Carocha 1200 de 1960 do pmachado

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Carocha 1200 de 1960 do pmachado

Post by Miguel Brito »

Mais Maravilhas na Oficina da Junqueira

Image

Não, este carro não é meu. É mais um carro da Garagemvw que foi visitar as Maravilhas da Junqueira, desta vez do pmachado, o HH-53-47, um pouco mais antigo que o meu Expresso de 1963. O dele é um 1200 de 1960, com ligeiras características diferentes.

Image

Quando lá cheguei, já o carro dele estava no ar, e o trabalho estava a decorrer. O pedido era o usual: velas, platinados e condensador para acertar, travões para rectificar. Uma revisão geral, sem intervenção aprofundada. Claro que eu não ia perder a oportunidade de andar a ver o carro ao detalhe. O Sr. Jaime, disse logo para o “inspector” verificar o estado do carro, de modo que comecei por uma ponta…

Image

Aí está ele, debaixo dos arcos da cova funda da oficina. Como tantas vezes, ecoava no ar a música de fados de Lisboa, passados na rádio.
O aspecto geral do carro é aceitável, pintura brilhante o quanto baste, de uma cor perto da origem, mas diferente o suficiente para se distinguir dos outros semelhantes.
Comecemos então pela frente:
As ópticas estão em estado médio, um pouco oxidadas, o que deve trazer percas a nível do uso de bateria de 6 volts. Os vidros são ambos Bosch, e correctos para o ano em questão, o que é raro, e denota que não deve ter havido acidentes frontais.
Os piscas são os originais Hella, ambos muito queimados pelo sol, e com as borrachas estragadas. O cromado está médio, com borbulhas a surgirem.

Image

O párachoques dianteiro está partido (!) e soldado… Altamente desaconselhável… o traseiro está um tanto picado pela ferrugem, mas possível de alguma recuperação, com palha de aço, wd-40 e cera. Os apoios de pára-choques, em ambos os casos, atrás e à frente, estão pintados de prateado em vez de preto. Em preto fica muito melhor. Será desejável desmontar os suportes, pintá-los a spray preto cor L41 e remontar montando uma lamina horizontal dianteira “brasileira” a custo reduzido (cerca de 25 euros).

Retomemos a frente: a tampa da mala de 60 difere do meu de 63 por usar braço articulado de fixação e não molas dos dois lados. Está em bom estado, sem fissuras de pintura. O emblema da VW é mais moderno que o original, não é o certo do modelo. Bem como o “esguicho”, saído de um qualquer modelo, não vw…

Dentro da mala dianteira: o depósito do limpa-vidros é VDO, mas não consigo precisar o ano, embora não me pareça de 1960. Mas posso estar enganado. Os braços do limpa-vidros são os originais, mas adaptados para assimilar as escovas de supermercado modernas. Acho aceitável, e tenho a mesma coisa no meu. O macaco está impecável, em muito bom estado, dos melhores que tenho visto. A cobertura posterior do tablier, que tapa os fios está nova! E em muito bom estado, coisa rara, sem cortes nem está danificada. Já o cartão de base sobre o depósito está rasgado, e é difícil arranjar igual.

Mais vale deixar estar o velho, que novo sem qualidade. O fundo da mala tem o usual flint-coat preto debaixo do sobresselente, mas a chapa não parece muito corroída.

De carroçaria, tem estribos “brasileiros”, com friso estreito, muito diferente do largo de origem. O meu carro sofre do mesmo problema, e só vê quem sabe destes vw antigos. A maior parte das pessoas nem repara…
O conjunto de frisos cromados estão muito bons, o retrovisor é “inventado”, em vez de ser encaixado na dobradiça superior da porta. Fácil corrigir.
Há duas raspadelas ligeiras em ambos os guarda-lamas traseiros, mas é pouco relevante.
As borrachas dos vidros todos estão muito gretadas, partidas e com falhas. A sensação que dá é que pintaram o carro de novo, mas com as borrachas velhas… péssima solução. A borracha traseira vai deixar entrar água, e começar a corroer os cantos do vidro traseiro, e apodrecer a chapa debaixo.

Image

No interior, os estofos e todos os painéis forrados estão em muito bom estado, e são os originais, o que também é raro, e duplica o valor do carro. O volante é o correcto.
Fico na dúvida é sobre a cor certa da carroçaria. Teria que ser compatível com esta cor de estofos, e isso serão quais cores?

Image

Os painéis das portas estão bem fixos, sem falhas, nem dobras, nem furados, fixos com as molas de origem. Excelente.

Image

O estado do interior é muito aceitável, incomoda é o cheiro a “velho”. Precisa de uma limpeza a fundo (com super Pop Limão Verde diluído), arejar e estacionar ao sol.

Image

A pala do sol também está poderá estar correcta, embora se fosse versão Deluxe me pareça que devia ter como “extra”, dupla pala e acolchoada. Mas isso é como no meu de 63, pode ser que fosse diferente em 60.

Image

Na traseira, são visíveis os belos (quase inúteis e perigosos) farolins pequenos, correctamente posicionados. A tampa da luz de matrícula é também correcta. Ambas as chapas de matrícula estão montadas com parafusos completamente enferrujados, que dão mau aspecto a um carro bom. Seria conveniente trocá-los por inox. O pior da mala traseira é o fecho que está mal montado, não articula bem, e penso que faltam lá anilhas ou algo do género. É importante rever isso, para fechar correctamente e não vibrar em andamento.

Image

Image

O motor, é outra história. O número de motor 5202709… é obviamente martelado lá, adulterado. A base do dínamo é separada do bloco, mas a carcaça da turbina é redonda, das pequenas. A minha aposta é que está lá um motor 1200 de 34cv que veio substituir o 1200 de 30cv de origem. O carburador é o solex 28 com choke automático (plástico branco de lado), e o filtro do ar é mais pequeno que o meu 34cv. A tampa do regulador está enferrujada, merecia ser retirada, lixada suavemente e pintada de preto L41. O tubo de cartão está então desenfiado do orifício inferior, que se vê no lado esquerdo da chapa, e que serve para meter mais ar fresco para o filtro do ar. Falta aí uma argola de borracha para encaixar melhor.

Image

E assim se deu a volta a mais um carro na oficina da junqueira. O Sr. Jaime dizia que eu tinha pinta para estar na inspecção da fábrica, em Wolfsburg, mas eu disse-lhe que preferia estar ali, que ainda deve ser um sítio mais antigo…
Pelo menos cheira a ferrugem e óleo como deve ser.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

trukas
✘✘
Posts: 1067
Joined: 24 Jan 2007 18:28
Location: Ribatejo

Post by trukas »

excelente :lol:
type one addicted ...

zandvoort
✘✘✘
Posts: 1803
Joined: 20 Apr 2007 09:54

Post by zandvoort »

este "artigos" para alem bem escritos chamam atenção para a relativa complexidade dos carros e digo relativa pois há marcas bem mais complexas


nuno g

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Post by HUGO bOSS »

Muito bem descrito Miguel!
Falta-lhe a borracha da concha da matrícula e "já agora" tirar a tinta dos fechos das portas, algo também muito fácil de fazer.

O carro está bonitinho! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

pmachado
Posts: 508
Joined: 25 Jan 2007 20:44

.

Post by pmachado »

Boas, então aqui vai a minha história do carocha que acabei de comprar


Dia 4/09/2007

Partida do Porto em direcção a cascais

Image

No Comboio ao contrário do que eu pensava até estava bastante malta, embora na foto não seja perceptivél

Image

Ghegada a Lisboa por volta das 6h00min

Image

Era tempo de apanhar o autocarro da carris para o cais do sodre e depois o comboio para cascais

Chegada a Cascais por volta das 7h00min

Image

Chegado a lisboa contactei o sr. Gonçalo, para tratar da documentação e dai fomos ter com o carocha que esteve guardado numa garagem durante 12 anos.

Image

No entanto, apos uma observação mais aprofundada, foi possivel constatar que o restauro não foi como manda a lei.

A pintura tem umas bolhas em 3 guarda lamas , tem uns escorridos e tem 2 podres pequenos, no entanto tinha muitos pontos a favor para mim que vou referir mais a frente.

Foi vez de chamar o reboque para transportar para as maravilhas da junqueira.

Image

Posto o carocha em cima do reboque foi tempo de nos fazermos a estrada para belém. Viagem que foi feita pela marginal (vista magnifica) e que durou cerca de 30 min.

Image


Chegada as maravilhas da Junqueira, tal como tinha combinado com o sr. jaime e como o Miguel disse foi o de costume, mudar óleo, velas, platinados e trocar por completo o sistema de travagem (apenas não levou os flexiveis)


Agora vamos ao que me levou a comprar o carro e desde já agradeço os comentários de todos em especial do miguel brito que me ajudou nesta minha aventura...

Agora vamos aos Pos e Contras.................

Contras:
* Pintura que além de não ser a cor original do carro que era o Pearl white (L87) tinha algumas Bolhas e alguns escorridos, mas como esteve parado 12 anos e só ganhou uma outra bolha, tal como me aconselhou um pintor era um outro ponto que tinha ficado e agora esta aparecer.

* Espelho retovisor alterado (mas o original esta no porta luvas9

* Pala do Sol não deste modelo, penso que esta pala só saiu nos modeos até 1958, mas que vou manter pois esta tem menos hipote se estragar

*Limpa para brisas alterados, as escovas não são as originais (mais tarde serão alteradas)

*Borrachas ainda as originais e tal como referiu os miguel tem de ser trocadas principalmente a do vidro traseiro.

*Forro do tecto com alguns rasgos, mas que é normal para a idade do carro

*Chaves do carro não são originais

*Buzina no sitio errado

*Trabalho de chapeiro muito mau feito, nota se as soldas, etc...

Os sitios que foram alvo de trabalho de chapeiro são os normais, pilares das portas..... Mais tarde tiro fotos e coloco aqui e explicar como quero fazer o arranjo de chapa, pois não gosto de por chapa brasileira.

Penso que não me esqueci de nada.....

Como Pontos Positivos

*Documentos ainda escritos a mão embora não originais

*Número de carrocaria e do motor batem certinho e são os originais

*Motor praticamente sem folga na cambota (penso que a que tem é normal) e tal como disse o sr. jaime diz todos os carochas têm folga na cambota, uns mais outros menos

* Chão ainda original e em bom estado ( mais tarde vai ser lixado e pintado novamente)

*Embaladeiras originais (pois foram feitas dois furos um de cada lado para escora a água e saiu por lá alguns bocadinhos de ferrugem, portanto penso que ainda são as de origem

*Estofos e quartelas originais e em excelente estado

*Tapetes originais e em excelente estado

*Pneus novos

*Por último tudo batia certo, quanto a tampa do motor, capot frontal, fecho das malas, volante, fecho das portas, macaco, deposito de gasolina, farois todos originais.

Image


Por hoje fico por aqui, amanha há mais............

Espero que tenham gostado

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Boa história!

Ainda faço uma aposta: presumo que o carro tenha tido poucos donos, talvez uns três ou quatro no máximo, daí haver poucas coisas adulteradas em relação à origem.
Se o livrete do registo de propriedade for o original, pode ser que traga os nomes dos antigos donos, e moradas averbadas.

Numa palavras curtas, o carro está muito aceitável, a pintura não me choca, e as falhas de chapeiro (para utilizar a expressão nortenha) não são visíveis num primeiro olhar. O pior de tudo são as borrachas estragadas.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

pmachado
Posts: 508
Joined: 25 Jan 2007 20:44

Post by pmachado »

Boas..

No registo de propriedade tem 4 proprietáiros eu sou o 5º.

As borrachas vão ser alvo de intervenção, brevemente.

Quanto ao motor este é dos primeiros motores 34cv, e tal como disse anteriormente é o original pelo menos o numero esta la.

Segundo o livrete o carro foi matriculado em outubro de 1960 e segundo o thesamba.com pelo número saiu da fabrica em setembro.

Ainda vou ter de investir umas croas, para o deixar como eu quero.

Mas acho que foi uma boa tendo em consideração que esta praticamente todo original e há pouco trabalho a fazer.

Cumprimentos

surfistaprateado
✘✘✘
Posts: 1976
Joined: 27 Jan 2007 05:21
Location: São Pedro do Estoril

Post by surfistaprateado »

Pmachado.. se n é pedir muito, pode sdar uma ideia de qt te custou esse carro!?

Vai-se lá saber pq mas esse assunto é tabu para mta gente....
Ah... e já agora pq é q deixaste a matricula destapada nas fotos!? Olhe que aínda te mandam uma bomba pelo correio ou algo do genero.. :lol: :lol:
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

veronique
Posts: 389
Joined: 26 Mar 2007 11:43
Location: Amarante

Post by veronique »

Olá quando diz que o tubo que está ligado ao filtro de ar está fora de sitio que deve passar naquele orificio lateral para meter ar fresco, penso que é o contrario para meter ar quente já que ele liga na sofagem. Corrijam-me se estiver enganado.

Um abraço

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Post by jcse »

Pmachado, parabéns pela compra. Agora já tens com que te enterter.

Veronique, Tens razão é para mter ar quente.

João

User avatar
nezz
★★
Posts: 11456
Joined: 24 Jan 2007 17:11
Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...

Post by nezz »

parabéns Image

esse é o meu modelo preferido!
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

verónique e jcse: isso é uma questão interessante.

De facto, já vi muitas vezes a ponta metida para um furo na chapa de baixo, para meter ar quente e aquecer mais depressa o motor na fase inicial, para chegar à temperatura de serviço.

Mas por outro lado, já vi em motor 1300 de 1966-67 ao vivo, e em desenho de peças explodidas de ficha de oficina, o outro furo na chapa vertical e com a borracha vedante, para meter ar fresco por indução em andamento.

De memória, lembro-me vagamente de ler um manual de bordo que referia as duas posições, dependendo de Verão/quente ou inverno/frio.

Será esta a questão?
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Isso chama-se "pre-aquecimento da mistura do carburador", acho que diz tudo.
Plastic cars sucks!

a.s
Posts: 994
Joined: 24 Jan 2007 20:40
Location: Funchal-Madeira

Post by a.s »

Parabéns pela compra Pmachado.
André Silvino

pmachado
Posts: 508
Joined: 25 Jan 2007 20:44

Post by pmachado »

Continuação da História da carochinha

Dia 05/09/2007 Pelas 17 horas mais ou menos

Visita as maravilhas da Junqueira, para ver como estavam a correr os Trabalhos.

Image

Image

Image


Tinha pedido ao sr. jaime para ver se conseguia entregar o carro na 5 feira (dia 5), mas para meu desagrado isso não foi possivél.

As peças para o sistema de travagem até a hora (17h) ainda não tinham chegado, devendo ainda chegar no mesmo dia.

No entanto, já estava tudo desmontado, faltando apenas o material para acabar o trabalho.

Assim o carro levou tudo praticamente novo, no sistema de travagem:
* Bomba central de Travões
* 4 bombitos
* Jogo de cintas novas para a frente e para tras

Levou depois no motor
* Óleo novo
* Platinados
* 4 velas

Levou ainda
* Valvulina
* Bateria 6volts

Este dia acabou para falar mais um pouco com o sr Jaime sobre o carro e saber que o Miguel brito já tinha passado o carocha a pente fino, alias como ele já o referiu aqui.


Dia 06/09/2007 pelas 11 horas

Cheguei de novo as maravilhas da junqueira e lá estava o sr. Jaime aterefado a montar o sistema de travagem no carocha.

No entanto havia um pequeno problema que se veio a transformar num grande problema, não havia em lado nenhum a bomba central de travão, o que se optou por utilizar a mesma após uma pequena revisão (ainda era a original)

Como ainda ia demorar umas horas, fui tratar do seguro do carro........

Dia 06/09/2007 pelas 17 horas

Cheguei a oficina e o pequeno problema transformou se em grande a bombinha central de travões deu as últimas, quer isto dizer que não intectava o óleo.

Após muito tentar, não dava nada.....

As coisas começavam andar para tras, pq

-o Sr jaime ia entrar de férias nesse dia
-a bomba só estava disponível em toda a lisboa a partir de 3 feira
- e eu gostava de ter o carro pronto para depois ir para a festa do avante que começava nesse dia...

Solução o sr. Jaime lembrou se de um sucateiro que tb vende material novo e ai conseguimos arranjar a bomba, que engraçado veio do mesma pessoa que só a tinha na 3ª feira seguinte. (é uma história muito cumprida) :shock: :shock: :shock: :shock:

Só as 19h30 tivemos a bomba central de trãvoes.....

Depois foi um apiçe até ter o carro pronto......

No entanto só saiu da Junqueira eram mais 20h30min

A minha ideia era nesse dia ainda fazer inspecção eo seguro mas devido ao adiantar da hora não foi possivel fazer, ficou para sabado

Tenho pena de não ter nenhuma foto durante a montagem e o de a saida das maravilhas da junqueira..........

Post Reply