"Gilda" - Splitscreen Pão-de-Forma de 1966

Post Reply
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Caro Alapimba: é mesmo aqui!

Obrigado pela "prenda" natalícia. :wink: :lol: :lol: O Guru em todo o seu esplendor, incluindo ferrugem...

Quanto ao facto de não meter o tubo de origem: o problema é que a Gilda está "mexida" e em vez de lá entrar normalmente o tubo de motor e chassis 1500, tenho chassis de 1500 e motor 1600, daí a suspeita de não bater certo... Mas vou investigar, pois evidentemente prefiro aquilo melhor resolvido e não improvisado.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

miguel, esquece os conselhos para seres tu mesmo a fazer....
já não sei quem é que me "disse" isto, mas aqui fica:
Miguel Brito wrote:8) Quem mais mexe, mais estraga...
in
viewtopic.php?t=21&start=1005

:mrgreen:

Feliz Natal, El Guru!

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

"daily driver" sem ferrugem não é "daily driver"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Natal e Ano Novo na Marginal.

As Noites na Marginal têm mais encanto se forem bem acompanhadas. E se a nossa companhia for uma splitscreen de 1966, então a noite pode ser perfeita.

Image

Este Natal foi mais reconfortante, com a chauffage ligada, ainda que de modo improvisado. As luzes de Natal trazem a esperança de um Novo Ano cheio de promessas de felicidade.

Image

Image

Na estrada Marginal perto de Paço de Arcos.

Image

Image

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

ó miguel, não é por nada mas esses autocolantes já enjoam um bocado
alexandre vicente

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Pois enjoam... Mas vai ser do caraças tirar aquilo tudo sem dar cabo da pintura. Vamos ver se vai por partes.

Entretanto, aqui vai o resumo anual:

Actividade em 2008:

No ano de 2008 que acaba de findar, podemos rever as 9 actividades em que a Gilda esteve envolvida, perfazendo o total de quase 5 mil quilómetros:

1) 6 janeiro 2008 – Marina Cascais, encontro mensal Garagem VW.
De formato livre em participação e número de participantes, o encontro mensal vw em Cascais manteve bons níveis de aderência e interesse ao longo de todo o ano.

2) 19 Janeiro 2008 – Participação nas Comemorações dos 50 anos do comboio eléctrico para Sintra.Foi nesta celebração que aconteceu um acidente na chegada do comboio histórico colidindo com a gare e ferindo um dos espectadores. O facto foi noticiado pelo PortugalDiário, e publicadas fotografias tiradas pelo Miguel Brito, sempre presente.

3) 3 Fevereiro 2008 – Praia de S.Pedro, encontro mensal Garagem VW
, com chuva e tempestade.
Num dia de muita chuva, o entusiasmo nem por isso deixou de marcar presença, na proximidade do Carnaval, o que trouxe alguns participantes mascarados.

4) 18 Fevereiro 2008- Nas cheias e inundações de Lisboa.
Neste dia, de grandes inundações, usei a Gilda para ultrapassar as estradas alagadas e fotografei os estragos na zona comercial de Algés. As fotografias, mais uma vez, foram publicadas no PortugalDiário.

5) 6 Abril 2008 – Esplanada do Hotel Baía Cascais, encontro mensal Garagem VW. Recorde de presença de 9 carrinhas splitscreen, e aniversário do meu casamento. Foi um enorme sucesso, o encontro foi visitado pelo presidente da Camara de cascais, e a carrinha “Guida” do João Mugeiro festejou os 50 anos em estilo.

6) Agosto 2008 – Promoção Festivais de verão: Samsung e Positive Vibes.
Esta foi sem dúvida a situação mais problemática do ano. A cedência da Gilda para efectuar uma promoção da samsung revelou-se um erro estratégico, tendo sido devolvida com graves problemas: cabeças de motor soltas, sem compressão, desgaste diverso e degradação geral. Saliento aqui o empenhado esforço do Vladimir Fernandes, para repôr as condições anteriores, o que foi conseguido e comprovado pelos 1700 km’s posteriores ao arranjo por ele efectuado, em testes. Manteve-se a publicidade exterior em vinil autocolante.

7) 5 Outubro 2008 - Esplanada do Hotel Baía Cascais, encontro mensal Garagem VW.

8, 26 Outubro 2008 – Presença na recepção dos participantes do rallye Figueira da Foz – Lisboa, no Campo Grande e acompanhamento até ao terreiro do Paço e seu encerramento. O sucesso desta actividade foi excelente, tendo incluído uma louca corrida colectiva pela Av. Almirante Reis a caminho do Terreiro do Paço, em despique com Peugeot Cabrio, Mustang Cabrio, MG’s antigos, Ford T... A apoteose foi o estacionamento junto da estátua de D. José I. Quem diria que tanto tempo depois de estar vedado o acesso de parqueamento daquela magnifica praça, haveria de ter o privilégio de lugar autorizado pela Polícia Municipal...

9) 2 Novembro 2008 – Ida ao 2º encontro de Máquinas Agrícolas em Torres Vedras. Um sucesso, tendo estado exposta juntamente com outros veículos de apoio, jipes Land-Rover.

As actividades acima listadas, bem como outro uso comum de manutenção e disfrute, somaram 4963 km’s durante a totalidade do ano.

Foram realizadas as seguintes intervenções, em 2008:

Afinar travões, arranjos diversos (Jaime)
Inspecção obrigatória (Cascais)
Reinspecção (Cascais)
Montar escape (Jaime)
Material Escape (Júlio Monteiro)
Bateria nova (Júlio)
Multa excesso velocidade (GNR)
Arranjo travessa chassis (Vladimir)
Desmontagem e remontagem do motor (Vladimir)
Retentor Cambota, 4 velas bosch W8AC (Júlio)
Seguro Anual (ACP-Liberty)
Inspecção obrigatória (Cascais)
5 litros óleo Mobil 15W40 (Jumbo Alfragide)
2 plásticos farolinstraseiros (Júlio)
1 válvula pneu frente esquerdo (Pneus da Junqueira)
2 litros valvulina (Jaime)
Tubo chauffage aluminio extensível (Le Roy Merlin)

O total das despesas acima associadas foi de 752,59 euros, o que vem dar a média de 62,72 euros/mês. Incluiu absolutamente tudo, excepto a gasolina gasta.

Note-se que o ano incluiu duas IPO, sendo a primeira efectuada com atraso, e a segunda com avanço.

A gasolina gasta ao longo dos 4963 km’s somou o custo de 435 euros, o que dá a média de 36,25 euros/mês de consumo. A despesa de gasolina de 1433 km’s de Agosto não foi paga por mim, tendo sido suportada pela empresa publicitária.

O consumo geral situa-se actualmente em cerca de 8,9-10,0 litros/100km’s, e uso gasolina de 95 octanas, motor 1600 dupla admissão, distribuidor Bosch 009, e carburador pequenino Solex 28PICT de choke manual por cabo (desligado).

O total de despesa de uso soma assim 62,72 euros/mês de manutenção aos 36,25 euros/mês de gasolina, para um custo combinado de 98,97 euros/mês para realizar 414 km/mês.
Este valor inclui tudo, despesas diversas e gasolina.

Este é o custo total absoluto de uso efectuado no ano de 2007.
Vem a dar 24 cêntimos por km.

Comparando como ano anterior de 2007, podemos verificar um aumento de quilometragem de 35,7%, e um aumento de despesas de 44%, o que é quase proporcional e por isso aceitável.

A depreciação económica continua inexistente, as carrinhas restauradas continuam a negociar-se pelos 12 mil euros, e os destroços para recuperar por mais de 3500 euros. Estimo assim o estado da minha pelos 8 mil euros. (Mas a chapa continua a precisar cada vez mais de ajuda...)

O ano acaba com um saldo favorável ao nível da capacidade de imagem, para o que muito contribuiu o aspecto estético da publicidade mantida. Em termos mecânicos há a salientar e agradecer a intervenção de recuperação do estado do motor, efectuada pelo Vladimir, bem como a reparação de uma das travessas dianteiras do chassis (também Vladimir), expulsando os buracos de ferrugem, e a colocação do novo escape (Oficina da Junqueira), de saída lateral, conforme à origem.

A todos os mecânicos, fornecedores, amigos, e alunos, o meu obrigado por apoiarem e ajudarem a manter vivo na estrada um carro que é mais que um carro, é um amigo, um companheiro, uma ajuda, e sobretudo, é um Volkswagen!
8)

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

fantástico!!! :shock:
alexandre vicente

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Só não entendom porque usas esse carburador. É pequeno demais para esse motor. Podias ter melhores consumos e mais potência com um carburador maior. (é apenas a minha opinião). Não precisavas de carregar tanto no acelerador para obteres a mesma velocidade.

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

:lol: :lol: A razão é muito básica: calhou... O facto é que apareceu um carburador novo a estrear que estava disponível no Vladimir quando se remontou o motor. O Brosol que eu lá tinha deitava gasolina por todo o lado e afogava. Trocou-se por este pequeno carburador, de modelo "errado" e passou a funcionar normalmente. A sensação é que mantem a capacidade de força e aceleração, mas ao chegar aos 100 não dá mais (e o anterior puxava até aos 120). A contrapartida é menor consumo, porque de "garganta estreita". A força é a mesma, a velocidade de topo é que foi reduzida, mas não me incomoda. Além disso, quanto mais pequeno, menos peças, menos falhas e menos stress.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Miguel...eu vou explicar mais uma vez.

Um carburador pequeno não gasta menos. A quantidade de gasolina que entra no motor depende da quantidade de ar que entra no motor e a relação tem que ser de 13.8 para 1.

Sendo assim o consumo só depende da cilindrada e das rotações a que o motor trabalha. Pode é ter mais ou menos rendimento e por isso os carros a gasolina de "plástico" gastam menos. Tem injecção e sondas e por isso a mistura é mais correcta. Nos motores a carburador pra evitar problemas a mistura é mais rica. Os carros a gasóleo é outra história, porque podem trabalhar com excesso de ar a mistura não tem que ter sempre a mesma relação como nos carros a gasolina. Se nos carros a gasolina a mistura for pobre o motor aquece, gripa ou parte as válvulas de escape. Um carburador pequeno faz com que o motor não respire tão bem e por isso faz menos rotações, tem menos velocidade de ponta e acelera menos e por isso mesmo os consumos podem ser menores. :wink:

João

f_valentim
✘✘

Post by f_valentim »

Já para não falar que o óleo devia de ser trocado a cada 6 meses visto não fazer a kilometragem antes disso.