Wolfsburg 1955

Post Reply
Nirvana
✘✘✘✘✘

Re: Wolfsburg 1955

Post by Nirvana »

Obrigado rato :wink:

Entretanto preciso de ajuda para saber que dados são imprescindíveis actualizar no DUA, pois ainda está tudo conforme a homologação quando chegou a Portugal (antes de ser alterada para Kombi pela Guérin):
Image

Desconhecia a designação "Lieferwagen" como modelo, mas após uma pesquisa no google:
Image

A minha dúvida reside no grau de importância das seguintes características desactualizadas:
Número de lugares: 2A) (o que significa o A?)
Tipo de veículo: Mercadorias
Cor do veículo: Azul
Pneumáticos: 6.40-15
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

nezz
★★

Post by nezz »

o que vei logo à cabeça para o A foi Adultos
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

É possível nezz!

Os dados não estavam informatizados e foi necessário "pressionar" várias vezes no IMTT para acelerarem o processo, pois pela ordem natural das coisas era mais um ano de espera. Pelo que disseram antes era tudo feito em Leiria, e agora contrataram uma empresa externa para fazer esse trabalho.

O que é estranho, é que supostamente para estar acessível pelo automovelonline em 2007 os dados não deveriam já estar informatizados?
Nessa altura no campo do número de chassis do automovelonline aparecia 2D-131633 quando o correcto seria 20-131633. Pensei que ia ter que andar com burocracias, mas após a suposta informatização o número já aparece correcto (20131633).
Cá pra mim fazem tudo às três pancadas... :lol:

Penso que a alteração mais "chata" é a do número de lugares, mas vou primeiro averiguar se não houve nenhum erro na informatização pois acho estranho ter ficado assim desde 55.

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

bom, acho que é melhor ir por partes, por ordem crescente de importância:

Letra "A" no nº de lugares: esse "A" não tem nada a ver com adultos (assim os adolescentes não poderiam andar de Pão-de-forma). Isso é uma designação que a certa altura se adoptou nos livretes dos veículos de mercadorias e que remetia para as anotações especiais onde o "A" significava "na cabine", ou seja, queria dizer que os lugares eram na cabine e não na caixa de carga.
Exemplo um livrete desses:
Image

Pneumáticos: 6.40-15, esta é a melhor medida para a carrinha, são diagonais mas também é possivel arranjar em radial (6.40R15), mais caros e dificeis de obter, mas mudam o comportamento da carrinha em relação aos diagonais como da noite para o dia. Usar esta medida é garantia de chatices zero sem fugir à originalidade. Quanto a mim andar com declarações a pedir homologações de medidas modernas, alterar certificados de matrícula para andar meia dúzia de centenas de km's/ano não justifica a chatice. O que está em causa é somente a anotação de divergência de pneumáticos na IPO e a possibilidade remota de se ser multado e ficar com os documentos apreendidos. Por estes motivos dou importância zero a acrescentar medidas de pneus em carros clássicos.

Côr do veículo: é um pouco como os pneus, uma disparidade aqui vem assinalado na IPO, não sendo reincidencia nos anos seguintes, mas aqui considero que a probabilidade de se ter amargos de boca com as autoridades já é um bocado maior, a diferença de azul para não-azul já é flagrante, logo mais vale não arriscar.

Número de lugares e tipo de veículo: Aqui sim é preciso desatar este nó. Se és apanhado a circular assim és multado e ficas com certificado apreendido, o carro não condiz nada com o que está descrito no certificado de matrícula. Chumbo na IPO. Agora a origem disto? Pois, aqui é que está o problema: alterações à carrinha não legalizadas ou erro na informatização? Teoricamente pode ser qualquer uma das hipóteses, mas acredito mais na 2ª, até porque me aconteceu o mesmo quando mudei a Samba para o meu nome, de misto passou a passageiros, lotação variável passou a fixa, etc. O número de lugares e o tipo de veículo estão interligados, logo quando corriges um corriges também o outro. Como? Tens que argumentar que esse certificado está mal emitido e que a carrinha já foi registada anteriormente como veículo de passageiros (e respectivos lugares, 5 ou 8). Um livrete antigo ajudava muito caso algum funcionário do IMTT ache que alteraste agora a carrinha, mas em último caso uma consulta ou mesmo umas certidões do processo da carrinha tiram todas as dúvidas. Caso não consigas provar que a carrinha já teve um registo como veículo de passageiros tens que fazer uma inspecção B para serem agora aprovadas as novas caracteristicas (nº de lugares, disposição dos bancos e fixação, etc.). Esperemos que não seja preciso tanto.

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Nirvana wrote: O que é estranho, é que supostamente para estar acessível pelo automovelonline em 2007 os dados não deveriam já estar informatizados?
Nessa altura no campo do número de chassis do automovelonline aparecia 2D-131633 quando o correcto seria 20-131633. Pensei que ia ter que andar com burocracias, mas após a suposta informatização o número já aparece correcto (20131633).
Cá pra mim fazem tudo às três pancadas... :lol:
O automovelonline usa (tanto quanto sei) uma base de dados, a da conservatória do registo automóvel, e o IMTT usa outra que é deles com os dados técnicos. O que por vezes se passa, é que os dados relativos ao proprietário estão informatizados e os dados relativos ao livrete não. Apesar desta separação a bd da conservatória tem um campo para o nº de chassis, mas eu já apanhei algumas matriculas informatizadas no automovelonline onde não aparece ñº de chassis. E o inverso também acontece, por exemplo na Felismina, no automovelonline aparece o nº de chassis mas o livrete não está informatizado.
Com a introdução do DUA, foi criada uma terceira base de dados (penso eu) preenchida com os dados das anteriores duas que estavam separadas.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Quem sabe, sabe!
Muito obrigado SplitBusFan, esclareceste todas as minhas dúvidas :wink:

No que toca ao número de lugares vou tentar seguir essa abordagem, até porque o mais lógico seria a própria Guérin encarregar-se de actualizar os livretes após efectuar as alterações de panel van's para modelos de passageiros.

"Gosto" tanto de tratar destas situações que ainda tenho o livrete de uma carrinha com
a tara máxima de 190Kg :mrgreen:

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

SBF!

6.40-15 radial?
É mesmo isso?
Image

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

6.40-15 -> diagonal
6.40R15 -> radial

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Algumas peças NOS para a 55:

Image

Image

Image

Mola para o "braço" que suporta a tampa do motor:
Image

Image

Image

Image

Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:P
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

E o certificado do museu, já pediste?

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Preciso de ver como é que se faz o pedido de modo a confirmar que o número de motor é o original, pois esse campo deixou de constar por defeito no certificado do museu há uns anos atrás.

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

podes seguir o "tutorial" do thesamba.com (por falar nisto, os gajos da moderação cá do sitio já podiam ter feito uma coisa semelhante :mrgreen: ) só tens que meter o nº do motor que tens em tua posse no formulário do pedido, eles depois dizem sim é original ou não, não é original. mas para ver da originalidade do motor não é preciso ir ao museu, isso vê-se cá em Portugal.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Exacto, mais uma boa ideia para os conteúdos do Portal. :mrgreen:

É só por curiosidade, pois já tinha confirmado pelas listagens do thesamba que o número do motor é o correcto, até Dezembro de 55 os motores têm o prefixo 20- tal como as barndoors. Nos documentos portugueses não tive essa hipótese porque nunca tive o livrete antigo, só pedindo a certidão em Lisboa.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

O inconveniente de ter um mono destes parado na garagem durante 3 anos, é tornar-se o local por excelência para guardar tralha, da forma mais desorganizada possível. :D

No último fim de semana comecei a "abrir caminho", tirei grande parte dos caixotes de peças que se amontoavam no interior quase até ao tejadilho.

Hoje antes do jantar deu tempo para fazer umas coisas:
Image

Image

Post Reply