bom, acho que é melhor ir por partes, por ordem crescente de importância:
Letra "A" no nº de lugares: esse "A" não tem nada a ver com adultos (assim os adolescentes não poderiam andar de Pão-de-forma). Isso é uma designação que a certa altura se adoptou nos livretes dos veículos de mercadorias e que remetia para as anotações especiais onde o "A" significava "na cabine", ou seja, queria dizer que os lugares eram na cabine e não na caixa de carga.
Exemplo um livrete desses:
Pneumáticos: 6.40-15, esta é a melhor medida para a carrinha, são diagonais mas também é possivel arranjar em radial (6.40R15), mais caros e dificeis de obter, mas mudam o comportamento da carrinha em relação aos diagonais como da noite para o dia. Usar esta medida é garantia de chatices zero sem fugir à originalidade. Quanto a mim andar com declarações a pedir homologações de medidas modernas, alterar certificados de matrícula para andar meia dúzia de centenas de km's/ano não justifica a chatice. O que está em causa é somente a anotação de divergência de pneumáticos na IPO e a possibilidade remota de se ser multado e ficar com os documentos apreendidos. Por estes motivos dou importância zero a acrescentar medidas de pneus em carros clássicos.
Côr do veículo: é um pouco como os pneus, uma disparidade aqui vem assinalado na IPO, não sendo reincidencia nos anos seguintes, mas aqui considero que a probabilidade de se ter amargos de boca com as autoridades já é um bocado maior, a diferença de azul para não-azul já é flagrante, logo mais vale não arriscar.
Número de lugares e tipo de veículo: Aqui sim é preciso desatar este nó. Se és apanhado a circular assim és multado e ficas com certificado apreendido, o carro não condiz nada com o que está descrito no certificado de matrícula. Chumbo na IPO. Agora a origem disto? Pois, aqui é que está o problema: alterações à carrinha não legalizadas ou erro na informatização? Teoricamente pode ser qualquer uma das hipóteses, mas acredito mais na 2ª, até porque me aconteceu o mesmo quando mudei a Samba para o meu nome, de misto passou a passageiros, lotação variável passou a fixa, etc. O número de lugares e o tipo de veículo estão interligados, logo quando corriges um corriges também o outro. Como? Tens que argumentar que esse certificado está mal emitido e que a carrinha já foi registada anteriormente como veículo de passageiros (e respectivos lugares, 5 ou 8). Um livrete antigo ajudava muito caso algum funcionário do IMTT ache que alteraste agora a carrinha, mas em último caso uma consulta ou mesmo umas certidões do processo da carrinha tiram todas as dúvidas. Caso não consigas provar que a carrinha já teve um registo como veículo de passageiros tens que fazer uma inspecção B para serem agora aprovadas as novas caracteristicas (nº de lugares, disposição dos bancos e fixação, etc.). Esperemos que não seja preciso tanto.