"Gilda" - Splitscreen Pão-de-Forma de 1966
-
rato
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
"Secador e Pauzinho"
Raios partam a Gilda. Segunda-feira de manhã, dia 29 Setembro 2008
Decido ir para Lisboa na Gilda, preparo tudo o que preciso, meto o casaco lá dentro, e a mala com o necessário para um dia de trabalho. Desligo os alarmes periféricos para sair, tranco a porta, meto-me ao volante, seguro o comando que abre o portão da rua, e dou à chave. Ouço o motor de arranque a chiar e… nada!
Não arranca. O motor não dispara.
Repito o processo mais frenético, e nada. O que se passa agora?! A sacana não se liga.
Dou à chave, dou ao pedal, esmurro o volante e nada! Não consigo ligar o motor.
Suores frios, nervos e insultos ao motor, mas nada resulta. Entretanto, claro está, o motor deve ter afogado em gasolina e a bateria está com vontade de ficar-se…
Saio da Gilda. Respiro fundo e tento ter calma… Vou buscar a vassoura e resolvo varrer toda a entrada, para fazer tempo, terapia de calma e deixar evaporar o excesso de gasolina por carburar.
Em vez de sair de casa, estou a varrer o chão e a meter nojo… O que vale é que ainda é cedo demais e tenho tempo para gastar…
Bem, vamos lá tentar outra vez. Dou à chave e nada de novo… Tenho que passar a outro processo mais drástico.
Saio e abro a tampa do motor. O novo carburador, lindo e reluzente, tem uma alavanca para o cabo do ar, e isso não está montado… Tenho que improvisar… Arranjo um pauzinho e corto-o à medida.
É suficientemente flexível para não se partir e para não magoar o metal do carburador, mas rijo para ficar entalado de modo a segurar a alavanca de cima em aberto.
Se por acaso saltar fora, não fica preso na correia e não estraga nada.
Volto a tentar, ela arranca e pára de imediato. Ainda não chega…

Assim, sigo a definitiva versão: vou a casa buscar o secador de cabelo, vou instalar o cabo eléctrico de 25 metros até ao motor, e uso uma chave de parafusos para ajudar a abrir a tampa do distribuidor.
Então, cuidadosamente, vou aquecendo o interior do distribuidor e o interior da tampa de plástico. Limpo o “dedo” do distribuidor, e volto a montar tudo no lugar. Arrumo o cabo eléctrico, meto o secador de novo em casa, fecho a tampa do motor e preparo-me para tentar de novo.
Pega imediatamente… E fica acelerada em excitação elevada de rpm’s… Deixa queimar.
Saio de casa com ela e estaciono numa descida, para poder arrancar de novo sem motor de arranque. Desligo e retiro o pauzinho do ar frio do motor.
Ligo as duas luzes no mostrador com a chave à primeira posição, solto o travão, ela desliza na descida, engato terceira, o motor acorda para a vida, meto segunda e acelero, com tudo normal e perfeito. Só que entretanto, com tudo isto, passou-se 1 hora…
Mas está resolvido. Tudo perfeito, a ronronar em sintonia. Não trepida, não chocalha, não falha nada. Problema resolvido.
No fim de domingo tinha chovido muito, a noite foi húmida e de facto isso acusou a complicação matinal na segunda-feira. Já sei que tenho de desconfiar dos dias de mau tempo. Ou montar um cabo para actuar a borboleta do ar… Isso será a melhor solução.
Mas entretanto, guardei o pauzinho comigo…

(Peça vw essencial para fazer funcionar o motor pela manhã...)
Raios partam a Gilda. Segunda-feira de manhã, dia 29 Setembro 2008
Decido ir para Lisboa na Gilda, preparo tudo o que preciso, meto o casaco lá dentro, e a mala com o necessário para um dia de trabalho. Desligo os alarmes periféricos para sair, tranco a porta, meto-me ao volante, seguro o comando que abre o portão da rua, e dou à chave. Ouço o motor de arranque a chiar e… nada!
Não arranca. O motor não dispara.
Repito o processo mais frenético, e nada. O que se passa agora?! A sacana não se liga.
Dou à chave, dou ao pedal, esmurro o volante e nada! Não consigo ligar o motor.
Suores frios, nervos e insultos ao motor, mas nada resulta. Entretanto, claro está, o motor deve ter afogado em gasolina e a bateria está com vontade de ficar-se…
Saio da Gilda. Respiro fundo e tento ter calma… Vou buscar a vassoura e resolvo varrer toda a entrada, para fazer tempo, terapia de calma e deixar evaporar o excesso de gasolina por carburar.
Em vez de sair de casa, estou a varrer o chão e a meter nojo… O que vale é que ainda é cedo demais e tenho tempo para gastar…
Bem, vamos lá tentar outra vez. Dou à chave e nada de novo… Tenho que passar a outro processo mais drástico.
Saio e abro a tampa do motor. O novo carburador, lindo e reluzente, tem uma alavanca para o cabo do ar, e isso não está montado… Tenho que improvisar… Arranjo um pauzinho e corto-o à medida.
É suficientemente flexível para não se partir e para não magoar o metal do carburador, mas rijo para ficar entalado de modo a segurar a alavanca de cima em aberto.
Se por acaso saltar fora, não fica preso na correia e não estraga nada.
Volto a tentar, ela arranca e pára de imediato. Ainda não chega…

Assim, sigo a definitiva versão: vou a casa buscar o secador de cabelo, vou instalar o cabo eléctrico de 25 metros até ao motor, e uso uma chave de parafusos para ajudar a abrir a tampa do distribuidor.
Então, cuidadosamente, vou aquecendo o interior do distribuidor e o interior da tampa de plástico. Limpo o “dedo” do distribuidor, e volto a montar tudo no lugar. Arrumo o cabo eléctrico, meto o secador de novo em casa, fecho a tampa do motor e preparo-me para tentar de novo.
Pega imediatamente… E fica acelerada em excitação elevada de rpm’s… Deixa queimar.
Saio de casa com ela e estaciono numa descida, para poder arrancar de novo sem motor de arranque. Desligo e retiro o pauzinho do ar frio do motor.
Ligo as duas luzes no mostrador com a chave à primeira posição, solto o travão, ela desliza na descida, engato terceira, o motor acorda para a vida, meto segunda e acelero, com tudo normal e perfeito. Só que entretanto, com tudo isto, passou-se 1 hora…
Mas está resolvido. Tudo perfeito, a ronronar em sintonia. Não trepida, não chocalha, não falha nada. Problema resolvido.
No fim de domingo tinha chovido muito, a noite foi húmida e de facto isso acusou a complicação matinal na segunda-feira. Já sei que tenho de desconfiar dos dias de mau tempo. Ou montar um cabo para actuar a borboleta do ar… Isso será a melhor solução.
Mas entretanto, guardei o pauzinho comigo…

(Peça vw essencial para fazer funcionar o motor pela manhã...)
Last edited by Miguel Brito on 01 Oct 2008 23:59, edited 1 time in total.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
MarcoVW61
- ✘✘✘✘
Uns tens um "pauzinho" outros um "bastão de Basebol" !
Mais octanas...
Mais uma "aventura" matinal do GURU!
Mais octanas...
Mais uma "aventura" matinal do GURU!
"Blue time, paradise forever!":)
www.bmwmadeira.org
http://www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.com
www.GiuliettaPortugal.blogspot.com
http://www.giuliagt.blogspot.com

www.bmwmadeira.org
http://www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.com
www.GiuliettaPortugal.blogspot.com
http://www.giuliagt.blogspot.com

-
dionisio alves
È lixado quando acontece, mas depois já temos uma bela história para contar aqui no forum e rir que nem perdidos
É efectivamente um 1302, mas sem S
Cumprimentos do Algarve
Cumprimentos do Algarve
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
É de Novembro, e antecipei a ida. Fui lá ontem (já que não ia a Coimbra...), e passou à primeira.
Claro que fez um sucesso no meio da banalidade usual: com a publicidade toda em vinil era impossível parecer discreta.
O motor todo limpo e brilhante, sem manchas nem óleo escorrido, marcou uma boa imagem, sem gases a mais, ralenti certinho, tudo graças ao Vladimir!
Também a reparação das longarinas dianteiras do chassis, expulsando uma parte da ferrugem que roía aquilo, marcou boa imagem.
Viram o triângulo (que é sempre o mesmo, novo a estrear, que agora que levo sempre para todas as inspecções...), viram o colete, e está a andar.
Problemas: apenas um farol estranhamente alto. Não sei porquê, pois não é mexido pelo menos há 3 anos...
E um defeito antigo que se está a agravar: uma folga excessiva no pendural da direcção. Nem sei como resolver isso, mas não deve ser nem imediato, nem muito simples.
É aquela peça que roda dentro de uma "maçã" a meio do eixo dianteiro. está com folga e terá que ser corrigida.
Os problemas de "ferrugite" geral foram ignorados, mas hei-de precisar de reduzir isso. Isso vai ser mais complicado. Provavelmente vou apenas começar por fazer alguns remendos.
Não me apetece restaurar a Gilda por completo, seja pelos custos, seja pelo tempo de paragem, e mais que tudo isso, pelo facto de a usar melhor e com mais liberdade assim estragada, que completamente pronta, em que temos medo de riscar, sujar ou espirrar lá dentro.
Para já fica a alegria, de estar com o selo para mais um ano, pela 5ª vez na minha mão. Já rendeu bastante bem.
Carros com inspecção em Novembro e em Dezembro são extremamente ingratos: qualquer problema de reinspecção cai em cima do Natal, da passagem de ano, dos dias curtos e eventual mau tempo, e chuva. Por isso é enervante ir lá neste período de fim de ano. Mas pronto, já está!
Keep on rolling!...
- Nirvana
- ✘✘✘✘✘
É uma questão pertinente essa do excesso de zelo após restauro, que acaba por limitar a utilização normal do carro.Miguel Brito wrote: Não me apetece restaurar a Gilda por completo, seja pelos custos, seja pelo tempo de paragem, e mais que tudo isso, pelo facto de a usar melhor e com mais liberdade assim estragada, que completamente pronta, em que temos medo de riscar, sujar ou espirrar lá dentro.
Com o tempo acredito que passe... ou talvez o melhor seja ter uma para andar, e outra para museu
Parabéns e toca a rolar que para o ano há mais
Ditado VW: Devagar que tenho pressa
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
Tambem sinto isso.
Se ponho a carroça toda polidinha depois tenho pena de a riscar.
E depois como é que eu punha as tralhas na caixa de carga.
Ainda hoje foi ao jumbo buscar os abastecimentos cá para bordo e vinha toda contente a roncar que nem uma besta.
Eu é que não estou a ficar nada contente com o consumo que ela está a fazer.
Já lhe foi colocado um gicleur mais pequeno, mas ainda tenho que lhe pôr o escape de origem.
É que eu coloquei-lhe um 4 em 1. Verdade se diga que a resposta é outra, mas o consumo tambem é outro. E agora doi à brava.
Se ponho a carroça toda polidinha depois tenho pena de a riscar.
E depois como é que eu punha as tralhas na caixa de carga.
Ainda hoje foi ao jumbo buscar os abastecimentos cá para bordo e vinha toda contente a roncar que nem uma besta.
Eu é que não estou a ficar nada contente com o consumo que ela está a fazer.
Já lhe foi colocado um gicleur mais pequeno, mas ainda tenho que lhe pôr o escape de origem.
É que eu coloquei-lhe um 4 em 1. Verdade se diga que a resposta é outra, mas o consumo tambem é outro. E agora doi à brava.

-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Percebo o vosso feeling mas tenho uma maxima que aprendi na oficina quando se acabou o restauro: Está prontinha a ser estragada! Eu ate ja deixei uns risquitos recem-feitos na minha só para não parecer nova.
Mas o ideal era mesmo entrares na onda rat look e agarrares numa lixa, despulir tudo!!! Aí já ninguêm te chateava com as ondas: "Tens de largar uns trocos para a pôr como deve de ser!"
Mas o ideal era mesmo entrares na onda rat look e agarrares numa lixa, despulir tudo!!! Aí já ninguêm te chateava com as ondas: "Tens de largar uns trocos para a pôr como deve de ser!"
Plastic cars sucks!
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Na inspecção, reparei surpreendido, quando o inspector accionou o esguicho e saiu água, tal como seria de esperar.
A razão de falar nisto é o facto de eu nunca usar o dito esguicho. Ora, isso quer dizer que nunca meti mais água nele, e que a água que lá está, tem pelo menos 5 anos...
Será que deveria mudar a água? Ela terá prazo de validade? Será melhor usar água do Luso, por ser menos calcárea e não obstruir os tubos?
(Questão tipo revista Maria...
)
A razão de falar nisto é o facto de eu nunca usar o dito esguicho. Ora, isso quer dizer que nunca meti mais água nele, e que a água que lá está, tem pelo menos 5 anos...
Será que deveria mudar a água? Ela terá prazo de validade? Será melhor usar água do Luso, por ser menos calcárea e não obstruir os tubos?
(Questão tipo revista Maria...