Dona Bimba - Splitscreen de 1966

Post Reply
lovebus

Re: Dona Bimba - Splitscreen de 1966

Post by lovebus »

Nezz,a peça onde encaixa no velocímetro está bem colocada e não tem folga. Mas se conta os quilómetros...qual a razão de não contar a velocidade.

Abraço.

ricardo6965

Post by ricardo6965 »

Experimenta com outrro conta kilometros pode ser do ponteiro se conta os km e se o ponteio pouco mexe entao e do conta km

lovebus

Post by lovebus »

Buenas a tutti.

Pelo que estive a averiguar o problema deverá estar no interior do velocímetro,a bicha está bem engatada quer na tampa com o furo quadrado na roda esquerda quer na parte de trás do velocímetro. Segundo o Quinzinho me disse deve ser um tal fio fininho a que ele chama "cabeleiro" que deve estar preso ou encravado,e faz com que a velocidade não conte devidamente. Vou precisar das vossas dicas para me dizerem de como devo proceder para retirar e desmontar o dito cujo.
Mas esta semana era altura de ir à IPO como já tinha dito. Entre ontem e hoje estive a dar uma limpadela por baixo da menina,na zona do escape e por baixo do motor,para pô-la mais limpinha de forma a não implicarem comigo devido à sujidade.Lá estive a limpar e hoje ao início da tarde,siga para a inspecção. Tudo nos conformes excepto uma folga na rótula direita do braço da direção. Reprovou com essa anomalia. Eu até me pus debaixo da carrinha enquanto o inspector mexia na direção e deu realmente para constatar que existe uma folga.
Agora o que pergunto é o seguinte,como se consegue retirar essa folga? É uma questão de aperto ou ter-se-á que comprar alguma peça nova? Ainda não estive a ver atentamente a folga e não sei como aquilo é montado,o que sei é que tem folga e por isso há que resolver. Até estou com um pouco de receio porque a qualquer momento posso ficar sem direção. Iluminem-me com as vossas sabedorias acerca desta situação porque daqui a um mês a menina tem de ir à reinspeção e se tiver que encomendar alguma peça é bom que seja já,porque nesta altura do ano já sabemos que as coisas demoram mais tempo a chegar ao destino.

Abraço e boa continuação.

lovebus

Post by lovebus »

Tive que ire às compras para a Dona Bimba.
Image
Uma vez que tinha que pedir a barra de direção do lado direito e as respectivas ponteiras da barra do lado esquerdo para eliminar as folgas,aproveitei o facto de ir para a oficina,resolver outras situações pendentes.
Aqui as ponteiras de direção.
Image
Image
Image

A barra de direção já foi pedida há bastante tempo mas ainda não chegou.

Uma das outras situações que queria resolver era o suposto problema com o retentor da cambota e a respectiva embraiagem.
A respectiva prensa que estava coclocada.
Image
Image

O disco que estava aplicado.
Image
Quando a Dona Bimba foi sujeita a trabalhos mecãnicos anteriormente,supostamente mudaram o disco mas não mudaram a prensa.E podem ver na foto da prensa o desgaste que ela apresenta.

E o retentor da cambota. Este estava bastante ressequido e deixava escapar o óleo para a zona da embraiagem, e daí o facto de por vezes ela patinar,quando precisava de fazer mais força no motor.
Image

lovebus

Post by lovebus »

E dentro da grande embalagem eis que surge :
Kit de embraiagem da Sachs com prensa c/ bolacha,disco de 200mm(obrigado Miguel Brito) e o rolamento de encosto.
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Aqui o novo retentor da cambota.
Image
Image

E uma vez que já me tinham dito aqui que a panela de escape e respectivas ponteiras não eram as de origem,resolvi pedir uma nova com os respectivos acessórios e kit de montagem.Acontece também que quando o Quinzinho tirou o motor fora uma das ponteiras de escape desprendeu da panela,e então em vez de andar a remendar aquilo resolvi de vez largar mais guito para a moça.
Image
Image
Image
Image

Nesta imagem do kit de montagem não acham que faltam peças? Deveria vir mais uma anilha de alumínio e respectiva braçadeira com parafusos,anilhas e porcas.Faltam as braçadeiras metálicas que vão apertar junto às caixas de ar e também a braçadeira que aperta o tubo de escape ao suporte do mesmo.Estou certo?
Entretanto a panela de escape,tubo e ponteira já levaram spray de zinco mate(989%) da Pecol.
E já que estava numa de mandar vir,pedi também a borracha da tampa do motor.A que lá está já não se aproveita.
Image
Image
Image
Image

Abraço.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

O Jágora é bem tramado! :)

Excelentes aquisições! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

RicardoV
✘✘

Post by RicardoV »

Grandes compras.

Estou com medo desse Jágora...
Image

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Prensa nova! Fixe.
E o motor? É novo?
Digo isto porque, montar uma prensa nova num motor com algum desgaste, é acabar-lhe com o resto!
Eu punha-lhe as molas velhas.
Digo eu! :D
Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Eu também costumo meter o prato velho quando meto disco novo de embraiagem, senão fica demasiado bom para as folgas do resto. Quando algo é forte e bom demais, é o resto que aguenta e parte... Mas isso só avaliando no local.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

lovebus

Post by lovebus »

Boas tardes jovens.

Quando as peças da embraiagem foram retiradas e avaliadas pelo Quinzinho ele sugeriu comprar o kit completo(prato,disco 200mm e rolamento) e aplicar as peças novas em conjunto. Dizem vocês que se deveria aplicar o prato que lá estava? Isso foi das coisas que o Quinzinho disse que precisava mesmo de ser trocada,uma vez que já apresenta desgaste como podem ver na foto e consoante expliquei. De qualquer das formas todas as opiniões para mim são válidas e agradeço por terem comentado. Hoje à noite quando saír do trabalho vou passar pela oficina e vou referir-lhe essa possível situação a vêr o que ele opina.
Na semana passada finalmente recebi a barra de direção da qual já estava à espera desde Dezembro...chiça. É que já não me ponho em cima dela desde então, e um homem tem necessidades. Este sábado entreguei o restante material que faltava incluindo a barra de direção e algumas peças em falta do kit de montagem do escape.
A Dona Bimba vai levar panela,tubo e ponteira de escape novos,embraiagem nova,ponteiras de direção(lado esq.) novas e barra de direção(lado dir.) nova. Aguardo ainda conseguir um velocímetro em bom estado e com bom preço,claro está. O Sr. Júlio não tem,o Hugo Peças também não. Enviei um e-mail à Vintage Vans a perguntar se teriam por ventura o velocímetro,e estou a aguardar resposta.

Abraço a tutti.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Então eu ia pela ideiado Quinzinho: ele é que viu ao vivo e pode ajuizar melhor. Força nisso! :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

O ngomes ou outro membro no tópico das peças para vender não tem lá o material que precisas :?: :?: digo eu existe para lá material à pazada.............
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

lovebus

Post by lovebus »

Fernando,já tinha perguntado anteriormente ao Nuno e ele não tem. Na secção das vendas de peças não há nenhum igual ao que preciso. Por isso,caso saibam de algum à venda,please contact.

Abraço.

lovebus

Post by lovebus »

Sabem dizer-me onde posso ver as partes constituintes do velocímetro da Splitscreen de 66?
Image

Obrigado.

nezz
★★

Post by nezz »

tipo um esquema "explodido"?
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Post Reply