@ nezz: as rodas da frente não roçaram, nem mesmo a subir passeios. a carrinha não está rebaixada.
@ mr_fonzie: 700 kg de carga já não é assim tão pouco, o máximo são 1010 kg.
Felismina: Kombi de 65
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
Re: Felismina: Kombi de 65
continuando o tópico de há dias sobre motores de arranque
nada feito, o problema não está no motor de arranque. tirei-o hoje, testei-o cá fora e trabalha perfeitamente, o motor roda a toda a velocidade e o pinhão avança sem problemas. a surpresa foi descobrir que já tenho um motor de arranque de 12V, original ou não não sei, mas está lá e é bem antigo.
entretanto fiz um pequeno avanço: enquanto há dias ao rodar a chave não acendia nada no painel hoje já acende qualquer coisa, as luzes ainda fracas mas já acendem, descobri que o fio que vai do regulador ao dinamo e passa pelo motor de arranque estava solto num enxerto que levou. assim que o reparei passou logo a ouvir-se o motor de arranque a engatar, apesar de ainda não pegar nem sequer rodar o motor.
nada feito, o problema não está no motor de arranque. tirei-o hoje, testei-o cá fora e trabalha perfeitamente, o motor roda a toda a velocidade e o pinhão avança sem problemas. a surpresa foi descobrir que já tenho um motor de arranque de 12V, original ou não não sei, mas está lá e é bem antigo.
entretanto fiz um pequeno avanço: enquanto há dias ao rodar a chave não acendia nada no painel hoje já acende qualquer coisa, as luzes ainda fracas mas já acendem, descobri que o fio que vai do regulador ao dinamo e passa pelo motor de arranque estava solto num enxerto que levou. assim que o reparei passou logo a ouvir-se o motor de arranque a engatar, apesar de ainda não pegar nem sequer rodar o motor.
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
voltando à carga com este sarilho, que a carrinha ainda está no mesmo sitio de há meses.
hoje fiz mais uma experiências, mas sem sucesso.
melhorei a emenda no fio que vai do regulador ao dínamo e passa pelo motor de arranque, que no esquema aparece a vermelho com listas pretas, e notou-se melhoria nas luzes no painel, mais vivas.
experimentei outro motor de arranque, desta vez um de um motor 2000cc com 0,7hp, cá fora nota-se que roda bem mais que o outro de 0,5hp, mas no sitio, nada feito, nem um nem outro, rodam bem cá fora, o carreto avança normalmente, mas no sitio, depois da melhoria que referi atrás ouve-se bem quer um quer outro a rodar, o que me faz excluir problemas nos motores de arranque e desconfiar da instalação eléctrica neste sitio

presumo que isto seja um relé que comandado pela chave de ignição abre e fecha a corrente que vai para o motor de arranque, fazendo com que esta percorra uma menor distância, logo enfrentando menor resistência, estarei certo?
hoje fiz mais uma experiências, mas sem sucesso.
melhorei a emenda no fio que vai do regulador ao dínamo e passa pelo motor de arranque, que no esquema aparece a vermelho com listas pretas, e notou-se melhoria nas luzes no painel, mais vivas.
experimentei outro motor de arranque, desta vez um de um motor 2000cc com 0,7hp, cá fora nota-se que roda bem mais que o outro de 0,5hp, mas no sitio, nada feito, nem um nem outro, rodam bem cá fora, o carreto avança normalmente, mas no sitio, depois da melhoria que referi atrás ouve-se bem quer um quer outro a rodar, o que me faz excluir problemas nos motores de arranque e desconfiar da instalação eléctrica neste sitio

presumo que isto seja um relé que comandado pela chave de ignição abre e fecha a corrente que vai para o motor de arranque, fazendo com que esta percorra uma menor distância, logo enfrentando menor resistência, estarei certo?
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
mais de perto, este relé tem este aspecto

-
jcse
- ✘✘✘
Parece-me que tens os contactos eléctricos oxidados. Verifica se tens o cabo entre a bateria e o chassis e entre o chassis e a caixa de velocidade bem apertado e com as ligações limpas sem estarem oxidadas. Desaperta limpa e aperta.
Com um voltímetro verifica se a tensão cai bruscamente nos terminais do motor de arranque quando tentas meter o motor a trabalhar e depois faz o mesmo aos terminais da bateria. Se houver diferença tens más ligações. Se não houver, e a tensão cair tens um problema na bateria.
João
Com um voltímetro verifica se a tensão cai bruscamente nos terminais do motor de arranque quando tentas meter o motor a trabalhar e depois faz o mesmo aos terminais da bateria. Se houver diferença tens más ligações. Se não houver, e a tensão cair tens um problema na bateria.
João
VW 1302 Jubilee
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
jcse: já fiz essas verificações, já foram desmontados e limpos, ligação à massa na caixa de velocidades, a da bateria, e os próprios bornes da bateria. aliás esta bateria já é a 2ª porque a que usava inicialmente já deu o berro com a descarga que levou.
- SplitBusFan
- ✘✘✘✘
mais um dia de volta disto: hoje foi a desmontar todos os terminais e conexões, e substituir por novos, do circuito de arranque e carga. testei o relé que foi acrescentado à ignição e aparentemente funciona normalmente, pelo menos fez acender duas lâmpadas. mas ainda estou de pé atrás com ele. deu para descobrir mais um enxerto de fio manhoso, que foi reparado com dois terminais novos, e que a trança da ligação à massa da caixa de velocidades já apresenta algumas fissuras. amanhã leva com uma trança nova.
balanço do dia: ainda não trabalha, mas já se nota que o motor de arranque roda, lentamente mas roda.
balanço do dia: ainda não trabalha, mas já se nota que o motor de arranque roda, lentamente mas roda.
- antoniocarlos
- ✘✘✘
Boa... aumenta aí as horas de serviço, olha que só te restam 4 dias para a teres que estacionar no Jardim da Liberdade! 
- RicardoV
- ✘✘
-
HUGO bOSS
- Site Admin
Afinal já está pronta... 
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"