Felismina: Kombi de 65

Post Reply
Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

São NOS? Já é difícil de encontrar :wink:

Como é que a cava da roda da frente ficou assim? :shock:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

o primário avermelhado é o zarcão já referido atrás.
Eu dizia-te para aplicares tinta por-15 diluída e à pistola....a garantia é de 20 anos...dizem eles.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

nirvana: parece-me serem NOS, pelo menos assim acredito que sejam. quando as comprei não tinham ferrugem como agora. gostava era de poder descodificar aquele nº no autocolante. deve ser o nº da peça, mas gostava de saber de que ano é... o que deve ser dificil. Aquilo na cava da roda... nem me lembres, também gostava de saber como foi feito. apareceu assim uma tarde em que a deixei estacionada :evil:

Jnar: tinta por-15 é alguma referência? de tintas e revestimentos metálicos não percebo mesmo nada :(

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

por-15 é uma marca de produtos de protecção de chapa (e não só) conceituada nos states.. o jnar tem experiência pois já encomendou para aplicar nos fundos da bay dele.

Face aos custos e a ser um produto particularmente perigoso, não me parece que justifique o investimento só para os tampões.

No teu lugar eu decapava isso, aplicava um bom primário, pintava e se passado uns tempos (anos) voltasse a apresentar picos de ferrugem, repetia o processo. (nestes casos não é nada demais, a tinta volta a esconder tudo)
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

uma ideia a ponderar. posso alargar o campo de aplicação além dos tampões e trabalhar também em cavas de rodas, fundos das portas e zonas assim sensiveis, aí já compensasse mais.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

de facto, não são baratos e o transporte ainda vai aumentar mais a factura, mas se realmente são tão bons como dizem, então compensa....e compensa se tivermos em conta, que raspar um carro por baixo é um trabalho de loucos, que desaconselho a todos....no meu caso, que já está quase todo raspado (faltam-me algumas zonas que serão acabadas a jacto), quero pintar e nunca mais voltar a tocar nessa zona....

Vade reto satanás!

No teu caso, se precisas de aplicar algum tratamento do género em outras zonas da carrinha, então mais vale pensares bem a fundo, no assunto.

www.por-15.com
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

mais opiniões, precisam-se.

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

O fim de semana passado trouxe-me uma "bela" surpresa: roda traseira esquerda completamente inoperativa. Raios partam os bombitos brasileiros, pensei eu (tinha levado os 2 novos cerca de 2 anos antes. Desmontado o tambor de travão, eis a causa: calços molhados com valvulina, devido a fuga da caixa redutora. cilindro da roda, seco se vestigios de fuga e leve como se pretende. Isto deve ser algum retentor ou junta em que "acabou a garantia". Consultando as bíblias, constatei que existem 2 retentores neste conjunto, o elemento 9 da fig.1 e o elemento 19 da fig.2, pelo que fiquei na dúvida se será mesmo de um deles ou até dos 2.
Image
Do lado de trás do prato (peça onde está montado o bombito) também se nota alguma humidade de óleo. Para já não tenho fotos, mas irei pô-las brevemente. Já alguém teve semelhante problema entre mãos? Mais uma vez opiniões precisam-se.

Jorge R

Post by Jorge R »

Já me aconteceu o mesmo. Aparentemente com um reaperto
firme dos parafusos o problema ficou resolvido. :?

"Jágora" os guarda-lamas da frente são de modelos diferentes :shock:
Lábio fino à direita e lábio grosso à esquerda, o primeiro é o
que está correcto. :wink:
O maior inimigo dos carochas: o "já agora"
Todos os sonhos têm um preço ...

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Reaperto dos parafusos que fixam o prato à caixa redutora?

Essa particularidade dos guarda-lamas deve-se (julgo eu, com 99% de certezas) a algum acidente que a carrinha deve ter sofrido algures na sua vida. Estruturalmente não me parece ter sido mal reparada, mas devem ter ido mutilar outra para tirar peças, donde deve ter saído esse guarda-lamas, a porta do condutor, que não tem mecanismo de sustentação quando aberta e alguns vidros. Enfim, coisas a rever mas que para já não são urgentes.

Jorge R

Post by Jorge R »

Sim. Limpar bem e depois reapertar os 4 parafusos.
Talvez resulte.
O maior inimigo dos carochas: o "já agora"
Todos os sonhos têm um preço ...

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

vou tentar isso. espero que ainda dê para resolver assim. ;) obrigado

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

SplitBusFan

Analizas-te bem o problema, e deste a resposta quase certa a ti próprio:
SplitBusFan wrote:.... retentor ou junta em que "acabou a garantia". Consultando as bíblias, constatei que existem 2 retentores neste conjunto, o elemento 9 da fig.1 e o elemento 19 da fig.2...
Por norma o que estoira são os elementos 7 e 9 da figura 1 que veem em kit de reparação junto com a junta 1 da mesma figura.

É desmontar substituir e voltar a montar, e não esquecer que do outro lado deve estar na mesma....

Mas antenção cuidado com a qualidade do "oring" e do retentor que vais lá por.

Já montei alguns que não duraram nada e outros eram tão maus que nem os comprei....

Aconselho-te uma visita a uma boa casa de rolamentos (SKF por exemplo) com as peças velhas na mão.

Saudações

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

bem, este meu cantinho já andava esquecido há muito tempo que até tive dificuldade em o encontrar. Hoje foi dia de cuidar da carrinha -> bomba de gasolina com fuga interna, para dentro do bloco do motor! Óleo dissolvido pela gasolina = má lubrificação, estou para ver como estarão capas de biela, bronzes e por aí fora. Há que susbstituir a bomba (por uma brasileira, mas enfim...)

Dúvida:
A bomba antiga é diferente da nova, a antiga tem a alavanca saliente e a nova tem encaixada na base da bomba, como se vê na foto.
Image

Presumo que isto implique substituir a haste por outra mais curta, certo?

Image

E para as juntas, usa-se alguma cola ou aplicam-se directamente e apertam-se os parafusos?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Certo! Na duvida do tamanho da haste aplica-se sempre a mais curtas de 100mm (que equipa as bombas recentes) em 1er, e depois controle-se se a debito de gasolina a saída. Se colocares a mais comprida e for o modelo errado, ha 100% de probabilidade de destruir a bomba.
Quanto a junta, se a tiveres, podes a embeber de uma ou duas gotas de óleo motor limpo, e depois apertar, senão um traço fino de vedante para motor. Antes de colocar a bomba, um pouco de massa consistente na ponta da haste que vai por dentro do motor e um pouco na alavanca"

Em relação, o teu óleo contaminado, é melhor jogar a segurança e mudar o actual se tiveres duvidas. E melhor perder 2,5l de óleo que de dar cabo do motor para poupar 20€
Ao pior dos casos, um muda com óleo rasca/ barato para "lavar" e depois um mudança com óleo de qualidade.

Não deites a bomba velha, podes a reconstruir com facilidade com kit de reparação.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Post Reply