Page 1 of 1

O meu 1300 de 69

Posted: 21 Apr 2017 22:36
by tiagorafael
Bem, inicio aqui o topico do meu 1300.
A História remonta a muitos anos atras, quando a seguir a grande revolução em 25 de abril de 1974, varios funcionários viram o seu ordenado subir, um deles foi o meu avô paterno (que tanta saudade deixou), este acontecimento permitiu lhe comprar um carro.
O meu pai e os meus tios não precisar ao certo mas dizem que foi em cerca de 76/77 que o meu avô comprou o vw. O meu avô teve 8 filhos o carocha passeou-os a todos, viu muita estrada, imagino as historias que tem para contar.
Quando em 1994 o meu avó se reformou com os filhos já todos criados e empregados, já com alguns netos e outros por nascer, o meu avô comprou novo um Peugeot 106 kid (que atualmente tem uns 50 mil kms).
Escusado será de dizer que o carocha foi ficando parado, ficou lá esquecido no terreno, a espera de um dia melhor.

Em 97/98 o meu pai comprou o carro ao meu avô com o intuito de restaurar, pois foi o primeiro carro da minha familia, o carro onde ele aprendeu a conduzir.
Houve uma restia de esperança para o carocha, mas amigos, o carro saiu de um terreno e foi para uma garagem, continuava abandonado, mas estava desta vez abrigado, contudo parado na mesma. O carro saia uma vez por ano, era lavado e voltava para dentro, impressionantemente o motor boxer pegava sempre cheio de força, uma vez por outra um cubo colava e lá ia uma roda a rastejar. Nunca percebi bem em pequeno o motivo de estar aquele carro na garagem, cheio de pó e de teias de aranhas.
Mais tarde o meu pai fez obras nos fundos da casa e deixou de haver espaço para o carocha e guess what, voltou para um terreno, a chuva e ao vento, quase que era um daqueles tipicos " o carro está a venda?", "não, é para restaurar mais tarde", neste caso o restauro concluiu-se.

Em 2003/2004 o carro foi rebocado para uma oficina ao lado da do meu pai onde começou a ser desmontado para ser todo restaurado.
Separou-se o chassi da carroceria e como seria de esperar os fundos não resistiram aos anos ao relento.
Sem olhar a custos começou tudo a ser reparado, o motor foi para o mecânico, o interiores para um estofador, milhares de pequenas e grandes peças vieram de casa da especialidade, o restauro começou a andar. O meu irmão decapou grande parte dos painéis, e desmontou a parte eletrica"
De oficina em oficina o carro foi ficando, em algumas meses, noutras anos e lá continuou. Após estar pronto a quase todos os níveis, deu-se o típico "casa de ferreiro, espeto de pau" sei que ainda não sabem, mas o meu pai e o meu irmão são electricistas de profissão.
O carro voltou para a garagem, pintado e reparado, faltava montar toda a parte eléctrica e pequenas peças nos interiores. Levou um restauro de A-Z sem olhar a custos! Amortecedores, ponteiras, tambores, vedantes tudo novo. O carro parecia que tinha saido do stand.
Ora jogava o Braga, ora não era oportuno, ou ao fim de semana não se trabalha em carros, ou aquele muro tem que ser limpo o carro voltou a ficar esquecido.

Em 2010 (mais ou menos) o meu irmão decidiu finalizar o restauro (sim quase dez após ter sido iniciado), preparamos tudo, metemos as peças dentro dele e parece que finalmente o carro vai andar.
O carro agarrou a trabalhar ao relantim. Meus caros, aqui fiquei com mais esperanças em ver o Rei Sebastião voltar daquela manhã de nevoeiro do que ver o meu vw andar na estrada (coisa que nunca tinha visto, uma vez que nasci em 95).
O que antes era um assunto, não muito agradavel, passou mesmo a ser taboo cá por casa, só se falava no carro quando o meu avô vinha cá almoçar ao domingo e perguntava: "então e o Volkswagen, ainda não anda?"
Com pouca vontade de ambas as partes o mecânico lá veio buscar o pequeno boxer.

O meu avô adoeceu bastante, e em 2012 faleceu. Ficou aquele sentimento de culpa e de pena, por não termos visto o meu avô voltar a andar naquele carro, deviam ser tantas as historias para contar.

Em agosto desse mesmo ano, um amigo do meu irmão ia se casar e por acaso falou no carro e o meu irmão fez uma daquelas promessas " o meu carocha vai ser o carro do teu casamento" e desta vez aconteceu, fizemos pressão no mecânico, juntamos as peças que ainda tinhamos, limpamos os interiores, desembalamos os tampões ainda novos prontos a montar, juntamos os frisos, os cromados, os faróis, os farolins as borrachas, tudo que estava novo a espera de ir para o carro juntou-se.
O carro veio do mecânico e foi montado em contra relogio, foi a inspecção e foi feito o seguro, passados muitos anos vi o que nunca tinha visto, o pequeno vw a andar em estrada. Passados 20 anos, o carro voltou a andar.

O casamento foi um sucesso, foi com sentimento de orgulho que vimos o carro exposto a porta da Igreja.
Entretanto tirei a carta, comecei a circular com o 1300, adoro o trabalhar do boxer, adoro cumprimentar o dono de outro clássico que nunca vi na, vida apreciar os cromados a brilharem ao sol, ver as pessoas fotografarem-no estacionado responder as tipicas perguntas do "está a venda?" com um "credo, só após 3 dias sem comer" .
Peço desculpa pelo testamento, mas feitas as contas é um carro que está a 40 anos na minha família, são imensas as historias a volta do carro, os meus tios gabam-se sempre de que com a minha idade, aquele banco de trás viu muita acção :mrgreen: ,que casaram naquele carro, que foram aqui e ali naquele carro.

Atualmente, o carro sai aos fins de semana, em ocasiões especiais, e em algumas noites quentes de verão. Habitualmente, sou eu que ando com o carro, mas uma vez ou outra, o meu irmão ou o meu pai lá pegam no carro.
Eu e o meu irmão vamos, mantendo o carro nos trinques, num classico há sempre algo a fazer, mas neste ainda há uns pequenos pormenores a tratar, pois como podem imaginar, num restauro de tantos anos, muitas das peças se foram perdendo e preciso da vossa ajuda para as reaver.
O carro originalmente era branco, foi pintado de Verde na mão do meu avô, esta cor dizem ser original vw, mas levou um verniz brilhante, mas confesso que nunca vi outro igual.
Tenho montes de coisas para vos perguntar, mas para já concluo a apresentação do pequeno 1300.
Image
Image
Image
P.s. Grande parte das datas, não são muito certas, pois ainda não era nascido quando se deram os acontecimentos.

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 21 Apr 2017 23:21
by alcalinas
Bonita história e claro bonito carocha!!!

:D

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 22 Apr 2017 07:55
by PAULOSIMOES
Boa Tiago agora compreendo porque é que falas mais do teu irmão e do teu pai quando era para por a mão na massa, ainda andavas com as fraldas agarradas ao rabicho.
O teu carro não me deixa de dar arrepios e se procurares o meu tópico do resgate do IL vais ver porque também ele de 69 e verde
Tu sozinho já tens mais duque motivos para nunca mais deixares que as moscas te caguem o carro, falaste no Braga deves de ser dessa ponta do país onde também tenho bons amigos pode ser que nos encontramos em Ponte este ano vais mostrando mais fotos do carro e participa

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 22 Apr 2017 10:11
by Luís Santos
Uma história, em que o "abandono" do carocha foi diferente, porque este esteve anos à espera, mas todo arranjado, só faltava a mão de obra da casa. Acontece. Por vezes adiamos as coisas, ou por acharmos fácil, ou se quisermos, achamos também que de um momento para o outro resolvemos o problema.
Agradece ao vosso amigo, ter casado, e o teu irmão ter-lhe oferecido o carro, para o levar ao altar. No fundo, foi este objetivo/compromisso que motivou, a tal pequena parte que faltava. :wink:

Parabéns! Agora é manter o moço, e andar de sorriso na estrada, com esse elemento da família, que no fundo toda a gente tem carinho por ele!

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 22 Apr 2017 12:03
by CL
Parabéns e disfruta a herança

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 22 Apr 2017 19:37
by tiagorafael
CL wrote:Parabéns e disfruta a herança
Obrigado, tenho disfrutado sempre :)
Luís Santos wrote:Uma história, em que o "abandono" do carocha foi diferente, porque este esteve anos à espera, mas todo arranjado, só faltava a mão de obra da casa. Acontece. Por vezes adiamos as coisas, ou por acharmos fácil, ou se quisermos, achamos também que de um momento para o outro resolvemos o problema.
Agradece ao vosso amigo, ter casado, e o teu irmão ter-lhe oferecido o carro, para o levar ao altar. No fundo, foi este objetivo/compromisso que motivou, a tal pequena parte que faltava. :wink:

Parabéns! Agora é manter o moço, e andar de sorriso na estrada, com esse elemento da família, que no fundo toda a gente tem carinho por ele!
Verdade, o "enforcamento" do moço :mrgreen: valeu nos o carocha de volta a estrada!
Obrigado
PAULOSIMOES wrote:Boa Tiago agora compreendo porque é que falas mais do teu irmão e do teu pai quando era para por a mão na massa, ainda andavas com as fraldas agarradas ao rabicho.
O teu carro não me deixa de dar arrepios e se procurares o meu tópico do resgate do IL vais ver porque também ele de 69 e verde
Tu sozinho já tens mais duque motivos para nunca mais deixares que as moscas te caguem o carro, falaste no Braga deves de ser dessa ponta do país onde também tenho bons amigos pode ser que nos encontramos em Ponte este ano vais mostrando mais fotos do carro e participa
Sim, com alguma pena minha.
Apesar de estar sempre presente nas etapas de restauro, ainda não participava, mas lembro-me de o ver desmontado, os paineis decapados um por um, ver o carro a entrar na estufa de pintura, todos esses pequenos momentos fiz por estar presente, na ultima etapa, já tinha idade e maturidade para participar.
Sim Amigo, sou de uma vila perto de Braga (minhoto da cabeça aos pés), apesar de atualmente estudar em Aveiro, venho todos os fins de semana a esta ponta!
Eu conto em participar, e mostrar melhor o carro, até porque preciso da vossa ajuda naqueles detalhes menores, que fazem toda a diferença nos restauros.
alcalinas wrote:Bonita história e claro bonito carocha!!!

:D
Muito obrigado :)

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 22 Apr 2017 23:27
by HUGO bOSS
Fantástica história! :)

Acredito que o teu avô, esteja onde estiver, está orgulhoso.

Manda aí as tuas dúvidas à malta! :wink:

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 23 Apr 2017 12:31
by tiagorafael
HUGO bOSS wrote:Fantástica história! :)

Acredito que o teu avô, esteja onde estiver, está orgulhoso.

Manda aí as tuas dúvidas à malta! :wink:
Obrigado Amigo, btw, o restauro do teu k181 foi dos restauros que me fez inscrever neste forum!

Eu tenho varias duvidas com o meu 1300, a maior parte relacionada em recuperar peças.

Agora outra duvida que tenho, a cerca de 10 anos que tenho estes 2 blaukpunkt da epoca de 70, julgo terem saido de um porsche 911.
Ambos ligam, um deles está mesmo completo, até tem um microfone que julgo que era para gravarem diretamente nas cassetes.
Guardei os radios para o meu carocha, mas não consigo sintonizar nenhuma estação de radio, eu consigo liga-los e um deles faz aquele ruido quando está sem antena, mas não encontro nenhuma estaçao. Conhecem alguem que perceba deste tipo de artigos? Podem me dar alguma ajuda?

Image
Image

O resto das duvidas tenho que fotografar o carro para me ajudarem, mas deixo já esta, pois tinha todo o gosto em montar estes radios no meu vw, julgo que se adequariam imenso ao carro, dado serem da epoca e terem origem alemã, disseram me que estes radios só saiam em carros de topo, como mercedes, porsche e ferrari.
Cumprimentos

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 24 Apr 2017 07:35
by HUGO bOSS
tiagorafael wrote: Obrigado Amigo, btw, o restauro do teu k181 foi dos restauros que me fez inscrever neste forum!

Eu tenho varias duvidas com o meu 1300, a maior parte relacionada em recuperar peças.

Agora outra duvida que tenho, a cerca de 10 anos que tenho estes 2 blaukpunkt da epoca de 70, julgo terem saido de um porsche 911.
Ambos ligam, um deles está mesmo completo, até tem um microfone que julgo que era para gravarem diretamente nas cassetes.
Guardei os radios para o meu carocha, mas não consigo sintonizar nenhuma estação de radio, eu consigo liga-los e um deles faz aquele ruido quando está sem antena, mas não encontro nenhuma estaçao. Conhecem alguem que perceba deste tipo de artigos? Podem me dar alguma ajuda?

Image
Image

O resto das duvidas tenho que fotografar o carro para me ajudarem, mas deixo já esta, pois tinha todo o gosto em montar estes radios no meu vw, julgo que se adequariam imenso ao carro, dado serem da epoca e terem origem alemã, disseram me que estes radios só saiam em carros de topo, como mercedes, porsche e ferrari.
Cumprimentos
Obrigado. :oops:

Quanto ao rádio, pode ser que os nossos "especialistas electrónicos" te digam algo... os "Paulos Simões" dão cartas nisso... ;)

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 24 Apr 2017 16:07
by Fernando Palmela
:shock: :shock: :shock:
é pá ganda História,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,parabéns ao Tiago, restante Família e o Ganda Amigo que teve a feliz ideia de casar se não ainda estava o pobre do bicho encostado a um canto, olha de auto-rádios existem por aqui dois Paulos qual deles o Melhor, agora lança moeda ao Ar e pimba auto rádio consertado e para o lugar que esse Berdinho merece............... :wink: :wink: :wink:

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 24 Apr 2017 18:17
by PAULOSIMOES
O Paulo Simoes mais indicado para dar vida aos rádios é mesmo o Paulo da mealhada eu só arrisco as reparações nos meus para cliente tem de ser com mais conhecimento. Depois ligar ao carro é sempre a direito.

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 24 Apr 2017 19:05
by Fernando Palmela
.....então é assim, como um já saiu fora, toma lá o contacto do outro Paulo Simões da Mealhada 966 086 770 fala no meu nome Fernando Palmela, malta porreira, o meu ficou 5 estrelas.............. :wink: :wink: :wink: :wink: agora não te demores, como o teu Pai e Irmão............ :mrgreen: :mrgreen:

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 25 Apr 2017 21:20
by tiagorafael
Fernando Palmela wrote:.....então é assim, como um já saiu fora, toma lá o contacto do outro Paulo Simões da Mealhada 966 086 770 fala no meu nome Fernando Palmela, malta porreira, o meu ficou 5 estrelas.............. :wink: :wink: :wink: :wink: agora não te demores, como o teu Pai e Irmão............ :mrgreen: :mrgreen:
Ahahaha, não, não vou seguir o exemplo deles, eu vou mesmo contactar o homem fica-me perto ir a Mealhada, e o pai da minha namorada tem lá uma oficina, até pode ser que se conheçam :mrgreen:
Fernando Palmela wrote::shock: :shock: :shock:
é pá ganda História,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,parabéns ao Tiago, restante Família e o Ganda Amigo que teve a feliz ideia de casar se não ainda estava o pobre do bicho encostado a um canto, olha de auto-rádios existem por aqui dois Paulos qual deles o Melhor, agora lança moeda ao Ar e pimba auto rádio consertado e para o lugar que esse Berdinho merece............... :wink: :wink: :wink:
Obrigado! :wink:
Merece tudo e mais alguma coisa



PAULOSIMOES wrote:O Paulo Simoes mais indicado para dar vida aos rádios é mesmo o Paulo da mealhada eu só arrisco as reparações nos meus para cliente tem de ser com mais conhecimento. Depois ligar ao carro é sempre a direito.
Pronto, mais perto me fica! Tenho que os trazer comigo para a semana :)

Re: O meu 1300 de 69

Posted: 18 May 2017 01:56
by Guilherme Órfão
HUGO bOSS wrote:Fantástica história! :)

Acredito que o teu avô, esteja onde estiver, está orgulhoso.

Manda aí as tuas dúvidas à malta! :wink:
Mais uma história como a minha! :D
E por coincidência, o meu avô também comprou o Laranjada em Janeiro de 1976. É bonito de ver que não sou o único a preservar a herança da família!