhecido - 409. Após discussão no forum TheSamba chegamos á possível conclusão que será uma CKD que posteriormente era transformada em Portugal. Era uma prática relativamente comum, mas só eventualmente confirmando com quem tenha registos da Guerin da época para perceber quais as transformações que foram feitas antes da venda
- Não tem revestimentos interiores das janelas. Isto reforça a ideia de ter sido transformada posteriormente, mas um amigo meu reparou que a distância entre a última janela e o canto da carrinha não é o correcto, portanto talvez seja essa a razão de não ter.
- Tem safari windows. Um extra estranho numa panel van!
- Foi construída em Março de 1963 e registada como carrinha de 9 lugares em Maio de 1963 (tenho o livrete antigo). Passou por ser carrinha de uma casa de pneus na Senhora da Hora.
- nezz
- ★★
se no The Samba não sabem a que corresponde o código, vai ser difícil descobrir o que é. já fui "cuscar" e aparece lá a referência à tua carrinha. outra forma de descobrir é pedindo o certificado à VW, mas não garante que eles saibam. tens fotografia da m-plate?
as panel que vinham para Portugal vinham com safari, pois era para posteriormente abrir as janelas - carrinha mista. às que não eram abertas as janelas e ficavam panel, mantinha-se na mesma os safari
é a primeira carrinha que tenho conhecimento de ter sido aberta para 15 janelas por um concessionário. esta é a primeira. mas isso descobre-se logo a olhar para a traseira, pois as originais têm vidro grande na mala

as panel que vinham para Portugal vinham com safari, pois era para posteriormente abrir as janelas - carrinha mista. às que não eram abertas as janelas e ficavam panel, mantinha-se na mesma os safari
é a primeira carrinha que tenho conhecimento de ter sido aberta para 15 janelas por um concessionário. esta é a primeira. mas isso descobre-se logo a olhar para a traseira, pois as originais têm vidro grande na mala

[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]
[/center]
[center]
[/center]-
rjlouro
Foto da m-plate:
Pois, gostava de saber se foi mesmo a Guerin que abriu as janelas ou não. As janelas de canto são em plexiglass e não de vidro, e à semelhança das outras foi uma abertura muito bem feita, não há vestígios de corte e soldadura de uma moldura nova. A VW não deverá ter esta informação já que vendia a carrinha como panel van, a ter alguma informação só se for a VW Portuguesa (SIVA) que tenha ficado com os registos da Guerin. E claro, esteja disposta a procurar essa info
Boa informação essa das janelas safari, no entanto ia jurar que já vi nacionais sem janelas safari. Vou ver se encontro fotos.
Pois, gostava de saber se foi mesmo a Guerin que abriu as janelas ou não. As janelas de canto são em plexiglass e não de vidro, e à semelhança das outras foi uma abertura muito bem feita, não há vestígios de corte e soldadura de uma moldura nova. A VW não deverá ter esta informação já que vendia a carrinha como panel van, a ter alguma informação só se for a VW Portuguesa (SIVA) que tenha ficado com os registos da Guerin. E claro, esteja disposta a procurar essa info
Boa informação essa das janelas safari, no entanto ia jurar que já vi nacionais sem janelas safari. Vou ver se encontro fotos.
-
f_gomes
- ✘
Boas.
Parabéns pela máquina e bem vindo ao forum.
Todas as carrinhas (ou quase todas) que vinham para Portugal eram panels (caixa fechada) e posteriormente eram alteradas cá para carrrinhas de 9 ou de 5 lugares, isto porque eram muito mais económicas do que as outras e aqui o Português (a Volkswagen Portugal) optava por abrir as janelas, colocar os vidros e os respetivos bancos e colocar o livrete condizente com a carrinha.
As características que mais saltam à vista que as carrinhas são portuguesas, no caso da tua é de facto o M-Plate que a numeração começa por 21, nas restantes (de 11 janelas ou menos) se reparares para além das grelhas laterais traseiras de arrefecimento do motor também têm na parte de cima próximo do tecto. Porquê? Porque serviam para efetuar a circulação do ar nas panel que eram de caixa fechada.
Relativamente às medidas das janelas, efetivamente não são as mesmas da fábrica de origem (VW Alemanha) e têm alguns desfasamentos, mas nada de muito grave, pois as janelas vinham da casa mãe (pop-outs) e os vidros têm as medidas exatas.
Outra alteração que notaste e muito bem, foi que na parte interna da carrinha junto das janelas não tem a blindagem de origem como as carrinhas alemãs, mais uma prova que vinham como panel e eram abertas cá.
Mas todas estas alterações feitas pela Volkswagem cá foram efetuadas na época em que as carrinhas foram colocadas à venda, por isso têm igualmente valor.
Parabéns pela máquina e bem vindo ao forum.
Todas as carrinhas (ou quase todas) que vinham para Portugal eram panels (caixa fechada) e posteriormente eram alteradas cá para carrrinhas de 9 ou de 5 lugares, isto porque eram muito mais económicas do que as outras e aqui o Português (a Volkswagen Portugal) optava por abrir as janelas, colocar os vidros e os respetivos bancos e colocar o livrete condizente com a carrinha.
As características que mais saltam à vista que as carrinhas são portuguesas, no caso da tua é de facto o M-Plate que a numeração começa por 21, nas restantes (de 11 janelas ou menos) se reparares para além das grelhas laterais traseiras de arrefecimento do motor também têm na parte de cima próximo do tecto. Porquê? Porque serviam para efetuar a circulação do ar nas panel que eram de caixa fechada.
Relativamente às medidas das janelas, efetivamente não são as mesmas da fábrica de origem (VW Alemanha) e têm alguns desfasamentos, mas nada de muito grave, pois as janelas vinham da casa mãe (pop-outs) e os vidros têm as medidas exatas.
Outra alteração que notaste e muito bem, foi que na parte interna da carrinha junto das janelas não tem a blindagem de origem como as carrinhas alemãs, mais uma prova que vinham como panel e eram abertas cá.
Mas todas estas alterações feitas pela Volkswagem cá foram efetuadas na época em que as carrinhas foram colocadas à venda, por isso têm igualmente valor.
"Dos 0 aos 100 no tempo suficiente ..."
-
Fernando Palmela
- ★★★
(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
-
rjlouro
Obrigado pela confirmação. O que gostava mesmo de saber era a lista de alterações feitas, porque não era muito normal haver uma 15 janelas. Certamente a Guerin, ou a casa que as transformava que não sei qual é, devia ter registo disto. Por exemplo, a minha trazia antena e montada num local muito estranho, talvez para fugir à antena "torta" das janelas safari. Eventualmente deveria ter mais extras que com o tempo se perderam.f_gomes wrote:Boas.
Sobre o valor é o que menos me interessa, não é para vender. Mas sou um bocado paranóico com manter as coisas de origem. Algo que me anda a atormentar a cabeça é se devo manter a pintura de um só tom como ela saiu do stand, ou se a pinto com 2 tons como eram as 15-window. Mais uma vez não é pelo valor, é mesmo questão filosófica =)
-
Luís Santos
- ✘✘✘
Se gostas do original, neste caso Portuguesa, eu punha so uma cor! É so uma opinião, tu é que sabes.....
Lembro-me em miúdo de uma no Porto, na ribeira, na rua a saída do túnel da ribeira , que devia ser igual à tua. Tinha os vidros côncavos atrás, era verde (+|- claro e tinha um bocado de branco), a qual eu achava piada, mas não achava tão bonita como a do meu pai (santa inocência).
Dou-te os parabéns pela moça, e que regresse ao habitat (estrada), quando achares que reúne os requisitos que queres para ela . Assim o nosso pequeno universo português de VW refrigerados a ar, fica maior, é melhor!
Lembro-me em miúdo de uma no Porto, na ribeira, na rua a saída do túnel da ribeira , que devia ser igual à tua. Tinha os vidros côncavos atrás, era verde (+|- claro e tinha um bocado de branco), a qual eu achava piada, mas não achava tão bonita como a do meu pai (santa inocência).
Dou-te os parabéns pela moça, e que regresse ao habitat (estrada), quando achares que reúne os requisitos que queres para ela . Assim o nosso pequeno universo português de VW refrigerados a ar, fica maior, é melhor!
- Rúben Marcelo
- ✘✘
Muitos parabéns pela máquina.
Força ai no trabalho.
Qualquer questão, dispõe.
Abraço
Força ai no trabalho.
Qualquer questão, dispõe.
Abraço
-
rjlouro
Sábado passado consegui juntar uns amigos e o trabalho avançou significativamente:

Próximo passo é desmontar o resto da mecânica, ainda não decidi até onde vou desmontar, se vou tirar eixos, caixa de velocidades e ficar apenas com a chapa.
Também ainda não decidi como decapar, se vi ser com jacto de areia ou com discos abrasivos (poly ou outros) Alguns locais terá que ser com jacto de areia pelo acesso, mas principalmente a carroceria acho que é mais barato e rápido usando discos.
Algumas fotos do passado Sábado.
- Todas as portas removidas
- Motor removido
- Tambores da frente desmontados
- Chão do compartimento de carga removido e chassis à vista
Próximo passo é desmontar o resto da mecânica, ainda não decidi até onde vou desmontar, se vou tirar eixos, caixa de velocidades e ficar apenas com a chapa.
Também ainda não decidi como decapar, se vi ser com jacto de areia ou com discos abrasivos (poly ou outros) Alguns locais terá que ser com jacto de areia pelo acesso, mas principalmente a carroceria acho que é mais barato e rápido usando discos.
Algumas fotos do passado Sábado.
-
nuty
- ★
- nezz
- ★★
na minha opinião era desmontar tudo e só deixar a carroçaria. a fazer bem e certo de uma só vez 
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]
[/center]
[center]
[/center]